Gripen C 294 - ultima entrega - foto Forcas Armadas da Suecia

Caça foi recebido pela Ala 17 em 19 de março. Próximas entregas à Suécia já serão da nova geração do Gripen, por volta de 2020

Em nota divulgada na sexta-feira, 20 de março, as Forças Armadas da Suécia informaram sobre a última entrega de caça JAS 39C Gripen para a Força Aérea Sueca. Segundo a nota, a aeronave foi entregue no dia anterior (19 de março) para a Ala 17 (F 17 – Blekinge flygflottilj), unidade que tem no momento pessoal e aviões desdobrados em Vidsel para a realização de exercícios de tiro ar-solo, segundo informe divulgado anteriormente.

A nota também afirma que esta entrega completa a encomenda total de 204 caças Gripen, fabricados pela Saab. Destes, pouco mais de 90 estão na Força Aérea Sueca, e parte dos restantes opera em outros países, por “leasing”. Próximas entregas de Gripen para a Suécia serão da nova geração do caça, por volta de 2020.

O número divulgado de 204 aviões bate com um total que é citado em material de divulgação da Saab, que relaciona 106 da versão 39A (monoposto) 14 do modelo 39B (biposto), 70 do tipo 39C (monoposto) e 14 da versão 39D (biposto).

Gripen C 294 - ultima entrega - foto 2 Forcas Armadas da Suecia

O piloto que fez o traslado da aeronave para a unidade, Niclas Colliander, afirmou ter aproveitado a ocasião de voar uma aeronave sem quaisquer cargas externas, o que não é comum, para experimentar as taxas de aceleração e de ascensão voando sobre o mar, atestando o contraste com a situação usual de pilotar aviões com cargas externas.

Como se pode ver nas imagens acima e abaixo, o caça traz o código 294 pintado na cauda e na porta do trem de pouso dianteiro, sendo foi fotografado ao lado do piloto Colliander sem nenhuma carga em suas estações de armas, apresentando também um aspecto de pintura nova, de aeronave recém-entregue.

Vale lembrar que as últimas entregas de caças Gripen C novos de fábrica para clientes externos foram para a África do Sul, em 2012, e para a Tailândia em 2013 (26 e 12 aeronaves foram entregues a cada país, respectivamente). Os caças que a República Tcheca e Hungria operam por leasing (14 exemplares cada país) foram entregues entre 2005 e 2007. Os contratos dos caças Gripen húngaros e tchecos foram estendidos recentemente. Para saber mais sobre esses assuntos, clique nos links a seguir.

Gripen C 294 - ultima entrega - foto 3 Forcas Armadas da Suecia

FOTOS: Forças Armadas da Suécia

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nautilus

Interessante notar que, mesmo em configuração “limpa”, os cabides de armas estão lá, confirmando a história de que Gripen sem pilones é uma verdadeira “mosca branca”…

Corsario137

Tampão pra cá que é bom, nada!

Iväny Junior

Cada vez que vejo e leio sobre Gripens aumenta minha admiração pelo caça.