Super Hornet no F-X2: GE Aviation assina memorando com empresas brasileiras

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Parceira da Boeing, a GE Aviation assina memorando de entendimento com empresas brasileiras de manutenção de aeronaves – unidades de montagem e manutenção de motores são identificadas como potenciais membros da cadeia de fornecedores do Super Hornet

Foi divulgado em nota à imprensa nesta segunda-feira, 22 de outubro, que a GE Aviation assinou recentemente memorandos de entendimento (MOU) com empresas brasileiras para que estas se tornem potenciais membros da cadeia global de fornecedores do programa Super Hornet, do qual a GE é parceira da Boeing.

Isso eleva, segundo a nota, o componente de fabricação local da proposta do F/A-18 da Boeing para a concorrência F-X2 do governo brasileiro para a aquisição de aviões de caça.

Os memorandos foram assinados com quatro empresas, das quais também foram divulgadas suas áreas de conhecimento:

  • Grauna Aerospace S.A., de Caçapava (SP), que fabrica peças de usinagem de precisão e montagem de subconjuntos estruturais para a indústria aeronáutica.
  • Increase Aviation Service Ltda., de Belo Horizonte (MG), que conduz inspeção, reparo e revisão de assessórios e peças de motores.
  • TAP Maintenance & Engineering, localizada no Rio de Janeiro (RJ) e em Porto Alegre (RS), que fornece manutenção, reparo e revisão de aeronaves e componentes,.
  • AKAER, de São José dos Campos (SP), que fornece serviços de engenharia e design para vários clientes no setor aeroespacial, de defesa e para outras áreas, no Brasil e no exterior.

Ainda segundo a nota, esses memorandos oferecem conhecimento local em diferentes áreas de engenharia, manutenção e produção de aeronaves, e incluem transferência de tecnologia, assim como treinamento em manutenção e montagem, inspeção e teste de motores. Os memorandos ressaltam, também, o potencial para que a GE Aviation desenvolva programas com as empresas brasileiras para estabelecer apoio de longo prazo para aeronaves no Brasil.

Tom Champion, diretor de cooperação industrial da GE Aviation, afirmou: “Atualmente, a GE Aviation tem uma presença forte no Brasil e espera expandi-la ao oferecer oportunidades valiosas para a indústria brasileira. Fornecendo treinamento em sala de aula e apoio prático de acompanhamento a estas empresas, a GE irá construir capacidades industriais duradouras no Brasil.”

A nota também esclarece que os memorandos de entendimento são adicionais àqueles recentemente renovados com as empresas brasileiras Avio do Brazil e GESPI Aeronautics. A GE Aviation fornece os motores F414-GE-400 que equipam o F/A-18 Super Hornet.

FONTE: nota de divulgação da Boeing, enviada pela sua assessoria Ketchum (texto editado pelo Poder Aéreo)

FOTOS: Marinha dos EUA, Boeing e GE

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Requena

Notícia nova sobre o FX.
Esse site é “governista”.
Pode ser apenas lorota, mas vale o registro:

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/83649/Compra-de-ca%C3%A7as-Suk%C3%B3i-na-pauta-secreta-Dilma-Putin.htm

Vader

Requena disse:
22 de outubro de 2012 às 15:27

Requena, sem fontes é complicado.

Desde que acompanho o assunto (meados de 2008), acho que essa é a 26a vez que o “Sukói” vence o FX2…

Das 25 vezes anteriores pelo menos umas 15 tiveram origem num conhecido “jornalista especializado” que vive de trollar em blogs e fóruns a favor de quem estiver no “pudê”.

Abs.

Latino dark

Realmente ,seria uma otima noticia ,a visita de nossa presidente a federação Russa se deve com certeza + ao embargo russo á carne brasileira ou até a compra de algum sistema de defesa aérea para a copa 2014 . mas quem sabe …..sonhar faz parte

Giordani

Uáaaaa…não fosse a trolagem indicada pelo Requena e seria mais do mesmo…

champs

Como eu queria que essa notícia linkada por Requena fosse confirmada, inclusive a opinião técnica dos pilotos que testaram os caças porque seria uma importante fundamentação. É possível se escolher o Su-35 para agora (36 caças com entrega em 2015) sem ter que desistir do F-X2, bastaria escolher o Gripen E/F com participação efetiva da industria brasileira, isso inclusive casaria com os planos suecos e suíços de coloca-lo em operação entre 2018 a 2020. Teríamos o Su-35 em Manaus operando no inóspito ambiente amazônico que tem pouca infra-estrutura para dispersão e o Gripen em maior quantidade e menor custo nas… Read more »

Observador

Senhores, Não sei se alguém viu a entrevista do intragável repórter chapa-branca Paulo Henrique Amorim feita ao Celso Amorim desta segunda-feira? O entrevistador de forma malandra perguntou se havia novidade no FX-2 e se o governo iria escolher o avião que “iria nos abrir a caixa preta” ou um outro. Só faltou dizer o nome do seu favorito. O ministro suspirou, engolindo a pergunta que desceu quadrada, disse que a transferência de tecnologia era apenas um dos aspectos. Hummm… Se o ministro falou a verdade, está cada vez mais difícil para o um certo avião cujo maior argumento em seu… Read more »

Vader

Observador disse:
23 de outubro de 2012 às 1:32

Rapaz, dois “amorins”; dois “anões morais”.

Sds.

Mauricio R.

Tem uma turma aqui que deveria urgentemente consultar um bom dicionário da lingua portuguesa, e verificar o significado da palavra H-I-E-R-A-R-Q-U-I-A!!! A suposta “opinião dos pilotos”, não é, nem nunca foi de manaira alguma, determinante p/ a escolha desta ou daquela aeronave. Especialmente uma descartada anos atrás, em outra fase do certame. Mas se insere em um contexto bem mais amplo, que essa turma insiste em ignorar. Foi o vulto, o profissionalismo, a abrangência do trabalho da COPAC, que tornou a tosca decisão de 2009 inexeguível, apesar da vil manipulação do governo federal; em particular as artes de um certo… Read more »

Baschera

Senhores,

Eu coloquei em outro tópico ou matéria esta “matéria” do Brasil247….. etc.

Escrevi, inclusive, “BOMBA”…… com o nítido duplo sentido……

Ninguém se tocou quem é a fonte desta matéria ??

Leiam ela novamente….. leiam nas entrelinhas….. lembrem-se dos “russos”….. lembrem-se ao menos de onde diz que “os pilotos brasileiros faziam rasgados elogios aos aviões da sukói“….. putz !!

Aquele jornalista…… 🙂

Sds.

Gilberto Rezende

Falando da Boeing e do “amigos” Yankes… SAIBAM que a USAF já viu que da Hawker Beachcraft não vai rolar mesmo e resolveram DETONAR a Embraer e o Super Tucano pela às seis… Contrataram no dia 16 de outubro a Sierra Nevada para transformar 18 aeronaves Pilatus PC-12 num COIN para as Forças Especiais do Afeganistão até 2015 por 218 milhões de dólares… Quanto era mesmo a venda do LAS ???? É hora da Embraer pegar seu boné e saltar deste negócio furado desde o início e o governo brasileiro dar um DEFINITIVO pé na bunda da Boeing no FX-2…… Read more »

Gilberto Rezende

Menos mal o PC-12 é um cargueiro leve(porte maior) não é EXATAMENTE um concorrente para O ST…

Agora não sei se isso é bom ou mal sinal para o LAS…

Ivan

A General Eletric já está no Brasil através da GE Celma, em Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, com cerca de mil funcionários conforme informado no seu site.

Eles não estão aqui para fazer graça, mas para fazer dinheiro, mas neste processo deixam impostos, empregos e profissionais treinados.

A AVIO do Brasil, uma empresa do grupo italiano AVIO, com cerca de uma centena de funcionários, vem no mesmo caminho.

O que me deixa incoformado é porque as empresas nacionais de capital nacional, como a própria CELMA já foi um dia, não conseguem sobreviver no nosso mercado.

Sds,
Ivan.

champs

Mauricio R. disse: 23 de outubro de 2012 às 10:36 Como eu fui o único a citar a questão da “opinião dos pilotos” então vou tomar a carapuça. “Tem uma turma aqui que deveria urgentemente consultar um bom dicionário da lingua portuguesa, e verificar o significado da palavra H-I-E-R-A-R-Q-U-I-A!!!” Aí tenho que repetir meu comentário: Como EU QUERIA que essa notícia linkada por Requena FOSSE CONFIRMADA, INCLUSIVE a opinião técnica dos pilotos que testaram os caças porque seria uma IMPORTANTE FUNDAMENTAÇÃO. Deixei bem claro que era uma opinião e torcida particular minha, eu desejo que esta notícia seja verdadeira apenas… Read more »

Mauricio R.

“Você poderia me dizer aonde foi que eu escrevi que a opinião dos pilotos é determinante para alguma escolha?”

Conforme solicitado, aqui:

“…inclusive a opinião técnica dos pilotos que testaram os caças porque seria uma importante fundamentação.”

No mais o “short list” da COPAC, resume-se a:

Gripen NG;
F/A-18E/F e
Rafale, aka “Le Jaca”.

Assim vc falando de “Flaker” ou eu de “Typhoon”, não estaremos discutindo F X-2, mas algo qualquer diferente da realidade.

Groo

Com o dinheiro gasto em papel para produzir memorandos e estudos dava pra equipar um esquadrão.

champs

É se realmente você foi capaz de enxergar isso nesta frase mostra sua má vontade em interpretar o que eu escrevi, paciência…. “No mais o “short list” da COPAC, resume-se a:” No meu comentário lá em cima: “É possível se escolher o Su-35 para agora (36 caças com entrega em 2015) sem ter que desistir do F-X2, bastaria escolher o Gripen E/F com participação efetiva da industria brasileira…” Não excluí o F-X2 do que penso ser uma boa configuração para a FAB, apenas considero uma opção Hi-Lo que me parece mas interessante. “Assim vc falando de “Flaker” ou eu de… Read more »

Mauricio R.

“…se escolher o Su-35 para agora (36 caças com entrega em 2015) sem ter que desistir do F-X2, bastaria…”

A oferta da referida aeronave, foi “abatida” pelo COPAC, qndo da divilgação do “short list”, insistir em menciona-la é discutir o sexo dos anjos.
Carece de lógica.