ESPECIAL: ‘Black Bulls’, o esquadrão holandês que opera o Lockheed C-130 e se prepara para receber o Embraer MC-390

45

Um C-130H do Esquadrão 336, G-275, lidera o caminho acima das nuvens durante uma missão de treinamento tático com dois F-35As e dois F-16AMs

Visitamos o Esquadrão 336 na Base Aérea de Eindhoven da Real Força Aérea dos Países Baixos (RNLAF) para descobrir como planeja fornecer constantemente suporte de combate e se preparar para um novo tipo de aeronave. Os ‘Black Bulls’ (Touros Negros) estão na vanguarda de uma jornada transformadora, transitando do Lockheed Martin C-130H para o Embraer MC-390

Por Joe Campion (reportagem e fotos)

Sustentando a transformação da RNLAF está a visão diretiva do novo Comandante, Tenente-General Steur: “Lutar Hoje à Noite, Lutar Amanhã, Lutar Juntos.” Essa diretiva serve como um guia para a missão e ações dos Black Bulls dentro e fora do teatro.

Ação Recente

A NEO Sudão foi uma missão que a unidade realizou em maio de 2023, que viu um C-130H do 336 ser implantado com fuzileiros navais a bordo para fornecer segurança terrestre enquanto evacuavam o pessoal do país

A unidade atualmente realiza sua missão com quatro Lockheed Martin C-130Hs, dois C-130H-30s, G-273 e G-275, e dois C-130Hs G-781 e G-988. A unidade é composta por 14 pilotos com mais quatro em treinamento no momento da escrita, 18 mestres de carga e 16 engenheiros de voo. Mantendo essas aeronaves o mais atualizadas possível no teatro moderno, várias atualizações foram realizadas ou estão previstas. As atualizações incluem a mudança do modo de Identificação Amigo ou Inimigo (IFF) 4 da aeronave para o IFF modo 5.

Atualmente em andamento está a mudança do rádio anti-jamming Have Quick II da aeronave para o moderno sistema SATURN. A primeira aeronave está planejada para ser atualizada em novembro de 2023. A maioria das atualizações será executada pela manutenção do Esquadrão 336. A unidade também está em processo de atualização de seus sistemas de autoproteção, incluindo um novo recurso conhecido como Indicações de Disparo Hostil (HFI) para permitir a detecção de projéteis inimigos. Além disso, os jammer de radar da aeronave estão sendo atualizados para uma melhor proteção no espectro EW atual, mas o 336 não pode compartilhar mais detalhes no momento da escrita.

A missão do esquadrão é fornecer mobilidade aérea para as forças armadas dos Países Baixos e nações parceiras. A unidade deve ser capaz de se desdobrar sob demanda para fornecer suporte de combate (CS) e suporte de serviço de combate (CSS). Nos últimos anos, a unidade tem sido extremamente ativa. Nos últimos dois anos, o 336 forneceu suporte logístico aéreo de carga para a Europa Oriental. O Esquadrão 336 participou de Operações de Socorro em Desastres (DRO): este ano após os devastadores terremotos na Turquia, fornecendo suporte de evacuação aeromédica; e em 2017 após um furacão atingir Saint Maarten, transportando bens de socorro para a ilha e repatriando pessoas na volta. Além disso, o 336 auxiliou na evacuação de civis de zonas de guerra como Cabul, Afeganistão e Cartum, Sudão. Em 2022, o Esquadrão 336 foi destacado por um período de 6 meses para o Mali para auxiliar a missão MINUSMA das Nações Unidas com transporte aéreo intra-teatro.

Israel

Além das operações diurnas, o 336 pode executar suas disciplinas táticas durante a noite com a utilização de NVGs. Aqui a tripulação está se preparando para lançar CDS sobre o deserto, durante o exercício de treinamento, Desert Bull

O mais recente foi após o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, quando o Esquadrão 336, antecipando uma alta probabilidade de outra possível Operação de Evacuação de Não-Combatentes (NEO), percebeu a importância de uma resposta ágil e rápida. Os oficiais de inteligência do 336 imediatamente começaram a trabalhar coletando as informações e inteligência necessárias para entender a situação caótica em questão. Apenas dois dias depois, na segunda-feira, dia 9, a unidade ativou sua Célula de Planejamento de Missão (MPC).

O objetivo da MPC é produzir inteligência, identificar problemas táticos e encontrar soluções desenvolvendo um Conceito de Operações (CONOPS). Além disso, a MPC é encarregada de fornecer um Quadro Operacional Comum às tripulações aéreas, permitindo que planejem e executem suas missões rapidamente. O objetivo inicial era produzir um CONOPS para vários cenários dentro de um período de 48 horas, focando em potenciais evacuações tanto de Israel quanto do Líbano usando capacidade de transporte aéreo tático. Esse processo visa fornecer várias opções, permitindo que o comando superior tome decisões mais rapidamente. Isso leva à redução do tempo necessário para implantar uma Força-Tarefa Conjunta (JTF) em caso de operações imprevisíveis, como uma NEO. O 336 estava agora pronto para executar missões em Israel e no Líbano em 72 horas. Após uma semana, a Ordem de Operações (OPORD) foi emitida pelo alto comando holandês, dando luz verde para o esquadrão se deslocar para o Chipre com dois C-130.

Uma vez no Chipre, a MPC estava Totalmente Operacional (FOC) após apenas 4 horas. Isso significava que era capaz de se comunicar com as forças da coalizão, usando uma variedade de meios de comunicação secretos, com o alto comando holandês e outras unidades holandesas na região. Além disso, a MPC podia compartilhar inteligência de alto valor e, o mais importante, planejar missões para fornecer uma solução de 80% para o problema tático em questão.

Uma vez que as tripulações se apresentam para o serviço, o Chefe da Célula de Planejamento de Missão (MPCC) fornece um briefing de missão às tripulações, que depois terminam seu planejamento focando nos últimos 20%. Isso permite que as tripulações tenham o máximo de descanso, otimizando o tempo disponível necessário para a execução prolongada da missão. É importante ressaltar que a MPC no Chipre não consistia apenas em pessoal do 336, mas também abrigava outros Especialistas em Matéria (SMEs) que foram designados para a JTF holandesa. O rápido deslocamento para o Chipre é um exemplo que mostra que o Esquadrão 336 está capacitado e pronto para lutar hoje à noite, lutar amanhã e, acima de tudo, lutar juntos!

Futuro do Transporte Aéreo Tático

Concepção do Embraer (M)C-390 nas cores da RNLAF

Alinhando-se com a visão do Gen Steur de “lutar amanhã”, o futuro do 336 reserva mudanças significativas. Envolve olhar mais adiante, potencialmente abraçando novos conceitos doutrinários e táticos, como o Emprego de Combate Ágil (ACE), o método de guerra em evolução da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), e com o C-130H chegando ao fim de sua vida útil (ELOT). Após 45 anos de serviço até agora, o 336 planeja oferecer suas capacidades de transporte aéreo tático, substituindo o C-130H por uma nova plataforma que será designada como Embraer MC-390.

No momento da redação deste texto, o contrato formal ainda não foi assinado, mas pode-se dizer que, nos próximos sete anos, o 336 expandirá para 15 equipes com cinco novos MC-390.
O líder do projeto da equipe de transição do MC-390, Tenente-Coronel Diesel, respondeu assim quando perguntamos por que o MC-390 foi escolhido: “Há muitos aspectos positivos, ainda podemos pousar em pistas de terra pequenas, ainda lançar paraquedistas, e voar taticamente como fazemos agora, mas o MC-390 nos permitirá mover o mesmo volume de carga mais rápido e com um alcance maior.”

Um exemplo dessa eficiência operacional: a carga padrão atual para o Mali de cinco paletes leva em média quatro dias para ser processada no C-130H. Esse tempo será reduzido pela metade para dois dias ao operar o MC-390. Atualmente, o desenvolvimento de fitas de missão para os sistemas de autoproteção do C-130H tem um longo tempo de processamento. A guerra eletromagnética (EW) e a proliferação da tecnologia estão mudando rapidamente, e a oposição (quase) igual pode ultrapassar a unidade se isso continuar. A Elbit fornece laboratórios de reprogramação no país (ICR) que, teoricamente, permitiriam à unidade atualizar suas fitas de missão do MC-390 em um dia.

Depois de se tornar tática, a unidade agora participa do WIC (Weapons School Integration), aqui o G-275 pode ser visto voando acima das nuvens no Espaço Aéreo da Holanda com jatos F-35 e F-16. A unidade trabalha com as unidades de jatos para integração do sistema de armas durante WIC e exercícios de comando

Perguntamos por que deveria ser chamado de ‘MC’ e não C-390 ou KC-390, Diesel respondeu que “não é apenas um avião tanque/transporte, mas é muito mais. A Série de Design de Missão (MDS) de uma aeronave de carga multimissão tem o prefixo ‘MC’, e como este avião é tão versátil em suas capacidades, deve ser designado MC-390. Por exemplo, o radar meteorológico da Leonardo também tem capacidade de mapeamento SAR, e o sensor eletro-óptico (EO) Litening 5 da Rafael permite avaliações de padrões de vida. Além disso, a capacidade existente de evacuação aeromédica será aprimorada com equipamentos sofisticados de cuidados intensivos a bordo. Então, há um aumento significativo nas capacidades sendo adicionado às Forças Armadas dos Países Baixos, tornando esta aeronave um verdadeiro ‘canivete suíço’.”

O foco futuro do esquadrão, sem dúvida, será dominar as capacidades multimissão do MC-390. Isso inclui funções como reabastecimento aéreo tático, tanto buddy-buddy quanto para receptores como helicópteros SOF, avaliação de padrões de vida (POL) de uma área de objetivo e retransmissão de comunicações para forças terrestres SOF. Mais importante, ao empregar o MC-390 como uma aeronave multimissão, a capacidade de fornecer transporte aéreo não é sacrificada quando combinada com outras capacidades, como avaliação POL ou retransmissão de comunicações. A versatilidade do MC-390 posiciona o esquadrão para entregar vários papéis combinados em um único conjunto de missões, contribuindo para sua adaptabilidade e eficácia para implantar transporte aéreo ágil e sob demanda, alinhando-se com o adágio “Lutar hoje à noite”.

A linha do tempo esperada atualmente é a chegada da primeira aeronave (FAA) em 2027, e a entrada em serviço (EIS) seis meses depois, após a instalação do equipamento fornecido pelo governo. Após a entrega do segundo MC-390, os C-130s serão gradualmente retirados.

Em preparação para a chegada, novos simuladores chegarão antes da aeronave. Além disso, a equipe de transição do MC-390 irá ao exterior em 2024 para qualificação e treinamento de instrutores no tipo. Depois disso, esta equipe de transição começará a projetar o novo programa de treinamento de qualificação de missão, com o objetivo de desenvolver procedimentos operacionais táticos e outros blocos de construção para moldar uma organização de treinamento aprovada militarmente.

Esta MC-390 MATO (Military Approved Training Organisation) deve ser capaz de produzir equipes que não só estejam qualificadas para realizar missões de aterragem e lançamento aéreo, tanto à noite quanto em um ambiente visual degradado com ameaças. Além disso, essas equipes também devem desenvolver novas habilidades, como reabastecimento aéreo, proficiência no uso de um conjunto de comunicações complexo e manuseio do sensor EO.

Uma Conversa com o Chefe

O G-988 decolando da base Eindhoven e segue para a zona de lançamento totalmente carregado com suprimentos de carga

Tivemos o prazer de conversar com o oficial comandante recentemente nomeado da unidade, Tenente-Coronel “Mental”, que assumiu o comando no final de setembro. Mental disse: “Como novo comandante dos Black Bulls, eu realmente vejo apenas uma necessidade crescente de unidades operando no domínio TAL (Tactical Airlift). Para sermos capazes de lutar hoje à noite e amanhã, conforme o Tenente-General Steur imagina, precisamos de aeronaves avançadas equipadas com tecnologia moderna, sistemas de autoproteção capazes, que são operados por aviadores altamente treinados e multi-habilitados através de um programa de treinamento de primeira linha. Isso é para atender às demandas constantemente mutáveis do TAL no teatro moderno.” Quando perguntado quais são essas demandas, Mental respondeu: “Podemos precisar nos deslocar para um país que foi atingido por um desastre natural em uma semana, mas na semana seguinte, evacuar pessoal de alto nível de um país sob ataque ou realizar uma missão especial de operações imprevista. Isso requer uma mentalidade dedicada e flexível e, o mais importante, envolve formar uma equipe coesa para alcançar efeitos integrados com nossos parceiros para realizar o trabalho!”

À medida que a palavra incerteza ecoa pelo mundo, é certo que o Esquadrão 336 e seu pessoal visam estar cientes e prontos para qualquer tarefa que recebam, mesmo que isso signifique “lutar hoje à noite”. A unidade está constantemente treinando seu pessoal em múltiplas disciplinas de voo, participando e organizando exercícios multinacionais para sempre interagir com aqueles que mais precisarão de suas capacidades no campo de batalha quando lutarem “juntos”. E, finalmente, permanecendo ágil e atualizando sua plataforma atual enquanto simultaneamente busca e adquire sua substituição para que a unidade esteja pronta para lutar “amanhã”.

Técnico do 336 guia o G-781 até sua vaga de estacionamento depois que ele lançou manpads de sua rampa durante uma missão ao pôr do sol

FOTOS: Joe Campion


*Joe Campion, novo colaborador do Poder Aéreo, é um fotojornalista de aviação do Reino Unido, com experiência de trabalho com muitas forças aéreas em todo o mundo. Voou com uma ampla gama de aeronaves de asa rotativa e fixa de vários países, desde treinadores portugueses até bombardeiros B-1B da USAF. Teve o prazer de escrever reportagens completas para a Força Aérea Italiana durante o ano do seu centenário e para a Força Aérea Real Holandesa. Passou três semanas inteiras em desdobramentos de treinamento no exterior com uma unidade e teve trabalho submetido à Rainha Elizabeth II enquanto trabalhava com a Força Aérea Real

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner Figueiredo

Esse avião é muito lindo !!!

Fabio Araujo

Esse avião é muito capaz, a versatilidade dele impressiona, acertamos em cheio no projeto!

Manuel

Acertamos? Você trabalha na Embraer?

jairo

A FAB acertou em cheio nos requisitos. Tal qual em outros projetos da EDS.

Sds,

Jairo

Fernando EMB

Verdade, mas os requisitos não vieram somente da FAB.

Rinaldo Nery

A FAB melhorou a proposta inicial. Não era boa.

Ozires

Com certeza a proposta inicial não era a melhor, mas foi pensada para ser a de menor custo, dado que a FAB vive com falta de recursos. A intenção foi chamar a atenção da FAB para o projeto. Graças a Deus isso foi atingido e a FAB “abraçou” o projeto e definiu para si que deveria ter então a melhor aeronave, e não a de menor custo. Então estipulou requisitos (o que a FAB faz super bem) que levaram a um projeto muito melhor.

Camargoer.

Oi. Pelo que lembro da história, a FAB tinha um requisito bem antigo para um avião de transporte tático apelidado de C-X… ou era apenas um estudo da Embraer.. não lembro mais. A Embraer pensou em aproveitar as asas e componentes estruturais do Emb195, que resultaria em um avião mais parecido com o C295. que já tinha sido adquirido pela FAB. A decisão (acertada) foi projetar uma aeronave do zero, que atendesse aos requisitos da FAB para substituir o C130. Lembro que uma das etapas do desenvolvimento foi fazer uma maquete em escala real do compartimento de carga para testar… Read more »

Bigliazzi

Foi uma parceria perfeita entre a FAB e a Embraer, esta ultima leu o cenário mundial para consolidar o projeto no sentido de atingir o maior competidor (C-130) com um verdadeiro soco no queixo do avião americano.

Bigliazzi

Lembrando que o projeto não é apenas o avião em si, é todo o seu entorno, que demanda fluxo constante de peças e outros itens em escala mundial. A Embraer é bem boa nisso… pode perguntar para os Holandeses…

Underground

Os holandeses deram uma nova dimensão ao KC390 ao renomearem para MC390.
Mas o que me chamou atenção foi “…tanto buddy-buddy quanto para receptores como helicópteros SOF…”. Ainda aguardamos os testes reais de reabastecimento para helicópteros.

Nilo

Sem dúvidas, caro Under, este projeto holandês para o MC390 deverá despertar grande interesse, os indianos e os sauditas devem estar de olho assim como o resto de mundo para este projeto da Holanda, demos a um navio velho inglês a designação de multimissao, será que a Embraer e FAB não deveria seguir os holandeses.

Matheus

Olá Nilo, qual projeto? Pelo que entendi o avião deles vai ser um “KC” que vai ter os Pods nas asas que poderá ser usado para reabastecimento de helicópteros de SOF.

Nilo

…………..projeto da equipe de transição do MC-390………..

Fernando "Nunão" De Martini

A implantação da aeronave é chamada de projeto, simples assim. Não estão reprojetando o avião.

Nilo

Sim, em nenhum momento aludir ao projeto de implantação como reprojetamento do KC390, mas acredito como disse o Under o projeto de implantação dos holandeses coloca em outro patamar o KC390.

Last edited 3 meses atrás by Nilo
Fernando "Nunão" De Martini

Nilo,
Não são os holandeses que estão colocando o KC-390 em outro patamar, são as capacidades extras e facilidades do KC-390 que colocam a aviação de transporte tática da Holanda em outro patamar, em relação ao que oferece o C-130 que atualmente eles possuem.

Nilo

Rsrsrsr sacada de mestre, ” strike “.

Underground

De fato não há modificações no KC390, mas uma mudanca de designação por entenderem que a aeronave contempla muito mais missões que o termo KC.

Matheus

Talvez seja MC de Multimission Cargo. Daí MC-390.

Renato B.

Vai se chamar MC-390 “Multillenium”

Camargoer.

Riso.. boa …

mil milleniuns são um billenium…

Nonato

E quando os indianos e sauditas tomarão uma decisão?
Os aviões só chegam lá em 2027.
E que nova dimensão estão dando?
Reabastecer outros aviões e helicópteros já estava previsto e não depende da Holanda.

Underground

O radar meteorológico do KC390 também tem capacidade de mapeamento SAR, e o sensor eletro-óptico (EO) permite avaliações de padrões de vida. Além disso, a capacidade existente de evacuação aeromédica será aprimorada com equipamentos sofisticados de cuidados intensivos a bordo. Além do conceito ÁGIL (ACE), a ser empregado. Redução de tempo de transporte, e possibilidade de mais de uma missão em único voo.

Nonato

Isso é algo que já existe.
Não sai os holandeses que criarão.
Eles podem estar dando mais destaque a essas funções.
Quero dizer, quando a Embraer apresentar o KC 390 à Índia e à Arabia Saudita, essas características já estão presentes no avião.

Underground

Um C130 novo pode atender essas características, porém não consegue cumprir na mesma velocidade e mesmo alcance.

Nilo

Ainda permanece a questão a nomeclatura não deveria sofrer alteração de C-390 para Multimissão, designado MC-390.
Considerando o que abaixo cita Nunão, é a mesma aeronave: “enfatizar a característica multimissão da aeronave”, se fizemos isso com um navio de segunda mão?

Last edited 3 meses atrás by Nilo
JPTapi7

Se é a mesma aeronave, mesma versão, não deveria sofrer alterações na nomenclatura. Tem casos de versões para exportação receberem nomenclatura distinta, mas não parece ser o caso. Pode evidenciar a evolução do usos da aeronave e que justifique a mudança da nomenclatura, mas teria que ser adotado para todas as aeronaves em diante.

Fernando "Nunão" De Martini

Os Holandeses podem chamar do que quiserem, esse é o meu ponto.

Na verdade, estou achando essa discussão toda sem sentido, por ter nascido, ao meu ver, de um erro de interpretação de texto por parte de um comentarista, gerando uma bola de neve de mais interpretações equivocadas.

Last edited 2 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Gus

Excelente matéria. O depoimento do militar só reforça ainda mais as qualidades da aeronave. Mande um beijinho no ombro para a Austrália rs…

Matheus

Avião fantástico. Vida longa ao 390!

Um Simples Brasileiro

Pelo visto, o logotipo do patch de braço vai ter que mudar…

Jorge Augusto

KctãoHub

Adiposo do Bitcoin

Esse patch me é familiar… hue

Angelo

Joe , seja muito bem vindo a família trilogia, estamos no início do ano mas ouso dizer que essa pode entrar na lista das melhores matérias do ano pela riqueza de detalhes e informações adicionais que geralmente a gente não vê em outros depoimentos, parece que responderam a entrevista com muito entusiasmo, parabéns. Gostei do detalhe de aprimorar ainda mais o modo de evacuação aero médica e a questão do cadastro e atualizações do sistema de guerra eletrônica que dificilmente se vê alguém comentar e ainda por cima com tanto entusiasmo. Parabéns!

Last edited 3 meses atrás by Angelo
Angelo

Sei que é muito pouco provável pela parceria que os israelenses têm com os americanos, mas eu particularmente acho que se o c390 fosse utilizado pela força aérea de Israel as empresas israelenses iriam fazer a festa , pois o c390 tem uma arquitetura moderna, digital e fácil de integrar novas tecnologias IAI, ELTA e Elbit fariam uma versão sinistra.

Hcosta

Se não me engano, tem algum sistema da Elbit nos KC-390 Portugueses…

Angelo

Sim , se não me engano o sistema de proteção contra mísseis dos Kc390 da FAB são da Elbit por exemplo, nas na mão da força aérea israelense acredito que fariam uma versão mais requintada, personalizada, assim com eles querem fazer uma versão aprimorada do F35 deles.
E também seria um ótimo laboratório de desenvolvimento de outros recursos para a indústria israelense desenvolver e oferecer ao mercado além de tudo que o KC390 já tem.

Last edited 3 meses atrás by Angelo
Nonato

Gostei dessa missão:
“Aqui a tripulação está se preparando para lançar CDS sobre o deserto, durante o exercício de treinamento, Desert Bull”
Lançar CDs sobre o deserto.
O pessoal lá embaixo quer escutar música.
Ou talvez CDs com dados das missões para os soldados…

Matheus

CDS: Container Delivery System.

adriano Madureira

Oque é um MC-390? Que tipo de variante ele é?

Fernando "Nunão" De Martini

É a denominação que os holandeses escolheram. Tal qual na Suécia o Gripen é JAS-39 e no Brasil é F-39, mas são a mesma coisa.

O M que eles puseram é pra enfatizar a característica multimissão da aeronave.

Está no texto.

Bigliazzi

O nosso KC-390 reinará no Mundo…

Bigliazzi

390… escrevendo o futuro…