John Barnett, um ex-funcionário da Boeing conhecido por expor preocupações sobre os padrões de produção da empresa, foi encontrado morto nos Estados Unidos. Barnett, que dedicou 32 anos de sua carreira à Boeing até se aposentar em 2017, havia se tornado uma figura central em uma ação judicial de denúncia contra a companhia. Seu falecimento, confirmado pelo legista do Condado de Charleston à BBC, foi resultado de uma “ferida autoinfligida” em 9 de março, com a polícia atualmente investigando o caso.

Durante seu tempo na Boeing, especialmente enquanto gerente de qualidade na fábrica de North Charleston que produz o 787 Dreamliner, Barnett levantou alarmes sobre práticas de produção questionáveis. Ele alegou que, sob pressão para acelerar a produção, trabalhadores instalavam peças abaixo do padrão nas aeronaves e que sistemas de oxigênio essenciais apresentavam uma taxa de falha alarmante de 25%. Apesar de seus esforços para alertar os gerentes sobre essas questões críticas de segurança, ele sentiu que suas preocupações foram ignoradas.

A Boeing, por sua vez, negou as alegações feitas por Barnett, embora a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) tenha confirmado algumas de suas preocupações em uma revisão de 2017. A investigação da FAA revelou a presença de peças “não conformes” na fábrica, cuja localização era desconhecida, levando a Boeing a ser ordenada a tomar ações corretivas. Além disso, a empresa admitiu ter identificado problemas com cilindros de oxigênio que não funcionavam adequadamente, mas negou que estes tenham sido instalados em qualquer aeronave.

Após se aposentar, Barnett processou a Boeing, acusando-a de difamar seu caráter e prejudicar sua carreira devido às questões de segurança que ele levantou. No momento de sua morte, ele estava em Charleston para participar de entrevistas jurídicas relacionadas ao caso. Sua morte trágica ocorreu após um depoimento formal em que foi interrogado pelos advogados da Boeing, destacando a tensão em torno do caso.

A morte de Barnett surge em um momento de intenso escrutínio sobre os padrões de produção da Boeing e de seu fornecedor chave, a Spirit Aerosystems, especialmente após incidentes recentes que questionaram a segurança de suas aeronaves. Este contexto sublinha a importância das preocupações levantadas por denunciantes como Barnett e os desafios enfrentados por aqueles que buscam expor falhas dentro da indústria aeroespacial.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

Máfias vão máfiar…

Americanos usam muito suicídios com armas, do tipo 3 tiros na nuca…
Os russos usam muito pulo de janela e cházinho batizado…

RenanZ

…Epstein que o diga….

Camargoer.

…Vladimir Herzog…

Rinaldo Nery

Celso Daniel, Toninho do PT…

Fernando "Nunão" De Martini

Camargo e Rinaldo, solicito que voltem ao tema específico da matéria antes que essa bola de neve cresça e os editores precisem intervir.

Este foi um aviso educado para dois veteranos do blog.

Samuel Asafe

Só consigo ver nisso tudo a Boeing colocando em xeque sua credibilidade, e uma Embraer crescendo degrau a degrau; estão nos deixando sonhar.

Willber Rodrigues

Embraer, também.
Mas o que vejo mesmo é a Airbus e a COMAC passando a Boeing pra trás e pegando seu mercado.

Willber Rodrigues

“avião comercial viável”

Igual a Boeing vem fazendo? 🤔🤔🤔

Sensato

Não que eu curta a ideia pelo regime em que são produzidos mas cedo ou tarde farão. Eles são disciplinados, focados e quem não contribui com força para o que o partido determina, some. Não é a forma correta de fazer as coisas mas dá resultados.

Santamariense

Exato. Só muda de país.

Orivaldo

E sempre a janela de um Hospital

Willber Rodrigues

“Ferimento auto-infligido”
Coincidência, é claro…
Todos sabemos que esse tipo de coisa não acontece nos EUA, apenas na Rússia, é claro…

Nilo

Lembra esse tal de “Ferimento auto-infligido”, do estado de saúde em que se encontra Julian Assange.

Willber Rodrigues

O pessoal fala muito ( com razão ) das caneladas da Boeing em sua área de aviação civil.
Mas na sua divisão aeroespacial, a Boeing tambem acumula uma bíblia de erros, estouro de orçamentos e prazos, defeitos, promessas não cumpridas, etc.
Dá pra fazer uma matéria do P.A. sobre isso.

Sensato

Eu acho engraçada essa cabeça de vocês funcionando apenas em 0 e 1. Uns se alegram com os sucessos dos felas capitalistas e outros pelos comunistas. O mundo é cinza, meus caros e coisas assim acontecem nos dois lugares. A diferença é que nos EUA tem alguma chance de dar ruim e na Rússia não mas de que adianta isso pra quem se lascou?

Ivan herrera

Caramba o Putin é fod@ rsssss

Moriah

kkkkk não duvido que o próximo a denunciar coisas da Disney também terá a mão de Putin

André Macedo

Se opor ao governo americano tudo bem, agora se opor aos conglomerados que mandam de facto no país já é demais!!

Clésio Luiz

Embora as teorias da conspiração explodam nessas horas, vale lembrar que os EUA é um país com altos números de casos de suicídio. Se a investigação apontar que ele vinha apresentando sintomas de depressão, esse vai ser mais um caso onde a realidade é bem menos excitante que as teorias.

Mas eu não descartaria que ele tenha sido “suicidado” não. Afinal, o caso recente do Jeffrey Epstein mostra até onde os poderosos estão dispostos a ir para se livrar da cadeia.

fewoz

Claro, sem dúvidas será feita uma investigação super transparente e honesta, afinal os EUA, ao contrário de China e Rússia, são um exemplo incrível de democracia e trasparência: É um país que cuida da sua população mais necessitada, especialmente de moradores de rua. É um país que gasta 800 bilhões com infraestrutura, ao invés de gastar com armas. É um país que ao invés de manter quase 800 bases militares ao redor do mundo, contribui ativamente para a paz mundial, com destaque para sua solução para o fim do conflito de Israel-Gaza. É um país que jamais orquestou dezenas de… Read more »

Leonardo Bastos

Boa…kkkkkkk

Maurício.

Vai ver caiu da escada, mas os EUA é uma democracia, isso nunca aconteceria…Rsrsrs. Enquanto isso, só para variar, na semana passada, mais um Boeing 737 Max saiu da pista, uns dizem que foi um colapso no trem de pouso.

Cerberosph

Ontem um 787 teve problemas técnicos, 50 passageiros feridos, e nada de explicações. Pelo que fragaram um piloto falando aos passageiros parece que ouve um apagão no cockpit, só que isso já era um problema que tinha sido detectado e teve recall já a algum tempo.

Santamariense

Todos países “suicidam” seus desafetos e inimigos. Mas, mesmo assim, prefiro viver numa democracia, apesar dos pesares.

Maurício.

O mesmo acontecendo na Rússia ou China:

“Isso é coisa de ditadura, isso só acontece em países párias onde não existe democracia.”

O mesmo acontecendo nos EUA:

“Veja bem, isso acontece em todos os países, é normal.”

André Macedo

Perfeito.

Santamariense

Cara tu tem um sério problema de te achar o bom moço, o certinho que aponta o dedo para todo mundo. É claro que o governo dos EUA comete crimes, assim como o russo e o chinês, além de todos os outros. Só tem uma diferença: os adversários sistemáticos do governo russo e chinês são mortos exatamente por serem contra o governo. Nos EUA, falam o que quiser do presidente, seja ele quem for. E os críticos continuam vivos. Óbvio que existem abusos e absurdos nos EUA, na Europa, etc. Mas, tu querer comparar a liberdade de expressão, direitos civis… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Sensato

Ou de outras questões.

Maurício.

“Cara tu tem um sério problema de te achar o bom moço, o certinho que aponta o dedo para todo mundo.”

Esse chilique todo é porque eu dei uma zuada na hipocrisia dos EUA? Tu só ficou mordido porque a matéria mostra a hipocrisia dos EUA, o resto é blá, blá, blá e mimimi, típico.
Outra coisa, se tu não gosta dos meus comentários, é simples, é só pular, simples assim.

Jorgemateus77

atingiu o pré-sal

Santamariense

Não entendi…

Zorann

Chazinho do Putin?

Marcos

Agora a BBC e CNN recebem um “incentivo” para falar da “Terrível Ditadura Chinesa” e esse caso vira nota de rodapé.

Sensato

Tanto não que tu tá aqui é tá lendo e escrevendo sobre isso

Kornet

E haja “suicídio” nos EUA, dos que ousam abrir a boca.

Paulo Sollo

“Os Estados Unidos não são um país, os Estados Unidos são negócios”. O Homem da Máfia Cadê a comunidade internacional soltando declarações indignadas e exigido investigações contundentes? As falcatruas da Boeing com sua desonestidade e baixíssimo padrão de qualidade põem em risco milhões de pessoas pelo mundo e o assassinato deste funcionário que conhecia a fundo as trapaças na linha de montagem da Boeing é um ato contundentes por parte da Boeing de afirmação de culpa por seus crimes. Porém creio que este é um excelente no momento para a Embraer pensar em aeronaves maiores. A família 737 é baseada… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Paulo Sollo
Moriah

A ideia por trás da morte dele é que, morre-se um para salvar centenas de milhares de empregos na indústria americana.

Paulo Sollo

Verdade. E isto parte de um consenso entre políticos e empresários.

O grande erro do denunciante foi acreditar que nos eua existe justiça de verdade.

Last edited 1 mês atrás by Paulo Sollo
Allan Lemos

Seria um péssima decisão se a Embraer decidisse fazer uma aventura no mercado de aviões maiores, ela teve sucesso até hoje justamente porque conseguiu achar o seu nicho.

Os custos seriam proibitivos mas independentemente disso, não há como quebrar o oligopólio da Boeing e da Airbus, duvido que o market share que fosse eventualmente tirado dessas duas iria valer o investimento.

O melhor a se fazer é que a Embraer continue se consolidando em seu próprio nicho.

André Sávio Craveiro Bueno

Nicho do 737 e da família A 320 NEO. No ponto em que estamos, considerando tecnologia, qualquer aeronave nova nesse e em qualquer outro segmento precisará apresentar algo novo, uma quebra de paradigma, para poder se sobrepor às rivais. Possivelmente a Embraer não tem cacife para isso. Ainda que ela criasse algo similar em tamanho as atuais famílias 737 e A 320 e com alguma revolução que trouxesse redução de custos nada garantiria o sucesso de vendas uma vez que a economia e política, tanto dos EUA como da Europa, conspirariam contra.

André Sávio Craveiro Bueno

Mas, quem sabe uma joint venture entre Embraer e Boeing e, talvez, a KAI coreana [imaginem qualquer possibilidade] poderia alavancar uma nova família de jatos?

Sensato

Acho difícil que a Boeing queira

Paulo Sollo

O presidente da Embraer declarou recentemente que a empresa tem condições de projetar e construir uma aeronave de maior porte, que não há dificuldades, quanto a isto. Porém ele não gostaria de arriscar isto no momento.
É uma, questão de oportunidade de mercado. Se a Boeing cair, abre-se uma brecha.
A Embraer tem sim cacife e altíssimo nível de confiança por parte do setor aeronáutico mundial.
Suas possibilidades são reais e promissoras.

André Sávio Craveiro Bueno

Paulo, eu não tenho dúvidas sobre a capacidade técnica da Embraer desenvolver uma nova família de jatos. Dois problemas são os custos desse desenvolvimento e a venda. Também creio que a qualidade do produto seria muito boa mas há a questão geopolítica de enfrentar os tubarões americanos e europeus na hora da venda. Eu adoraria ver uma aeronave Embraer do porte desses concorrentes já mencionados.

Sensato

Se a Boeing cair, a Airbus nada de braçada e a Comac vem que nem o Phelps nadando atrás pra pegar o segundo lugar.

migs

Barnett estava atrapalhando a geração de valor para os acionistas da Boeing, os gerentes estavam apenas pensando nas bonificações gordas…

Ozawa

Primeiro e antes de tudo: descanse em paz.

Quanto ao mais, é forçoso reconhecer que é um caso fértil para teorias conspiratórias.

O que se pode afirmar é que essa morte não ajuda uma empresa que, nos últimos 5 anos, já tem muito sangue nas asas …

Aéreo

Além de suicídios, o transito mata muito também nos EUA.
Nos anos 70, Karen Silkwood, trabalhava como técnica química em uma usina de combustível nuclear Kerr-McGee . Silkwood tornou-se um ativista no Sindicato Internacional dos Trabalhadores do Petróleo, Químicos e Atômicos para protestar contra questões de saúde e segurança. Em 1974, ela testemunhou à Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos sobre suas preocupações.
Poucos meses depois, ela morreu num acidente de carro em condições misteriosas a caminho de uma reunião com um repórter do New York Times e um líder sindical nacional. 

Franz A. Neeracher

Existe por sinal um bom filme sobre o tema; “Silkwood” com a Meryl Streep no papel principal.

Carlos Campos

Um país em que mesmo pessoas ricas morrem de forma de estranha, até em lugares que não eram para se suicidarem sempre leva a suspeitas, esse crise da Boeing retirou bilhões dos bolsos dos acionistas e dos Executivos, esse cara deve ter sofrido uma pressão enorme de colegas e chefes, além de outra empresas ligadas à Boeing, ia ser perseguido pelo resto da vida e grandes empresas nunca iam empregar ele por ser um X9, motivo pra ele se matar tem, mas agora tenho minhas suspeitas sobre se foi isso mesmo.

Franz A. Neeracher

A Boeing está planejando comprar a Spirit Aerosystems de volta.

Jorgemateus77

Na Rússia ou passam mal ou o avião é derrubado
Nos EUA a pessoa comete suicídio com 2 tiros na cabeça e 1 no coração, e quem descreditar é conspiracionista e terraplanista, e deve ser ridicularizado

Adiposo do Bitcoin

E ainda “encontram” entre os pertences HDs recheados de imagens comprometedoras de menores pra acabar de enterrar, rusbé.

Abimael

Será que “suicidaram” ele? kkkk

Adiposo do Bitcoin

Nos EUA tem ex-candidata a presidência com três dezenas de amigos que morreram de formas estranhas, mas o importante é o cházinho de plutônio russo.

Leonardo Bastos

E aí, vai rolar sanção internacional…??! 🤔🤔

Rodrigo Maçolla

Á 20,30 anos atrás a Boeing era exemplo de vanguarda e inovação, Mas se tornou tão grande que se acomodou em seus metodos e engenharia, não se modernizando a altura das concorrentes (diga-se Airbus principalmente) É hoje um Case de Administração as avessas, com o projeto do 787 Dreamliner, tentou recuperar o tempo perdido em uma unica tacata; (Diga-se também com a tentativa de comprar a Embraer). Hoje eu teria resceio de voar no Dreamliner, e ter um pesadelo ou pior não acordar mais….

Bispo

Também acredito em duendes, fada do dente, coelhinho da Páscoa.