Franceses otimistas em relação a um acordo de venda do Rafale na Índia

6

Rafale - foto Cyril Amboise - Sirpa Air via Dassault

Segundo reportagem do jornal indiano “The Hindu” publicada no sábado, 27 de julho, o Ministro da Defesa da França Jean-Yves Le Drian, em visita à Índia, disse no dia anterior que as negociações para a venda do Rafale para os indianos estavam “indo bem”.

O ministro francês disse: “Não estarei anunciando a data de assinatura do contrato. Gostaria que vocês soubessem que as negociações estão indo bem e que eu tenho total confiança. Haverá um acordo-quadro intergovernamental indo-francês para esse contrato, que vai prover todas as garantias necessárias do Estado Francês.” As declarações foram dadas durante uma palestra realizada no Instituto de Estudo de Defesa e Análises, na Índia  Institute for Defence Studies and Analyses – IDSA).

As negociações do programa para a aquisição de 126 caças Rafale, a um valor estimado de Rs. 50,000-crore, está em negociação desde janeiro de 2012, instigando apreensões de que possa ser adiado, especialmente num contexto em que falta menos de um ano para as eleiçoes.

Le Drian disse que projetos dessa magnitude levam tempo para se materializar, mas que o cronograma e o andamento do projeto eram normais, esperando também que a Índia e a França continuariam a trabalhar juntas em outros projetos. Perguntado se a França estava preocupada com os atrasos para assinatura do contrato, o ministro francês afirmou: “Não estou nem um pouco preocupado com os atrasos. A questão é que você deve se ater aos procedimentos indianos.

Rafale em Le Bourget 2013 - foto Dassault

O ministro da Defesa da França disse que, ao selecionar o Rafale meritoriamente quanto à sua qualidade e ao seu preço, a Índia fez a melhor escolha. Ele acrescentou que o Rafale já foi posto à prova no Afeganistão, Líbia, Mali e outros lugares, e que garantiria a segurança da Índia nas próximas décadas, afirmando também que “a França garante a transferência de tecnologia. O avião receberá todas as atualizações que o progresso tecnológico permitir ao longo dos anos. Numerosas empresas indianas vão se beneficiar das compensações (offsets) estabelecidas no contrato.”

FONTE: The Hindu (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Dassault

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jackal975

Mas a imprensa tem uma “bronca” grande com a indústria francesa ou é só impressão minha?
O que tem de “secador” botando olho gordo nesse contrato com a Índia é uma grandeza.
Ao que parece, tudo que é possibilidade para o Rafale, imediatamente sofre o processo de “secação” da imprensa internacional. Tem “torcida” pra tudo (Mig-35, Gripen, F-35, etc.), menos pro Rafale.
Curioso isso.

Vader

Jackal975 disse:
29 de julho de 2013 às 11:59

Pô parceiro, não tem “torcida” pró-Rafale? Acho que o amigo é que chegou recentemente e ainda não viu a rafalechada se ouriçando toda…

Torcida rafalechete é o que não falta, nem aqui, nem muito menos em outros blogs.

Embora a maioria seja mesmo é de torcedor do pingaiada de Garanhuns…

Jackal975

Vader, quis dizer na imprensa internacional, sobre as concorrências em que ele participa…foi assim na India e nos Emirados àrabes, parecia que a galera queria que QUALQUER UM GANHASSE, MENOS O RAFALE rsrsrsrsrs Na verdade, mencionei essa questão da “secação” porque como entusiasta da aviação (leia-se, FANÁTICO, rsrsrs), jamais torço “para um ou para outro”, torço PARA TODOS, porque quanto mais projetos derem certo, mais aeronaves de todos os tipos veremos no ar por um bom tempo. Por isso torço para que sempre existam encomendas tanto do Rafale quanto do Gripen ou do F-18, e também de outros projetos que… Read more »

Vader

Jackal975 disse: 29 de julho de 2013 às 15:10 Jackal, eu de minha parte não tenho nada contra o Rafale como aeronave (embora tenha a Dassault por uma empresa picareta, salafrária e mentirosa), apenas quero ele bem distante da FAB. E se zicar ele em outros países ajuda isso a acontecer, então tô secando também. 🙂 Mas não me engano nem confundo minha vontade com os fatos concretos. Mas quanto ao caça em si, não tenho nada contra. É uma boa aeronave para as necessidades francesas (e também nada além disso…) e eles podem pagar o preço que for por… Read more »