k8 karakorum

Segundo o site El Nacional, nesta sexta-feira, um jato K-8 matrícula 2702 de fabricação chinesa da Força Aérea Venezuelana, caiu durante exercícios militares Base Militar Rafael Urdaneta, localizada no município de São Francisco do estado de Zulia, Venezuela.

O avião era pilotado pela primeira tenente Millenia Bolivar, que conseguiu ejetar, foi transferida para o Hospital Militar em Maracaibo e está fora de perigo. Uma comissão especializada será responsável pela investigação para determinar as causas do acidente.

É o terceiro K-8 Venezuelano que sofre acidente desde que foram adquiridos.

FONTE: Aerofatos

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Para quem quer um caça chinês por aqui…

thomas_dw

quando avioes de treinamento vao caindo neste ritmo, quer dizer que algo esta profundamente errado.

cristiano.gr

Não precisa de comissão especializada nenhuma para identificar a causa do acidente do avião.

É simples, a causa é que o produto é xing ling, talvez até transportado via Paraguai. E a garantia é um chinês ou paraguaio em Ciudad del Este. heheuhehee.

Marcos

Chapolin amarrou bem o país dele. Vão para o fundo do poço.

ricardo_recife

Concordo com thomas_dw.

Acho que a mistura de ideologia em vez da meritocracia (não existe mais Força Aérea Venezuelana, mas sim a Aviação Militar Bolivariana) de um lado e do outro produtos chineses, muitas vezes cópias mal feitas de produtos russos, não é uma boa combinação.

Abs,

Ricardo

Baschera

São treze operadores e mais de 500 aviões produzidos….e até onde eu sei só na Venezuela é que caíram (2010,2012 e 2013)…..

Tem alguma coisa errada aí…..

Sds.

Luis

Incompetência , teu nome é Bolivarianismo!

Clésio Luiz

Repararam no sobrenome da piloto? 🙂 Eu acho que não tem nada errado com a aeronave. Vamos ver se o operador está fazendo o dever de casa. Por exemplo, a FAB perdeu quase 40% da frota de Mirage III. Perdemos um F-5 nos primeiros meses de operação. Nos anos 80 perdemos tantos que precisamos compra aeronaves adicionais. Nossas perdas de Tucano e Xavantes também não foram poucas. Perdas de aeronaves acontecem o tempo todo. Só porque são noticiadas com destaque as perdas dos bolivarianos não significa que o produto chinês é falho. Se o Poder Aéreo começar a noticiar detalhadamente… Read more »

Alfredo Araujo

cristiano.gr disse:
27 de julho de 2013 às 10:29

Q bom q vc chegou a essa conclusão !!!
Podemos falar para os especialistas pararem de investigar né? Já q um comentarista de blog, por puro preconceito, resolveu o mistério sem levantar os glúteos da sua confortável cadeira, posicionada em frente ao seu PC…

Wagner

Eles deveriam ter comprado os Yak 130…

Soyuz

O K-8 não é um exemplo de aeronave necessariamente de qualidade, mas vocês tem certeza de que é o avião que é o responsável pelos acidentes? Amanhã ou depois nós temos acesso ao relatório de investigação e a causa da falha é mecânica. Ainda questiono, tem certeza de que é o projeto do K-8 o responsável? Fatores como a manutenção que a FAV fornece a aeronave? O contrato de suporte existe? Houve desvio de recursos no contrato de sobressalentes? Fatores como a qualidade de instrução? Doutrina de segurança? Número de horas de voo executadas por alunos e instrutores? Nada disto… Read more »

Soldat

Kakaka os Brasileiros pro-Âmis devem ta dando gargalhadas só porque o a avião era chines kakaka….

Mas os Machistas em outros blogs estão dizendo que a culpa é da piloto só porque era femeá kakakak… só rindo mesmo…

Serio ainda bem que pelo menos a piloto conseguiu se Ejeta e sobreviveu.

Baschera

Importante salientar que até agora pouco ou nada de oficial se sabe acerca das investigações com a queda dos dois aparelhos de fabricação chino-paquistanesa anteriores a este acidente na Venezuela. A queda anterior (novembro de 2012) parece ter sido provocada por falha mecânica, visto que o avião estava voando em exibição aérea e a dado momento os dois tripulantes ejetaram. O acidente de ontem, dia 26, ocorreu durante um exercício noturno e pelos relatos o K-8 de matrícula 2702, lotado na Base Aérea Rafael Urdaneta (BARU), o avião saiu da pista durante o procedimento de pouso. Com os fatos acima,… Read more »

Marcos

O problema central de uma eventual aquisição de equipamento russo, chinês, paquistanês é a logística para fornecimento de peças: não existe. Há centenas de equipamentos dentro das FFAA brasileiras, adquiridas por critérios políticos, por acordo comerciais, etc, e vindas de diversos países: Ucrânia, por exemplo. De repente o equipamento pára, chama-se um engenheiro, que pega uma manual escrito em ucraniano, mas como bom profissional e olhando os desenhos do circuito elétrico chega a conclusão que a placa queimou. Anota o código da placa e… Bom, depois de três meses consegue-se descobrir quem é realmente o fabricante que informa que a… Read more »

Nick

Antes de uma condenação do equipamento chinês, é bom averiguar se os padrões de treinamento e manutenção dos Venezuelanos não estão decaindo. Pode ser que a FAV esteja se tornando uma nova Força Aérea Indiana.

[]’s

Marcos

De fato! Pode não ter sido o avião. Pode ter sido a pecinha que vai no avião.

🙂

Marcos

off topic

A respeito do B-747 da USAF que caiu no Afeganistão: pode não ter sido a carga que se soltou. A investigação começa analisar um CB próximo à pista que pode ter provocado um Wind Share ou um Micro Burst.

Requena

Eu duvido que nunca caiu um avião desses na China.
Com certeza caiu e os chinas esconderam o caso.

Vader

Marcos disse: 28 de julho de 2013 às 11:48 Comentário perfeito. Define bem o inferno que seria caso tivéssemos equipamentos de tais procedências. E olha, na boa, mas acredito que em termos de China a coisa ainda é melhorzinha que Rússia/Paquistão, e outros. Isso porque a chinesada quer é vender aos montes, e eles realmente entregam o que vendem, embora com aquela conhecida qualidade… Ao contrário, os russos são um inferno para se negociar. É tudo torto, tudo enviesado, tudo complicado, tudo burocrático, tudo centralizado, tudo passa por algum bureau que tem que molhar a mão de alguém, enfim, um… Read more »

Colombelli

A FAV é um força aéea de fantoche, so pra desfile. Bem coisa de governo bananeiro de quinta categoria. É uma força “inoperante”, resultado da política e do esquerdismo no meio militar.

Que sirva de alerta aos nossos militares, que tem se calado um tanto demais.