A Saab recebeu um pedido da Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) para apoiar o desenvolvimento futuro do sistema Gripen. O pedido está avaliado em SEK 540 milhões e refere-se a obras durante o ano comercial de 2024

O pedido da FMV é uma extensão do contrato existente e permite o desenvolvimento contínuo do sistema Gripen para as Forças Armadas Suecas e outros usuários do Gripen em todo o mundo. O pedido inclui operação e suporte de aeronaves de teste e equipamentos sofisticados, como plataformas e simuladores, que serão usados quando a Saab desenvolver novas capacidades futuras para o Gripen C/D e o Gripen E, bem como para atualizações de sistemas existentes.

“O Gripen foi projetado para atualizações contínuas para atender às ameaças atuais e futuras. O desenvolvimento contínuo requer simuladores e equipamentos sofisticados que sejam fáceis de operar, de manutenção econômica e de rápida adaptação para novos recursos. Este pedido garante que o Gripen permanecerá na vanguarda por muito tempo”, afirma Lars Tossman, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.

O trabalho será realizado principalmente nas instalações da Saab em Linköping, Gotemburgo, Järfälla e Arboga.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com a missão de ajudar as nações a proteger as suas populações e contribuir para a segurança de pessoas e comunidades. Com 22 mil funcionários qualificados, a Saab desenvolve tecnologia e soluções para um mundo mais seguro, sustentável e justo. A Saab desenvolve, fabrica e mantém sistemas aeronáuticos avançados, armas, sistemas de comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia, mas com operações globais onde a Saab faz parte das capacidades de defesa de muitas nações.

FONTE: Saab

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Diogo de Araujo

Melhor opção disparada para o Brasil. Pequeno, altamente manobrável, monomotor, baixo RCS e aviônicos de última geração, capazes de operar os armametos mais modernos disponíveis no planeta, fora o pod jammer que está na vanguarda do conhecimento. E o principal: baixo custo operacional.

Nilo

Com baixo investimento em pesquisa e lento desenvolvimento do Gripen F, sendo que de nacional só temos o display, o IFF e o Link Br enquanto sem coparticipação a Suécia de forma continua e persistente avança no sucessor do Gripen E, a FAB daqui a vinte anos está repetindo a mesma novela de dependência de tecnologia, visto que em geral os três equipamentos nacionais que cito venham como sempre a não terem recursos necessários para o seu upgrade.

Funcionário da Petrobras

Só falta chegarem por aqui né?

Rafael

Quem opera F-5 por 50 anos sempre pode esperar mais um pouco.
E esse será o futuro do Gripen por aqui, não tenho dúvida…Daqui a uns 20/25 anos virá o Gripen F-39EM/F-39FM, para voar até 2060 ou além disso.
Eu já desisti de ser otimista vendo o roteiro se repetir tantas vezes com o mesmo final.

Last edited 9 dias atrás by Rafael
Vitor Halécio

Eu só sou otimista porque estudo pra ocupar o cargo do MD algum dia.

Jose Pereira

E precisa estudar ?

Heinz

E pode operar em pistas e rodovias, sem precisar de um grande aparato logístico, o que é fundamental no combate moderno, com o advento de drones de maiores alcance e mísseis de cruzeiro cada vez mais mortíferos, que podem atacar suas bases.

Diego Tarses Cardoso

Isso é sinal que a Saab e governo sueco não vão abandonar o Gripen em detrimento de qualquer outra aeronave por agora fazer parte da Otan.

Bom para nós já que não colocamos dinheiro na coisa como gente madura.

Nilo

Faço uma análise em sentido contrário quando vc diz ser bom apesar….
Tomo como exemplo a parceria da MB com os alemães Tupy, com histórico de transferência de tecnologia e com resultado da produção do Tikuna, no final demos um cavalo de pau e estamos hoje em parceria com os franceses.
Bom para a Suécia que mantém de forma consistência a evolução do seu caça nacional, péssimo para a FAB, com baixo investimento cria um distanciamento tecnológico com impacto negativo tendo que reiniciar algo de praxe na MB em seus projetos.

Maurício.

“Isso é sinal que a Saab e governo sueco não vão abandonar o Gripen em detrimento de qualquer outra aeronave por agora fazer parte da Otan.”

Podem até não abandonar, mas o lobby da LM vai ser enorme.

Heinz

Deveríamos condicionar a compra de outro lote de Gripens com a compra Sueca de alguns KC390.
não sei a conta, mais seria interessante mais uns 40 gripens vindo para o Brasil e uns 10 Kc indo para a Suécia.

Vitor Halécio

Suécia nunca iria operar essa quantidade de KC. Acredito que uns 4 ou 5 seriam possíveis.

Cabeça

Iris levar uns 100 anos pra ficar pronto 😂😂😂

Samuel Asafe

Eu já estou começando a admitir a possibilidade de que não passaremos de 72-84 griphens. Mais um lote de 36-48 aeronaves. Não acho que passe disso.