segunda-feira, julho 4, 2022

Gripen para o Brasil

Austrália vai de Growler, por 1,5 bilhão de dólares

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Em nota, Ministros da Defesa e de Material de Defesa da Austrália confirmam a aquisição da capacidade de ataque eletrônico Growler para aeronaves Super Hornet, 12 das quais já foram recebidas com cabeamento para a conversão  – custo divulgado é de 1,5 bilhão de dólares

Nesta quinta-feira, 23 de agosto, nota do Ministério da Defesa da Austrália informou que o ministro da Defesa Stephen Smith e o ministro de Material de Defesa, Jason Clare, anunciaram que o Governo Australiano decidiu adquirir o sistema de guerra eletrônica Growler para o Super Hornet, a um custo de aproximadamente 1,5 bilhão de dólares. Até o momento, o único país que opera aeronaves Growler (versão de guerra eletrônica do F/A-18 Super Hornet) é os Estados Unidos.

Os sistemas de guerra eletrônica do Growler permitem que a aeronave interfira nos radares de outros aviões e nos radares de terra, além de interferir em sistemas de comunicação. Com a incorporação dos sistemas, a nota afirma que a Força Aérea Real Australiana (RAAF) terá opções para realizar missões de supressão de ameaças eletrônicas em apoio às operações da Força de Defesa Australiana (ADF), o que inclui ações em terra ou no mar, levando em conta que ameaças eletrônicas são parte inerente do combate moderno. Além disso, a capacidade Growler também permite realizar missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.

Atualmente, a Austrália possui 24 jatos F/A-18F Super Hornet, que a nota afirma serem aeronaves de combate multitarefa de alta capacidade, comprovadas em batalha, e atualmente em serviço na Marinha dos EUA (USN). A versão Growler, especializada em guerra eletrônica, também está em serviço na USN, que a empregou efetivamente no ano passado nas operações aéreas sobre a Líbia.

Como o Livro Branco de Defesa da Austrália de 2009 trazia a visão do Governo Australiano de que suas Forças de Defesa necessitariam, no futuro, de capacidades adicionais para manter a superioridade aérea, o que inclui a aquisição de capacidade de guerra eletrônica embarcada em aeronaves, foi decidido em maio daquele ano incorporar cabeamento específico para potencial conversão para Growler em 12 dos 24 jatos Super Hornet adquiridos. Isso teve um custo de 35 milhões de dólares.

Já em março deste ano, foi decidida a aquisição de equipamentos eletrônicos de maior tempo de produção (long lead item) para Growler, a um valor de aproximadamente 20 milhões de dólares. Por fim, o orçamento de maio deste ano incluiu a capacidade para adquirir o Growler e, agora, o Governo Australiano tomou a decisão de adquirir o sistema de guerra eletrônica Growler para o Super Hornet, o que está sendo feito pelo processo dos EUA de vendas militares ao estrangeiro (FMS – Foreign Military Sales)

O valor de aproximadamente 1,5 bilhão de dólares estimado para o projeto inclui verbas para adquirir os kits de conversão Growler, equipamentos e sistemas de apoio, sobressalentes, e sistemas de treinamento (incluindo treinamento inicial). Espera-se que os jatos Growler australianos estejam disponíveis para operações a partir de 2018.

FONTE / IMAGENS: Ministério da Defesa da Austrália

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

5 Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Sem duvida um otima aquisição, parabens aos Australianos…Como já tiveram que pedir “pinico” uma vez, eles levam a serio a defesa…

Abraços,

ernaniborges

Posso sonhar com esses aí para nossa briosa Aeronáutica ???

Guilherme Poggio

Donna Hrinak sendo entrevistada pela Miriam Leitão agora na Globo News.

Edu Nicácio

PQP, como são lindos esses vespões australianos… E as fotos estão inspiradas, hein?

Parabéns à Austrália pela capacidade adquirida.

Vader

Fotos espetaculares.

A Austrália com Growler e F-35 vai ter uma força aérea espetacular.

Últimas Notícias

FAB intercepta aeronave carregada com 500 kg de drogas

Atuação da Força Aérea tem como objetivo defender o espaço aéreo e proteger as fronteiras do país A Força Aérea...
- Advertisement -
- Advertisement -