A presidente embarcou ontem para um roteiro de uma semana que inclui França e Rússia

 –

A agenda que a presidente Dilma Rousseff terá de hoje até quarta-feira em Paris deverá focar em três temas: medidas para conter os impactos da crise econômica internacional, que atinge principalmente os países da zona do euro (17 nações que adotam a moeda única), questões relacionadas à defesa, pois os franceses negociam a venda de aviões caças para o Brasil, e ciência, tecnologia e inovação. Dilma, que embarcou ontem, segue depois para Moscou, na Rússia.

A presidente deve se reunir hoje com o presidente da França, François Hollande. Ambos conversaram há seis meses, na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro. Para negociadores franceses e brasileiros, um dos temas tratados será a venda de 36 caças franceses para o Brasil.

Em agosto, os ministros, Antonio Patriota, das Relações Exteriores, e Celso Amorim, da Defesa, se reuniram com autoridades francesas para conversar sobre o assunto. Os Rafale, da fabricante francesa Dassault, concorrem com os caças F/A-18E/F Super Hornet, da norte-americana Boeing, e com os Gripen NG, da sueca Saab. Mas o processo ainda está indefinido.

Amanhã, Dilma e Hollande participam do seminário Fórum pelo Progresso Social – O Crescimento como Saída para a Crise, promovido pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean-Jaurès. A proposta do seminário, segundo organizadores do evento, é promover uma reflexão e analisar os desafios impostos pela globalização.

Lula participará de seminário

Participarão do seminário o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. No total, foram convidadadas 25 pessoas consideradas de destaque internacional. Lula participará da mesa-redonda intitulada Reflexões para o Futuro, e Mantega dos debates sobre justiça social em uma economia globalizada.

Durante a viagem à França, que conta com a presença do governador Tarso Genro, Dilma também buscará a ampliação de parcerias nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. Em discussão, o programa Ciência sem Fronteiras. Depois, a presidente segue para Moscou, onde permanece até o final desta semana. A viagem à Rússia deve ser a última internacional de Dilma em 2012.

FONTE: Zero Hora, via Notimp

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

Se entrar na pauta de discussões, o será para informar que a decisão, por ser muito estratégica, ficará para 2013, pois a presidente ainda não teve tempo suficiente para pensar nisso.

Vader

Ela vai pra Europa como ensinar os franceses a sair da crise…

Enquanto isso o PIBinho… 😉

Nick

Será uma boa oportunidade de anunciar o Rafale. Se for para ser o Rafale. Se ela entrar muda e sair calada em relação ao FX-2, é porque já era para o caça francês.

[]’s

Diegolatm

Concordo com você Nick, depois de voltar da frança e da Russia…só resta pensar uma coisa que nem Rafale e nem Sukoi de tampão vai haver…a unica coisa a se pensar será o Super Hornet. Pra mim, qualquer coisar que for anunciada já é de grande vália, a demora pra mais de 16 anos sem finalizar o FX-2 não é nada saudável tanto quanto motivo para se gabarmos em ficar escolhendo um ou outro ao critério de quem dará mais Transferência de Ternologia ou não… Para mim o placar das visitas serão: Dilma vai comprar Equipamentos de Defesa Anti aérea… Read more »

RomauBR

Acho os Sukhoi lindos, mas beleza não põe mesa. É uma treta danada colocá-los pra conversar com os equipamentos ocidentais, a logística é tudo menos confiável, e etc. A FAB precisa de material forjado na experiência, consagrado em batalha. Já tivemos alguns perhaps com os norteamericanos, mas a situação geopolítica era outra, eles precisavam agir assim. O mundo mudou – a esquerda ainda não -, nossa importância no mundo tbm, e a percepção da globalização nos remete à ideia de sinergia, compasso. Precisamos nos juntar com quem dá as cartas, não com aqueles que vivem das migalhas. Esse pode ser… Read more »

Marcos

Cumpanherada em seminário na França;
Mantega, “Patrióta” e Amorim na França;
Madame Min e Rei Sol na França;
A revistinha Quanto É anunciando F-18;
Sei, sei, sei…

Marcos

Se comprarem baterias anti-aéreas russas… podem esquecer os F-18.

Mais fácil fecharem o seguinte: Rafale + Yak-130.

Daglian

Não acho plausível a possibilidade de compra de baterias anti-aéreas russas. Logo mais o EB anunciará (ou pelo menos assim se espera, pois não há nada confirmado) a compra dos Gepards. Se isso de fato ocorrer, qual seria a lógica de baterias anti-aéreas russas sendo que teremos comprado os Gepards alemães?

Isso, na minha opinião, é mais um rumor de gente que queria ver tais baterias aqui, porém que não tem nenhum embasamento para afirmá-lo.

Observador

Senhores, Não vou repetir a minha opinião exposta em: http://www.aereo.jor.br/2012/12/08/f-x2-fab-vai-de-super-hornet-segundo-a-isto-e/ O tempo de bancar a compra do Rafale já passou. Foi no final do reinado do Rei-Sol, Luis Inácio I. Naquela época se podia tudo. Agora, em que aparecem críticas de todos os lados ao crescimento econômico ridículo e às c*gadas da petezada, DUVIDO que a “presidenta” vai ter a pachorra de anunciar a compra do avião mais caro. Aliás, resolver o problema da FAB, como eu já disse, nunca foi prioridade desta turma. Talvez nem saia nada e os Mirages sejam substituídos pelos “novos” F-5 jordanianos. Se sair algo,… Read more »