Embraer Defesa & Segurança e ST Engineering reforçam cooperação na região Ásia-Pacífico e na América do Sul

13

Acordo irá explorar as capacidades de cada empresa no setor de defesa

Singapura, 14 de março de 2024 – A Embraer Defesa & Segurança anunciou hoje um acordo com a ST Engineering para explorar, conjuntamente, alternativas para a futura colaboração na região Ásia-Pacífico em áreas estratégicas, como engenharia, manutenção e suporte com foco na aeronave de transporte multimissão C-390 Millennium. Além disso, ambas as empresas irão cooperar em produtos e serviços, incluindo radares e sistemas terrestres, C4ISTAR, segurança de fronteiras, simulação e metodologias avançadas de produção, que irão apoiar o portfólio de soluções da ST Engineering na América do Sul.

A cooperação parte do Memorando de Entendimento (MoU) assinado em fevereiro, durante o Singapore Airshow 2024, e reforça a presença crescente da Embraer no ecossistema aeroespacial e de defesa por meio de parcerias estratégicas.

“Identificamos fortes sinergias entre as capacidades da ST Engineering em defesa e MRO e a linha completa de soluções integradas da Embraer Defesa & Segurança e, por isso, esperamos promover laços mais sólidos entre as empresas”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 Millennium é o principal produto da Embraer Defesa & Segurança, despertou muito interesse durante o Singapore Airshow e estamos trabalhando para ampliar a nossa base de clientes na região”.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave já foi selecionada por Coreia do Sul, República Tcheca, Áustria, Holanda, Portugal e Brasil.

A atual frota de aeronaves em operação acumulou mais de 11.500 horas de voo, com uma disponibilidade operacional de cerca de 80% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria.

As capacidades de defesa da ST Engineering incluem um amplo leque de soluções, desde a engenharia de aeronaves e atualizações de aviônicos até à concepção e construção de plataformas de mobilidade comprovada em missões, sistemas de combate, munições e embarcações navais. A ST Engineering é centro de serviços autorizado para vários fabricantes e sua atividade aeroespacial de defesa fornece uma gama abrangente de apoio e soluções de manutenção, incluindo a modernização de aeronaves para clientes globais, apoiando plataformas, desde caças de combate a aviões de transporte e de treino, bem como helicópteros.

Siga a Embraer no Twitter: @Embraer

Sobre a ST Engineering

A ST Engineering é um grupo global de tecnologia, defesa e engenharia com uma carteira diversificada de negócios nos segmentos aeroespacial, cidades inteligentes, defesa e segurança pública. O grupo utiliza tecnologia e inovação para solucionar problemas do mundo real, contribuindo para um mundo mais seguro e sustentável. Com sede em Singapura, a ST Engineering tem operações na Ásia, Europa, Oriente Médio e os EUA, servindo a clientes em mais de 100 países. A companhia registrou uma receita de mais de S$ 10 bilhões em 2023 e está entre as maiores empresas cotadas na Bolsa de Valores de Singapura. É uma ação que integra os índices MSCI Singapore, FTSE Straits Times Index e Dow Jones Sustainability Asia Pacific Index.

Sobre a Embraer Defesa & Segurança

Líder na indústria aeroespacial e de defesa na América Latina, a Embraer Defesa & Segurança oferece uma linha completa de soluções integradas, como C4I (Centro de Comando, Controle, Comunicação, Computação e Inteligência), tecnologias de produção de radares de última geração, informações e comunicações avançadas, sistemas integrados de monitoramento e vigilância de fronteiras, além de aeronaves militares e de transporte de autoridades. Com uma presença crescente no mercado global, os produtos da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Oliveira

Há uns 15 anos a ST “apareceu” no Brasil fazendo bastante barulho, com patrocínios nos sites e revistas de Defesa, oferecendo diversos armamentos, propondo parcerias e etc.
Conseguiu vender canhões de 40mm para a Marinha, os quais tiveram desempenho insatisfatório na classe Macaé.
Depois a empresa de Singapura sumiu.
Essa parceria com a Embraer deve ter em vista alguma concorrência em Singapura ou algum país próximo, sem empresa aeronáutica.

Alexandre Galante

Ela modernizou os EE-11 Urutu do EB também.

Rafael Oliveira

Isso eu não lembrava. Obrigado!

Carlos Campos

tem matéria de como ia ser e como ficou?

Underground

“Conseguiu vender canhões de 40mm para a Marinha, os quais tiveram desempenho insatisfatório na classe Macaé.”
😳?
Mas a MB não testou antes da compra?

Fernando "Nunão" De Martini

Que eu saiba fez as avaliações necessárias. Os problemas vieram depois.

Underground

Aprendizado!
Da próxima vez compra equipamento de fornecedor tradicional.
Daí aparece uns e outras querendo equipamento chinês, russo, tcheco….

Rafael Oliveira

Na época, tinha gente que dizia que o canhão não prestava e tinha gente que dizia que ele era muito grande para a classe Macaé, mas que poderia ir para outros navios.
Enfim, isso são os boatos. Não lembro da MB ter esclarecido a situação, muito menos o que fez com os canhões.
Depois, ela comprou canhão Bofors para a classe Macaé.

Fernando EMB

Se não me engano participou também no projeto de modernização do F-5M

Carlos Campos

Espero que isso almente as chances de vendas para Singapura

Joaquim Araujo

Esse acordo com a ST Engineering provavelmente faz parte da proposta da Embraer para a venda do KC-390 para Singapura.

A propósito, alguém tem ideia do que faz o FAB2858 nos estados Unidos, em Alexandria? Já está lá há vários dias!

Rafael Oliveira

Não vi notícia de que Singapura pretende trocar seus C-130 em breve.
Quem precisa trocar um punhado de C-130 em breve é a Malásia, país vizinho.

Equilibrium

Tem um KC-390 (FAB2858) que está em Alexandria nos EUA fazendo uns voos bem estranhos, todos os dias. Estão fazendo algum treinamento?