A Saab estará presente na Feira Internacional do Ar e do Espaço, FIDAE, que acontece entre os dias 9 e 14 de abril em Santiago, no Chile. A empresa apresentará suas soluções em defesa antiaérea, vigilância, combate terrestre, treinamento e simulação, entre outras

A edição de 2024 da FIDAE representa uma oportunidade valiosa para interação com clientes da região e potenciais novos parceiros, já que a Saab mantém sua expansão contínua na América Latina.

“Na Saab, temos ampla experiência em colaborar com clientes em toda a América Latina. Nosso modelo de negócios gira em torno do desenvolvimento de projetos de cooperação industrial mutuamente benéficos nos países onde operamos, o que tem sido a chave de nosso sucesso. Reconhecemos a necessidade estratégica dos países latino-americanos de aprimorar suas próprias capacidades de defesa”,
comenta Tristan Lecrivain, diretor Regional de Vendas da Saab para países de língua espanhola na América Latina.

Os visitantes poderão encontrar a empresa no estande número E46 e explorar a ampla gama de produtos e soluções da Saab. Entre os destaques estão:

RBS 70 NG (Nova Geração)

Esse sistema de defesa antiaérea de curto alcance apresenta uma mira integrada com as mais recentes tecnologias, incluindo rastreamento automático, capacidade de receber informações de alvos em 3D e uma câmera térmica. O sistema opera com um míssil guiado a laser imune a interferências e com altíssima precisão, atingindo 9km (5.000 m de altitude) contra ameaças aéreas. Ele pode ser usado como MANPAD (portátil) ou integrado a veículos (MSHORAD), oferecendo cobertura 24 horas em qualquer condição climática.

Giraffe 1X

 

Um radar 3D compacto e de alto desempenho com recursos para várias missões de vigilância de curto alcance e defesa aérea baseada em terra. Ele é flexível e se integra facilmente a qualquer plataforma, como unidades móveis, apoiando batalhões de manobra ao fornecer consciência situacional e a capacidade de detectar ameaças como drones e alvos balísticos, mesmo quando está em movimento.

Sistema de Treinamento e Simulação Virtual Indoor (GC IDT)

Uma solução para otimizar as habilidades dos soldados, o GC IDT é um simulador de armas virtuais realista com incrível precisão. Modular e escalável, as várias configurações do GC IDT abrangem uma ampla gama de armamentos, incluindo pequenas armas realistas, armas de apoio e armas antitanque.

Manpack

Um sistema modular e dimensionável de simulação de laser baseado em treinamento de técnicas de combate e tiro. Pode incorporar treinamento urbano, cuidados médicos, treinamento QBRN (químico, biológico, radiológico e nuclear) e treinamento de dispositivos explosivos improvisados.

Bomba de Pequeno Diâmetro Lançada do Solo (GLSDB)

Desenvolvida em parceria pela Saab e Boeing, este equipamento oferece às forças terrestres uma capacidade verdadeiramente móvel para atingir alvos que antes estavam fora de seu alcance. Com um alcance de 150 km, a capacidade de seguir trajetórias não balísticas e o poder de manobra para atingir alvos inalcançáveis por armas convencionais de fogo direto.

Carl-Gustaf® M4

A versão mais recente do canhão sem recuo portátil e multifuncional, que oferece aos usuários uma ampla capacidade operacional e permite que as tropas sejam ágeis e eficazes em qualquer cenário. Ele se baseia nos recursos comprovados das versões anteriores para aumentar a precisão, com uma estrutura mais leve e a compatibilidade com futuros desenvolvimentos tecnológicos.

AT4

A família AT4 é uma linha de armas leves, portáteis e de disparo único, caracterizada pela facilidade de uso e manuseio. Suas principais características incluem uma alta probabilidade de impacto e efeito no alvo, criando grande capacidade de destruição para cada arma disparada.

Gripen

Um conceito único de caça que oferece um equilíbrio perfeito entre excelente desempenho operacional, tecnologia de ponta, eficiência de custos e cooperação industrial, tudo em um único sistema de combate inteligente. Com o Programa Gripen brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

Além dos sistemas acima, a Saab apresentará soluções de Guerra Eletrônica como COMINT veicular/terrestre e sistemas de autoproteção para aeronaves, além do míssil antinavio de longo alcance RBS 15 e soluções navais para embarcações.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Sollo

A presença da SAAB tem um destaque a mais pelo fato de que o Chile baniu Israel de participação na Feira e a Colômbia declarou embargo a equipamentos militares de Israel.

Israel produz alguns equipamentos que são concorrentes diretos de equipamentos da SAAB e esta pode colher bons frutos desta mudança de postura geopolítica por parte de países relevantes da, A. Latina para além de seu objetivo principal que é vender os Gripen para a Colômbia.

Fernando "Nunão" De Martini

“ e a Colômbia declarou embargo a equipamentos militares de Israel” Só para colocar as coisas na sequência cronológica correta: Quem embargou primeiro foi Israel, proibindo que suas empresas exportassem equipamento militar à Colômbia após o presidente colombiano ter mostrado apoio aos palestinos, logo na sequência dos ataques do Hamas, em outubro. Mais recentemente, o governo colombiano decidiu, por sua parte, proibir importação de material militar israelense após o episódio da morte de palestinos em fila de ajuda humanitária. Acredito que isso seja uma forma, na política externa e interna da Colômbia, de se colocar como o lado que teve… Read more »

Santamariense

Decisões puramente ideológicas dos presidentes dos 2 paises latinos. E como ficam os sistemas Elbit/AEL dos A-29 colombianos? E dos chilenos?

Demolidor

A decisão do presidente Israelense também é puramente ideológica, ele não aceitou os comentários do Presidente Colombiano que Israel está comentando genocídio contra os palestinos.

Fernando "Nunão" De Martini

Demolidor,

Os comentários do presidente colombiano que levaram à decisão de embargar exportações, por parte de Israel, foram logo na sequência dos ataques iniciais do Hamas, em 7 de outubro.

Difícil dizer que nesse caso foi uma “decisão puramente ideológica” por parte de um país que acabara de ser atacado pelo Hamas da forma que foi tornada pública pelos próprios causadores da ação terrorista.

Depois, por conta da reação Israelense, com morte de milhares de palestinos, a Colômbia decidiu por sua parte não importar mais equipamentos de Israel.

Demolidor

As ações do Presidente Israelense de embargo também são ideológicas, o presidente de Israel é de extrema direita então todas as ações dele sempre são muito radicais e agressivas principalmente quando ele é criticado.

Mas Israel depende da exportação de armas elas são importantes para a indústria de defesa de Israel, então até por isso eles não tem feito embargos a outros países que criticam ele, e no fim quem saiu perdendo foi Israel a Colômbia vai comprar agora produtos dos EUA e Europa, Israel perdeu o mercado Colombiano de defesa.

Santamariense

“…o presidente de Israel é de extrema direita então todas as ações dele sempre são muito radicais e agressivas principalmente quando ele é criticado….”

Qualquer extrema é ruim e prejudicial. Se você substituir o termo “direita” por “esquerda”, sua frase manterá totalmente o sentido.

Santamariense

Petro se pronunciou antes de Netanyahu, que só colocou o emcwrgo após as declarações do presidente colombiano.

Demolidor

Sim eu sei que o Presidente Colombiano se pronunciou antes, não vejo nada de errado na declaração do Presidente Colombiano as ações de Israel causaram grande número de baixas civis e estão dificultando a entrada de ajuda humanitária levando os civis a passar fome então isso leva sim muitas pessoas a criticar o governo de Israel.

O presidente de Israel é um extremista e normalmente os extremistas não aceitam críticas.

Se Israel tivesse um presidente mais moderado provavelmente este conflito não teria tantas baixas civis e Israel não estaria sofrendo tantas críticas.

Nesse ritmo Israel pode receber punições da ONU.

Last edited 1 mês atrás by Demolidor
Fernando "Nunão" De Martini

“não vejo nada de errado na declaração do Presidente Colombiano as ações de Israel causaram grande número de baixas civis” Demolidor, talvez um detalhe esteja lhe escapando: as primeiras declarações do presidente colombiano foram no dia seguinte do ataque do Hamas, quando milhares de baixas civis do conflito iniciado em outubro (sim, eu sei que a coisa vem de antes, mas estou falando dessa fase atual) eram todas do lado israelense. Ou seja, eram fruto de ações tomadas no dia anterior por iniciativa do Hamas, não de Israel, o que o governo Netanyahu só pode entender (ou verbalizar em suas… Read more »

Demolidor

Sim eu sei que a declaração do Presidente Colombiano foi no dia seguinte ao ataque do Hamas, oque acontece é que a forma como os Israelenses lidam com os Palestinos levam a estas críticas os ataques são sempre desproporcionais, então muitos consideram como se Israel estivesse lentamente durante décadas exterminando os Palestinos e reduzindo pouco a pouco o território Palestino . Por exemplo este caso do ataque do Hamas o presidente de Israel está cometendo o mesmo erro que o Bush fez quando foi atacado pelo Bin Laden e ajudou dificultar a localização do Bin laden, terrorismo é uma tarefa… Read more »

Bernardo

ele “esqueceu” de mencionar essa fato de que a Colômbia sofre embargo militar de Israel desde…. novembro do ano passado, mais ou menos (talvez até um pouco antes).

certamente não foi proposital

Filipe Prestes

A FAB não poderia “emprestar” um Gripen pra SAAB expor? Se eles querem vender pro restante dos países latinos deveriam ir com tudo nessas feiras por aqui.

Jorgemateus77

Essa raciocínio embora óbvio passa longe dessas empresas sem noção: preferem fazer mockups, palestras, banners e estandes do q trazer um Gripen e colocar prra fazer passagem baixa.

Depois acham ruim q o Gripen tá comendo poeira pro Rafale e F-35

Fábio CDC

Nós praticamente sem defesa aérea porque não temos AA nem AAA e a cada ano aposentando + e + F-5M´s e os Senhores desejam que 1 dos poucos Gripens que temos seja enviado, solitariamente, para servir de “amostra”? Mais barato e prático usar os Mock-up´s mesmo, deixa eles aqui trabalhando para nós que pagamos CARÍSSMO por eles.
.
Quero os Gripens NG aqui porque pagamos para isso, não para dar voltinha inútil por ai para tentar fazer vendas que até os gatos da minha rua sabem que NUNCA acontecerão.

Fernando Vieira

Bom, se vender, ainda mais na América do Sul, a Embraer mantém a linha de produção do Gripen aberta por mais tempo, mais empregos, mais divisas… isso por si só já é motivo mais do que suficiente. Você parece estar com medo de “gastar” o avião novo, tudo bem até entendo mas, você vê alguma ameaça aérea ao Brasil no momento que exigiria todos os Gripen que já chegaram de prontidão? Vale lembrar que a aeronave nem está totalmente operacional na FAB ainda, se hoje uma aeronave do GDA precisar interceptar uma ameaça ao território nacional, irá ele, o nosso… Read more »

Marcelo Andrade

É mesmo? Quantos equipamentos de Defesa voce já vendeu?

Jorgemateus77

Ñ sou empresa de Defesa, ñ sei pq está me perguntando isso.
Pergunte pra Saab quantos Gripen E ela já vendeu e quantos a concorrência já vendeu em equivalentes

Augusto

Seguindo nas poucas diferenças visíveis entre o Gripen brasileiro e sueco, observei que atrás da cabine do piloto, acima na fuselagem, há 3 dispositivos metálicos, em formato redondo, provavelmente antenas, dentre as quais a de GPS, como se vê da 2a foto do Gripen.

Tirando o 4100, todos os brasileiros têm 2 desses dispositivos, ao invés dos 3 vistos no modelo sueco.

Rinaldo Nery

Uma delas deve ser do Link 16, que não usaremos.

rosario

sem criar polemica mas, olhando a foto do gripen acima paresse um aviao totalmente diferente do gripen brasileiro, e como comparar um toyota corolla GR basico com um altis hybrid, os 2 sao corolla mas de cadegorias totalmente distintas.

Fernando "Nunão" De Martini

Seria interessante que você desenvolvesse sua tese em detalhes, comparando as versões. Há centenas de fotos disponíveis aqui, se você quiser. Estou curioso pra saber.

rosario

ta vamos la: nao sei se consigo desenvolver uma tese assim tao meticulosa quanto vc sugere que eu faca com fotos e tudo.nao consigo. mas, comecando pelas fotos; jamais iremos ver uma foto de um gripem brasileiro assim tao bem equipado com RBS-15 e misseis ar ar pendurados nas asas, olhando para os lancadores de ponta de asa do gripen em questao ve se uma das principais diferencas entre o gripen brasileiro e o sueco. nao adianta tentar dizer que sao so sensores modulares que se o brasil quiser instala depois que sabemos que jamais veremos isso por aqui.temos que… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Rosario, O equipamento de guerra eletrônica tem diferenças nas carenagens por causa das antenas diferentes, adequadas a cenários com ameaças representadas por bandas de radar também diferentes. Não há inferioridade ou superioridade intrínseca nisso, o sistema de guerra eletrônica (computadores, processadores, memória etc) trabalha integrado a todo o sistema de combate da aeronave, com fusão de dados. Ou seja, como sistema, é o mesmo. Tem outra adequação, não sei se você sabia, mesmo porque ela não é visível numa foto: por causa da diferença de altitude da maior parte dos aeródromos do Brasil em relação à Suécia, e da temperatura… Read more »

Santamariense

Observando a primeira foto do Gripen, podemos observar pouquíssimas diferenças visíveis em relação aos exemplares brasileiros:

  • carenagens dos equipamentos de EW nas pontas das asas, maiores nos exemplares suecos ;
  • mísseis RBS 15 sob as asas, armamento que o Brasil não adquiriu;
  • obviamente, a camuflagem.

Tem algo mais que você percebeu?

Carlos Campos

euipamento EW sueco é superior pois não tem as mesmas antenas que os Brasileiros, a FAB disse que é só sobre o RWS, tenho minhas duvidas, pois as antenas são do Gripen C, isso teve até matéria aqui

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos,
O Gripen E possui várias antenas dedicadas a EW, acho que você está se restringindo às que são posicionadas nas pontas das asas – que são menores no Gripen da FAB porque atendem a bandas de radar de interesse em nossa região. E não são “as mesmas” do Gripen C, o próprio formato da carenagem é diferente.

Santamariense

Sim, sim. Sei bem sobre isso e todas as discussões geradas. Eu apenas listei aquelas diferenças externas visíveis. Internamente, cada um tem a configuração escolhida por cada cliente. E as antenas dos Gripen brasileiros não são iguais às do Gripen C.

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
rosario

isso mesmo.

rosario

bom vc mesmo sitou algumas, e nao e so as carenagens e o que elas escondem. sim os misseis, ja e uma diferenca gigantesca ao meu ver.o aviao em si e o mesmo sim mas os equipamentos alguns como vc sitou e outros como antenas e o que interessa, ao menos pra mim e ve as armas penduradas no bicho. aqui as forcas armadas brasileiras paresse nao ter nenhum interesse em atrair a atencao dos brasileiros comuns.moro em anapolis e visito a BAAN sempre que tem portoes abertos desde 1997 e cada vez menos se ve voos de cacas nestes… Read more »

DanielJr

RBS-15 é um luxo. Seria excelente se a FAB comprasse algumas dúzias deles.

Missões oceano adentro, com 2 deles + tanques externos, seria muito proveitoso.

Ou ainda na configuração que eu acho o gripen mais bonito, que é com 4x RBS-15 pendurados. Deve ser um peso e um arrasto absurdo, mas o bicho fica com cara de brabo, e é uma configuração com ótimo poder de fogo.

Santamariense

Umas duas dúzias de RBS 15 Mk4 seria mais do que perfeito!

Super Tucano

Vai ter Gripen voando na FIDAE? Deveria!