No dia 6 de março, as Forças Armadas Suecas estão planejando um exercício conjunto com a Força-Tarefa de Bombardeiros Americanos. As aeronaves – um B-1B Lancer e um B-52 Stratofortress, escoltados pelos suecos JAS 39 Gripen – passarão por grandes partes do espaço aéreo sueco e – se o tempo permitir – será visível, entre outras coisas, no centro de Estocolmo e Uppsala. A passagem estimada pelas cidades é ao meio-dia.

A Suécia lidera o exercício sobre o território sueco. Ele está planejado há muito tempo e é um exercício bilateral entre a Suécia e os EUA. Depois de passar pelo espaço aéreo sueco, os aviões se juntarão ao exercício da OTAN Nordic Response, que faz parte da série de exercícios Stedfast Defender da OTAN.

O fato de a Suécia praticar exercícios com outras nações dentro e fora do território sueco não é novidade, mas tem sido a norma há algum tempo. Durante vários anos, a Suécia praticou repetidamente com outras nações no âmbito de vários acordos de cooperação diferentes. Este exercício é um exemplo de como se protege o espaço aéreo sueco juntamente com os parceiros.

O objetivo do exercício é praticar a defesa da Suécia e a capacidade de operar em conjunto com outras nações, neste caso os Estados Unidos. Gradualmente aumentamos e desenvolvemos nossas habilidades de cooperação, praticando toda a cadeia, desde a ligação até a escolta e o bombardeio com munição real.

FONTE: Forças Armadas da Suécia

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Tem programação para os B52 passarem por aqui?
Brasília?

Allan Lemos

Só no dia que a banda resolver fazer uma turnê.

José de Souza

Idahooooooooooooo

Jagder#44

Private Idahoooooooo

Paulo Sollo

E para que seria isto? Os “heróis mocinhos dos eua” bombardeando brasileiros e salvando o Brasil dos cumunixtas venusianos e transformando o país numa filial da nova United Fruit Company?

Você certamente sentiria um orgulho inenarrável em serví-los de joelhos. Já usa até um pseudônimo para tentar se sentir estadunidense.

Mas felizmente tudo isto sobre comunas venusianos, heróis estadunidenses bombardeando o Brasil e você virando yankee tupiniquim são apenas fantasias irrealizáveis da sua mente.

Last edited 1 mês atrás by Paulo Sollo
Leandro Costa

Quanto veneno, Paulo. Já pensou que o cara só quer ver os aviões porque nunca teve a chance de ver um B-52 ou um B-1?

Paulo Sollo

Não é veneno, é néctar da mais alta qualidade.
E esta sua passassão de pano não colou. É explícita a conotação política do cara ao citar Brasília, onde ele nem mora, assim como também é explícita a idolatria pró gringos.

Leandro Costa

Pô, eu não fico anotando aonde ninguém mora. Ao mesmo tempo não vi nenhuma conotação política, de um lado ou do outro, no post do cara. Acho que está fazendo suposições demais em cima de informações de menos. Tem dúvida sobre o que ele quis dizer? Pergunta ué. É fácil. Eu tive também. Não entendi sob que sentido ele disse aquilo, se era brincadeira ou não, mas para mim simplesmente não era importante o suficiente para eu pedir uma clarificação. Seja lá qual fosse o resultado, não seria interessante para mim. Dificilmente eu conseguiria extrair uma conclusão sobre a personalidade… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Muito bom, Leandro. Eu gostaria de ver os B-52 e B-1, F-15/16/18, Su-35, Mig29/35, TU-95 e TU-160. E Gripen e Viggen, FMA Pucará e Pampa II. No Asas de um Sonho vi Thunderbolt, Spitfire e Corsair. E Me-109. ALém de Mig-19 e 21. O Constellation, ah, o Constellation!!! E muitos outros aviões.

Leandro Costa

Cara, eu não fui no Asas de um Sonho. Um grande arrependimento!

Gostaria de ver todos esses e mais!

André Sávio Craveiro Bueno

Espero que um dia ele ainda volte a abrir!!!

Leandro Costa

Imagina estar nessa base:

comment image

André Sávio Craveiro Bueno

Sem palavras! Rssssssss…

Santamariense

Imagem muito bem feita! Parece quase real!

Leandro Costa

Hahahaha

Treinamento conjunto em 1992 em Barksdale, Louisiana. Outros tempos…

Santamariense

Serio?!?! Não sabia dessa! Ornsei que era uma imagem de AI! 1992…logo após o fim da URSS. Anos antes, isso era impensável…como agora voltou a ser! O mundo, realmente, dá voltas…e se repete!!

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Leandro Costa

Sério mesmo. Após o fim da URSS, tudo passou à ser possível. E detalhe que era em relação à um intercâmbio de oficiais das duas forças motivado por uma idéia do Comandante da USAF na época. Mas infelizmente não foi para a frente.

Santamariense

Valeu, Leandro. A gente lê e procura de tudo nesse universo, mas tem muita coisa que não sabemos e nos surpreendem.

Leandro Costa

Normal. Imagina se a gente nascesse sabendo tudo? Seria um tédio dos infernos hehehehe

Ainda me surpreendo um pouco todo santo dia (infelizmente nem sempre de forma positiva, preciso dizer)

BraZil

Um sonho realmente. Faria piquenique e dormiria em barracas, se preciso…

rommelqe

Ola LEANDRO, tudo bem? Qual base é essa?

rommelqe

Certamente uma maquete, certo?

Leandro Costa

É real. Foi em Barksdale, AFB na Louisiana em 1992. Barksdale era uma base do poderosíssimo SAC, que foi dissolvido após a Guerra Fria e parte das suas unidades e bases foram integradas ao recém criado Air Combat Command. Da mesma forma, B-52’s estiveram visitando uma base na Rússia um pouco antes disso.

Detalhe interessante é que os Tu-95 retornaram à Barksdale em 1994 junto com um IL-78.

Quando eu digo que as relações começaram à azedar quando Putin subiu ao poder, ninguém dá bola, mas é verdade.

Franz A. Neeracher

Oi Leandro

Barksdale continua ativa e é uma das duas bases onde os B-52 estão baseados.

A base agora é operada pelo “Air Force Global Strike Command”.

Leandro Costa

Seria o substituto moderno do SAC, Franz?

Franz A. Neeracher

Exatamente…..é o componente aéreo do USSTRATCOM.

Leandro Costa

Obrigado Franz! Eu achei a dissolução do SAC algo extremamente incrível na época. O SAC era realmente todo poderoso, que no início dos anos 1950 literalmente chegou à abocanhar mais de 50% de todo o orçamento militar dos EUA. Não 50% da USAF, mas de todas as forças juntas. E menos de um ano após a queda da URSS, não existia mais.

Impressionante.

Leandro Costa

E pelo visto, até recentemente havia interesse em se tentar estreitar as relações. Dá uma checada na data dessa matéria:

https://www.af.mil/News/Article-Display/Article/110666/2nd-bomb-wing-delegation-visits-russia/

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu imaginava que o B52 era pouco maior ou quase do mesmo tamanho do TU95 “Bear”…Ambos são máquinas impressionantes, engenharia da década de 50.

Bernardo

acho todos lindos, tenho muita vontade de ver os 52 antigos (de hélice msm), acho muito lindos. principalmente o primeirão (acho que só museu mesmo hj em dia)

Leandro Costa

Bernardo, são lindos sim, mas nunca houve um B-52 com hélices. Pode estar se referindo aos B-50, B-36, B-32, B-29, B-24 ou B-17…

Last edited 1 mês atrás by Leandro Costa
Heinz

Falou o idólatra de Putin. H1pocr1S14

Santamariense

Meu Deus … À que nível chegamos!! Hehehehe

Underground

rs

Bispo

Comunismo como nos jurássicos livros de história não existe mais…nações que adotaram tal “denominação” hoje se dividem em tiranias(Coreia do Norte) , autocracias(Russia/China)…

BraZil

E cleptocracias. Não esqueçamos…

Hertz

EDITADO

Paulo Sollo

EDITADO

Last edited 1 mês atrás by Paulo Sollo
MMerlin

Salvo engano, essa aeronave já passou por solo brasileiro e, “incrivelmente”, sem bombardear ninguém…

Underground
Santamariense

Barbaridade …

Airton

Mordeu a isca

Magaren

Espero que não

Bispo

Legal o “passeio” mais se de fato ocorrer um embate OTAN/Russia … mais provável se ver nos céus , cogumelos…🙃

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

ah… provavelmente a onda de choque não vai te deixar nem virar a cabeça pro céu… vc vai direto para ele, sem carimbar o passaporte com São Pedro.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

você e todos nós, bem dito…

Bruno Vinícius

Presumindo que ele esteja morando em uma das grandes cidades europeias ou americanas né. Aqui no Brasil nem o cogumelo seria visível, quando mais os efeitos destruidores das detonações.

Sergio Cintra

Moderador está ficando difícil! Passou da hora de cortar rusgas por qualquer motivo. Faz-se uma notícia de treinamento e vira uma “guerra” de inutilidades, fugindo ao foco e indo a ataques pessoais. O site tem q cuidar disso e elevar a um melhor padrão e não a situações “rasteiras”. Nota da moderação: O tema é antigo, estamos sempre monitorando os comentários. Dezenas de comentários são bloqueados automaticamente pelo sistema e não são publicados todos os dias. Desde que o novo software foi instalado em março do ano passado, cerca 200 comentaristas com um total de 1300 nomes de usuário diferentes… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Franz A. Neeracher
Marcio Cosentino

Totalmente de acordo com seu pedido.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Esse é o padrão da internet em qualquer site, qualquer blog, qualquer post de rede social. Só muda quando uns pararem de dar corda para os outros, os moderadores pouco podem fazer.

Bigliazzi

Boa noticia, é assim que se faz a Paz… basta dizer ao possivel inimigo que o mesmo será recebido com toda a pompa e circustancia… traduzindo… de modo requintado e de acordo com a etiqueta… refinando a tradução… recebido com uma chuva de munições…

Zé Rato

Apenas dois bombardeiros mundialmente famosos e percurso por grandes centros urbanos?

Parece-me mais uns 90% de passagem de uma mensagem política, para o interior e exterior da Suécia, e só uns 10% de mero exercício militar?