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Boeing e AEL conectam simuladores nos Estados Unidos e Brasil

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Sucesso da demonstração representa promessa de cooperação para o desenvolvimento de tecnologia de cockpit

 

SÃO PAULO, 18 de setembro de 2012 – A Boeing conectou no mês passado, um de seus avançados simuladores de aviões de caça em Saint Louis, no estado do Missouri, a um simulador a mais de 8 mil quilômetros de distância, em Porto Alegre, demonstrando a eficiência do compartilhamento de consciência situacional de potenciais ameaças e da tecnologia disponível para treinamento entre Estados Unidos e Brasil.

A simulação, que também envolveu a subsidiária brasileira da Elbit Systems, a AEL Sistemas S.A., aconteceu no dia 29 de agosto, durou aproximadamente 25 minutos e integra os esforços da Boeing para reforçar os laços com empresas brasileiras.

“Durante a demonstração, os simuladores do Boeing F/A-18E/F Super Hornet e de um F-5 brasileiro se viram e voaram juntos em um espaço aéreo virtual brasileiro,” disse Jerry Berg, chefe da equipe de Missão de Sistemas do Boeing F/A-18 Super Hornet. “Ambos participantes dispararam armas contra ameaças simuladas e viram resultados.”

No início deste ano, a Boeing selecionou a Elbit para fornecer o sistema Large Display Area (tela única de visualização que fornece todos os dados de vôo, missão e sistemas da aeronave) e o Head-up Display de Baixo Perfil (Low-profile Head-up Display – LPHUD) para o F-15SE Silent Eagle e o F/A-18E/F Super Hornet, que é um dos concorrentes do Programa F-X2 da Força Aérea Brasileira. Como um fornecedor chave da Boeing, a Elbit, através da Boeing, está investindo no desenvolvimento de aviônicos avançados na AEL Sistemas.

“A simulação desta missão, na qual o simulador da AEL em Porto Alegre estava ligado ao simulador em St. Louis reforça a promessa de relacionamentos futuros e de colaborações em tecnologias de cockpit”, disse John Keevan, gerente do laboratório de capacidades avançadas do F/A-18 da Boeing. “Isso inclui treinamento mais completo e eficiente para pilotos da Força Aérea Brasileira e de outros clientes potenciais.”

FONTE: Boeing, via assessoria de imprensa

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Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Engraçado eles falarem dessa conexão a longa distância como se fosse um marco importante, quando jogos para PC fazem isso à décadas.

Fernando "Nunão" De Martini
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Clésio,

De fato, jogos para PC fazem isso há muito tempo.

Mas, talvez, a conexão de simuladores um pouco mais complexos, envolvendo tecnologias um pouco mais sofisticadas (de origens muitas vezes distintas e que têm que conversar entre si), seja algo não tão corriqueiro.

Talvez o objetivo seja demonstrar, também, algo parecido com o que a SAAB já demonstrou aqui no Brasil no ano passado, ligado tanto a desenvolvimento de capacidades quanto a comando e controle (envolvendo também a conversa de sistemas de origens distintas):

http://www.aereo.jor.br/2011/12/02/suecos-planejam-instalar-centro-de-desenvolvimento-de-capacidades-no-brasil/
http://www.aereo.jor.br/2011/12/03/suecos-planejam-instalar-um-cdc-no-brasil-parte-2/

Marcos
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Marcos

Junto com o simulador do F-5, deveriam levar uma bancada do motor do próprio F-5. Assim tudo ficaria mais real: o alarme soaria, os pilotos e mecânicos sairiam correndo, o piloto entraria no cockpit e tentaria acionar o motor, dai aquele corre-corre todo para ver onde é a pane.

Era assim a vinte e cinco anos atrás, tento imaginar como é hoje.

Nick
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Nick

Será que o simulador do F-5EM simula o esforço para mover o manche e o acelerador? 🙂 Tem uma entrevista no youtube que o piloto de F-5EM tem que fazer vários comandos, que no F-18E deve ser basicamente puxar o joystick para trás… hehehehe.

[]’s

Clésio Luiz
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Clésio Luiz

Nunão, eu concordo que fazer simuladores de empresas diferentes é algo novo. Afinal, trabalhar em sima de protocolos de comunicação para fazer eles conversarem entre si é algo demorado e trabalhoso.

Groo
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Groo

Um incremento fantástico no treinamento dos pilotos. Dá para fazer uma Red Flag virtual. Agora a FAB vai precisar de uma internet decente senão o ping alto vai atrapalhar 😉

edcreek
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edcreek

Olá,

Nick to rindo(para não chorar) aqui até agora, no F-5EM vc primeiro roda uma valvula do tipo borboleta, da duas bombadas no pedal do freio depois puxa o manche para traz…kkkkk….Seria comico se não fosse tragico….

Abraços,

phacsantos
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phacsantos

Bom dia e desculpem o off topic!

Saiu notícia de que a Índia pretende adquirir:
– 15 Helis pesados (Mi-26 ou Chinook)
– 06 Aviões tanques (A-330 MRTT)

http://economictimes.indiatimes.com/news/politics/nation/india-to-open-bids-for-helicopters-tankers-shortly-iaf/articleshow/16476361.cms