Na semana passada, a Força Aérea Italiana divulgou informe sobre uma nova substituição de aeronaves AM-X operando no Afeganistão.

Entre 9 e 11 de maio, quatro caças do 51° Stormo de Istrana (Treviso), deslocaram-se para  o Teatro de Operações Afegão, com escalas técnicas no Egito e nos Emirados Árabes Unidos e realização de reabastecimento em voo ao largo de Creta.

Na foto acima, as aeronaves são vistas durante a preparação para a decolagem.

O objetivo é a substituição de aeronaves que já atingiram as horas de voo disponíveis, de maneira que estes voltem à Itália para cumprir as manutenções de maior monta (as manutenções de rotina são realizadas no Afeganistão). É a segunda vez que um revezamento desse tipo é realizado, envolvendo os caças AM-X (denominação utilizada pelo informe da Força Aérea Italiana, com “hífen”) em operação sobre o Teatro Afegão, onde cumprem principalmente missões de reconhecimento armado.

O traslado contou com o apoio de aviões de transporte C-130J e de reabastecimento em voo KC-130J. Nesta última foto, os caças já são vistos pousando no Afeganistão.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
martins

Bom dia,

Fiquei com uma dúvida o AM-X é um caça ou um bombardeiro leve?

martins

Valeu pela informação