Home Aviação de Caça Mais informações sobre a última entrega de Gripen C à Força Aérea...

Mais informações sobre a última entrega de Gripen C à Força Aérea Sueca

500
10

Gripen 39294 - ultimo Gripen C recebido pela Forca Aerea Sueca - foto via Flightglobal

Frota sueca de Gripen C/D deverá em breve ter disponível a atualização de software MS20, para emprego de armamentos como  Meteor e SDB

Na quarta-feira, 25 de março, o site Flightglobal publicou reportagem sobre a entrega do último Gripen C à Força Aérea Sueca, notícia que o Poder Aéreo já havia divulgado no último sábado (21/3). Segundo a reportagem, a aeronave voou desde as instalações do fabricante Saab em Linköping, onde está a linha de montagem final do caça, até a Base Aérea de Kallinge (próxima a Ronneby, no sul da Suécia), no dia 19. Agora, o jato de matrícula 39294 (os últimos três dígitos podem ser vistos na cauda) faz parte da dotação da Ala 17 (F17), estacionada em Kallinge.

A base de dados do Flightglobal informa que, até esta última entrega, a frota ativa de caças Gripen da Suécia compreendia 65 jatos do modelo C (monoposto) e 20 da versão D (biposto) , sendo que a frota total da Força Aérea Sueca compreende 74 aeronaves Gripen C e 24 Gripen D.

Vale lembrar que a Força Aérea Sueca, conforme informações já divulgadas pelo Poder Aéreo em matérias anteriores, opera duas alas de caças Gripen, cada uma composta de 2 esquadrões com cerca de 20 aviões cada. Esse número de 20 caças por esquadrão também é o padrão geralmente empregado pela Força Aérea Francesa, para suas unidades que voam jatos Mirage 2000 e Rafale.

Gripen C 294 - ultima entrega - foto Forcas Armadas da Suecia

A reportagem também destacou que a próxima entrega de um Gripen para a Força Aérea Sueca deverá ser do primeiro exemplar de uma encomenda de pelo menos 60 caças da nova versão avançada (modelo E). O contrato da Saab prevê a entrega deste primeiro avião, que é maior e mais potente, durante o ano de 2019, sendo que o Brasil também encomendou 36 aeronaves da nova geração do Gripen.

Ainda segundo o Flightglobal, enquanto isso a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) realiza testes para a entrega do software padrão MS20 dos caças Gripen C/D, que permitirá empregar novas armas como o míssil ar-ar de alcance além do campo visual (BVR) Meteor da MBDA, as bombas de pequeno diâmetro (SDB – Small Diameter Bomb) da Boeing, além de trazer melhorias ao sistema de radar do modelo monoposto.

FOTOS via Flightglobal (de Gunnar Åkerberg, foto do alto) e Forças Armadas da Suécia

10
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Fernando "Nunão" De MartiniKojakMarcelo MoraesClaudio Moreno Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Claudio Moreno
Visitante
Member
Claudio Moreno

Boa tarde Senhores!

Andei sumido…muito trabalho e poucas folgas…mas vamos ao que interessa!

Por acaso algum dos senhores sabem qual é o número de aparelhos JAS Gripen A/B que a Suécia tem em estoque? Depois de tantos leasing mundo afora, será que em tempos de vacas magras e grande procura de caças A/B por países do Baltico, será que a FAB terá condições financeiras para adquirir um numero mesmo que inferior a um esquadrão padrão? (Penso 06 “A” + 02 “B”); E ainda será que haverá aparelhos disponíveis?

CM

Claudio Moreno
Visitante
Member
Claudio Moreno

OFF TOPIC:

Software maldito! KKKKKKK Imaginem se fosse aqui no Brasil. Lembro-me que houve e ainda há alguns que defendiam e defendem a entrada do Brasil na empreitada…pobre nação…pobre São Paulo…pobre paulista (365 excelente banda)

http://www.reuters.com/article/2015/03/24/us-lockheed-fighter-idUSKBN0MK2H720150324?feedType=RSS&feedName=everything&virtualBrandChannel=11563

CM

Marcelo Moraes
Visitante
Marcelo Moraes

Não ha mais nenhuma noticia do leasing dos Gripens C/D para o Brasil…?

Kojak
Visitante
Member
Kojak

Marcelo Moraes

Tem.

Não deve vir nada.

Caso venham não passarão de seis, talvez quatro e ainda vai demorar.

Está faltando dinheiro para luz, telefone e rancho.

O G NG BR está entrando em velocidade decrescente, idem ao KC 390.

Fonte fidedigna.

Sds

Claudio Moreno
Visitante
Member
Claudio Moreno

Bom dia Nunão!

Obrigado pelas informações bastantes esclarecedoras.

Quanto ao leasing dos A/B eu acreditava que era estas as versões disponibilizadas para o leasing.

Caramba os suecos são muito inteligentes mesmo…forçando o aluguel de C/D com mirada na exportação ou locação do E e possívelmente o F lá na frente.

Me desculpe a bobagem do A/B, pois quando se trata da “força auxiliar” eu sou um Ogro! kkkkk

CM

Claudio Moreno
Visitante
Member
Claudio Moreno

Opss,

Ficou faltando eu mencionar que então está ficando difícil para a FAB…logo não haverá C/D disponíveis para locação.

Todos os dias agente houve notícias de negociação, intenções, diálogos de países do leste europeu e do báltico querendo locar Gripen!

Acho que vamos de Mike até chegar os F-39 Gripen (eu aposto nesta denominação na casa)

CM

Kojak
Visitante
Member
Kojak

CM

“….F-39 Gripen ….”

Concordo se a dezena for a do ano da entrega do último dos 36.

Caso seja do primeiro será F-23 ou F-25, F-24 não vão querer !

“…..quando se trata da “força auxiliar” eu sou um Ogro! kkkkk”

“El roto hablando del descosido”. rsrs