Assinado contrato de modernização dos primeiros Tu-160 da Rússia

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Tu-160

O Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato de 3,4 mil milhões de rublos (cerca de 103 milhões dólares) com a Tupolev Design Bureau e a fábrica de aviões Kazan para atualizar três bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-160 Blackjack nesta sexta-feira.

A data de entrega para o bombardeiro supersônico de geometria variável é 31 de dezembro de 2015, disse a empresa.

O ministério informou no ano passado que pelo menos 10 dos bombardeiros Tu-160 da Força Aérea da Rússia serão modernizados até 2020, e deverão permanecer em serviço até que um bombardeiro estratégico de nova geração, conhecida como PAK-DA, seja desenvolvido.

O Tu-160, que entrou em serviço em 1987 e continua a ser o maior avião supersônico do mundo, é projetado para atingir alvos estratégicos com armas nucleares e convencionais.

FONTE: RIA Novosti(tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

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Clésio Luiz

Interessante notar que as entradas de ar do Tu160 são as tradicionais rampas, como as do A-5, MiG-25, F-14, F-15, Tornado, Concorde, mas viradas 90° para os lados.

Wagner

Bicho enorme ! Aposto que vão atualizar mais que dez…

Soldat

Pergunta:

Ele chega a mesma velocidade do Concorde, perto ou ultrapassa?.

Clésio Luiz

Ambos chegam a Mach 2.

Soyuz

Soldat, Ambos aviões tem velocidades muito parecidas, sendo o Tu-160 pouca coisa mais rápido. Ele desenvolve mach 2.05 ou 2.220 km/h a 12.200 m e o Concorde Mach 2.04 ou 2.179 km/h em uma altitude maior de 18.300 m. Em termos proporcionais algo como 1% mais rápido. Estas comparações numéricas não significam muita coisa na pratica já que são arenas de vôo completamente diferentes. O Concorde é projetado para voar rápido de forma sustentável e na maior altitude possível onde o arrasto é menor. (A cada 4000 metros que você sobre o arrasto cai quase pela metade). Assim o que… Read more »

Jackal975

Linda aeronave, mas bem que os russos podiam aproveitar e mudar essa pintura sem graça.
Tomara que pensem nisso nessa modernização, ficaria legal naquele novo esquema padrão russo, cinza escuro com azul.
Aguardemos.,

ricardo_recife

Belíssima máquina!

Abs,

Ricardo

Clésio Luiz

Complementando o ótimo post do Soyuz, tem um relato de um F-111 no Iraque em 1991, quando foi descoberto num ataque profundo a baixa altitude (sua especialidade) por um MiG-29 que iniciou perseguição. A baixa altitude e pelo quadrante traseiro, mísseis de médio alcance tem seu alcance reduzido para algo em torno de 5 a 10 km. O F-111 acionou o PC e fugiu, com o MiG logo atrás. Como ambos voam a mach 1,2 a baixa altitude, o Fulcrum não conseguiu diminuir a distância. E como 4.500 litros de combustível acabam mais rápido que 17.000, ele logo teve que… Read more »

Justin Case

Amigos, Também em complemento ao post do Soyuz, devemos lembrar que o Coeficiente de Arrasto (Cd) é apenas um dos elementos na equação do arrasto. Este Cd nem sempre se comporta como no exemplo existente no link indicado pelo Soyuz, pois depende de cada perfil aerodinâmico. O componente que mais “pesa” na equação do arrasto sempre será a velocidade. O arrasto cresce com o quadrado da velocidade. Em se mantendo as condições de perfil, área e densidade, em regimes estáveis, um avião sempre terá maior arrasto quando cresce a velocidade. A única situação em que o arrasto decresce é no… Read more »

Soldat

Soyuz e aos colegas do blog..

ótima aula.

Obrigado…

Ozawa

Interessante que o último post do Clésio sobre o “duelo” Mig 29 x EF111-A lembrou-me, na mesma “Tempestade do Deserto”, sobre um “duelo” semelhante, só que dessa vez entre o mesmo EF111-A x Mirage 1, e com uma ajudinha de um F-15A, como retrado nessa dramatização dos célebres “Combates Aéreos”, entre os minutos 1:11 e 9:40:

http://www.youtube.com/watch?v=C6eoX0PvDSc

Ozawa

P.S. Na verdade o “duelo” do Clésio contava com o F-111 (caça-bombardeio) e o outro “duelo” do qual mencionei era sua versão de ataque eletrônico.