ESPECIAL: Esquadrão 313 – Os tigres com garras de 5ª geração da Força Aérea Real Holandesa

17

O F-35 F-031 faz seu primeiro voo acima da Volkel AB com a cauda de tigre criada especialmente para o aniversário. Todas as imagens são de Joe Campion

Joe Campion visita uma das duas atuais unidades da Força Aérea Real dos Países Baixos/Koninklijke Luchtmacht (RNLAF) equipadas com o Lockheed Martin F-35A, o Esquadrão 313, e conversa com o Comandante, Tenente Coronel Niels “Atilla” Van Hussen, que compartilha como a unidade está se adaptando como uma unidade de F-35A de quinta geração

Por Joe Campion* (reportagem e fotos)

Há mais de uma década, em 2013, os Países Baixos decidiram comprar o Lockheed Martin F-35A Lightning II para substituir sua frota envelhecida de Lockheed Martin F-16AM MLU Fighting Falcons. Essa decisão veio após uma intensa competição de substituição entre o Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Saab Gripen NG, Boeing F/A-18 Super Hornet e o F-16 Block 60. Atualmente, duas unidades da RNLAF operam o F-35A, o Esquadrão 322 localizado na Base Aérea de Leeuwarden (AB), e o Esquadrão 313 na Base Aérea de Volkel.

Originalmente, os Países Baixos encomendaram 37 F-35As por um preço contratado de €4,6 bilhões. Em 2019, uma encomenda de mais nove Lightning IIs foi feita. Esse foi o primeiro indicativo para estabelecer um terceiro esquadrão de F-35s, mas para ter um terceiro esquadrão completo, são necessários 15 jatos. Este orçamento só ficou disponível em 2022, impulsionado pelo aumento do conflito no Leste Europeu e pelos requisitos da OTAN, e a encomenda de mais seis F-35s foi feita, o que fez com que o país aumentasse seu pedido para um total de 52 F-35As a fim de ser capaz de defender o espaço aéreo holandês 24/7 e ter a capacidade de desdobrar permanentemente quatro jatos e o pessoal apropriado. Trinta e cinco caças F-35 haviam sido entregues até o momento da redação deste texto, distribuídos entre as duas unidades operacionais e o destacamento de treinamento nos EUA. Mais 17 estão previstos para serem entregues antes de meados de 2026, a maioria destinada ao Esquadrão 312 em Volkel AB.

Os F-35s da RNLAF são atualmente montados e entregues pela instalação de Montagem Final e Checagem (FACO) da Leonardo na Base Aérea de Cameri, na Itália, os primeiros oito F-35s holandeses foram produzidos na outra fábrica da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas. A Leonardo atua como subcontratada da Lockheed Martin na montagem final de vários F-35s encomendados por países europeus. Em 2006, os governos da Itália e dos Países Baixos fizeram um acordo de que os F-35s da RNLAF seriam montados na Itália, e os Países Baixos realizam a manutenção dos motores dos F-35s italianos.

Comandante do Esquadrão, ‘Atilla’ fica na frente do Tiger Tail especial após sua revelação em 23 de novembro de 2023

Mudanças na Base Aérea de Volkel

Sendo o 313 o primeiro esquadrão de F-35 em Volkel, as mudanças ainda estão em andamento e focadas principalmente na infraestrutura. Por exemplo, o F-35 é muito mais pesado que o F-16, então até os pisos dos hangares tiveram que ser reforçados para suportar o peso da aeronave. Além disso, muitos materiais especiais, incluindo a tinta furtiva, são usados na superfície externa da aeronave, o que exige instalações especiais de extração de ar. O F-35 também tem uma demanda de energia elétrica diferente do F-16, então todas as instalações de energia elétrica tiveram que ser ajustadas, tanto nos Abrigos de Aeronaves Fortificados quanto nos hangares de manutenção.

A maior construção, no entanto, começou em 2019, que foi a das Instalações de Planejamento de Acesso Especial (SAPF), onde todas as informações sensíveis do programa são gerenciadas, as missões são planejadas e os quatro Simuladores de Missão Completa estão localizados.

Em breve, um grande projeto de construção das instalações de Operação de Linha começará, estas são grandes oficinas de fluxo contínuo onde a maior parte da manutenção será realizada e os jatos serão colocados durante a noite. A data prevista para este projeto é 2027 e deverá acomodar 12 F-35s.

Objetivos do Esquadrão

Após um voo de treinamento, o piloto do 313 deixa a aeronave e volta ao esquadrão para conversar com pilotos do esquadrão irmão 312

Os primeiros F-35s destinados ao 313 SQN foram entregues na Base Aérea de Leeuwarden, porque a unidade estava inicialmente incorporada ao 322 SQN para se familiarizar com as operações do F-35. Uma vez que conseguiu gerenciar quatro jatos, F-020, F-023, F-024 e F-025, foi relocado para a Base Aérea de Volkel, celebrando a chegada da primeira aeronave lá em 30 de junho de 2022. Desde então, novos jatos foram entregues diretamente à Volkel AB a partir da FACO de Cameri. Foram recebidos mais nove e aguarda-se mais dois. Os lotes entregues ao 313 SQN são todos LOT 13+ (LOT13, 14 e recentemente 15).

Perguntamos ao atual Comandante do 313 sqn, tenente coronel Niels “Atilla” Van Hussen, quantos pilotos havia na unidade e ele não pôde divulgar o número exato de pilotos de F-35 por questões de segurança operacional, mas pode dizer que tem mais de 20 pilotos qualificados, consistindo em uma boa mistura de instrutores de armas e táticos, líderes de esquadrilha e alas. Atilla também acrescentou “nós temos instrutores treinados para fornecer treinamento realista para os Simuladores de Missão Completa, temos quatro simuladores aqui em Volkel e eles foram incluídos no programa de compra do F-35 e produzidos e instalados pela equipe da Lockheed Martin.” Os pilotos da unidade utilizam os caças de quinta geração em vários conjuntos de missões, incluindo, Offensive Counter Air (OCA), Defensive Counter Air (DCA), Supressão/Destruição de Defesas Aéreas Inimigas (SEAD/DEAD), Interdição Aérea (AI), Apoio Aéreo Aproximado (CAS) e Reconhecimento, Vigilância e Inteligência Não-Tradicionais (NTISR).

Quando perguntamos a Atilla quais são seus objetivos para o futuro próximo da unidade, ele respondeu “Primeiro de tudo, o 313 sqn tem que se tornar um esquadrão totalmente desenvolvido. Isso significa que ainda temos que receber mais alguns F-35s até termos um total de 15 jatos. Posso lhe dizer que o último está planejado para ser entregue no final deste ano.”

“Atilla” continuou “mas mais importante, desde o início tivemos que requalificar todo o nosso pessoal, a maioria vindo do F-16. Isso não diz respeito apenas aos pilotos, mas também ao pessoal de manutenção.” Aparentemente, o treinamento de manutenção atualmente leva mais tempo. Ele continuou “Nosso objetivo é estar treinado de tal forma até o meio do próximo ano, que possamos declarar capacidade operacional plena (FOC) e assumir todas as tarefas do F-16, junto com o 322 SQN no norte.”

Claro, o F-35A traz uma miríade de capacidades como plataforma de armas, mas quando perguntado sobre qual delas mais se destaca para ele, “Atilla” mencionou a capacidade de acessar ambientes de Negação/Acesso de Área (ou A2/AD) A2/AD é uma estratégia militar para controlar o acesso a e dentro de um ambiente operacional. Em uma definição inicial, anti-acesso refere-se àquelas ações e capacidades, geralmente de longo alcance, projetadas para impedir que uma força oponente entre em uma área operacional.

Negação de área refere-se àquelas ações e capacidades, geralmente de curto alcance, projetadas para limitar a liberdade de ação de uma força oponente dentro da área operacional. “Por causa das capacidades furtivas e dos sensores que temos com o F-35, ele é capaz de entrar nessas áreas altamente defendidas, o que nem sempre é possível para aeronaves de 4ª geração, e agora podemos auxiliar nossos parceiros da OTAN com tais perfis de missão, o que é um ótimo sentimento.”

Armamento

Com sua mínima Seção Transversal de Radar, capacidade de armas, sensores e sistemas de software, o F-35 é nada menos que uma plataforma multifunção. O F-35 possui múltiplos sensores: O radar Northrop Grumman AN/APG-81, um sistema padrão de mira eletro-ótica infravermelha (EOTS) sob o nariz e o sistema de alerta AN/AAS-37 com vários sensores espalhados pela aeronave para alertar sobre mísseis guiados por radar e infravermelho que se aproximam.

A arma a bordo é o canhão de tiro rápido GAU-22/A com 181 projéteis carregados. O esquadrão 313 entrega munições de treinamento no campo de tiro ao solo de Vlieland, localizado na ilha de Vlieland, ao longo da costa holandesa. A unidade lança bombas de treinamento guiadas de 500 e 2.000 libras, GBU49 e GBU31, em média, uma vez por ano.

O F-35A tem sete pilones externos. O do meio é apenas adequado para um canhão GAU-22/A externo (adicional). Os dois exteriores são apenas adequados para mísseis ar-ar como o AIM-9X. Bombas e mísseis podem ser pendurados nos outros quatro pilones.

O F-35 da RNLAF em breve também terá acesso a armas mais modernas, como o míssil guiado antirradiação avançado AGM-88E Advanced Anti-Radiation Guided Missile – Extended Range (AARGM-ER), que foram adquiridos com a justificativa de auxiliar o já mencionado perfil de missão A2/AD.

Exercícios

A frota de F-35A foi encomendada em 2013, desde então alcançou a IOC e está perto da FOC com 313. O esquadrão irmão 323, baseado em Leeuwarden, já foi desdobrado com o F-35 na Bulgária para operações de policiamento aéreo do Leste Europeu.

O treinamento frequente com F-16s em Volkel, mas também em outros exercícios como o Desafio Ártico e com países vizinhos, por exemplo, a unidade acabou de retornar do maior exercício multinacional anual da Holanda, o Frisian Flag 23. Esses LFEs são importantes para os pilotos treinarem planejamento, execução e debriefing com outros países da OTAN e não-OTAN. Além disso, a interoperabilidade entre jatos de 4ª e 5ª geração é uma tática, técnica e procedimento (TTP) altamente priorizada.

Falamos com um dos pilotos do 313 que participou do exercício, cujo nome foi retido por razões de segurança “Nós nos integramos com EF2000s, F-16s, F-18s, AH-64s e até NH-90.

Através desses exercícios, aprendemos cada vez mais como multiplicar as forças dos caças de 4ª geração integrando inteligentemente com os ativos de 5ª geração. Isso não leva a um resultado “um mais um é dois”, mas sim “um mais um é três”. Por exemplo, podemos encontrar ameaças e alvos com nossos sistemas de 5ª geração e compartilhar essa informação em tempo real com os outros ativos.

Eles, por sua vez, podem determinar quais ações seguintes são as melhores.” Pedimos ao piloto do 313 para explicar um cenário de LFE no qual ele achava que o F-35 se saiu bem, ele respondeu “O Learjet 36A da AECSkyline, simulando outra plataforma, tinha que lançar panfletos em uma localização altamente conflituosa pré-briefada. Nós, os F-35s, tivemos que realizar SEAD para guiar um caminho claro para o Learjet, depois de suprimirmos a defesa aérea, fornecemos escolta próxima ao Learjet enquanto Eurofighters alemães e F-16 belgas mantinham a ameaça aérea oponente dos jatos vermelhos à distância.”

A unidade constantemente se integra com aeronaves de quarta geração, principalmente porque o 312 ainda opera o F-16 e países vizinhos como Alemanha e Bélgica, que operam plataformas de 4ª geração.
Perguntamos ao “Atilla” quais futuros exercícios a unidade participará, e ele confirmou que o 313 participará de um dos, senão o maior exercício multinacional do mundo, o Red Flag 24, organizado pela USAF na Base Aérea de Nellis em Nevada. O Esquadrão 322 liderará o exercício, mas os pilotos do 313 também participarão.

Treinamento de pilotos de F-35

Ao receber a FOC em 2024 e assumir o controle da frota holandesa de F-16AM na função QRA, o F-35 deve liderar o caminho na defesa aérea holandesa

Falamos com “Atilla” sobre a formação de pilotos holandeses para o F-35, o que inclui novos pilotos de caça e pilotos anteriores de F-16 convertendo para o F-35. Quando perguntado quantos pilotos a RNLAF está treinando por ano, “Atilla” respondeu “Em média, treinaremos cerca de seis novos pilotos estudantes por ano. Devido à transição do F-16 para o F-35, há mais pilotos para converter para o F-35. Portanto, os números mudam quase mensalmente e a quantidade de pilotos passando pela conversão e treinamento inicial varia muito nesses anos.”

Atilla continuou “A conversão para o F-35 segue o mesmo programa que o treinamento inicial de pilotos, mas é mais curto. Isso significa que os pilotos treinam todos os tipos de missão, mas realizam menos voos no F-35 para se qualificarem porque são mais experientes. No final, queremos que cada piloto se familiarize com todas as capacidades da aeronave antes de retornarem aos Países Baixos para treinamento adicional.”

A RNLAF realiza seu treinamento inicial de F-35 no 308º Esquadrão de Caça ‘Emerald Knights’ da USAF na Base Aérea de Luke (AFB) no Arizona, EUA, com oito F-35As da RNLAF baseados lá.
O treinamento para novos pilotos de caça holandeses que recentemente se graduaram no Programa de Treinamento Conjunto de Pilotos de Jato Euro-NATO (ENJJPT) na Base Aérea de Sheppard no Texas e ex-pilotos de F-16 começa com semanas de estudos acadêmicos sobre as tecnicidades do F-35. Basicamente, como o F-35 voa e como todos os sensores funcionam e como um humano pode operá-lo em suas melhores capacidades. Depois disso, os pilotos estudantes iniciam um intenso programa de simulador. Eles aprendem o manuseio básico e como lidar com emergências para conseguir decolar com segurança em sua primeira missão solo no cockpit monoposto.

Uma vez que conhecem os sistemas, são capazes de gerenciar todas as contingências e tiverem suas três primeiras missões básicas de voo, o foco muda para o uso tático do sistema de armas. Esta fase consiste em estudos acadêmicos alternando com voos de simulador e missões reais. Em geral, o currículo é construído de tal forma que as missões se tornam mais complexas a cada vez. Então, eles começam com Manobras Básicas de Caça (BFM) em dupla, depois treinamento em simulador em dupla contra dois adversários em interceptações táticas básicas (TI), indo para treinamento em simulador em quarteto e missões TI reais em quarteto contra quatro ou mais adversários.

Quando confiantes em missões ar-ar (AA) eles começam missões de Ataque Básico à Superfície. Os estudantes aprendem como usar sensores e todas as armas disponíveis ar-superfície em um ambiente não ameaçador. Após esta fase, eles avançam com missões SEAD básicas. Tanto em tempo real, voando sobre faixas reais com ameaças reais, quanto ameaças SBAD (Surface-Based Air Defense) mais complexas. Perguntamos a Atilla por que isso é praticado, ele respondeu “porque precisamos continuar desenvolvendo táticas e procedimentos para contrapor qualquer ameaça lá fora e garantir que podemos acessar até mesmo espaços aéreos negados.”

70 anos do 313

Formado em 1953 na Base Aérea de Volkel, Países Baixos, o Esquadrão 313 tem uma longa história como uma Unidade de Conversão Operacional (OCU). A unidade começou voando com o Lockheed T-33 e, mais tarde, mudou-se para a Base Aérea de Twente para o treinamento com o Northrop NF-5A. Com o F-5A, o 313 tornou-se um esquadrão operacional em 1986. Poucos anos depois, o esquadrão começou a voar com o F-16A/B Fighting Falcon. Foi também o ano em que a unidade se tornou membro da Associação Tiger da OTAN.

Alguns anos mais tarde, o 313 recuperou seu papel de treinamento como um esquadrão de Treinamento de Qualificação Tática (TQT). Recuperando seu status operacional em 2002, utilizando o F-16AM MLU Fighting Falcon, a unidade participou de múltiplos desdobramentos operacionais, tais como: Operação Enduring Freedom e Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão, Operação Unified Protector sobre a Líbia e Operação Inherent Resolve sobre o Iraque e a Síria. Tudo isso enquanto se desdobrava para o flanco leste da Europa para Policiamento Aéreo e tarefas de QRA baseadas em casa.

Em dezembro de 2020, o 313 entrou em hibernação com seus F-16AMs e pilotos sendo enviados para a unidade irmã, o Esquadrão 312, também baseado na Base Aérea de Volkel. O 313 atuou então como esquadrão 3YY em preparação para a primeira chegada do F-35A. Em janeiro de 2021, o 313 foi ressuscitado e várias posições foram criadas, incluindo um comandante de esquadrão, pilotos e pessoal de manutenção. Esses pessoais interagiram com o esquadrão 322 para treinar na Base Aérea de Leeuwarden para a máxima preparação para a primeira chegada do F-35.

Perguntamos a Atilla como a unidade está celebrando seu 70º aniversário, que respondeu: “Para celebrar nosso aniversário de 70 anos, projetamos uma cauda de tigre especial para um de nossos F-35s, cauda ‘F-031’. Claro que ele se destaca assim como a camuflagem de Tigre. As aeronaves pintadas na cauda são uma homenagem aos tipos que a unidade voou ao longo de nossa história.”

Conclusão

O principal função do F-35 é ser um Caça Conjunto. Isso significa que ele pode executar múltiplos papéis, mas agora mais e mais países operam o F-35, especialmente dentro da Europa como substituto para seus caças de 4ª geração. Isso é uma grande vantagem se você considerar a visão da RNLAF de “Lutar Juntos”, exemplificada pelas disciplinas de serviço cruzado e ACE entre a RNLAF e os parceiros da OTAN.

Devido a isso, mais bases serão capazes de lidar com o F-35, isso significa que transportar todo o pesado equipamento de suporte em terra para outra base não é mais necessário porque muitos países têm o mesmo equipamento que uma unidade em desdobramento precisará. Isso se deve ao fato de as nações só poderem comprar equipamentos aprovados e compatíveis com o F-35 dentro do programa, levando a OTAN a ser quase uma grande força de F-35 em escala.

Desde que recebeu seus primeiros jatos em Volkel no último verão, a unidade está bem encaminhada para ser uma unidade totalmente operacional com o F-35A. Com bastante treinamento tanto de pessoal em terra quanto de aviadores, a unidade deverá ser capaz de operar seus 15 jatos em integração com o restante da Força de Defesa dos Países Baixos e nações parceiras em pouco tempo.


*Joe Campion, novo colaborador do Poder Aéreo, é um fotojornalista de aviação do Reino Unido, com experiência de trabalho com muitas forças aéreas em todo o mundo. Voou com uma ampla gama de aeronaves de asa rotativa e fixa de vários países, desde treinadores portugueses até bombardeiros B-1B da USAF. Teve o prazer de escrever reportagens completas para a Força Aérea Italiana durante o ano do seu centenário e para a Força Aérea Real Holandesa. Passou três semanas inteiras em desdobramentos de treinamento no exterior com uma unidade e teve trabalho submetido à Rainha Elizabeth II enquanto trabalhava com a Força Aérea Real

LEIA TAMBÉM:

ESPECIAL: ‘Black Bulls’, o esquadrão holandês que opera o Lockheed C-130 e se prepara para receber o Embraer MC-390

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Funcionário da Petrobras

Já estive na Holanda, chegando de outro pais da Europa de trem e me surpreendi com seu pequeno território.
Mesmo sendo um país neutro, por fazer parte da OTAN, possui um vetor de respeito, tanto em quantidade como qualidade, que muitos países de extensão territorial muito maior não tem.

Last edited 2 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Angus

“país neutro”?
eim?
Talvez esteja confundindo com a Suíça.

Funcionário da Petrobras

Pacífico.
Usei o termo errado.

Hcosta

Estiveram no Iraque, Afeganistão, Mali, etc…

José de Souza

Foram invadidos duas vezes entre 1918 e 1940…

Rui Mendes

Neutro?????
Sendo OTAN, não é neutro.

Justiceiro Hroth-Beorht

Pais membro da OTAN, não pode ter neutralidade! 🤷🤦

Marcos

Nossa que tradução mal feita desse texto. Alguns trechos falta coesão, como se tivessem jogado no Google tradutor. No mais boa reportagem.

Last edited 2 meses atrás by Marcos
Rinaldo Nery

Tenho curiosidade em saber quanto custou toda essa adaptação da infraestrutura…

Underground

Excelente artigo.

Franz A. Neeracher

Somente um adendo:

O 308TH Fighter Squadron, tb faz treinamento para pilotos dinamarqueses e americanos além dos holandeses.

O 62ND Fighter Squadron, faz treinamento para pilotos americanos, italianos e noruegueses.

Além desses 2 esquadrões, a USAF possui outros 5 esquadrões de treinamento do F-35 somente para pilotos americanos.

Provavelmente no futuro pilotos da Alemanha e outros europeus que encomendaram o F-35, tb farão treinamento nos EUA.

Giora Epstein

Parece que a essa altura a Força Aérea Holandesa tem mais jatos de quinta geração que a VKS…rsssss

A propósito a força aérea ucraniana abateu uma segunda aeronave A-50 de alerta aéreo antecipado da VKS

Last edited 2 meses atrás by Giora Epstein
Santamariense

Entre exemplares já entregues e ainda por receber, o total de F-35A da Holanda é de 52 aeronaves.

Bruno Vinícius

Uma frota de 52 F-35 é formidável por si só, mas em um país tão pequeno quanto a Holanda é ainda mais impressionante.

Heinz

Eles tem mais F35 dos que a gente tem de Gripen. Olha o tamanho da Holanda e olhe o nosso, observe que eles poderiam muito bem não adquirir com o argumento de que estão com o guarda chuva americano…. Eu só queria uns 25 F35 na FAB já estava de bom tamanho e uns 120 gripens.

Funcionário da Petrobras

Nem precisaria de tudo isso para me dar como satisfeito, bastasse uns 15 F-35 e 60 Gripen E na FAB.
Seria formidável.

Sérgio Luís

F-35 Natimorto