Filipinas solicita propostas para o fornecimento de 40 novos caças multifunção

36

O secretário de Defesa, Gilberto Teodoro, explicou aos membros do Congresso que foram solicitadas propostas para o fornecimento de 40 caças multifunção novos, as quais devem incluir um esquema de financiamento que permita pagamentos parcelados ao longo de vários anos.

Embora nenhum modelo específico tenha sido mencionado, o Departamento de Defesa Nacional (DND) e a Força Aérea das Filipinas (PAF) confirmaram anteriormente que tanto a Saab quanto a Lockheed Martin foram selecionadas em um plano anterior para adquirir entre 12 e 14 caças. Espera-se que ambas as empresas estejam na linha de frente com seus modelos JAS 39 Gripen E/F e F-16 Block 70/72 Viper, respectivamente.

Relacionando-se a isso, nossas fontes confirmaram que a Dassault e a Korea Aerospace Industries também fizeram propostas formais de seus caças Rafale e KF-21 Boramae, respectivamente. A KAI já havia feito uma apresentação anterior oferecendo o KF-21 junto com unidades adicionais do FA-50.

KF-21

Enquanto isso, houve confirmações de que a Hindustan Aeronautics Ltd fez uma oferta com seu Tejas Mk 1A, e há indicações de que o Consórcio Eurofighter planeja submeter uma oferta formal com sua última variante do Eurofighter Typhoon.

Sabe-se também que tanto a Saab/Suécia quanto a Lockheed Martin/EUA estão dispostas a fornecer/vender a preços acessíveis variantes usadas e anteriores de seus Gripen e Fighting Falcons para permitir uma transição precoce e, posteriormente, formar multiplicadores de força.

FONTE: @MonteroMax, no X

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Afonso Bebiano

Quantos possíveis concorrentes, hein…
Será que o Irã vai oferecer o Qaher-313?

Ricardo Santos

Em minha opinião Caprica leva com seus colonial Vipers, operando desde a Galáctica.

Ricardo Santos

Agora, falando sério, espero que seja mais uma oportunidade para o Gripen E, mostrar com seu preço acessível e operação barata, fazer a diferença!!

Nunes-Neto

Esse KF-21 é tentador, não é uma Ferrari (F22/F35), mas parece muito com uma, dependendo do preço…. e sabemos que a Coréia é muito capaz de colocar um recheio top nele.

José de Souza

Tipo o Puma ou o Miura!

Joao

Kkk muitos aqui não entenderão!

Marcos Silva

Pensei o mesmo…kkkk

Marcelo

O governo sueco não vai conseguir competir contra a impressora XP do governo americano.

Rosi

“estão dispostas a fornecer/vender a preços acessíveis variantes usadas e anteriores de seus Gripen e Fighting Falcons para”.
Isto é de interesse da FAB , tem Gripen Usados a preço acessível!!

Carlos Campos

preferem F16 usado, vai entender a FAB

Marcos Silva

_____

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Samuel Asafe

O quão furtivo seria esse KF-21? O caça parece um stealth legítimo

Luís Henrique

Não é. Utiliza pontos externos para fixação de armamentos e turbinas de 4a geração, exatamente as mesmas do Super Hornet e Gripen E.
Os sul-coreanos pretendem evoluir este caça para uma versão furtiva no futuro, com uma baia interna de armamentos, não sei se pretendem trocar o motor. Mas até lá tem um longo caminho e este que estão adquirindo e oferecendo é um caça de 4,5 geração como o Gripen E, Rafale, Super Hornet e outros.

Marcos Silva

Esse e o Su-57 são tipo Denorex…

Diego

Na torcida pelo Gripen E.

Rodolfo

Com o historico da Alemanha ter barrado a venda de Guaranis pra Filipinas por questões de direitos humanos, o consorcio Eurofighter só vai perder tempo fazendo uma oferta… vai ficar mesmo entre Gripen E e os americanos com F16 B70… e parece que os americanos ainda poderiam transferir unidades do F16 antigas como parte do negócio enquanto os novos nao chegam.

Iran

Torcerei muito pelo Gripen, mas a chance dos EUA ganhar essa é bem considerável.

Rodolfo

Com a aproximaçao militar cada vez maior e exercícios em conjunto com os americanos no mar da China, fora presença em multiplas bases, fica dificil imaginar que o governo em Manilla se arrisque a comprar um caça que não seja americano.

C G

Off:
Ao longo de uma vida na marinha mercante eu ouvi muitas historias criticando os Filipinos, os colocando como profissionais de segunda categoria e difíceis de lidar, querem saber, são pessoas ótimas, muito trabalhadores, prestativos, gentis e de risada fácil, arrisco a dizer que eles nem são tão diferentes do brasileiro, as vezes retorno em um navio que ja passei e eles me fazer uma festa! Hahahahahahaahaha
Desejo tudo de bom para as Filipinas, espero que eles tenham condições de se defender pq todos sabemos dos interesses inescrupulosos de um certo vizinho!

Rommelqe

Concordo totalmente. Convivi com várias famílias filipinas e tenho o mesmo conceito: pessoas alegres, cultas e proativas.

Rui Mendes

Isso é para o F-16, com os EUA a fazer pressão na China, pelas habituais escaramuças das guardas costeiras Chinesa e Filipina, isso é para os EUA.

Carlos Campos

Mas uma torcida pelo Gripen, achei estranho eles abrirem outra concorrência após uma primeira que teve até escolhido pela Força Aérea não faz entido pra mim

Leandro Costa

Não estaria confundindo com a Tailândia?

Carlos Campos

puts confundi

Gilson

A, bem da verdade, quando um avião americano, perde uma concorrência, sai o avião americano que perdeu e entra todos os componentes americano, do avião americano que perdeu e entra no outro avião que foi o vencedor, com todos os componentes americanos. ( entendestes )?

Marcos Silva

“Sabe-se também que tanto a Saab/Suécia quanto a Lockheed Martin/EUA estão dispostas a fornecer/vender a preços acessíveis variantes usadas e anteriores de seus Gripen e Fighting Falcons”
Bela parceria essa da FAB com a SAAB.
Quando precisamos de Gripens eles negaram…

Leandro Costa

Marcos, se pensar que na época em que sondamos isso, o Gripen E ainda não era uma realidade. Com ele entrando em operação na Força Aérea Sueca ano que vem, e dentro do cronograma Sueco, ao contrário do cronograma Brasileiro, provavelmente células mais antigas de Gripens A/B convertidos para C/D devem ficar disponíveis, já que estarão sendo substituídas pelos Gripen E.

Marcos Silva

Lembro disso Leandro. Porém,quando selecionamos o Gripen a Suécia disse não ter aeronaves pra nos disponibilizar. A despeito de oferecerem o JAS-39 como tampão,acho que na mesma época do Mitage 2000.

Leandro Costa

Sim, porque nós queríamos os Gripen para tampão até que fosse substituído pelo próprio Gripen. O problema é que o nosso cronograma dos Gripens atrasou, e agora precisamos de substituto para os A-1 e acho que até os F-5, o que não era o caso na época.

Ricardo Santos

Naquela época do Miragem 2000, não tinha uma Rússia ameaçando a Europa.

Ricardo Santos

Negativo! A FAB quem não quis! A versão C/D foi oferecida!!

Nunes Neto

Entao , ví no outro post, os colegas falando de onde viriam esses Gripens usados,blablabla… eu só lembrando com meus botões certa oferta de gripens usados para Ucrania…

Marcio

Interessante olhar que isso chega a ser um rearmando das Filipinas. Não acompanhava muito, mas noto que as Filipinas está acelerando e bem seus projetos militares.
Acho que a chance dos americanos é de 60…65%, vai depender da proposta.

Fabio Araujo

Será que o Gripen leva msis essa? Seria muito bom ver o Gripen decolar em vendas, mais grana entrando pata aa empresas brasileiras parceiras da Saab no projeto!

Nativo

Que de tudo certo para o gripen.
Mesmo preferindo o super Hornet, tão criticado por ser feio , quadrado, antiquado, blá, blá, blá era o melhor, testado e aprovado.

Com o desenvolvimento do projetos gripen aprendi a respeita-lo e torcer por ele. Mesmo porque é o que nos temos kkkkkkkk.

Victor

Dado o alinhamento político das Filipinas com os EUA dificilmente outro país tem chance nessa concorrência, ainda mais com as crescentes tensões deste país com a china.