• Contrato, que inclui dois AW189 e um AW189K, contribuirá para atender as demandas de sustentabilidade e confiabilidade dos clientes da OHI;
  • Com uma combinação única de operações eficientes de longo alcance, alta resistência e grande capacidade, com custos operacionais mais baixos em comparação com tipos maiores e mais pesados, o AW189 mantém sua liderança no mercado de referência

Roma, 28/11/2023 – Considerado o helicóptero de classe supermédia de maior sucesso do mundo, o AW189 consolida sua presença no mercado de suporte energético da América Latina com um pedido feito pela operadora líder em helicópteros Omni Helicopters International (OHI). Serão três unidades, incluindo dois AW189 (motorizados pela General Motores elétricos) e um AW189K (motorizado por motores Safran).

Este contrato foi firmado após uma expansão significativa da frota Leonardo na OHI, começando com oito gêmeos intermediários AW139 e dois helicópteros supermédios AW189 adquiridos desde 2021.Também marca a entrada da variante AW189K no mercado latino-americano, após a introdução do modelo AW189, também pela OHI, nesta região. A presença de ambas as versões permitirá ao operador atender diferentes requisitos de missão, mantendo a combinação única de operações eficientes de longo alcance, alta resistência e grande capacidade, com custos operacionais mais baixos em comparação com modelos maiores e mais pesados.

A OHI está focada em fornecer soluções de mobilidade aérea para o setor offshore de petróleo e gás, bem como para serviços públicos onshore, veículos aéreos não tripulados e mobilidade aérea urbana. Sua cultura de colocar o cliente em primeiro lugar permitiu à empresa crescer rapidamente, impulsionada pela descoberta de novas reservas de petróleo no Brasil e na Guiana cada vez mais distantes da costa. A OHI continua a servir aos seus clientes adaptando a sua frota aos novos contextos do mercado, e esta encomenda está alinhada ao compromisso da OHI de satisfazer as exigências dos clientes, especialmente em questão de sustentabilidade e confiabilidade do produto. A colaboração fortalece os laços entre a OHI e a Leonardo para atender aos requisitos de missão de transporte offshore de médio e longo alcance na América do Sul, onde o AW139 é líder de mercado em seu segmento, e o AW189, que oferece a melhor combinação de desempenho, tecnologia, segurança, emissões e custo-benefício.

Jeremy Akel CEO do Grupo OHI “acreditamos não apenas em atender, mas também em superar as crescentes necessidades de nossos clientes. Este último contrato, fruto de uma colaboração contínua com Leonardo, marca um passo importante na nossa jornada. À medida que expandimos a nossa frota, investimos em soluções de mobilidade aérea mais sustentáveis e fiáveis. Nosso compromisso com uma cultura que prioriza o cliente nos leva a adaptar e inovar, garantindo o avanço contínuo em soluções pioneiras de mobilidade aérea.”

Parte da família de produtos AWF, o AW189 combina carga útil e alcance superiores com tecnologias avançadas para operar com sucesso uma ampla gama de missões, como apoio à indústria de energia, transporte de passageiros, busca e salvamento, combate a incêndios e aplicação da lei. As características exclusivas do helicóptero incluem a capacidade da transmissão principal funcionar sem óleo por 50 minutos e uma unidade de potência auxiliar integrada.

O AW189 está disponível com mais de 200 kits certificados e é entregue com um pacote abrangente de serviços de suporte e treinamento adaptado para atender aos requisitos específicos do cliente para maximizar a eficácia da missão e a segurança das operações.

O modelo obteve uma recente certificação para sistema de transmissão automática de dados que permite à aeronave transmitir dados de desempenho para uma estação terrestre usando comunicação via satélite em voo, conectividade de célula 4G ou Wi-Fi quando em solo. O sistema oferece uma maneira segura de compartilhar uma imagem precisa de cada voo para que os especialistas da Leonardo possam avaliar os dados rapidamente, otimizando assim a manutenção e o suporte. Quase 120 AW189 foram encomendados e quase 90 entregues a operadoras em todo o mundo até o momento.

Sobre a Omni Helicopters International

A Omni Helicopters International (OHI), fundada em Portugal na década de 90, está na vanguarda do setor de soluções de mobilidade aérea na América Latina. Como o maior fornecedor desses serviços da região, a OHI atende a diversos grupos de clientes em vários segmentos, garantindo soluções eficientes. Através de suas subsidiárias Omni Taxi Aéreo no Brasil, Omni Helicopters Guiana Inc. e Omni Helicopters International Moçambique, a OHI oferece capacidade incomparavel para atender clientes offshore nos mercados de energia. O extenso portfólio da empresa inclui troca de tripulação, serviços médicos de emergência (EMS), operações de combate a incêndio, busca e salvamento, bem como serviços de carga e serviços públicos altamente especializados em locais remotos e desafiadores. Em linha com o seu compromisso com a inovação, a OHI lançou recentemente dois empreendimentos inovadores: OHI Unmanned, uma divisão especializada focada em serviços de veículos aéreos não tripulados (UAV), e Revo, um fornecedor premium de soluções de mobilidade aérea avançada (AAM).

Sobre a Leonardo

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil / Approach Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

O CEO da Omni, no Brasil, é um aviador naval. Ex HA-1.

Nonato

Alguém sabe informar quantas empresas do setor petrolífero no Brasil usam essas aeronaves offshore?
Petrobrás e mais alguma?
Quantas empresas oferecem esses serviços?
Quantos helicópteros são empregados nesse transporte entre a terra e as plataformas?
20?
50?
100?
Qual a distância média de voo? 500 km?

Rinaldo Nery

A Petrobrás não tem nenhum helicóptero. Quem faz esse serviço são empresas privadas. Lembro da Líder (amigo de turma Diretor de Operações), Omni e Bristol (ex Aeróleo). A maior distância são 200 NM. São dezenas de helicópteros.

Nonato

Ah, interessante.
Uma empresa portuguesa.
É importante diversificar os países mesmo.

Nonato

Esse vídeo ficou muito bom.
https://m.youtube.com/shorts/yPuzy-Lij-c

rosario

nao sei porque mas helicopteros nao me passam seguranca nenhuma. se tem um troço que me deixa arrepiado de medo e um helicoptero, por mais que todos digam e as estatisticas provem o contrario.