Em viagem a Nova Délhi, o ministro da Defesa, Celso Amorim, buscou informações detalhadas sobre a compra de 126 jatos Rafale pelo governo da Índia. Soube que os indianos pagaram um preço abaixo do que os franceses estão oferecendo ao Brasil na licitação para renovar a frota da FAB. Atribuiu parte dessa diferença ao fato de a primeira encomenda brasileira ser de apenas 30 jatos, mas vê espaço para uma renegociação.

Amorim não esconde a preferência pelos aviões da Dassault e promete que a novela vai terminar até julho. Dizem que o ministro só não bate o martelo porque não quer interferir nas eleições gerais da França em abril.

FONTE: Isto é (coluna Brasil Confidencial – Octávio Costa)

FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air) e Presidência da República Francesa (Elysee)

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Vale comentar?

tplayer

30?

Creio que nosso ministro anda meio desinformado.

Marcos

Giordani: Vale a pena comentar sim. Já que a preferência é tão grande, não só por esse Ministro mas por toda a Corte, deveriam jogar fora as outras propostas e se concentrar no dito cujo. A India deveria jogar sua proposta fora também, com o restante, acordos, leis, tratados, já que assinou um termo de confidencialidade. Agora, rídulo é a postura do Ministro: não atrapalhar as eleições na França. Depois de o país ter se metido em um monte de confusões na área internacional (aliás, continua se metendo), ao que parece deu um surto de não interveniência. De resto sabe-se… Read more »

Control

Senhores O FX2 é com certeza, um processo destinado e desenvolver a paciência e a tolerância dos brasileiros que tem alguma preocupação com o seu futuro. Se no início do processo havia alguma justificativa para a condução dele conforme segue até hoje, a tecnologia evoluiu, a economia dos países desenvolvidos entrou em descendência, a Europa, centro da cultura ocidental, entrou em crise, enfim os tempos são outros. E, nós continuamos perdidos em dúvidas e manobras para a compra de 36 caças. Nossos gloriosos líderes e cabeças pensantes não conseguem se desligar de seu dia a dia comezinho de interesses paroquiais… Read more »

uitinaxavier

Nem me dou mais ao luxo de comentar a palhaçada que virou o FX, como num artigo português que eu Li a imprensa no brasil tenta manipular os resultados contra e a favor de empresas envolvidas na tramoia e realmente uma vergonha o que acontece no brasil sites, Blogs, jornais e outras meios tomam partido e fazem campanhas ferrenhas a favor e contra os concorrentes do programa, onde a falta de parcialidade e fula e chega a ser ridículo. Se o brasil fosse um país serio de verdade a compra em vez de 36 seria de pra ser simpático 150… Read more »

Grifo

Senhores, é possível acreditar que os indianos resolveram descumprir todas as cláusulas de confidencialidade envolvidas, e contaram para o Celso Amorim os detalhes da oferta francesa incluindo o preço?

Não sei, isto me parece mais uma do jornalista “insider”…

Nick

É claro que o preço na Índia tem de ser menor ao que foi oferecido aqui.

São 126(200) contra 36(72) . Só isso já justifica um preço menor por lá.

Agora, depois dos franceses terem ganhado na Índia até parece que 36 caças farão diferença na eleição francesa.

Desculpa esfarrapada.

[]’s

Observador

Notícia da Isto É?

É quase um veículo de propaganda do PT!

Eu é que não acredito nisto.

E, se for verdade que ele assim se pronunciou, vamos ver se o Celso Amorim não vira o Nélson Jobim…

Daglian

Que notícia mal feita esta da IstoÉ.

– “30 caças” sendo que são 36.
– “Dizem” quem disse? Se não pode dizer, logo isso é falso até que se prove o contrário.
– Sobre o Rafale indiano ser mais barato, como todos já falaram… é ÓBVIO.

É uma notícia bem típica da imprensa não especializada em defesa brasileira.

juarezmartinez

Srs. Esta noticia, tem nome e DNA da assessoria de imprensa do MIndef, ou seja, quem plantou foi o famoso jornalista insisder, expért em defesa lotado na referida casa e pago com nossos impostos…..
O Sr. Amorin aoenas está cumprindo calendário, vocês já viram quero quero quando gtem filhotes no ninho, grita do lado oposto aonde está o ninho……

Grande abraço

Marcelo

parafraseando um amigo do blog:
como é bom ver as “gripetes” rasgando as calcinhas!

Marcelo

Ok. Espero que a política do blog tenha mudado mesmo, porque da última vez o comentário desse senhor não foi apagado! Foi só para desopilar o fígado mesmo, e mostrar que o mundo dá voltas. Desculpe qualquer coisa.

juarezmartinez

Caro Fernando! Não vi nenhum destrate no meu comentário e agradeço a sua cordialidade em moderar o cidadão em questão, que parece, assim com o partido que ele representa(o da verdade absoluta) querer, as de vezes de forma sútil, calar a imprensa, caalr as pessoas que procuram falar o que é, e não que agrada ao GF, mas nós já estamos acostumados com a quedinha ditadorial do partidão…..

Grande abraço e viva a livre imprensa e o direiro de se expressar

Marcelo

Beleza! Da minha parte o recado está entendido!
abraços

Marcelo

juarezmartinez,
ué? de que partido eu sou? essa é boa…

Marcelo

não sou filiado a nenhum partido político não!

Marcelo

muito pelo contrário. talvez as minhas críticas ao grau de politização de direita que reina aqui possa ter sido entendido que eu quero politizar pela esquerda, mas não é isso. como eu gostaria que só se discutissem assuntos técnicos!
Nunão, me desculpe se estou tocando em um assunto tabu, mas foi o sr juarezmartinez que tocou no assunto e eu preciso esclarecer que não sou filiado a nada.
Abraços.

Marcelo

essa estória da calcinha não estava parafraseando o juarez não. Esse assunto já cansou realmente. Peço desculpas à toda a torcida sueca do Gripen. Fui.

juarezmartinez

Marcelo! Eu não sou da torcida do Gripen, sou da torcida do contribuinte Brasileiro, que vai pagar a conta e da operacionalidade que vai ser feita pela FAB, e no meu ponto vista, a estas alturas do capeonato, o caça que vai chegar, voar, treinar e combater mais rapidamente é o SH, minha opinião pessoal.

Grande abraço

Almeida

Que notinha mais vagabunda… no que a decisão do FX-2 influenciaria a eleição na França agora que eles conseguiram vender 126 unidades para Índia? E mesmo que influenciasse, seria benefico pro Sarkozy, parceiro da nosso governo atual. Eu hein.

Vader

Noticinha da “Quanto É” a gente ter que ler com um olho e “desler” com o outro. Sabemos bem de quem provém… É típica de um certo jornalista de araque, que se vende pra quem pagar mais (no caso, o gf). No mais ela não fala nada de novo: a corja que nos governa montou o FX2 pra favorecer o Rafale; isso já é ponto pacífico e nem as rafalechetes furiosas mais rasgadoras de (…AUTO-EDITADO… 🙂 ) parecem querer mais desmentir isso. E esta coisa a que se dá o título de Min Def é o mentor intelectual do antiamericanismo… Read more »

Optimus

A mesma revistinha que tá chamando o Lula de “Mito”?!” A “Quanto É” não passa de um instrumento de propaganda do GF…

Juarez, permita-me…

“…Eu não sou da torcida do Gripen, sou da torcida do contribuinte Brasileiro, que vai pagar a conta e da operacionalidade que vai ser feita pela FAB…” (x2)

Gripen NG = a opção pela melhor ToT…
Super Hornet = a opção mais pragmática…
Rafale = a opção pela megalomania do Brasil “PuTência”…

E estamos vendo para onde a megalomania dos barbudinhos do planalto tão fazendo com a MB…

Sem mais…

Corsario137

Vejo isso tudo de forma bem simples: Seja lá qual for o escolhido, o Amorim tem o dever de explicar, da maneira que for, o porquê da escolha de determinada aeronave. Cabe a nós, sociedade organizada, cobrar nossos governantes, seja da maneira que for, com os meios que forem necessários.

Mauricio R.

Amorim isto, Amorim aquilo, mas não é a caneta da dna Dilma, que sacramenta realmente a escolha???
E ela já passou por cima do MD e de seu ex-titular falante e bebedor de vinho em demasia, em outra ocasião e foi falar diretamente c/ os comandantes militares.
Ainda há esperança, há o precedente!!!