Suécia envia peças para caças Gripen à Ucrânia, mas transferência das aeronaves segue indefinida
A Suécia entregou componentes para os caças JAS 39 Gripen à Ucrânia, embora as aeronaves em si ainda não tenham sido transferidas. As peças fornecidas são suficientes para equipar até 14 caças, de acordo com o portal Janes.
Projetado para combate aéreo, ataques ao solo e missões de reconhecimento, o Gripen é uma plataforma altamente versátil, capaz de operar com uma ampla gama de armamentos compatíveis com a OTAN, tornando-o ideal para diferentes cenários militares.
A entrega das peças foi confirmada pelo ministro da Defesa da Suécia, Paul Jonson, em uma coletiva de imprensa em 22 de novembro, mas a transferência ocorreu anteriormente, em setembro.
Contudo, não está claro quando os caças Gripen propriamente ditos poderão ser enviados à Ucrânia. Além disso, há dúvidas se o fornecimento realmente corresponde a 14 aeronaves ou se envolve apenas um estoque de peças de reposição suficiente para esse número.
Especialistas sugerem que o número 14 pode estar relacionado a uma prática padrão de exportação sueca, já que países como Hungria e República Tcheca, que também utilizam o Gripen, operam exatamente 14 unidades desse modelo.
As negociações para a transferência dos caças Saab JAS 39 Gripen entre Ucrânia e Suécia foram confirmadas em julho por Ihor Zhovkva, vice-chefe do gabinete presidencial ucraniano. Em setembro, o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, afirmou que as conversas continuam em andamento.
FONTE: Euromaidan
Aí sim, vamos ver de fato se o Gripen é um faixa preta e matador de Sukhois como os suecos dizem.
Se já tem peças, é praticamente certo que vão enviar os caças.
Espero que envie com mísseis meteors!
Não, na reportagem já ficou claro, tal qual o Mirage-2000 serão aplicados em ataque com mísseis e defesa contra drones e mísseis. Hoje estão evitando combates até com o F-16 armados com mísseis BRV.
Na Teoria os Sukhois são uma árvore de natal no radar, e segundo os relatos da Cruzex deste ano o radar do gripen foi muito elogiado. No mínimo interessante este cenário.
Elogiado por ter um ângulo de varredura maior que permite disparar e desviar mantendo o alvo e míssil no sensor… Será que é grande coisa?… Seria suficiente pra estabelecer dominância aerea?… E se o Gripen não puder detectar o alvo antes do alvo tê-lo detectado?
Creio que os mesmos questionamentos valem para os superestimados caças russos, só saberemos na prática. Mas se utilizarmos todos os “serás” de forma tendenciosa podemos pender para qualquer um dos dois lados.
Verdade, Bruno. Mas uma vantagem é uma vantagem: o Su-35 tem também radar na cauda… Uma aeronave stealth detecta o Gripen antes deste detecta-la, o circunda escapando do arco de varredura e o pega de través ou por trás com meios passivos. Confere?
Se esse sthealt tiver um míssil BVR com alcance suficiente não precisa circundar ninguém. Lança frente à frente.
O Meteor tem um grande alcance, maior que o de congênere vetusto – mas isso pode não ser relevante quando o limite prático passar pelo radar. Parece que usam uma dobradinha: o de quinta geração (F-22 ou F-35, hardpoints vagos) vai na frente, detecta, identifica e passa a informação pra um de quarta geração (F-15, F-18, com hardpoints carregados) mais atrás que dispara um míssil ar-ar de longo alcance. Ver primeiro.
“Abrindo espaço para o F-35 na Suécia.”
Já tinha um forte lobby antes, agora com a Suécia de fato na OTAN, o lobby vai ser ainda maior, vamos ver como a Suécia e a Saab vão enfrentar esse desafio.
Se a Suécia pegar o F-35 seria um fim prematuro do Gripen E, que mal está em serviço ainda por lá.
um prego na industria militar sueca bem como na sua independencia
digo, mais um prego no caixão depois é so interrar
Não vivem só de Gripen.
É o único caça que a Suécia produz, vindo de uma longa história de aeronaves de combate, a Suécia comprando o F-35, seria praticamente o fim da “independência” sueca na área da aviação de combate.
Observar a tecnologia embarcada e o porquê do F-35 ter preferência mundial, não é negativo e sim uma oportunidade única. A Suécia busca trabalhar um caça Gripen de 6a.geracao.
Ou abrindo espaço para divulgação do Gripen e sua capacidade, se se sair melhor que o caça F-16. Essa.grana sairá dos recursos russos surrupiados, nada mal, vende 12 unidades e ainda faz propaganda gratuita rsrsrs europeu ama ucraniano rsrs
Mas, quem vai operar estes vetores? Mercenários? Não é igual carro, que entra, gira a chave e sai andando. Esbarra na mesma situação dos M-2000 franceses. Os caras estão treinando nos F-16 há muito tempo, e nada de notícia de treinamento nestas outras duas aeronaves.
O que vcs não aceitam, os fatos.
Quem se importa, suecos acham que podem fazer melhor que os americanos, se podem usar vidas Ucranianas para quebrar a Rússia continuarão a fazer sem titubear, se pegaram o dinheiro russo melhor ainda. Estão vendendo ilusão, sim. O que importa, Zelensky aceita. Dinheiro liberado todos ganham, vai alcançar o objetivo, vai conseguir concluir rsrsr não. Fluxo de caixa, propaganda, pressão. É preciso sentar na cadeira e cair, aviso que a cadeira está quebrada não vale de nada. Oferta na mesa.
Np aguardo dos resultados do matador de sulkoi
Difícil, a Suécia já encomendou 60 Gripens E.
“Os russos estão chegando.”
A Rússia está em um atoleiro na Ucrânia, e agora a Suécia faz parte da OTAN de maneira oficial, ou seja, sem chances da Rússia querer uma guerra contra a OTAN.
E esse povo da OTAN é mais doido ainda. Pra estourar uma terceira guerra mundial aí é rapidinho.
Quem realmente está fora de órbita é o Putin que, em pleno século 21, invadiu um País soberano e o mundo está revoltado com essa falta de lucidez. Se acha que o mundo abaixara a cabeça está redondamente enganado. Todos indistintamente possuem armas nucleares, inclusive o Brasil.
Não acho, é um ex-espião, burocrata russo calculista, acho mais esperto que a média de governantes atuais, mundo afora.
Não quer dizer que não cometa erros, mas louco nunca foi.
Bobagem.
As elites russas e ocidentais se odeiam desde que ambas passaram a dividir espaço na história e qualquer pessoa que já leu alguma coisa da história europeia sabe disso. O governo Putin é só o capítulo atual de uma longa história que remonta, inclusive, a uma época anterior ao próprio Império Russo.
Se dessa vez ambas as elites não se aniquilarem em uma guerra nuclear, logo surge outra leva para reacender essa paixão mal resolvida.
Os americanos e Europeus odeia o Putin por causa disso !!!
https://www.facebook.com/IGgeografiageral/videos/1091873981335939/?app=fbl
O último ocultista que teve influência no governo russo, levou a família Romanov para a Sibéria.
Falou tudo…
Se vc acha que um governante em pleno século.21 invadindo um País soberano não é louco, então quem seria louco pra vc?
Pois é né?
Não foi nesse século que vimos a invasão do Afeganistão?
Não foi nesse século que vimos a invasão do Iraque?
Não que os americanos estivessem errados, pois estavam “combatendo o terrorismo”. E atacando quem “lhes atacou primeiro”. Talvez, se com razão, eu fizesse o mesmo. Mas que invadiu, invadiu.
Ah, e não é nesses meses que estamos vendo a aniquilação de metade da população palestina?
É doido, mas não é burro.
Caro Roberto, sabe o que lideranças americanas e europeias falam.para o Putin? Seja bem vindo ao clube.
O PUTIN é um aloprado que invade a soberania de um País achando que no Século 21, isso é normal. Pagará caro por essa falta de bom senso. O mundo hoje está bem armado e existe um raciocínio lógico comandando tudo. Todos tem armas nucleares avançadas. Antes que Putin acione as suas armas nucleares, a OTAN já o desligou com sua força brutal. Não é simples como a guerra fria. Hoje a tecnologia é estonteante e bem antes que ele possa realizar sua inconsequente manobra, a Rússia juntamente com a China já se foram.
Papai Noel não existe.
Que sapiência… rsrsrs
Decisão de 2.013. Muita coisa mudou.
Os olhos da FAB vendo essa notícia 👀🤨🤔
( Hummm e eu atrás de umas unidades de segunda mão!!!)
Gripen C/D ficou muito difícil. A melhor opção seriam aqueles 12 da África do Sul que ficavam estocados, mas nem sei se continuam nesta situação.
Se sobrar algum Gripen da Ucrania apos a guerra, a FAB podia conseguir eles surrados e usados.. iam gostar.
Se bobear estes caça já estão por lá…
Acho que essa matéria deixa mais suposições do que respostas claras.
Se já enviaram peças, é porque o envio dos Gripen está relativamente perto de acontecer. E se isso está perto de acontecer, é porque pilotos e mantenedores Ucranianos já estão sendo treinados a bastante tempo. Longe da imprensa, como tem que ser.
Ou não. Pode ser apenas um engodo, uma declaração ao ar para deixar a Rússia mais nervosa, o que também é inteiramente possível.
Respondi, ficou em pasta suspensa, a proposta está na mesa, dinheiro, pressão, marketing, a proposta não é engodo, o consórcio de aquisição não deu o Ok.
“Longe da imprensa, como tem que ser.”
Só não vai o Zelensky fazer outra apresentação midiática na entrega do Gripen, mostrando por tabela a localização da base, aí depois que o primeiro Gripen for destruído, não vai adiantar o Zelensky demitir o comandante da força aérea, como ele fez da última vez.
Que desperdício enviar Gripens para a Ucrânia, apesar de estar recebendo por isso.
Ainda falta o Ok do consórcio para a remessa.
Pessoal, se estão enviando peças, é provável que os caças já foram enviado bem antes. Claro, e isso aconteceu bem longe da mídia.
Na foto aparece um pod Litening, de navegação e designação de alvos. O Brasil encomendou 10 Litening G4 e 4 RecceLite 2, esses sim, de reconhecimento.
Não entendi tua pergunta, Roberto. Se foi sobre a FAB ter comprado bombas para o Gripen, sim, comprou. A aquisição inicial foi de 20 kits de bombas Spice 1000 e 30 Spice 250. Essas bombas utilizam orientação EO/IR e navegação inercial/GPS de meio curso. Os pods Litening são usados para guiamento laser de bombas do tipo Lizard ou similares.
👍👍
O Gripen C/D é um caça muito bom, mas dependendo dos armamentos ele é similar ao F-16 só teria a vantagem de aumentar o número de caças ocidentais mas complicando por ser mais um modelo de caça diferente com pilotos e mecânicos tendo que ser treinados para esse caça, só vejo vantagens se for liberado o Meteor para esses Gripens. Fala-se que além do Gripen iria alguns AEW&C da Saab, aquele modelo turbo-hélice que esta sendo substituído na Suécia, aí sim seria um belo reforço pois a Ucrânia não possui nada similar.
Saab 340
Esse mesmo!
Ou os caças já estão lá, ou estão perto de ir.
E certamente já haviam ucranianos treinando nesse modelo mas ninguém soube também.
Numa situação de guerra faz muito sentido não deixar as coisas às claras.
Tomara que faça alguma diferença. Só eu estou com medo do que pode acontecer no futuro próximo?
Desova dos Gripens restantes para o
F-35 entrar em cena na Suécia.
Agora é só arremessar as peças utilizando uma catapulta!
Os ucranianos já disseram que não querem o gripen a alguns meses.
Me lembrei de uma vantagem do Gripen em cima do F-16 que é o fato de poder ser desdobrado para atuar em rodovias com a Saab tendo todo um kit de apoio para facilitar a operação fora das bases. Essa pode ser uma vantagem interessante dos Gripens principalmente com a Rússia de vez enquando atacando uma base aérea ucraniana.
A Suécia não vai gastar vela boa com difunto ruim,ela já viu o que aconteceu com F-16,Mirage que foi pra.
É melhor guarda esses Gripen para vender barato para algum país e recuperar algum dinheiro para investir em outra coisa.
Mirage na Ucrânia???
Foi uma Miragem…
Hehehe…boa!
“Suécia envia peças para caças Gripen à Ucrânia” para que? Enfeitar árvore de natal? Rsrsrsr (modo irônico).
A França vem falando em mandar o Mirage 2000, mas até agora estão só na conversa nada foi definido. Por enquanto só chegou o F-16!
Vai perder essa aeronaves de bobeira…manda pro Brasil pô
Pelo jeito vamos ver os primeiros Gripens em combate. Resta saber qual será a performance, se sobreviverão.