Akaer vai produzir a fuselagem dianteira da nova aeronave turboélice regional D328eco da Deutsche Aircraft

23

São José dos Campos, 11 de março de 2024 – A Akaer, empresa de Engenharia Aeroespacial e líder em inovação, foi selecionada pela OEM alemã Deutsche Aircraft para fabricar a fuselagem dianteira do D328eco, a aeronave turboélice sustentável de 40 lugares para o mercado da aviação regional. A Akaer será responsável pela fabricação em série da fuselagem dianteira, incluindo industrialização, ferramental, protótipo e estudos relacionados.

Colaboração e compromisso

O acordo da Akaer com a Deutsche Aircraft é uma conquista significativa que fortalece a sua posição na indústria aeroespacial global. Suas capacidades em todos os aspectos, desde atividades de engenharia do projeto até a montagem completa da fuselagem dianteira, foram consideradas diferenciais decisivos pela Deutsche Aircraft. A Akaer é capaz de projetar e fornecer grandes conjuntos estruturais para a indústria aeroespacial em todo o mundo, e agora se torna a primeira empresa brasileira Fornecedora Global Nível 1 (Tier 1).

“O D328eco representa um marco significativo na aviação mundial, com voos mais sustentáveis e eficientes. Para a Akaer, é motivo de orgulho fazer parte deste relevante projeto, desempenhando um papel fundamental na produção da fuselagem dianteira e consolidando nossa posição como uma empresa Tier 1″, afirmou o CEO da Akaer, Cesar Silva.

“O comprometimento e a experiência demonstrados pela Akaer ao longo deste processo foram fundamentais em nossa tomada de decisão. A Akaer é um dos principais players da indústria aeroespacial brasileira, e é por isso que estamos entusiasmados com nossa parceria neste projeto para a fuselagem dianteira, que é um marco no programa D328eco”, enfatizou Dave Jackson, CEO da Deutsche Aircraft.

“Essa colaboração ressalta o reconhecimento da excelência da Akaer, respaldados pelos seus 32 anos de experiência na indústria aeronáutica. O processo de seleção foi meticuloso, onde valorizamos o comprometimento, o foco no cliente e a experiência da Akaer, fatores fundamentais para assegurar este projeto significativo para o programa D328eco”, comentou Maximilan Fahr, Vice-presidente de Supply Chain da Deutsche Aircraft.

Um mercado de aviação em expansão

D328eco

O Brasil possui o 5º maior espaço aéreo global e atualmente está focado na expansão da aviação regional. Muitos investimentos serão realizados para conectar todo território por via aérea, essa colaboração contribuirá para impulsionar as iniciativas brasileiras voltadas ao aprimoramento da experiência e capacidade, tanto na aviação regional quanto na fabricação aeroespacial.

Com a segunda maior frota de aviação geral do mundo, o Brasil possui um potencial significativo para adotar a versátil configuração do D328eco, capaz de atender às diversas demandas nas áreas de aviação executiva, aeromédica e agrícola. Nos últimos 10 anos, a participação de mercado de turboélices no Brasil registrou um crescimento notável, alcançando um aumento de 344%.

A notável versatilidade da configuração multifuncional do D328eco permite sua adaptação para diversas operações, abrangendo transporte de passageiros, missões de resgate, operações militares, combate a incêndios florestais e serviços aeromédicos. Suas características excepcionais de voo e adaptabilidade possibilitam o acesso a destinos com pistas curtas e não pavimentadas, mesmo em condições climáticas desafiadoras.

O D328eco apresenta o menor consumo de combustível e emissões de poluentes do setor. Será totalmente compatível com 100% SAF (Sustainable Aviation Fuel), e outras misturas de combustível, o que significa que a aeronave oferecerá aos clientes máxima flexibilidade no que diz respeito às opções de fornecimento de energia.

A primeira fuselagem dianteira da D328eco tem entrega prevista para o final de 2025 e será produzida no Brasil, inicialmente na unidade da Akaer em São José dos Campos – SP.

Sobre a Akaer

Com 32 anos de atuação, a Akaer acumula mais de 8 milhões de horas de engenharia dedicadas ao desenvolvimento de sistemas e estruturas de aeronaves, participando ativamente em mais de 50 projetos mundialmente reconhecidos.

A empresa tem um longo histórico de cooperação com a Embraer, com atuação nos principais projetos da fabricante brasileira nas últimas décadas – incluindo o cargueiro KC-390.

Também teve importante papel no desenvolvimento dos caças Gripen E para Força Aérea Brasileira, em parceria com a sueca Saab. Recentemente, participou do projeto do caça supersônico Hürjet, lançado pela TAI (Turkish Aerospace Industry) – a aeronave, projetada para treinamentos avançados e ações de ataque leve da Força Aérea Turca, onde realizou seu primeiro voo em abril de 2023.

A Akaer está instalada em São José dos Campos (SP), no Parque de Inovação Tecnológica, e tem escritórios comerciais em Portugal e na Turquia. Recentemente, a empresa anunciou a implantação de sua segunda unidade produtiva no futuro Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador.

Sobre a Deutsche Aircraft

A Deutsche Aircraft é um fabricante alemão de aeronaves construído com base na herança de pioneiros da aviação que continua a impulsionar a indústria do setor com soluções inovadoras. Apoiada por uma equipe altamente qualificada e apaixonada de engenheiros internacionais e especialistas em aviação, a Deutsche Aircraft está desenvolvendo a aeronave regional mais avançada do mercado: o D328eco. Como proprietário do certificado de tipo e provedor de serviços para operadores existentes do D328 (turboélice e jatos) em todo o mundo, a empresa está numa posição única para aumentar a frota existente com esta aeronave de última geração.

A Deutsche Aircraft utiliza as mais recentes tecnologias e melhores práticas para assegurar os mais elevados níveis de confiabilidade, eficiência e sustentabilidade para o D328eco. Como parceira estratégica no desenvolvimento sustentável do transporte aéreo regional, a Deutsche Aircraft colabora com os principais players da indústria para alcançar voos com emissão zero em termos climáticos.

DIVULGAÇÃO: Rossi Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,5

Tem tudo pra se transformar no substituto dos Bandeirantes em suas variadas versões pelo que se vê no vídeo. Parabéns a todos na Akaer por mais esta conquista !!!

Vanguard

O Bandeirante era para 19 passageiros.

Essa aeronave é de outra categoria. Concorrerá na faixa do ATR 42.

Rinaldo Nery

Pode ser, sim, um bom substituto para o C-95 Bandeirante, independente da capacidade de passageiros. Já foi considerado pelo EMAER.

Wilson

Acho o Cessna 408 SkyCourier mais adequado.

Underground

Um ex concorrente do EMB120 Brasília.

Nilo

Os alemães descobriram a Akaer, com o trabalho de engenharia no Tamandaré, uma empresa antes vista como de engenharia de projeto a aparece forte também na produção, “…engenharia do projeto até a montagem completa da fuselagem dianteira…”
Uma lição a aprender pela Engesa, uma empresa com a qual deveria ter se associado.

Vitor Botafogo

faz parte do acordo de Off-Set?

Nilo

Acredito que não, por ser um trabalho de dominio da Akaer e longe do interesse do setor naval da MB. Pura competência da engenharia nacional.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Rafael Oliveira

Mais fácil os alemães terem descoberto a Akaer pelo trabalho dela no Saab Gripen, nos Airbus A380 e A400M e no Boeing 747/8.

Carlos Campos

Eles participaram no A400, mas especificamente na estrutura das asas, os caras cresceram muito na última década, nos E2 também, estão trabalhando em avião ELINT para os Turcos

Luis

Alguém sabe informar se a Embraer tem alguma participação acionária na Akaer?
Sei que a Saab tem 15%, mas achei interessante se a Embraer se aliasse com essa empresa alemã pra disputar com a ATR que pertence a Airbus.

Marcos

A AKAER recomprou todas as ações da SAAB, agora é uma empresa 100% brasileira. A AKAER é gigante, depois da embraer, é a maior empresa de engenharia aeronautica do hemisfério sul.

Palpiteiro

Será que a Boeing Austrália não é maior?

Jadson S. Cabral

A boing Austrália é a boing

Palpiteiro

Parabéns Akaer. Já já estará fazendo seu próprio avião.

Tomcat4,5

Anseio por ver a Akaer desenvolvendo veiculos terrestres tbm, ainda mais após a questão do Cascavel que ela está modernizando. Eles já tem projeto de drone e avião .

Marcelo

Ainda não entendi o porque da Embraer não ter desenvolvido um avião turboélice para dominar essa fatia desse mercado.

Rafael Oliveira

Por que é um mercado pequeno? Já tem concorrentes demais?
Aliás, essa aeronave ainda é um projeto. Vamos ver se realmente será industrializado e terá encomendas.

EduardoSP

Um parque aeronáutico forte não pode depender de apenas uma grande empresa.
Parabéns à Akaer. Que outros pequenos fornecedores cresçam e se integrem ao mercado aeronáutico global.

Rafael Gustavo de Oliveira

Off: estão falando que o esquadrão pacau será reativado em anápolis

Rafael Gustavo de Oliveira

obrigado galante

Fabio Araujo

Que excelente notícia, a Akaer seguindo firme e forte!