Tráfico de drogas: mudam as táticas dos aviões provenientes da Bolívia

3

As aeronaves não ficam mais de 1/2 hora no espaço aéreo brasileiro e voam baixo para escapar dos radares

Em Mato Grosso, são 900 quilômetros de fronteira com a Bolívia. É uma imensidão para vigiar. Não basta apenas vigiar os acessos por terra.

Imagens feitas pela Polícia Federal mostram um avião que tinha acabado de sair da Bolívia. Segundo as investigações, o tráfico de cocaína tem sido feito cada vez mais pelo ar em pequenas aeronaves.

“Elas entram até 50 quilômetros no espaço aéreo nacional e não ficam mais que meia hora no Brasil”, conta o delegado da Polícia Federal Éder Magalhães.

A Justiça autorizou a gravação de telefonemas da quadrilha investigada. Em um deles, o piloto, que foi buscar a droga na Bolívia e o traficante baseado no Brasil, acertam os detalhes da entrega.

Piloto: Estamos chegando após o almoço, já pode ficar lá.
Traficante no Brasil: Então está tudo tranquilo. Um abração.
Piloto: Calma, calma, calma! Vamos combinar direito. Só quero saber de você quantas pessoas vão estar lá e em que carro que vão estar.
Traficante no Brasil: Nós vamos estar em três e eu vou estar em uma Corsa prata.
Piloto: Não leva mais que isso, nem troca de carro.
Traficante no Brasil: São três, e os três de boné.

Na maior parte das vezes, o avião nem pousa no Brasil. “Há o arremesso do entorpecente e essa droga é resgatada pelos traficantes do território nacional e armazenada em fazendas”, conta o delegado Éder Magalhães.

A 40 quilômetros da Bolívia, a região é uma base de lançamento dos traficantes. Quer dizer, os aviões vêm do país vizinho transportando a cocaína e lançam nas fazendas da região.

“Tem pequenas fazendas que, metade está na Bolívia, metade está em território brasileiro”, afirma o delegado. “Narcotraficantes de outros estados vêm para a região e acabam adquirindo propriedades”, completa um agente da policia federal.

Para fugir da fiscalização, os aviões do tráfico voam baixo. No início de março, um bimotor caiu depois de bater na copa das árvores. Era tripulado por um brasileiro e um boliviano, que foram presos. Eles levavam 560 quilos de cocaína.

Segundo a polícia, o tráfico dobrou na região. Desde janeiro já foram apreendidas duas toneladas e meia de cocaína. Em 2010, foram cinco toneladas. Em três meses de 2011, o volume de apreensões equivale ao de seis meses de 2010.

“Ao todo, 80% do que é produzido na Bolívia são deslocados para o Brasil, que consome 80% dessa produção”, diz Antônio Ibanez, tenente-coronel da Polícia Militar em Mato Grosso.

A cocaína jogada nas fazendas segue por terra para os grandes centros do país. “As mulas, pessoas contratadas para carregar a droga a pé, por dentro de fazendas”, afirma um agente da Polícia Federal.

Depois, de carro, os traficantes pegam estradas secundárias. Uma das rodovias dá acesso ao país vizinho. A dois quilometros do local, existe um posto de fiscalização, mas os traficantes usam uma estrada vicinal, que dá acesso às fazendas da região para desviar da fiscalização.

A droga é acumulada em caminhões que se dirigem para o Sul e para o Sudeste. Um dos caminhões foi descoberto em Cuiabá, também em março. Em um fundo falso havia quase uma tonelada de pasta base de coca. Refinada, a droga chegaria a dez toneladas.

A policia diz que qualquer cocaína apreendida hoje em Mato Grosso pode ter chegado em um desses aviões. A vigilância do espaço aéreo cabe a Força Aérea Brasileira (FAB), que tem base em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a 400 quilômetros da fronteira. “Até acionar a defesa aérea e chegar aqui, eles já deram meia volta e já estão na Bolívia novamente”, diz o delegado.

A FAB assegura que os aviões não ficam em terra, pousados. Eles patrulham toda a região e em minutos podem abordar um avião suspeito.

“Nós estamos surpreendendo os bandidos narcoraficantes através dessas ações. Se eles imaginam que nós vamos levar duas horas para chegar em determinado ponto, eles estão muito enganados, porque nós já estaremos naquele ponto antes de ele entrar no espaço aéreo brasileiro”, completa um representante da Aeronáutica.

FONTE: Portal MS

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá, São informações contraditorias entre FAB e Policia, eu prefiro acreditar na policia, basta ver o numero absurdo de drogs disponiveis para compra, pode não ser tudo de lá mas uma parte certamente é…. Não seria o caso de montar duas bases operacionais na fronteira com dois ou três ALX somente em cada para esse tipo de intercptação? O custo de duas bases simples é muito menor do que o gasto caudo por essas drogas em centros urbanos do pais? É uma questão de economia, no fim é mais barato operar seis supertucanos em bases improvisadas do que contratar mas… Read more »

Nautilus

A gente pode até acreditar nas duas instituições, no que se refere ao trabalho que empreendem. Mas, infelizmente, a iniciativa sempre será dos traficantes, que estarão sempre um passo ou dois à frente, pois planejam com antecedência.

Giordani RS

Jamais na história Futura deste país haverá um único tiro de destruição. Jamais um governante dará a ordem. Se algum dia alguma nave da FAB derrubar um avião de (narco)traficante, os oficiais serão chamados de assassínos pelos tais defensores dos direitos humanos…político nenhum vai aceitar tal rótulo…

Interessante notar que o mesmo governo que promete combater o trafico é o mesmo que corta a verba para defesa…

Só deus sendo brasileiro mesmo para que não aconteça nada durante a copa do mundo e as olimpíadas(ou serão olim-piadas?)…esses eventos no brasil são um prato cheio para malucos dotados de explosivos…