terça-feira, abril 20, 2021

Gripen para o Brasil

Lula quer parceria com sul-africanos no projeto do KC-390

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Presidente comete gafe e chama cargueiro de caça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (9) em encontro com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que quer uma parceria com a África da Sul no desenvolvimento de um avião, que, segundo ele, deve estar pronto em 2015. Lula disse também que o Brasil tem interesse na compra de aviões não tripulados da África do Sul para atuar na defesa das reservas do pré-sal.

“Nós estamos querendo que o companheiro Zuma se junte ao Brasil na construção do avião KC-139, que é o novo Hércules que nós estamos construindo, um avião de caça, que é importante, a gente pretende que em 2015 ele esteja pronto”, afirmou. “O Ministério da Defesa e [o Ministério da] Ciência e Tecnologia vão continuar discutindo [a questão]”, disse. O Hércules é, na verdade, um avião de transporte usado pela Força Aérea Brasileira.

O presidente afirmou também que o Brasil tem interesse na compra de aviões não tripulados da África do Sul para serem usados na defesa das reservas de petróleo na camada de pré-sal.

“Nós temos muita fronteira marítima, muita fronteira seca, nós temos o pré-sal a 300 quilômetros da nossa costa, e se a gente não tomar cuidado, é capaz que alguém tire lá, por debaixo”, disse.

“E pode ser que apareça algum esperto querendo pegar o nosso petróleo, e nós vamos ter que ficar lá, de olho, e por isso nós estamos de olho nesses veículos, esses aviões não-tripulados da África do Sul.”

FONTE: G1

NOTA DO BLOG: KC-139? Que avião é esse?

- Advertisement -

38 Comments

Subscribe
Notify of
guest
38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Icaro

Pelo menos ele sabe que a embraer ta fazendo um avião de transporte e quer vende lo no exterior.
rsrsrsrsrsrsrs

Felipe

Nossa o Lula errou feio, mas sem problemas isso só quer dizer que ele não entende de avioes rsrsrs.

Quanto ao erro do KC-139, acredito que foi erro de redação do G1, pois já vi eles cometerem esse erro antes.

RenanZ

POutz..

Esse Lula ta por dentro do assunto mesmo …!!!

th98

Ele quer vender, já é um começo. mas que erros de propaganda atrapalham ninguem pode negar

Matheus

Bem, a menos que ele considere os pilones de reabastecimento como mísseis anti navio!

Valeu Sr. Presidente!

Rodrigo

O problema não é ele errar e sim juntar parceiros demais no programa e atrasá-lo.

skywalker

Curioso, né? O Obama vai a outros países fazendo lobby aberto para a indústria armamentista americana, pois sabe que se ela vender bem, aspectos de hegemonia, controle americado e financiamento de campanha serão atingidos. O presidente do país mais poderoso vira um vendedor e conhece o produto! A HIllary, a mesma coisa, como foi o caso dos Hornets aqui no Brasil. No nosso caso, o “cara” não sabe a função do avião, não sabe a designação do projeto, não sabe definir se os VANTS da África do Sul são aviões ou veículos… NÃO SABE NADA… Não é à toa que,… Read more »

drcoakroach

A Denel SAAB Aerostructures jah estava participando do programa KC390 (http://www.engineeringnews.co.za/article/sa-identified-as-a-partner-country-in-new-brazilian-aviation-programme-2010-03-23), acredito que a Africa do Sul pulou fora do A400M. Pois a Denel irah produzir partes da fuselagem do Gripen NG se for vendido p/ o Brasil.

A Denel dynamics eh a empresa parceira da EMBRAER no A-Darter (plataforma de teste Gripen, materia aqui no Blog) e a potencial fornecedora dos UAVs menionados pelo Nosso “alegre” Guia.

Faz um lobby ai Zuma, este eh legitimo, nao eh pela porta dos fundos, ou em chateaus… Embora a bebida parece que tb tah rolando… 🙂

[]s!

Alexandre Galante

Eu entendi que o Presidente falou sobre duas coisas diferentes, o KC-139 e o caça que ele pretende que esteja pronto em 2015.

Alexandre Galante

Talvez ele tenha falado “avião de carga”, mas com a língua presa… 🙂

huahau

Alexandre Galante disse:
10 de julho de 2010 às 11:07

Talvez ele tenha falado “avião de carga”, mas com a língua presa…

HAHAHAHA

é possivel…

Ricardo-Recife

“Guilherme Poggio disse: 10 de julho de 2010 às 10:14 Rodrigo Este é um risco que devemos correr. Sozinho nós dificilmente teremos grande sucesso”. Guilherme, concordo com você. Sem parecerias este projeto dificilmente sai do papel. A questão é quais parceiros. Nós não devemos abrir o leque de parceiros de uma tal forma que ele não se transforme em um A-400. Devemos ter parceiros que aceitem que a líder/dona do projeto é a Embraer. Não devemos aceitar um parceiro que depois diga no meio do projeto: “se não for do meu jeito eu pulo fora”. Parceria é para somar e… Read more »

Bruno Rocha

Ele quer é vender o peixe!

Vitor

Alguem deve ter falado no ouvido do presidente sobre o KC-390 e para incentivar a Africa do Sul. Lembram daquela brincadeira de telefone sem fio? Entao, o presidente perdeu essa. =p

Marcus

Senhores, eu penso que o sr. Galante tem razão. O presidente emendou duas coisas – o avião de carga e um caça, no seu jeito coloquial de falar e raciocínio rápido demais. Aguardemos antes de acabar com o presidente. Será que a essa altura ainda tem gente que acredita que o presidente Lula é um idiota? Ele já tratou do tema com inúmeros chefes de Estado e Governo, e só agora ia chamar um cargueiro de caça? Façam-nos o favor, não é? Eu não sou militar – sou apenas um brasileiro civil interessadíssimo em nossa defesa, penso que devemos nos… Read more »

ZE

Poggio, você está sendo muito radical !!!!

E daí, se ele chamou o “Cargueiro” de “Caça”.

Tem gente chamando de “Carrinho-de-Mão” !!!!!

Dos males, o menor.

Pelo menos, “caça” voa.

Ao contrário, “carrinho-de-mão”…

PS: querer que o Presidente saiba a diferença entre um submarino e um avião de caça, é pedir muito.

[ ]s

Samuel

Acredito que uma parceria mais ampla com os sul-africanos será muito promissora. Eles dominam áreas que nos interessam e virce-versa, o fato de Lula ter errado a nomenclatura da aeronave é insignificante, pois ele sabe o que foi barganhar com eles, os VANTs de longo alcance.

Mauricio R.

139 é aquele helo da Agusta-Westland, p/ o qual a Eurocopter não tem similar até o momento, xí o Lula vai ficar mal c/ os cumpanheiro franceses…
Mas a Saab-Denel está intereçadissíma em abocanhar um naco da divisão de trabalho do KC-390.
Já a SAAF, está mais de olho em alguns Hércules novinhos em folha.

Bronco

Só lembrando que parceria, em termos práticos, significa ceder parte dos recursos para o desenvolvimento ao mesmo tempo em que se compromete a adquirir o produto quando este estiver em fase de produção. Há parcerias em que ceder recursos requer transferência de tecnologia e participação na produção, como provavelmente será o caso da parceria dom Portugal, por exemplo, se for concretizado o contrato dos KC-390. São as chamadas parcerias de co-produção, muito comuns na indústria aeronáutica civil e cada vez mais na militar (Eurofigther, F-35…) E há parcerias, como essas que estão sendo oferecedias a países menores, de ajuda do… Read more »

Marcos

Quando se trata de vendas, o Lula até que é bom (Tirando uma ou outra Gafe), o problema é saber por quanto será vendido?

Vejamos por exemplo o alcool (Anidro), que é vendido ha alguns Países na AL, Bolivia até o começo do més de março, comprava do Brasil a $0.35 Centavos o litro, enquanto aqui custava $ 1.20 dependendo do estado (Quanto mais ao norte, mais caro).

Que necessitamos de parceiros isto é certo, mas me preocupa muito é saber com quanto (Fatia do “Bolo”) cada um vai ficar ao final da aeronave.

Sds

Lucas André

E a Avibrás implorando recursos para continuar a desenvolver o VANT Nacional. Isso é uma total falta de respeito para com ela!

Michel Lineker

O problema é ele falar que tudo que vamos comprar e pra defender o pre-sal porque ele compra muito pouco, eu acho que 36 vetores pra defender a amazonia e o pre-sal é pouco mesmo como vant ajudando.Sei-la só minha opinião rsrsrs.
Fora isso ele faz bem em vender o nosso hecules brasileiro.Aproposito alguem sabe qual será o nome do KC-390 ?

Mauricio R.

“…não possam estar inundando o mercado africano?”

Mais fácil alguma aeronave chinesa fazer isso.

“E a Avibrás implorando recursos para continuar a desenvolver o VANT…”

Não de maneira alguma, não é não um desrespeito a Avibrás.
Se não tem competência, não se estabeleça, não tem tecnologia, não tem produto, então pasta.

só maróinha

____________

EDITADO. COMENTÁRIO POLÍTICO-PARTIDÁRIO SEM QUALQUER RELAÇÃO COM O TÓPICO DO ‘POST’

Nick

Fora as gafes comuns do nosso presidente, ele tem mais é que vender mesmo nosso peixe. Mas parceria ganha-ganha. Entrou no projeto?? Tem que entrar também nas encomendas, se não, não dá.

[]’s

falcon

O governo deveria investir num VANT nacional e para de comprar vants por fora e o presidente deve ter dito caça por causa do FX-2

Mauricio R.

“O governo deveria investir num VANT nacional e para de comprar vants por fora…” Existem outras 2 empresas que desenvolvem e fabricam UAV’s no Brasil, a FS e o Santos Lab, mas seus produtos atuais são do tipo tático e não HALE – High Altitude Long Endurance, como por exemplo os da Elbit e o que a PF comprou da IAI, mas EB e FAB ameaçam abater se voar. Ocorre que o governo insiste em paparicar tanto a Avibrás como a Elbit e não incentiva a concorrência transparente no pais, aliás algo bem comum em se tratando de materiais de… Read more »

bulldog

Alexandre Galante disse:
Talvez ele tenha falado “avião de carga”, mas com a língua presa…

Acho que ele fez uma tremenda “caçada” hehe. (ç=g)

bulldog

Bronco: São as chamadas parcerias de co-produção, muito comuns na indústria aeronáutica civil e cada vez mais na militar (Eurofigther, F-35…)

Nesse escopo acho que SAAB + Denel + Embraer têm como projetar e construir um caça de 5ª geração. Com motor (es) desenvolvido (s) pela Volvo e a nossa Polaris (supervisionada pelo CTA).

Vader

Marvada Pinga – Inezita Barroso “Com a marvada pinga É que eu me atrapaio Eu entro na venda e já dou meu taio Pego no copo e dali nun saio Ali memo eu bebo Ali memo eu caio Só pra carregar é que eu dô trabaio Oi lá Venho da cidade e já venho cantando Trago um garrafão que venho chupando Venho pros caminho, venho trupicando, xifrando os barranco, venho cambetiando E no lugar que eu caio já fico roncando Oi lá O marido me disse, ele me falo: “largue de bebê, peço por favô” Prosa de homem nunca dei… Read more »

Mauricio R.

“Com motor (es) desenvolvido (s) pela Volvo e a nossa Polaris (supervisionada pelo CTA).”

A respeito de turbinas aeronáuticas, 2 palavrinhas:

Kaveri e Taihang

JC

oque tein di erradu cum oque o cumpanheiro Lula falo?

usahusahuuhusahusauhs

Lula como sempre falando M… coisas

vassili

Um companheiro acima falou que a Denel é a responsável pela parte sulafricana no A-Darter, enquanto no Brasil é a Embraer……………………

Num era a Mectron, nossa missile-house tupiniquim??????????

abraços.

sopranosp

Legal esse projeto nacional da embraer , tomara que consiga essa parceiria com a Africa do Sul e com os portugueses.

Deivid

AAAAAAAAAAiii cristo!!! quer enpurra o projeto para Portugal quer empurrar o projeto para Africa do sul!!,O PROJETO É NOSSO LULA NOOOOSSSOOOOO!!! VAMOS DESENVOUVER A NOSSA INDUSTRIA MILITAR ANTES DE DESENVOUVER AS OUTRAS!!! ASSIM AGENTE SÓ ANDA PARA TRÁS!!!!

Reportagens especiais

Relembre os 10 anos da Trilogia Forças de Defesa

Hoje, 21 de setembro de 2018, a Trilogia de sites Forças de Defesa completa 10 anos, data em que o ForTe – Forças Terrestres foi...
- Advertisement -
- Advertisement -