Caso Embraer: Senador defende corte para acionistas

66

Proposta de reestatização também foi mencionada. Populismo?

Em visita à região na tarde desta segunda-feira, 9, o senador Eduardo Suplicy (PT) defendeu o corte na remuneração de acionistas da Embraer como alternativa às demissões de quase 4,3 mil trabalhadores, anunciada no final do mês passado pela empresa.

Suplicy esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos para se solidarizar com os trabalhadores demitidos e manifestar apoio à luta do sindicato pela readmissão do contingente.

“Ponderamos que seria importante, na nova estrutura da empresa, que houvesse a palavra dos trabalhadores no conselho de administração da empresa”, disse o senador durante a visita ao sindicato.

Ele se comprometeu a formular um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para discussão das demissões com direção da empresa, ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio, ministério da Fazenda, BNDES, direção da Embraer e sindicalistas.

Por decisão do Tribunal Reginal do Trabalho da 15ª região, as 4.270 demissões continuam suspensas até o dia 13, data marcada para uma nova audiência de conciliação entre sindicato e empresa.

Suplicy acredita que, se houver diálogo entre a direção da empresa, o sindicato e a Justiça do Trabalho com um consenso entre as partes, o direcionamento da questão poderá servir como exemplo para a solução de crises em outros setores da economia.

Reestatização

Com relação à reestatização da Embraer, medida defendida pelos sindicalistas, o senador acredita que a proposta deve ser “seriamente considerada”, levando-se em conta diversos fatores.

Ele admite que a empresa deu um salto muito grande em desenvolvimento, após a privatização, promovendo um aumento considerável no quadro de funcionários.

“Desde o início do governo Lula para agora ainda haveria um salto de mais de 6 mil trabalhadores”, afirmou Suplicy, ao se referir à ultima demissão em massa anunciada pela empresa.

O parlamentar acredita que, como empresa privada, a Embraer precisa continuar atuando com programas de responsabilidade social perante à comunidade, inclusive junto aos seus trabalhadores. “Pois, de outra forma, o assunto da reestatização sempre virá a debate”, justificou.

Suplicy ratificou que os trabalhadores e a comunidade devem gozar de pleno direito de terem acesso às informações sobre tudo o que se passa dentro da empresa, inclusive no que diz respeito a investimentos.

FONTE: Agora Vale

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zero Uno

Re-estatisar a EMBRAER??? Quem seria louco? Se isso acontecer vamos andar na contra-mão. Até mesmo a África do Sul resolver privatizar a Dennel devido aos atrasos nos programas militares que, quando estatal estava desenvolvendo e não conseguiu chegar até o fim e milhões de dólares foram para o ralo. Sei que é muito triste este quadro e que isso afeta milhares de pessoas (trabalhadores e seus familiares). Más é algo que acontece em grandes empresas pelo mundo afora. O que a EMBRAER fez foi cumprir o combinado com seus acionista. Apesar de eu achar que pagar 75% dos dividendos do… Read more »

Dalton

” Falou e disse ” Zero !!

abraços

camberiu

Porque ele nao propoem tirar o dinheiro do orcamento do Senado, dos cargos nao comissionados para cobrir a despesa dos desempregados?

camberiu

Tudo isso para mim demonstra que a Embraer deve sair do Brasil o mais rapido possivel. Nao ha vantagem nenhuma (tecnica, financeira, fiscal, operacional) em ter o grosso das operacoes centradas no Brasil, e os riscos politicos sao enormes. A Embraer ficou grande e importante demais para o Brasil. Ta na hora de sairem para o mundo e nao olharem para tras.

Jacubão

Se o governo re-estatizar a EMBRAER, o resultado será o que sempre acontece no Brasil. Desvio de verba, super faturamento, corrupção, caixa dois, destruição do patrimõnio público, descaso, roubo, falência, ou alguém duvida disso???

Jacubão

Ô Senador Suplicy.
O Sr tem bagagem suficiência para saber que re-estatizar a EMBRAER, seria o fim da emprêsa e o fim dos emprêgos do restante dos funionários.

Acorda Senador.

joao terba

Não é atoa que as vendas da Embraer 45% para EUA,9% para EUROPA, e apenas 4,5% para o BRASIL,carga tributária é de 27%,fica difícil vender avião no Brasil,o proprio P3 preferiram comprar fora. um abraço.

Zero Uno

Colegas…

Valeu Dalton.

Jacubão, Joao Terba, Camberiu TODOS VOCÊS TÊM RAZÃO.

Abraços.

Igor

Calma pessoal, foi só para assustar os acionistas da embraer. Não ocorrerá uma estatização. E até parece que não acontece corrupçao na iniciativa privada. E o cara querendo que embraer saia do Brasil. Se sair ai é que eu quero se ****, pois não irei fica torcendo para uma empresa que não tem compromisso com seu país de origem.

RODRIGO

Uma besteira dessas,só poderia ter saído da boca de um …..como o senador Suplicy !!!

CorsarioDF

Já estão de olho gordo nos US$ da Embraer, afinal de contas as eleições já estão aí, e é preciso de dinheiro para a campanha…

Esse país é uma COMÉDIA mesmo!!!

Sds.

Patriota

isso ai é esses comuna querem fazer a embraer falir , eles querem
e mais algum lugar para desviar dinheiro são uns bando de F.D.P

Zero Uno

Patriota…

Acho que tem um partido chamado PMDB que adora cargos não é mesmo? Não são apenas os “comuna” que adoram uma empresa estatal para se pendurar.

O Senador Eduardo Suplicy tem muitos defeitos, concordo. Más desonesto acho que ele não é não… Pelo menos é um “achismo” que tenho. Más de vez em quando suas posições são de doer mesmo.

Aliás, e Graças à Deus, se existe uma coisa que está fora de moda é o tal dos “comunas”.

Ainda bem. Não é mesmo?

Abraços.

Almeida

Ler isso de alguém “estudado” como o Senador João Suplicy me assusta. Mesmo. Re-estatizar a quarta maior empresa aeronáutica do Mundo e a segunda mais bem sucedida comercialmente e financeiramente?!

Por que o Senhor Senador não vai à imprensa pedir para o seu Governo investir nos projetos da Embraer, como o P-99, o C-390 e mais ALX e E-99 para a FAB? Isso gera empregos de alto nível também, além de atrair mais investidores.

Almeida

Mas não! Imagine! Desviar recursos do Bolsa Família para gerar empregos de alto nível! Que absurdo! Melhor dar o peixe do que ter o trabalho de ensinar e ter que pescar, não é mesmo?

Cassio

Boa tarde a todos

É incrivel a capacidade dos políticos brasileiros em falar besteiras.
No mínimo deve haver uns 4000 “cumpanheiros” procurando um cabide para se pendurar.
Este politico medíocre não está preocupado com os trabalhadores da Embraer, isso é pura demagogia.

adelmo

o sr senador é patético(isto para não dizer outra coisa), nem a Marta o quiz.
abraços

Hornet

O que o “Supla-pai” (pai do “Supla-filho”…hehehe) está fazendo é pressão política pra cima da Embraer. Não se trata de populismo e nem de discutir reestatização ipso facto. Mas sim de colocar pressão pra cima da empresa, no sentido de contribuir para resolver o problema das demissões. No meu modo de ver ele está correto, especialmente quando lembramos que o Suplicy é senador por SP, o estado afetado pelas demissões. Mesmo sendo uma empresa privada, a Embraer é uma empresa estratégica e que precisa ser administrada levando-se em conta inclusive (ou principalmente) os interesses nacionais e da sociedade brasileira, e… Read more »

Zero Uno

Tem mais ainda pessoal… Esse tipo de notícia só serve para as ações da EMBRAER cair mais ainda. O que se precisa fazer, mesmo que alguns achem o contrário, é dar tratamento tributário diferenciado para empresas deste porte. Os comentários sobre incentivar pesquisas/desenvolvimento para diversos programas da EMBRAER e de outras empresas do ramo de material de defesa SÃO TODOS PERTINENTES e parabenizo a todos os que assim opinam. Com tratamento tributário diferenciado, nossas empresas de aviação compraria jatos da EMBRAER ao invés de AIRBUS e BOEING. Más só agora esses incopetentes acordaram pra isso. Tarde de mais para os… Read more »

Rodrigo Marques

Reestatizar?

Só pode estar de brincadeira ou sob efeito de LSD…

Jacubão

LSD????? Eles quebraram a boca de fumo e cheiraram tudo…

Billy

Os PETRALHAS querem meter a mão em todos os setores do país. Querem encher mais ainda as cuecas com dinheiro roubado e ainda vem um sem vergonha com a cara mais deslavada ameaçar um empresa privada e ainda tem o displante de propor o roubo do dinheiro pertencente aos acionistas. Um verdadeiro crime contra o Brasil, digno dos gangsters NAZISTAS da Alemanha HITLERIANA.

Zero Uno

Take easy Billy. Easy. Se fosse apenas um partido… Como coloquei em outro post acima, tem um partido beeeem antigo doido e fazendo chantagem com o governo federal a respeito de uma presidência – comandar mesmo – de um fundo de pensão… Precisamos sim URGENTEMENTE de uma reforma política, sem lista única partidária, para melhorar-mos esse quadro. Só temos expertalhões na presidência tanto do Senado quanto da Câmara. Estes 02 senhores já estão botando a mangas de fora e mostrando o que é entregar para esse partido beeem antigo o comando do Congresso Nacional, a instituição mais desprezada pelos Brasileiros…… Read more »

paulo s

parem de falar mal dos politicos senhores.nos colocamos eles la,somos todos cumplices.

Hornet

Zero Uno, concordo uma vez mais com vc. As questões políticas no Brasil são problemáticas, antigas e nem de longe são tão simples quanto os colegas aqui por vezes querem fazer crer. O problema já começa com o monopólio da imprensa nas mãos de umas poucas famílias: os chamados coronéis eletrônicos…que existem de norte a sul do país…e que em SP, meu estado, ganha um ar de modernidade que eu chamaria facilmente de “vanguarda do atraso”. Fora a questão da reforma política que nunca é feita etc. etc. etc. De todo modo, sobre esses dois senhores a que vc se… Read more »

Wolfpack

O problema não está no fato de se reestatizar alguma empresa privada que já foi do Governo, mas sim no cabide de emprego e na ineficiência da máquina e dos quadros do Poder Público. Imagine um dos sindicalistas que o PT adora colocar no comendo de uma estatal, como Itaipu Binacional, Petrobras, etc. no comando da Embraer. Caso esta estupidez aconteça pode ir contando os dias para a falência da empresa. Empresa pública é ninho para corruptos e encostados ineficientes que sugam impostos.

Jacubão

É por isso que sou a favor de privatizar a p… toda, e deixar esses bandos de safados com menos dinheiro no bolso pois é só nisso que eles pensam, no bolso, no bolso, no bolso, no bolso, no bolso, no bolso, no bolso, haaa e também no bolso, e o Brasil que se f…

Jacubão

Aí galera, voçês viram a farra no senado com o nosso dinheiro, em que os funcioarios da casa receberam, todos juntos, algo em torno de seis milhões de reais em horas extra “durante o recesso de fim de ano”????????????

Ulisses

Quanta babaquice comunista de re-estatizar a Embraer.

E esse negócio de que o Brasil não muda é uma opinião antiquada e totalmente IDIOTA!

Igor

Quanta besteira pessoal, menos! Parece que o fantasma comunismo ainda assusta muita gente. O atual governo “comunista” privatizou as estradas federais, entregou a administração de alguns aeroportos para iniciativa privada e estuda abertura do capital da infraero. Esses são exemplo mais recentes. Baita comunista eles são hein?

AMX

Não sei se ainda tem gente olhando esse post. Já propus uma vez, e acho que o fato publicado reforça o que proponho: Poderíamos nos organizar e “escolher”, entre nós, para as próximas eleições, candidatos que “nos satisfaçam” (ou seja; que satisfaçam aos anseios do povo, mas de maneira correta, séria e honesta, contemplando coisas que comentamos: a área de defesa principalmente). Sei que parece ridículo e ingênuo. Não nos conhecemos todos (eu pelo menos, não conheço ninguém daqui), certamente somos de lugares diferentes, as opiniões serão diferentes… Mas, olhemos os comentários acima. Tá todo mundo puto da cara. E… Read more »

joao terba

EU COMO CIDADÃO BRASILEIRO TENHO PLENA CERTEZA QUE NÃO PRECISAMOS DE SENADO,NÃO SERVE NADA PARA NOSSO PAÍS,OUTRA COISA PRÁ QUE VERIADOR,O CONSELHO COMUNITÁRIO ATUA MELHOR,SOBRA DINHEIRO PARA O MUNICÍPIO,TEMOS DE REDUZIR A QUANTIDADE DE DEPUTADOS.UM ABRAÇO.

Jacubão

Vários países do mundo já deletaram seus senadores pelo fato de serem inúteis e ultrapassado, eles estão ali só para encher o bolso.

Zero Uno

Re-estatisar a EMBRAER??? Quem seria louco? Se isso acontecer vamos andar na contra-mão. Até mesmo a África do Sul resolver privatizar a Dennel devido aos atrasos nos programas militares que, quando estatal estava desenvolvendo e não conseguiu chegar até o fim e milhões de dólares foram para o ralo. Sei que é muito triste este quadro e que isso afeta milhares de pessoas (trabalhadores e seus familiares). Más é algo que acontece em grandes empresas pelo mundo afora. O que a EMBRAER fez foi cumprir o combinado com seus acionista. Apesar de eu achar que pagar 75% dos dividendos do… Read more »

Dalton

” Falou e disse ” Zero !!

abraços

camberiu

Porque ele nao propoem tirar o dinheiro do orcamento do Senado, dos cargos nao comissionados para cobrir a despesa dos desempregados?

camberiu

Tudo isso para mim demonstra que a Embraer deve sair do Brasil o mais rapido possivel. Nao ha vantagem nenhuma (tecnica, financeira, fiscal, operacional) em ter o grosso das operacoes centradas no Brasil, e os riscos politicos sao enormes. A Embraer ficou grande e importante demais para o Brasil. Ta na hora de sairem para o mundo e nao olharem para tras.

Jacubão

Se o governo re-estatizar a EMBRAER, o resultado será o que sempre acontece no Brasil. Desvio de verba, super faturamento, corrupção, caixa dois, destruição do patrimõnio público, descaso, roubo, falência, ou alguém duvida disso???

Jacubão

Ô Senador Suplicy.
O Sr tem bagagem suficiência para saber que re-estatizar a EMBRAER, seria o fim da emprêsa e o fim dos emprêgos do restante dos funionários.

Acorda Senador.

joao terba

Não é atoa que as vendas da Embraer 45% para EUA,9% para EUROPA, e apenas 4,5% para o BRASIL,carga tributária é de 27%,fica difícil vender avião no Brasil,o proprio P3 preferiram comprar fora. um abraço.

Zero Uno

Colegas…

Valeu Dalton.

Jacubão, Joao Terba, Camberiu TODOS VOCÊS TÊM RAZÃO.

Abraços.

Igor

Calma pessoal, foi só para assustar os acionistas da embraer. Não ocorrerá uma estatização. E até parece que não acontece corrupçao na iniciativa privada. E o cara querendo que embraer saia do Brasil. Se sair ai é que eu quero se ****, pois não irei fica torcendo para uma empresa que não tem compromisso com seu país de origem.

RODRIGO

Uma besteira dessas,só poderia ter saído da boca de um …..como o senador Suplicy !!!

CorsarioDF

Já estão de olho gordo nos US$ da Embraer, afinal de contas as eleições já estão aí, e é preciso de dinheiro para a campanha…

Esse país é uma COMÉDIA mesmo!!!

Sds.

Patriota

isso ai é esses comuna querem fazer a embraer falir , eles querem
e mais algum lugar para desviar dinheiro são uns bando de F.D.P

Zero Uno

Patriota…

Acho que tem um partido chamado PMDB que adora cargos não é mesmo? Não são apenas os “comuna” que adoram uma empresa estatal para se pendurar.

O Senador Eduardo Suplicy tem muitos defeitos, concordo. Más desonesto acho que ele não é não… Pelo menos é um “achismo” que tenho. Más de vez em quando suas posições são de doer mesmo.

Aliás, e Graças à Deus, se existe uma coisa que está fora de moda é o tal dos “comunas”.

Ainda bem. Não é mesmo?

Abraços.

Almeida

Ler isso de alguém “estudado” como o Senador João Suplicy me assusta. Mesmo. Re-estatizar a quarta maior empresa aeronáutica do Mundo e a segunda mais bem sucedida comercialmente e financeiramente?!

Por que o Senhor Senador não vai à imprensa pedir para o seu Governo investir nos projetos da Embraer, como o P-99, o C-390 e mais ALX e E-99 para a FAB? Isso gera empregos de alto nível também, além de atrair mais investidores.

Almeida

Mas não! Imagine! Desviar recursos do Bolsa Família para gerar empregos de alto nível! Que absurdo! Melhor dar o peixe do que ter o trabalho de ensinar e ter que pescar, não é mesmo?

Cassio

Boa tarde a todos

É incrivel a capacidade dos políticos brasileiros em falar besteiras.
No mínimo deve haver uns 4000 “cumpanheiros” procurando um cabide para se pendurar.
Este politico medíocre não está preocupado com os trabalhadores da Embraer, isso é pura demagogia.

adelmo

o sr senador é patético(isto para não dizer outra coisa), nem a Marta o quiz.
abraços