Em 11 de janeiro, aeronaves da Royal Air Force juntaram-se às forças da coalizão para atacar uma série de instalações usadas pela facção rebelde Houthi no Iêmen para atacar navios no sul do Mar Vermelho.

O destróier HMS Diamond da Royal Navy já tem estado ativo ao lado de navios de guerra dos EUA e da França na defesa de rotas marítimas internacionais vitais contra drones e mísseis Houthi.

Dada a persistência dos Houthis em ameaçar navios mercantes, vários dos quais já sofreram danos, e o ataque deliberado aos navios HMS Diamond e à Marinha dos EUA em 9 de Janeiro, as forças da coligação identificaram instalações-chave envolvidas nestes ataques e concordaram em conduzir uma um ataque bem coordenado para reduzir a capacidade dos Houthis de violar o direito internacional desta forma.

Quatro caças Typhoon FGR4 da RAF, apoiados por um avião-tanque de reabastecimento aéreo Voyager, usaram bombas guiadas Paveway IV para conduzir ataques de precisão em duas dessas instalações Houthi. Uma delas era uma posição em Bani, no noroeste do Iêmen, usado para lançar drones de reconhecimento e ataque. Vários edifícios envolvidos em operações com drones foram alvo de nossas aeronaves.

Caças Typhoon retornaram à RAF Akrotiri no Chipre com mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM e ASRAAM e um pod de mira Litening após atingir um local de lançamento de drones em Bani e o campo de aviação em Abbs com munições Paveway IV

O outro local atingido pelas nossas aeronaves foi o campo de aviação de Abbs. A inteligência mostrou que tem sido usado para lançar mísseis de cruzeiro e drones sobre o Mar Vermelho. Vários alvos importantes no campo de aviação foram identificados e perseguidos por nossas aeronaves.

Ao planejar os ataques, foi tomado especial cuidado para minimizar quaisquer riscos para os civis, e esses riscos foram ainda mais mitigados pela decisão de conduzir os ataques durante a noite. Os resultados detalhados dos ataques estão sendo avaliados, mas os primeiros indícios são de que a capacidade dos Houthis de ameaçar a navegação mercante sofreu um golpe, e o nosso compromisso de proteger as rotas marítimas, através das quais passam cerca de 15% da navegação mundial e que é vital para a economia global, foi amplamente demonstrado.

VÍDEOS: Typhoon FGR4 da RAF atacam alvos Houthi no Iêmen

FONTE: www.gov.uk

LEIA TAMBÉM:

EUA e Reino Unido atacam posições dos Houthis no Iêmen

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tutu

Pela quantidade de alvos atacados simultaneamente e pelo baixíssimo dano colateral, vemos o profissionalismo e a ponderação da operação, contrasta com o que estamos habituados a assistir recentemente na Ucrânia e em Israel.

André Luís

______

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

PRIMEIRO AVISO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Tutu

Estou me baseando no informe oficial Iemenita que confirma 5 mortos e 6 feridos, para um ataque com 60 alvos e 100 bombas de precisão e mísseis está bem baixo não?

Jorgemateus77

Sim…. pela “arte” publicada vc viu isso né

Tutu

Não, pelo o que estou lendo desde ontem sobre essa ação.

Fabio Jeffer

Depende de onde vc lê

Last edited 3 meses atrás by Fabio Jeffer
Tutu

Tem boas fontes por aí, algumas já diziam 5 horas antes da operação que a movimentação de dois KC-2 Voyager com aparições rápidas em localizadores civis no aeroporto de Dubai era atípica.

João

Terreno, ameaças e situações bem parecidas…………

Orivaldo

Sim, a Resposta vai ser dura. Vão sequestrar pescadores como retaliação

Macgaren

O óbvio, EUA são as forças armadas mais bem preparadas do mundo.

Eromaster

São tão preparadas que o Taliban botou eles pra correr do Afeganistão. Eles são bons em chutar cachorro morto.

Carlos Crispim

Vc tem toda razão, o Hamas e o Hezboulha não tem profissionalismo nenhum e não ponderam nada, eles mandam uma chuva foguetes sobre Israel que caem em qualquer lugar, 99,9% sendo alvos civis. No dia do massacre ele tb não pondereram nada, entraram na festa pra matar jovens e adolescentes, civis, desarmados e sem aviso.

Felipe

Com as noticias totalmente manipuladas pelo ocidente é fácil tirar essas conclusões. Só esqueceram dizer que um F-22 foi pro saco nessa operação (abatido sim pelos Houthis), mas a midia ocidental não vai fazer questão de divulgar (nem podem ne) kkk

Diego

Kkkkkkkkkk agora conta a do bêbado

Rinaldo Nery

Mostra a fonte aí. Fiquei interessado.

Tutu

Prova o abate, precisa desse papo furado de fonte não, mostra só a foto aí.

Santamariense

Sério?? Cadê as provas?? Aqui tu é o primeiro a exigir provas quando a Ucrânia abate uma aeronave russa! E agora?? Pode?

Tutu

O pobre do F-5 não conseguiu reagir.

F

Kkce

Aquele lá mataria o piloto de tétano kkkk

Maurício.

E o que aquele F-5 velho e ultrapassado poderia fazer contra um Eurofighter ou SH? Aquele F-5 só serve para propaganda e para ser alvo.

Rui Mendes

Mais que necessário é justo.

Jagder#44

Pois é. Em resposta à ação anglo-americana, Pequim, Moscou e Teerã reagiram. A diplomacia russa condenou a ‘escalada’ com ‘objetivos destrutivos’. A China demonstrou preocupação com a situação tensa no Mar Vermelho. O Irã, por outro lado, definiu os bombardeios aéreos como uma ‘ação arbitrária’ e uma violação severa da soberania do Iêmen.

Leandro Costa

Parece até piada, né? Eu pessoalmente achei que demorou até demais até identificarem alvos e os atacarem. A Rússia condenou uma ‘escalada com objetivos destrutivos’ após ter iniciado o maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. A China já sinalizou que pagaria aos rebeldes Houthis uma grana para não incomodarem navios de bandeira Chinesa e o Irã é quem financia e arma os caras.

Às vezes parece que estou em um Mundo surrealista que deixaria Dali com inveja.

Espero que mais alvos sejam identificados e atacados.

Leonardo Cardeal

Vdd, tem gente que gosta de viver em mundo de ilusão.. A Rússia fazendo uma bela bagunça na Ucrânia e ainda solta nota condenando a escalada. É bem boçal

Last edited 3 meses atrás by Leonardo Cardeal
Maurício.

“A Rússia fazendo uma bela bagunça na Ucrânia e ainda solta nota condenando a escalada. É bem boçal.”

Mas boçal também são os EUA, que condenam a Rússia mas também estão como invasores na Síria e Iraque, ou seja, não tem santos nessa história.

Leonardo Bastos

Uma voz lúcida na multidão. Parabéns…!

Leonardo Cardeal

Estou me atentando à matéria, não estou torcendo por A ou B, até porque não sou fanático, sei que uma hora “lado A” nos prejudica, outra hora “lado B” nos prejudica, tão pouco recebo algo de EUA, Reino Unido ou aliados.

Quando chegar uma matéria sobre a Síria ( na qual a Rússia também “tomou conta”) ai eu comento o sobre isso.

Maurício.

“Estou me atentando à matéria, não estou torcendo por A ou B, até porque não sou fanático.”

Sei…

“Quando chegar uma matéria sobre a Síria ( na qual a Rússia também “tomou conta”) ai eu comento o sobre isso..”

Tu comentou sobre a Ucrânia, onde ela aparece no texto? 🤔

Leonardo Cardeal

🙁 Meu Deus.

Leandro Costa

A Ucrânia aparece no meu comentário, e já que ele comentou o meu comentário, tem motivo de ter mencionado. A Ucrânia aparece no meu comentário pelo fato de a Rússia ter aparecido no comentário do JV44, e por aí vai. Em breve teremos que pedir aos moderadores que indentem os comentários de forma à ficar mais fácil de acompanhar a cronologia dos mesmos, mas…. isso já acontece hehehehehe

Maurício.

Leandro, na verdade não está difícil de acompanhar os comentários, é só o pessoal acompanhar o fio da meada.

Leandro Costa

Pois é, mas estaríamos colocando o fio da meada em órbita. O assunto não são os mandos e desmandos dos EUA ou qualquer outro país Ocidental. É óbvio que eventualmente atacariam diretamente os Houthis porque estes estavam atacando indiscriminadamente embarcações comerciais, civis, indefesas, na região do Chifre da África. Aliás, acho que qualquer país faria isso se tivesse a capacidade. A questão é a postagem do JV sobre a resposta de Rússia, China e Irã, que por mais que seja esperado que defendam os Houthis de alguma forma, foram bastante atabalhoados, para dizer o mínimo, na forma como resolveram protestar.… Read more »

Realista

A Rússia fazendo uma bela bagunça na Ucrânia e ainda solta nota condenando a escalada. É bem boçal ”

Os EUA fazendo uma bela bagunça dentro da Síria e condenando a Rússia por invasão … ( sem contar a bagunça que já fizeram no Afeganistão/Líbia e etc .. )

Diego

Haja mapa pra marcar

Santamariense

Perfeito, Leandro!!

Sergio

E é pra deixar salvador dali com inveja, mesmo! Segue o baile.

Nei

Sério, porque a Rússia e China não vão lá ajudar a conter rebeldes então?
Pra eles está tudo certo ataques a navios de carga?

Patta

Por que não estão prejudicando eles. E sim o ocidente.

Henrique

” Em resposta à ação anglo-americana, Pequim, Moscou e Teerã reagiram”

reagirão fazendo o que? China depende dessa rota comercial… A Russia não consegue nem resolver a ucrânia

O Irã definiu os bombardeios aéreos como uma ‘ação arbitrária’ e uma violação severa da soberania do Iêmen.

kkkkkk imagina o cara que invade os países vizinhos com grupos terroristas só pra encher o saco de Israel falar isso, piada

Realista

A Russia não consegue nem resolver a ucrânia ”

Teve uma certa potencia ai que não conseguiu resolver nem o Afeganistão ( que não tinha nem 1/3 do que a Ucrânia recebeu de ajuda ) .

Jagder#44

Duas você quer dizer: URSS e EUA.

Santamariense

No Afeganistão a URSS também tomou pau…

rui mendes

E????
Nada fora do normal.
Claro que quem detesta os valores democráticos, de livre circulação dos mares, nas águas internacionais, apoia terrorismo e não gosta de eleições, fará de tudo, para tentar enganar as pessoas.
A lata de alguns, ao dizer “soberania”.

BERNARDO DE ANDRADE

É amigos, vamos imaginar quando o E.U.A não aguentar mais e falar assim dana-se tudo vou fica aqui na minha e vocês que se virem vixi imaginem como ficaria o mundo?

Maurício.

E tu acha mesmo que os EUA ficariam em casa com seus interesses estando ameaçados? Os EUA não se metem nessas guerras porque eles são os mocinhos e querem a paz mundial ou algo do tipo, eles se metem porque seus interesses estão em jogo, simples assim. Já faz praticamente uma década que tem guerra no Iémen, uma das piores crises humanitárias dos últimos anos, e a única coisa que eles fizeram até aqui foi armar a Arábia Saudita, nunca se meteram diretamente, mas agora que seus interesses estão em jogo, aí a coisa muda de figura, e até quem… Read more »

Leonardo Bastos

Disse tudo…

Talisson

Tu acha que os EUA estão fazendo isso por bondade?

Jagder#44

_____

COMENTÁRIO APAGADO POR GERAR UMA SÉRIE DE COMENTÁRIOS DE BRIGA DE TORCIDAS POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS, QUE TAMBÉM FORAM APAGADOS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bispo

Seria tragicômico ou será ?

Se armas antiaéreas “doadas” pela OTAN a Ucrânia começassem a serem usadas pelos Houthi 🙃

Último relatório , indica que U$1Bi em armas doadas , não foram rastreados devidamente, ninguém sabe para aonde foi.

Zezão

Bispo, poderia indicar a fonte?

Rodrigo

Fonte: sonho de ontem a noite

Patta

Ta ai o link. A matéria é bem antiga mas o fato foi verídico.

Macgaren

Fonte: Arial 12

Henrique

Se armas antiaéreas “doadas” pela OTAN a Ucrânia começassem a serem usadas pelos Houthi 

tem mais de 650 dias de guerra e ate agora não vimos nenhum arma significativa dada pela Otan com grupos terroristas

mas confia em breve vai ter um Challenger com himars no iemen, mas pode ser que não seja do iemenkkkkkk

KKce

Se pesquisar por “F-22” no twitter vai ver uns esquisitos dizendo que os houthis abateram um F-22, não sei da onde tiraram essa ideia mas enfim, vai ver foi algum Patriot desviado da Ucrânia que fez o trabalho, ou então foi o F-5 deles kkkk

Felipe

Ou um Igla, Stinger desviado… são infrared aí ser inviável ao radar não adianta

Jacinto Fernandes

IGLA e Stinger não alcançam a altitude em que um caça de superioridade aérea como o F-22 são projetados para voar…

Nilo

Meu caro de certo, é a impossibilidade de auditamento dos gastos da Ucrânia, U$1Bi, isso se falando de recursos financeiros, não considerando o auditamento de equipamentos bélicos, de certo a suspensão de ajuda até esclarecimentos, as manobras de novas ajudas ficam agora altamente restritas pelos americanos, o que deve recair sobre o europeus a responsabilidade de assumir a “fatura”, tanto e verdade que Zé, esteve recentemente nos países bálticos, dizendo que a sorte da Europa depende da sobrevivência da Ucrânia, agora recente disse: que fazer um acordo de não beligerancia, seria dar passe livre a Putin a invadir a Europa.… Read more »

Patta

Criminosos, combatentes voluntários e traficantes de armas na Ucrânia roubaram algumas armas e equipamentos fornecidos pelo Ocidente destinados às tropas ucranianas no ano passado, que posteriormente foram recuperados, de acordo com um relatório do inspetor-geral do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Matéria da CNN de 20/07/2023

Parte das armas enviadas pelo Ocidente para a Ucrânia foram roubadas e depois recuperadas, diz Pentágono | CNN Brasil

Nilo

Como tráfico de drogas uma pequena porcentagem é recuperada e vira manchete de jornal. Nunca irão assumir o tamanho do comércio clandestino de armas ucranianas uma tradição que permanece, quando teve seu auge na Rússia logo após a derrocada da União Soviética.

Last edited 3 meses atrás by Nilo
marcelo

Sinceramente nunca confie em Chines e Russo fato!!!

Talisson

Eu confiei que tinham armas de destruição em massa no Iraque e no fim enganado.

Orivaldo

Onde estão os poderosos missies antiaéreos Iranianos ?

Nilo

O teste novamente falhou rsrsr.
Mas tem um outro que corre paralelo, incendiar o Oriente Médio. E estão cada vez mais próximos, a questão é saber, os americanos, se uma vitória militar, poderão arcar com uma derrota política no futuro.

Felipe

Abateram um F-22, (tem ate fotos), mas não estão preparados par esse baque…

Tutu

Cadê, manda o link

Orivaldo

Eu não jogo War thander

Santamariense

Coloca as fotos aqui.

Jair Teston

Objetivo principal no Iêmen parece que era destruir estruturas e não matar pessoas.
O cenário, o ambiente e os objetivos são diferentes na Ucrânia e Gaza. “Não há guerras boas”!