Um avião de transporte militar russo pegou fogo e caiu na região de Ivanovo, a nordeste de Moscou, informou o Ministério da Defesa da Rússia na terça-feira.

Imagens que circularam nas redes sociais mostraram a aeronave IL-76 descendo em direção ao solo com um dos motores em chamas. Outras imagens mostraram uma coluna de fumaça preta subindo do local do acidente.

“Por volta das 13h, horário de Moscou, uma aeronave de transporte militar IL-76 caiu durante a decolagem de um voo programado na região de Ivanovo”, disse o Ministério da Defesa, citado pela agência de notícias estatal TASS.

Oito tripulantes e sete passageiros estariam a bordo da aeronave.

VÍDEO: IL-76 em direção ao solo com um dos motores em chamas

“Segundo relatos do local, a causa do desastre foi um incêndio em um dos motores durante a decolagem da aeronave”, acrescentou o Ministério da Defesa.

Não foi informado se houve vítimas.

A TASS, citando um funcionário anônimo do serviço de emergência, informou que todas as 15 pessoas a bordo do avião teriam morrido.

O acidente ocorre semanas depois de um avião IL-76 que Moscou afirmava transportar 65 prisioneiros de guerra ucranianos ter caído numa região russa na fronteira com a Ucrânia.

A região de Ivanovo está localizada a mais de 700 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

FONTE: Moscow Times

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Sergei fumando novamente? Esses russos não param.

Rafael Coimbra

O Russos fumando e os Ucranianos derrubando os próprios Migs…. cada um mente o que pode….

Zorann

Os ucranianos derrubaram mesmo 1 mig-29 da própria Força Aérea

Nilton L Junior

Derrubaram com um lindo e fofo míssil da URSS.

Fabio Araujo

Perderam dois Mig-29 um no dia 08 abatido por um SU-35 e outro no dia 09 por fogo amigo!

Nilton L Junior

A maior perda é das vidas dos combatentes, imagino o quanto de perigoso é os céus naquela região.

Rodrigo

Mas a força aérea da Ucrânia não tinha sido destruída na primeira semana? Como ainda tem avião voando senos russos destruíram tudo. Mas é bom os SU mostrarem serviços depois de perder uma dezena na semana complica.

Satyricon

Guimba de cigarro…

RSmith

Provavelmente agentes Ucranianos cometeram sabotagem ou mesmo dispararam um SAM portátil próximo da pista… duvido que a Rússia admita essa possibilidade.. imagine o pânico que causaria na população que necessita usar o transporte aéreo local…

Luís Henrique

A distância da região de Ivanovo para a fronteira com a Ucrânia é superior a 1.000 km.
Especular que tem um ucraniano ali com um manpad é uma piada.
Acidentes acontecem com todas as forças aéreas do mundo e as que estão voando mais e possuem mais aeronaves, a frequência é obviamente maior.

Rinaldo Nery

Não foi o 007 porque ele morreu. Talvez a IMF…

Hcosta

Da IMF, só se for a Barbara Bain e o Peter Lupus.
O Peter Graves, Landau, Nimoy, etc… já foram transferidos para outras missões.

O Tom Cruise e companhia são uma imitação muito cara de outros filmes…

Old School

Talvez um agente da Kingsman.

Hcosta

Correndo o risco de estar errado, houve um ataque de drones numa cidade próxima, em Nizhny Novgorod, sendo “próxima” algumas centenas de km’s.

soldado imperial

Tecnologia soviética já não é das melhores quando está nova, imagina quando vira velharia como está aeronave hoje. Some o fato das boas práticas russas de manutenção, e assistência tecnica de primeira…… olha no que resulta!! Infelizmente deve haver vítimas. Lamentável

Luís Henrique

A Rússia possui quase 150 IL-76. A maioria IL-76MD. Foi fechado contrato para que todos sejam modernizados para o padrão IL-76MD-M. A primeira aeronave modernizada voou pela primeira vez em 2016 e foi entregue em 2018 e toda a frota deve passar por esta modernização, estendendo a vida útil para 40 anos. Além desta versão a Rússia possui o novo IL-76MD-90A. Esta aeronave teve a capacidade aumentada de 48T para 60T e é totalmente produzida na Rússia. A primeira foi construída em 2011, voou em 2012 e no mesmo ano foi assinado um contrato para a produção de 39 IL-76MD-90A.… Read more »

Henrique

Fez um textão, meteu a FAB no meio sem razão nenhuma, pra dizer que não foi incompetência da RFA ter um avião de transporte abatido sendo que a Rusisa tem dezenas de baterias anti aéreas area na região pra defender o espaço aéreo dela, implicando que isso se foi um ataque Agora se foi manutenção é sabido que a Russia ta cheia de gente corrupta em toda a estrutura e seria zero surpresa se a falha visse de problemas de corrupção pq alguém não fez o trabalho direto por preguiça (tipo o sujeito não limpou a pista de FOD pq… Read more »

Luís Henrique

Foi uma resposta ao colega soldado imperial. Ele inicia dizendo que tecnologia soviética não presta, complementa indicando que os IL-76 são velharias e conclui dizendo que as manutenções e assistência técnica russa não prestam.
Eu fiz o textão apenas para mostrar que nem todos Il-76 são velhos, pois são produzidos até hoje e para pontuar o tamanho da frota, se fosse tão ruim como ele indica a frota já teria desaparecido, os 150 já teriam caído por problemas semelhantes.

Rodrigo

A ginástica mental para justificar sucata soviética é incrível…parabéns para o soldado russo.

Marcos R

Piorou… Os IL76 novos iam motores CFM ocidentais, com os embargos a manutenção deve estar perfeita.

|Marco

rapaz, aumentar a capacidade de uma aeronave em 25% sem mudar o desenho do avião, alguem sabe de algo…..

O Il-76MD-90A é uma versão altamente atualizada do Il-76MD equipado com motores PS-90A-76 com um consumo de combustível 10% menor, um alcance de voo estendido de até 5.000 km com uma carga útil de 52 toneladas contra 4.000 km com uma carga útil de 47 toneladas do Il-76MD, bem como uma gama expandida de hardware. Durante a modernização, os aviões Il-76MD-M recebem equipamentos integrados ao Ilyushin Il-76MD-90A.
(https://www.cavok.com.br/forca-aeroespacial-da-russia-recebe-aeronaves-il-76md-90a-e-il-76md-m-atualizadas#google_vignette)

Neto

um drone com algum metal denso é capaz de dar esse tipo de problema em um jato?
.
Parece ser um artefato relevante pra guerra.

RPiletti

Um urubu já daria problema…

Henrique

um FOD na pista tb faria a mesma coisa,

no caso do Concord só precisou e um metal pequeno destruir o pneu pra acabar com todo um ramo da aviação

Hcosta

E a coincidência de o voo de teste com as alterações ter ocorrido a 11 de setembro de 2001…

Rodrigo

Sendo avião russo a natureza já resolve isso.

Fabio Araujo

Como foi longe da frente de combate foi um infeliz acidente que causou perdas de vidas. O avião não é nada comparado as vidas perdidas que Deus receba os mortos e conforte os parentes e amigos!

Fabio Araujo

OFF – Um caça Tejas da Índia caiu!
https://twitter.com/TheInsiderPaper/status/1767507684062904448
O avião Tejas da Força Aérea Indiana caiu perto de Jaisalmer, no Rajastão

Fabio Araujo

https://twitter.com/MB_EjectEject/status/1767499878391808240

Hoje, uma aeronave Tejas LCA da Força Aérea Indiana caiu durante uma surtida de treinamento operacional perto de Jaisalmer, Rajasthan. O piloto ejetou com sucesso usando o assento Martin-Baker IN16G. #MartinBaker #EngineeringForLife

GFC_RJ

“O piloto ejetou com sucesso usando o assento Martin-Baker IN16G”.
Ah sei! Aquele que argentino não pode usar.

Rafael Cordeiro

Três (3) motores não deveriam dar conta de manter sustentação até o retorno à base? Imagino que por estar decolando, não havia velocidade e sustentação suficientes para isso, ou ele perdeu os dois (2) motores do lado direito, pois a curva é constante para a direita, como se houvesse empuxo apenas nos motores do lado esquerdo. Por se tratar de uma aeronave de transporte, somente os russos sabem a carga que estava sendo transportada, quanto maior a massa, mais difícil a sustentação. Apenas achismos e divagação.

Rinaldo Nery

Um avião dessa categoria é certificado para voar com três motores. Inclusive na Rússia.

Maurício.

Acho que o problema foi o fogo (pode ter começado por alguma falha de manutenção ou até mesmo por um míssil ucrâniano) uma coisa é um motor parar, outra é um motor pegar fogo, que com certeza vai afetar os comandos da asa, fazendo o piloto perder o controle do avião, aí já era.

Rinaldo Nery

Cuidado com esse “com certeza”. Sabe por onde passam os cabos de comando dos ailerons? Do sistema hidráulico?

Maurício.

Coloca IL-76 cutaway na internet, tu vai ver cada detalhe que quiser, até com numeração, para os civis e militares leigos não se perderem.

Sensato

Dispensa todo mundo no “Cenipa” russo e coloca o distinto com seus diagramas do Google.

EduardoSP

Pois é, Cel. tem muita certeza por aí hoje em dia.
Muita opinião disfarçada de fato.

BK117

Estava pensando nisso também, caro Rafael. Não imagino que perder um motor causaria a queda do avião.

O IL-76 tem comandos hidráulicos? Meu chute é que o fogo (ou o que causou ele) danificou as linhas hidráulicas do avião, prejudicando a manobrabilidade, tipo no United 232. Mas é só um palpite, não quero bancar o CENIPA com um vídeo distante do acidente rsrsrs

Luiz

O motor caiu.
O momento da queda pode ser visto neste vídeo no X :

https://twitter.com/front_ukrainian/status/1767499775186788762

Fabio Araujo

Se o motor caiu pode ter cortado as linhas do sistema hidráulico, mas depois de décadas de acidentes aéreos na aviação mundial foram desenvolvidos sistemas para proteger as linhas dos sistemas hidráulicos, geralmente os aviões tem duas ou mais linhas hidráulicas, e esses sistemas fecham a linha danificada.

Rinaldo Nery

O Airbus tem 3 sistemas hidráulicos.

Jagder

Soltou pecinha.

Zorann

E não vão postar dos dois Mig-29 ucranianos derrubados em 24 horas e que já foram confirmados pela Ucrânia?
Um por um Su-35 Russo e o outro por fogo amigo?

Em apenas 24 horas, a Força Aérea da Ucrânia perdeu dois caças MiG-29 durante combates perto de Pokrovsk, local ocupado pelos russos em Donetsk. Um dos jatos foi abatido por um Su-35 e outro teria sido pela defesa aérea dos próprios ucranianos.”

https://www.cavok.com.br/dois-mig-29-ucranianos-abatidos-um-deles-por-fogo-amigo

Ramon

Depois entra no YouTube no Google para ver como que faz um site de notícias, lá você pode noticiar o que você quiser com total liberdade, pode mostrar o poderoso armata andando pelas ruas de Paris, a tomada de Lisboa, a desmilitarização do galinheiro da dona Ivana na região de Donetsk por ser ponto de encontro de galinhas que eram contra a Nova ordem Mundial, pode postar notícias de quanto vale o real em comparação com o rublo, a demolição da casa Branca e essas coisas que vocês gostam, não tem necessidade de ficar aqui o dia todo postando matéria… Read more »

Zorann

De boas cara, estes dois Mig-29 foram realmente abatidos. Escreveu um textão atoa.

Rodrigo

Nem falaram da dezena de su 34 que caiu… mas vamos ver se temos vídeos e provas.

Ariel Blanco

Boa tarde a todos.
Conforme informação do site Aviation-Safety.net, tratava-se da versão mais antiga do Ilyushin IL-76 MD, com os motores do modelo D-30 ainda da era soviética.

Date:Tuesday 12 March 2024Time:Type:comment image    
Ilyushin Il-76MD
Owner/operator:Russian Air Force
Registration:MSN:Engine model:Soloviev D-30Fatalities:Fatalities: 16 / Occupants: 16
Aircraft damage:DestroyedCategory:AccidentLocation:near Ivanovo Severny Air Base, Ivanovo Oblast -&nbspcomment image   Russia
Phase:Initial climb
Nature:Military
Departure airport:Ivanovo Severny Air Base (UUDI)
Destination airport:Plesetsk Air Base
Confidence Rating:https://cdn.avsafetydata.com/wikibase/CR3.svg Information is only available from news, social media or unofficial sources

Narrative:
A Russian Air Force Il-76 transport aircraft crashed near Ivanovo Severny Air Base.
Video footage of the aircraft after takeoff from Ivanovo Severny Air Base show a fire in engine no. 4. While attempting to return to the air base, the engine separated.
The aircraft subsequently crashed in a wooded area near a cemetary.

A spokesman for the Russian Ministry of Defence stated that there were eight crew members and seven passengers on board. All are presumed dead. Five of the crew members were attached to the 117th Orenburg Military Transport Aviation Regiment. The aircraft was flying from Tver to Plesetsk.

The aircraft was equipped with legacy Soloviev D-30 engines from the Soviet era, as opposed to the newer Aviadvigatel PS-90 engine used on new-build aircraft (Il-76MD-90A).

Abimael

Pela imagem, parece que o fluxo de ar até apagou as chamas, mas o estrago já estava feito.
Independentemente das causas, que imagem triste. A aeronave sendo, em alguma medida, controlada pelos pilotos, mas seguindo lentamente e de forma inexorável para o seu destino fatal.
Não deve ser nada agradável estar em uma posição dessas, se defrontando com a morte iminente.
Que descansem em paz.

Luiz

Já se sabe se tinha algum desafeto do Putim no avião?

Renato de Mello Machado

Eles estão em guerra né? Pior são as coisas que rolam na Boeing atualmente.

Sensato

Sou contra esta guerra e gostaria de ve-la terminada imediatamente mas ainda assim não consigo debochar da queda deste avião na medida em que custou a perda de vidas humanas e causa dor a várias famílias. Não entendo bem esse povo que comemora mortes. Sejam russos ou ucranianos, é lamentável que tanta dor e sofrimento aconteça para que governantes toquem seus jogos de poder.

Angelo

Não foi informado se houve vitimas…se houve???? O avião era pilotado remotamente??? Se não era, com certeza houve vitimas…fatais ou não….É cada uma q escrevem….Drone ucraniano adentrando Moscow????

Elintoor-_

Soltou pecinha…