São José dos Campos-SP, 14 de março de 2024 – A Embraer recebeu a autorização das autoridades aeronáuticas do Brasil (ANAC), Estados Unidos (FAA) e Europa (EASA) para que as aeronaves comerciais E190-E2 e E195-E2 possam voar sob as regras de operação estendida ETOPS-120 (Extended-range Twin-engine Operations Performance Standards), permitindo percorrer rotas que tenham um desvio para um aeroporto alternativo que esteja até 120 minutos da rota de voo.

Esta nova capacidade abre caminho para que os operadores dos jatos E2 voem em percursos diretos e ilimitados sobre a água e outras áreas remotas, economizando tempo e combustível.

A concessão da capacidade ETOPS 120 é uma prova da maturidade do projeto e sistemas da aeronave e é obtida a partir do atingimento de marcos acumulativos que consideram horas de voo da frota em operação. O tempo de aprovação foi impactado pela pandemia que reduziu significativamente as operações dos jatos comerciais ao redor do mundo e consequentemente o acúmulo dessas horas de voo necessárias.

“O ETOPS é uma capacidade adicional importante para o E2, e um facilitador-chave para mais vendas, especialmente na região da Ásia-Pacífico. As companhias aéreas que voam em rotas com tempo de desvio de até 120 minutos agora poderão usar percursos mais diretos, rápidos e com maior eficiência no consumo de combustível, além de terem acesso a mais aeroportos para alternar,” disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “A capacidade ETOPS é mais uma forma de otimização do E2, que já tem a maior eficiência do segmento.”

Mais informações:

ETOPS – O padrão de desempenho para aeronaves bimotoras de alcance estendido considera regras de voo para eventuais condições de voo com um motor inoperante. A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) utiliza a sigla para operação de bimotores no espaço aéreo a mais de uma hora de um aeroporto alternativo na velocidade de cruzeiro com um motor inoperante, sobre água ou terras remotas, ou em rotas anteriormente restritas para aeronaves de três e quatro motores.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Mario José

Eu já sabia..com um avião desses era só questão de tempo. Parabéns

Underground

Me parece que essa extensão de tempo do voo depende mais da confiabilidade do motor que outra coisa.

Fabio Araujo

Importante notícia, vai ajudar a aumentar as vendas!

Abimael

Infelizmente o A220 já dominou esse mercado. Temos que rezar para que a Airbus não invente de entrar no nicho do E175…se fizer isso, é caixão.

Rodolfo

O A220 dominou mas o E2 não ta muito mal, o backlog é de quase 300 aeronaves no final de 2023 o que da quase 9bi de dólares. A Embraer acertou pausar o E2 170-175 e focar nos maiores apenas. Quanto a um concorrente ao E1 170-175 pouco provável que a Airbus queira esse mercado, já ta dominado pelo Embraer e é relativamente muito menor, as vendas não compensariam o custo de desenvolvimento de uma nova plataforma.