Putin quer novo bombardeiro de longo alcance e UAVs

6

A Rússia deve iniciar o desenvolvimento de um avião bombardeiro de longo alcance, disse o presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira, em uma reunião de encomendas de defesa.

“Temos de desenvolver um trabalho sobre o novo bombardeiro PAK-DA para a Aviação de Longo Alcance. Eu sei o quão caro e complexo é isso. Nós falamos sobre isso muitas vezes com ministros e com o chefe do Estado Maior. A tarefa não é fácil do ponto de vista técnico-científico, mas precisamos começar a trabalhar”, disse Putin.

Se o trabalho de desenvolvimento do bombardeiro não for iniciado em breve, a Rússia pode perder o barco, disse Putin.

Um novo míssil de cruzeiro de longo alcance já foi escolhido para essas aeronaves, disse ele, acrescentando que o “nível tático” tem necessidade de modernização profunda.

O presidente também disse que o projeto do sistema de alerta e controle aerotransportado (AWACS) A-100 deverá ser implementado nos próximos cinco anos.

O novo avião AWACS terá a capacidade de detectar e rastrear alvos aéreos e terrestres de longo alcance.

A Rússia opera uma frota mista de 63 velhos Tu-95MS turboélice e apenas 13 bombardeiros Tu-160 a jato. A Rússia também deve desenvolver uma série de veículos aéreos não tripulados (UAV) militares, incluindo tipos de reconhecimento e ataque, disse Putin.

“Precisamos de um programa para aeronaves não tripuladas. Especialistas dizem que esta é a área mais importante do desenvolvimento da aviação”, disse ele. “Precisamos de uma gama de todos os tipos, incluindo aeronaves de ataque automatizado, reconhecimento e outros tipos”, acrescentou Putin.

A Rússia planeja gastar cerca de 400 bilhões de rublos (US$ 13 bilhões) no desenvolvimento de UAV nos próximos oito anos. O apelo de Putin para um novo bombardeiro vem apenas uma semana depois que vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin, que tem a responsabilidade pelo complexo militar-industrial, apareceu para jogar água fria sobre a necessidade de um novo bombardeiro, em observações publicadas no jornal Izvestia.

FONTE: RIA Novosti

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wallace

Mais uma chace para o Brasil participar de um projeto… Que, obviamente, será perdida…

Mauricio R.

E por algum acaso, fomos convidados a participar destes projetos???
Não.

Existem, existiram tratativas entre autoridades brasileiras e russas nesse sentido???
Não.

Foi nos oferecida alguma forma de participação???
Novamente, não.

Então qual é essa hipotética chance, perdida pelo Brasil???
Nenhuma.

Almeida

Desta vez tenho de concordar com o Mauricio R.

Além do que, um bombardeiro estratégico NUNCA fez parte dos planos das nossas Forças Armadas.

Hamadjr

Como se dizia nas antigas like my like but money nóis não have

Tadeu Mendes

A Russia nao precisa de capital brasileiro e jamais iria buscar uma parceria extrangeira para o desenvolvimento de uma plataforma estrategica como essa.

Eles (russos) nao dao ToT. para ninguem.

wallace

Ninguém sabe se o Brasil foi ou não convidado, até porque esse assunto não foi para a imprensa aberta daqui (eu pessoalmente acho que não fomos não), então, é só especulação e falar por falar mesmo… Não quer dizer também que não poderíamos aproveitar a oportunidade para nos oferecermos a participar do projeto (não acho que sempre temos que ficar esperando a boa vontade alheia) E não é favores nem dar ToT, é algo no estilo do que ofereceram à Índia (ah, e ao Brasil, que deixou passar) no caso do PAK FA… Pelo menos eles já nos chamaram para… Read more »