Su-35, Gripen e F-16 são finalistas em concorrência na Indonésia

21

Su-35 - foto 4 Sukhoi

Segundo notícia divulgada pela agência chinesa Xinhua, a Indonésia selecionou três aeronaves finalistas para a concorrência que visa substituir os caças leves F-5E/F Tiger II em serviço há 30 anos, e que equipam o 14º Esquadrão da Força Aérea Indonésia, baseado em Madiun.  A “short list” inclui os caças Sukhoi Su-35 da Rússia, Saab JAS-39 Gripen da Suécia e Lockheed Martin F-16 Block 52+ dos Estados Unidos.

A informação, segundo a Xinhua, foi dada na quinta-feira passada pelo general Moeldoko, comandante das Forças Armadas da Indonésia, durante a feira de defesa “Indo Defense”, que está sendo realizada no país. O general afirmou que “ainda é preciso decidir. Consideramos o Gripen além do Su-35 e do F-16, e também consideramos aspectos políticos para decidir.”

Atualmente, a Indonésia opera 16 caças F-5 E/F Tiger II, sendo 12 monopostos (E) e 4 bipostos (F), fabricados pela Northrop dos Estados Unidos e entregues na década de 1980. Os aviões passaram por processo de revitalização ao longo de suas vidas úteis.

Gripen NG com seis mísseis e tanque central - foto Saab

Ainda segundo a Xinhua, o JAS-39 Gripen, fabricado pela empresa aeronáutica sueca Saab, é visto como o mais provável substituto dos caças F-5. Um modelo similar já está em serviço na Tailândia, onde também substituiu o F-5. Além da Suécia, o caça é empregado pela República Tcheca, Hungria, África do Sul, Grã-Bretanha e será operado pelo Brasil (nota do editor: no texto original, a Xinhua já incluía a Força Aérea Brasileira como operadora atual do modelo).

O diretor-presidente da estatal de aviação indonésia PTDI (PT Dirgantara Indonesia), Budi Santoso, disse que seu país requer transferência de tecnologia em cada compra de aeronaves de um outro país. Segundo Budi, “se você quer vender aviões para a Indonésia, você precisa não apenas vender exemplares, mas o processo de montagem deve ser realizado na Indonésia.”

F-16 com tanques conformais armamento ar-solo e pod - imagem Lockheed Martin

Ele acredita que, com a montagem sendo feita de forma doméstica, o país poderia se tornar capaz de aprender tecnologias avançadas na fabricação de caças a jato, em benefício da independência de sua indústria de defesa. Além disso, “facilita a manutenção das aeronaves”, completou o executivo.

Com crescimento econômico acentuado na região, a Indonésia vem adquirindo equipamento militar avançado desde 2010, com alocação de grandes fundos para modernizar os sistemas de defesa do país e cumprir a sua doutrina de “força mínima essencial”.

FONTE: Xinhua (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Sukhoi, Saab e Lockheed Martin

COLABOROU: Sandro

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22

Po, agora todo mundo quer montar os cacas em seus países….
Acham qua ao comprarem algumas dezenas de avioes ja os da direito de fabricarem/montarem os mesmos em seus países…

Aldo Ghisolfi

Qual o nexo de paridade entre os três?

Su 35 X F-16? No meio um Gripen?

Pangloss

Aldo, também achei que a lista contém vetores muito díspares entre si.

Como é que alguém pode cogitar substituir F-5 por Su-35?

André Sávio Craveiro Bueno

O Su-35, pelo porte, é que está fora de escala.

Os indonésios já possuem Su-30, não?

Blackhawk

O Gripen ta com cara de quem vai ganhar mais essa.
Não tem os custos que devem ser exorbitantes do SU-35, embora seja mais sofisticado que o F-16…

Júlio Costa

wwolf22,

“Acham qua ao comprarem algumas dezenas de avioes ja os da direito de fabricarem/montarem os mesmos em seus países…”

E dão mesmo, são eles que estão pagando. O cliente tem sempre razão.

Blackhawk,

“O Gripen ta com cara de quem vai ganhar mais essa.”

Eu também acho isso. Mas, eu espero que a decisão saia logo, e que a Indonésia não siga os passos da Índia.

Fabio ASC

O Gripen em questão é o NG ou E como preferirem, correto?

Qual a quantidade à ser adquirida? Vai depender do modelo escolhido?

Editores e demais experts: a parceria estabelecida entre o Brasil e a Indonésia, via Astros, pode influenciar na decisão pelo Gripen? Espero que sim, pois teríamos mais um cliente para os componentes fabricados aqui.

Edcarlos Prudente

Lembrando que no total dos F-5 a serem substituídos há quatro exemplares bipostos. Será que somente aeronaves monoposto serão adquiridas para substituir a totalidade dos F-5?!

Ricardo Cascaldi

Boa noite pessoal! Ao meu ver: SU-35 – Não leva por que, como comentaram antes, o SU-30 já está em uso no arsenal do país e é um avião muito pesado para substituir os aviões em questão. Gripen – Apesar de ser um caça que tem atraído interesse de várias forças aéreas, não acredito que ele levará esta concorrência por fatores diplomáticos. F-16 – Esse deve ser o escolhido por já ser um avião que esta força aérea utiliza em outras versões, por ser leve ( comparado ao SU-35) e que tem o agregado de melhorar a balança China x… Read more »

Guilherme Poggio

Nunão

A Indonésia terá uma salada de F-16, com aeronaves Block 15 e Block 25. Caso compre mais F-16, se forem aeronaves novas, terão uma terceira configuração que, na prática, se converteria numa cadeia logística bem diferente. Ou seja, comprar mais F-16 não uniformizaria a frota.

Eu não vejo muita lógica nesta concorrência. A Indonésia já opera uma quantidade razoável de caças diferentes em pequenas quantidades. Também está envolvida no projeto do KFX/IFX com a Coreia do Sul. Algo não soa bem. Tem gato nessa tuba!

Oganza

Nunão,

interessante colocar o KFX no raciocínio…

da ultima vez que vi alguma coisa sobre ele, tinham duas abordagens, uma monomotor e outra bimotor, onde a mono listava como possibilidade um desenvolvimento da GE F-110, mesma dos F-16 e F15. Na bi, era a GE F-414 mesma dos SH e dos novos Gripens NG.

Acho que vai dar um dos 2. 🙂

Grande Abraço.

Iväny Junior

Interessante essa concorrência. Pode ser que os aviões comprados não substituam efetivamente os f-5. Podem remanejar outros f-16 pro lugar do tiger e o vencedor dessa concorrência assumir um posto mais avançado.

Se eles olharem pelo custo, dá f-16, porque ganha uma relevante padronização de frota.

Se olharem pela inovação de processos, dá Su-35 ou Gripen.

Pela capacidade e desempenho acima de tudo, acredito que o Flanker é o melhor dos 3, em que pese ser maior, e em que pese o datalink russo não ser aquela coisa.

Mauricio R.

“Atualmente, a Indonésia opera 16 caças F-5 E/F Tiger II, sendo 12 monopostos (E) e 4 bipostos (F), fabricados…”

De acordo c/ a Wikipédia em inglês, o inventário atual de F-5 na TNI-AU, seriam de 11 células; 9 das quais operacionais.
São operados tb o Su-30, 11 células e o Su-27, 5 células.
As células de F-16 Block 25 adquiridas ao “Saldão do Tio Sam”, podem ser reformadas até Block 32+ e serão designadas “F-16C/D Block 52ID”, pois forams usados componente deste block no update; exceto o radar.

Nick

Se é para substituir o F-5E o natural seria o F-16, já que eles já operam o modelo.

[]’s

eparro

“O general afirmou que “ainda é preciso decidir. Consideramos o Gripen além do Su-35 e do F-16, e também consideramos aspectos políticos para decidir.”

Meus, quando há menção a aspectos políticos, fico com os dois pés atrás, pois a decisão fica meio nebulosa.
Minha torcida é para que seja o Gripen. Que país não quer ter domínio na construção deu um caça (mesmo que algum domínio).
E também acredito que o Su-35, com os embargos atuais contra a Russia, seja só figuração.

Рустамом Bogaudinov

pensamos que temos a melhor chance da sueca Saab! porque na minha opinião o SU-35 é complexa e difícil para a Indonésia (embora eles hav e SU-27 e SU-30)

mesmo se ele ganha o Super Flanker é um é um nível totalmente diferente
_

we think we have the best chance of the Swedish SAAB! because in my opinion the SU-35 is complex and difficult for Indonesia (although they hav e SU-27 and SU-30)

even if he wins the Super Flanker is a is a whole different level

Groo

Percebi que é um erro utilizar como principal critério para um short lists as características dos concorrentes.

Veja o exemplo do FX2: Rafale, Super Hornet e Gripen no short list, sendo que este último venceu e o F-16, que é o avião com as características mais próximas das do vencedor, não chegou nem ao short list.

bitt

Investimentos em defesa do porte q implica a compra de 16 Gripen ou F16 sobre a uns 2 e meio bilhões de dólares – e nem sei se a conta abarca o armamento.
Só pra saber… Qual o quadro estratégico da região que obriga a tal investimento em defesa? Tá certo q a economia do país vai bem, mas justifica inclusive uma cadeia logística que me parece meio maluca?

Sds a todos!