TEERÃ — Os acordos foram finalizados para a entrega de caças Sukhoi Su-35 de fabricação russa, helicópteros de ataque Mil Mi-28 e jatos de treinamento Yak-130 ao Irã, disse o vice-ministro da Defesa.

Falando à Tasnim, o vice-ministro da Defesa, brigadeiro-general Mahdi Farahi, disse que os planos foram finalizados para que os caças Sukhoi Su-35, os helicópteros de ataque Mil Mi-28 e os treinadores a jato Yak-130 se juntem às unidades de combate das Forças Armadas iranianas.

Ele disse que essas três aeronaves militares avançadas estarão definitivamente à disposição do Irã e que os processos estão atualmente em curso.

O general observou que o Irã possui a frota de helicópteros militares mais forte da região em termos de quantidade e atualizou as capacidades dos helicópteros após a realização de vários projetos.

Mil Mi-28

O Irã não adquiriu nenhum novo caça nos últimos anos, excluindo alguns caças russos MiG-29 Fulcrum que comprou na década de 1990.

O Irã e a Rússia assinaram acordos importantes para impulsionar a sua cooperação econômica, comercial, energética e militar.

Em setembro, a Força Aérea Iraniana recebeu seus primeiros treinadores a jato Yak-130 de fabricação russa.

Desenvolvido pela Yakovlev e Aermacchi da Rússia, o Yakovlev Yak-130 é um avião de treinamento subsônico de dois lugares e de combate leve.

A aeronave avançada permitirá que os pilotos militares iranianos passassem por treinamento na operação de caças de geração 4+ e quinta geração, como o Sukhoi Su-57.

Yak-130 da Força Aérea Iraniana
Subscribe
Notify of
guest

277 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
L G1

Parece que o Iran está querendo retornar e ser a maior força aérea da região igual na década de 70 e 80.

Rodrigo

Sim comprando 3 aeronaves são poderosos mesmo. Que não foram entregues ainda..

Leonardo Bastos

Esse sabe tudo…

Groosp

Três tipos.

Antonio Carlos Pereira

Se bem que com a sua superestruturada defesa anti-aerea eles não precisam muito de caças já que seus mísseis podem chegar , e rápido, a qualquer ponto do oriente , que dirá “ali ao lado” 😉😉😉

jorge costa

Leia com atenção, 3 tipos de aeronaves.

Bispo

tipos … modelos… tudo indica serão 24 aviões caça SU-35.

Jessiel De Jesus

Te faltou cérebro 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Comprar 3 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Diferentes de comprar 1 Frotas de cada desses , só os 24 SU-35 já supera qualquer atual força aérea obsoletas da América do Sul ..
3 Aeronaves 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😍😍

Heinz

Não diria que supera os nossos gripens são igualmente moderno, pode ser até mais.

RRN

Vai depender do pacote tecnológico e de armas que for adquirido.

Eduardo Neves

Várias curtidas…

L G1

Na década de 70 a força aérea do Iran comprou centenas de caças F-14, Phantom e F-5 e helicópteros cobra e outros e se transformou em uma dás maiores forças aéreas do mundo. Então houve a revolução e a maioria dos pilotos foram presos.

Quando o Iraque invadiu o Iran os pilotos foram retirados da cadeia e enviados para o combate.

José de Souza

Ou é “Irã” ou “Irão” (como dizem os portugueses). “Iran” nunca existiu na língua portuguesa.

Last edited 5 meses atrás by José de Souza
L G1

Isso… Isso.. Isso. Você já está preparado para fazer prova de redação no Enem. O meu celular é velho e algumas teclas não funciona. Aí eu escrevo de uma forma que possam entender. Pérsia.

José de Souza

Teclas não “funcionam” mesmo… Você, nem ENEM, nem Triologia. Triste.

L G1

Calma doutor em português. Calma. Muita calma nessa hora. Você está muito nervoso. Tomar um Rivotril. Aqui é um site de defesa. Não é cursinho pré vestibular. Calma. Calma. Vamos debater o assunto militar.

Marcelo

A unica certeza do mundo é que o Iran vai receber esses aviões.

Rodrigo

Será…e a operação especial que mendiga motores de helicópteros.

PACRF

Realmente, esse fato da Rússia querer comprar os motores dos helicópteros vendidos para o Brasil, demonstra falta de capacidade industrial e/ou consequência do embargo econômico.

Eduardo Neves

Ah, sim, a Rússia tá sem munição kkkkk

Marcelo

O que mais tem no mercado é helicóptero russos,motores e sobressalente.olha a quantidade de helicóptero vendido para servia que os russos nao fizeram questao de comprar.
Acredita na mídia ocidental quem quer !!!
https://forcaaerea.com.br/servia-recebeu-onze-helicopteros-de-ataque-mi-35-comprados-do-chipre/

RRN

Realmente a oferta existe, porém a grande maioria são modelos fabricados entre 70/80 e praticamente no final de vida, com custos de modernização inviáveis.
Somente países com baixíssimos orçamentos ainda estão dispostos a manter ou adquirir modelos de segunda mão.
A Rússia deve ter muitos equipamentos sucateados, mas ainda com capacidade de remonta-los para uso secundário.
Num conflito moderno esses aparelhos não seri capazes de sobreviver no campo de batalha ou teriam que receber uma fortuna em atualizações que duvido até mesmo a Rússia estar disposta a gastar.

LUIZ

Motores de aeronaves não é tão rápida a sua fabricação e em pouco tempo. Por isso um estoque em tempos de guerra é necessário. Os helicópteros BR podem servir aos russos nessa questão e os russos podem vender pra os outros países.

silvom

Ou a Rússia tenha percebido a oportunidade, já que os helicópteros vendidos ao Brasil estão parados

RRN

Pelo que foi relatado nossos helicópteros estão em final de ciclo e necessitam de muitos reparos para realmente estarem em plena prontidão.
Talvez a Rússia tenha melhor capacidade ou menores custos de recupera-los.

Last edited 5 meses atrás by RRN
RRN

É no mínimo estranha essa solicitação de recompra.
Só o Egito está negociando a venda de quase 150 motores.

Marcelo

Kkk você acredita no que a mídia ocidental divulga .

Marcos R

Pensei exatamente isso como vão vender helicópteros se não tem mortes nem para manter os seus voando?

Jodreski

Iran pode querer o que ele quiser, se Israel vai permitir aí já é outros 500.
Pode ter certeza que Tel Aviv e Moscou terão muita conversa pela frente.
É de total interesse dos Israelenses melar essa venda e com certeza não vai ser ligando pra Washington que vai dar certo.

silvom

Israel vai fazer o que? Já participa do embargo desde a anexação da Criméia. Inclusive a Rússia recebeu membros do Hamas recentemente.

Jodreski

No campo diplomático certamente tentará de tudo! É muito mais fácil negociar algo com os Russos HOJE e melar a venda do que ter que destruir essas aeronaves depois em solo Iraniano, não pela complexidade militar. Mas pq isso gera notícia, pode comprometer Israel em sua busca pelo reconhecimento do seu país pela Liga Árabe, pode colocar ainda mais pólvora no oriente médio. Ou você acha que Israel não busca ter uma relação harmônica com seus vizinhos na região? É claro que existe inflexibilidade de alguns termos por parte dos israelenses. Seria ingênuo da nossa parte acreditar que Israel não… Read more »

RRN

Israel não tem poder para isso.
Ambos os lados tem suas alianças e seus interesses.

Marcelo Andrade

Só querendo. De uma pesquisada nas frotas da região, Qatar, EAU, Arábia Saudita, nem vou citar Israel.

L G1

Árabes. Pilotos muito ruins.

Rafael Santos

É para repor os Su-57 que o Maverick derrubou ano passado.

Zeca

Pelo que eu entendi os dois eram russos.

L G1

No filme Maverick consegue um F-14 e derruba um SU-57. O único país do mundo que ainda tem F-14 em operação é o Iran.

Zeca

Ele abate dois Su-57. O ambiente onde o “combate” aconteceu é muito mais russo que iraniano. Eu entendj que eles estavam na Rússia voando num F-14 repassado pelos iranianos para testes.

Fabio

Essa 🌿🥴 foi forte pra delirar desse jeito

Kommander

Eu entendi a referência. 😅

Zorann

Excelente noticia!

Coutinho

Só para o Irã. Para o resto do mundo é uma péssima noticia pois isso vai aumentar a tensão no Oriente Médio.

Antonio Carlos Pereira

O que realmente “aumenta a tensão” são os americanos colocando uma “floresta” naquela fogueira , o tempo todo 🤨

RRN

O oriente médio é uma colcha de retalhos a mais de um século.
Mesmo se russos e americanos se retirassem completamente da região é quase certo que eles se matariam.
Veja hoje a situação do Iraque, que praticamente voltou a ser uma nação tribal e subdividida entre etnias, ramificações religiosas e ideologias políticas.

Slow

Oque diminui a tensão é um certo país do outro lado do oceano enviar um grupo de porta aviões pra região .. 🤡🤡

Allan Lemos

Por quê? O que o Irã está ameaçando o “resto do mundo”? Somente Israel tem o direito de se armar?

RRN

O problema não é a questão do Irã ter armas. O problema é que estas armas estarão nas mãos de fanáticos, não de pessoas preocupadas com a segurança de seu próprio país.
É como dar uma metralhadora para um chipanzé.

Alexandre

Não se preocupe com o Irã aumentando a tensão! O Ocidente já tem feito um ótimo trabalho nesse sentido!

Maurício.

“Para o resto do mundo é uma péssima noticia pois isso vai aumentar a tensão no Oriente Médio.”

Claro, um punhado de Su-35, se realmente acontecer tal negócio, vai aumentar a tensão no oriente médio, mas novos F-15 para a Arábia Saudita e para o Catar, que abriga desde os líderes do Talibã até os líderes do Hamas, tá de boas…rsrsrs.

RRN

O problema é que hoje o Irã está tentando aumentar sua influência como país líder no universo islâmico.
A questão é que isso está criando um ambiente hostil em todos os países da região e a coisa pode não acabar bem para o próprio Irã.

Renato

Agora aposentam os F-14.

rosario

mas nao era o ira que estava desenvolvendo um caca de 5g, tendo eles apresentado inclusive um prototipo?

Bachini

Muito avançado, ainda não existe necessidade de produção em massa….kkk

LUIZ

Aquilo era um protótipo pra vitrine.

RRN

Aquele “protótipo” não passa de propaganda interna.
Nem mesmo as dimensões do modelo eram realistas ou funcionais.

Carlos Campos

Acho melhor o Qaher, mas…..

Marcelo M

As munições iranianas usadas na Ucrânia sendo trocadas por aeronaves. A questão é: será que eses Su35, especialmente os componentes eletrônicos importados, não vão fazer falta à Rússia? Ou a Rússia simplesmente não tinha outra opção?

Zorann

A Russia esta recebendo só de Su35, 12 aeronaves este ano. Sem contar Su34, Su57…

São dezenas de aeronaves novas entregues este ano, de caças, helicópteros, aviões de transporte, bombardeio estratégico. Pra chutar baixo, a Russia recebeu mais de 40 aeronaves novas neste ano de 2023.

É só dar uma “googada”

deadeye

12 por ano de uma aeronave de 4º geração, isso dá menos de 10% da produção da Lockheed do F-35. Sim, vai fazer falta.

Antonio Carlos Pereira

E daquele F35 , que por graves restrições técnicas de vôo , não pode ultrapassar a barreira do som por mais de um minuto ❓ É desse F35 que vc está falando ❓ Ou vc desconhece essas restrições ❓😉

deadeye

É aquele que é o caça de 5º geração mais produzido e exportado do mundo. E o SU-57, já passou de 10 unidades?

Rodrigo

Não ainda
4 versão desfile, 2 versão tira peça…e 2 duas maquete ainda.

RRN

O SU-57 está longe de ser realmente operacional.
As unidades que vimos são praticamente protótipos e sem condições de entrarem em combate.
Levantar vôo e lançar um míssil não representa capacidade real de uso.

Santamariense

E as correções estão paradas, enguia melhoria foi implementada? Tu acredita que um monte de países tem comprado o F-35 por que? São todos idiotas e os especialistas daqui do Aéreo é que são os entendidos? Ora, por favor …

Santamariense

Nenhuma* melhoria

Luís Henrique

Sem dúvidas a Lockheed é a maior empresa de defesa do mundo e atualmente o F-35 é o caça com a maior taxa de produção anual do mundo. Porém podemos “clarear” melhor algumas coisas: 1) a USAF está recebendo 48 F-35A por ano, o restante sendo poucas unidades para os fuzileiros, marinha e clientes de exportação. 2) a Rússia desenvolveu 3 versões avançadas do Flanker, o Su-35, o Su-30 e o Su-34. Então divide sua produção nas 3 variantes. 12 Su-35 para este ano não é grande coisa, mas quando se soma a quantidade de Su-30, Su-34, Su-35 e Su-57… Read more »

deadeye

E mesmo assim, a produção de 4ª geração Russa, continua inferior a produção apenas da Lockheed. E eu ainda não somei a produção da Boeing por exemplo.

Luís Henrique

A Boeing parece que produziu “apenas” 8 Super Hornet em 2023 e terá a linha de produção fechada em 2025.

Já o F-15EX está no começo, mas parece que a ideia é produzir 12 unidades por ano.

Não faz tanta diferença e não chega nem perto da produção de F-35 da Lockheed Martin.

L G1

E o F-16 foram produzidos quantos?

Luís Henrique

Lockheed espera entregar entre 6 a 8 F-16 este ano.
Porém eles planejam aumentar a produção até o final de 2025 para atingir 48 F-16 ao ano, provavelmente à partir de 2026.

L G1

Todas as grandes potências estão aumentando a produção de armas e munição. Terceira G mundial a caminho?

Eduardo Neves

Discussão inútil pois a Rússia possui míssil hipersonico pra pulverizar esses cacas americanos ainda em suas bases.

deadeye

Ah sim. O mesmo Kinzhal que destruiu o Patriot, que voltou a operar no dia seguinte?

Santamariense

Uiiii….nossa….fujam para as montanhas…pra que tanta violência….post mais 5ª série, impossível! Kkkkkkkkk

Eduardo Neves

Não se trata disso, só quiz dizer que a Rússia tem outros meios de lidar com os caças dos EUA, lembrando que não adianta comparar apenas os caças uma vez que existe todo um sistema de armas e sensores, a Rússia tem diversos meios a sua disposição.

Santamariense

E os EUA e a OTAN, também! Não esqueça das bases russas atacadas com simples drones pela Ucrânia.

Eduardo Neves

Sim…

Eduardo Neves

Isso também aconteceu em bases americanas com no oriente médio…

Santamariense

Sim, aconteceu. Só prova que qualquer caça ou helicóptero pode ser destruído ainda em suas bases, independente do país que for. Portanto, seu comentário inicial foi chover no molhado.

Eduardo Neves

Não adianta ficar puto, tem que analisar os fatos, hoje o Irã se tornou sim um adversário poderoso …

Santamariense

Eu não estou bravo…só estou dizendo que tem que analisar sem dois pesos e duas medidas. E tu começou falando da rússia e agora já fala irã…te decide,

Brandão

Porque não usam todos esses meios na Ucrânia?

Eduardo Neves

Amigo, a Rússia enfrentou um adversário armado por mais de 30 países e está nesse momento dentro do território ucraniano, a Otan já saiu de fininho ( seria vergonha????) Dando graças a Deus que entrou o conflito no oriente médio, porque não fizeram com Putin o que fizeram com kadafi??? Saddam Hussein, Milosevic…

Por quê??????? Porque a Rússia é uma potência militar, goste ou não, simples assim, sem contar que o exército da Ucrânia era poderoso.

Santamariense

“ adversário armado por mais de 30 países”

Tu é o Alan Lemos repetem isso. Parece que esses ditos 30 países forneceram tudo que tinham e que também estão enviando suas tropas e suas própria armas para a Ucrânia. Tu sabe que não é isso. Então, não distorça a realidade para adequá-la à sua narrativa. De resto, teu comentário é pobre em argumentos e rico em torcida.

Last edited 5 meses atrás by Santamariense
RRN

A OTAN só forneceu a Ucrânia seus piores equipamentos e conseguiram parar completamente a Rússia. Se realmente os EUA e a OTAN quisessem entrar no conflito e resolver a situação em menos de um mês a Rússia cairia. A Rússia está utilizando literalmente sucatas dos anos 50 e 60 pois não possui mais estoques de equipamentos modernos para sacrificar na Ucrânia. Se ela continuar nesse conflito perderá todo seu estoque de segurança e aí sim ficará vulnerável a qualquer ataque, seja de qual país for. A Rússia sempre declarou números absurdos de equipamentos, porém com a guerra essa máscara caiu… Read more »

Bosco

A Ucrânia luta com uma mão amarrada nas costas. Não pode utilizar as armas ocidentais para atacar território russo.

RRN

Não é bem assim.
O sistema Patriot está derrubando praticamente todos que foram lançados na Ucrânia em áreas que ele atua.

Bosco

O Patriot derrubou aeronaves russas a mais de 200 km da fronteira .

Bosco

Vc tem ideia de quantas bases na Europa podem hospedar caças americanos?

L G1

Prezado, e qual é a produção anual da China de caças J-10, J-11, J-15 e J16?

Luís Henrique

Eu havia lido que tanto o J-20 como o J-10 tinham uma produção anual de cerca de 50 unidades/ano em 2022. Agora algumas fontes indicam que o número de J-20 aumentou significativamente para 120 unidades/ano. Não sei se o J-10 manteve a mesma taxa de 50 unidades/ano, se aumentou ou se diminuiu. Sobre o J-16 a Janes acredita (através de análise de imagens de satélite) que os chineses receberam 16 unidades entre Janeiro e Junho, o que indicaria uma taxa de 32 ao ano. Mas tudo isso são suposições e depende da fonte, pois os chineses não informam com transparência.… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Luís Henrique
L G1

E qual a quantidade de JH-7 , J-8, J-7, Q-5 , Su -27, SU-30 e aquele bombardeiro? Quantos a China tem hoje? Parabéns pelas informações é muito difícil saber dados atualizados da força aérea chinesa.

Luís Henrique

J-7 algumas fontes indicam cerca de 350, outras indicam que a China está aposentando este caça em 2023.

J-8 cerca de 100

Q-5 cerca de 100

JH-7 + de 270

Su-30MKK = 73

Su-35 = 24

Somando estes com

450 J-11
250 à 300 J-16
+ 600 J-10
250 à 300 J-20

Da um total de cerca de 2.500 caças.

L G1

A China ainda tem muito avião ultrapassado J-7, J-8 Q-5 etc. Mas com a taxa de produção dos J-20, J-10 e J-16 esses aviões serão aposentados.

Luís Henrique

Sim, mas acho que a frota de caças chineses já está mais nova que a americana.

Os F-15 C/D foram recebidos entre 1979 e 1985.

Os F-15 E foram recebidos entre 1985 e 2001.

O último F-16 foi entregue em 2005.

Os F-22 foram produzidos de 1996 a 2011.

Então a USAF tem também muitos caças velhos, ainda que sejam mais modernos que J-7, J-8 e Q-5, são na maioria bem mais velhos que os J-10, J-11, J-16 chineses.

RRN

Eu teria cuidado com esses números.
A China também costuma “maquiar” a quantidade de seus equipamentos para parecer maior do que é.
Outro ponto é a prontidão dessas aeronaves.

Luís Henrique

Não, a China não maquia, ela simplesmente não divulga número oficial nenhum, ela não quer que nenhum potencial inimigo saiba o que eles possuem ou deixam de possuir. As estimativas que encontramos na internet são, na maioria, de fontes ocidentais, a Janes é uma empresa britânica e eles estimam alguns números analisando imagens de satélite, ou seja, aeronaves chinesas que foram fotografadas por satélites. A China é igual o mineiro aqui no Brasil. Come quieto. Eles não querem se gabar, mostrar que estão em 1o, nem nada disso. Diferente do americano que tem o maior orgulho em dizer que são… Read more »

L G1

Verdade. O verdadeiro arsenal nuclear da China é um grande mistério. DF 41 ,DF 5, etc. Ninguém sabe a quantidade verdadeira.

Bosco

Não vejo os americanos se autopromovendo desse jeito. Sempre vejo eles dizendo que estão em desvantagem.

Luís Henrique

Você já deve ter visto líderes americanos como Biden, Trump, Obama, Bush e outros dizendo coisas como nós somos número 1. Nós somos mais fortes, nosso bastão é maior que o seu. Eu morei lá durante um ano e ouvi frases como essa de várias pessoas. E eles estão certos. Eles sentem orgulho de serem a maior economia e maior potência militar do planeta. Claro que também se preocupam em pederr o posto, então em 2000 tinha um cartaz na sala que tive aula sobre Economia e Governo dos Estados Unidos, um cartaz que dizia: Será a China a próxima… Read more »

Bosco

Difícil escapar dos satélites hj em dia.

RRN

Sinceramente eu não confio nesses números divulgados pelos russos.
Aliás, nenhum número.

Luís Henrique

Em 2022 os russos divulgaram apenas 4 Su-30, apenas 7 Su-35 e 10 Su-34. Não acho nenhum número exagerado.
Se os russos quisessem enganar, acho que deveriam inflar mais esses números.

Felipe

E pra complementar, a Rússia iniciou a produção em massa do MiG-35.

RRN

Pelo que sei a maioria são modernizaçoes e quase nenhuma aeronave realmente nova.
Aliás, algumas delas estavam armazenadas a anos e somente agora com a guerra houve a necessidade de montagem.

Bispo

Alguma dúvida que pela CN não entra insumos eletrônicos “sensíveis” vindo da China.

Marcelo

Não falta componente eletrônico, a China manda os componentes eletrônicos para os russos na mesma quantidade que os russos mandão de petróleo e gás para a China !!!

Santamariense

mandão? É mandaM.

JHF

A versão de exportação feita para o Egipto e atualmente no pátio da fábrica vai para o Iran. Bola cantada desde o semestre passado.

Antunes 1980

Segundo um especialista do YouTube, o Irã é uma potência militar do nível de Israel.

O país fabrica alguns drones medianos e o povo já fala que eles são poderosíssimos.

Os caras não tem força área decente, marinha muito menos, e nenhum blindado moderno.

São um Iraque 2.0.

Fábio CDC

Os Drones iranianos Shahed 136 comprados pela Rússia estão sendo empregues com grande sucesso contra a Ucrânia. Recentemente foram empregues no maior ataque de armas desse tipo na história, salvo engano, contra alvos em Kiev.
.
“O país fabrica alguns drones medianos e o povo já fala que eles são poderosíssimos.” – Drone esse que o Brasil nem de longe fabrica, não tem protótipos ou planos para tal.

deadeye

“grande sucesso” ser abatido por Gepard na verdade, eles perderam eficácia na Ucrânia há meses

Eduardo Neves

Quanto custou pra abater esses drones????

Santamariense

Se foram abatidos por Gepard, custou muito barato.

Eduardo Neves

Os drones também kkkkk

Santamariense

Um drone é mais barato do que munição de 35 mm?

Bosco

Gepard, Milleniun, M-230…

RRN

Muito dinheiro.
Hoje a função desses drones é apenas saturar defesas aéreas.
Em termos de atingir alvos importantes sua ação é praticamente nula.

Rodrigo

Sim drone com motor de bicicleta que até bodoque derruba…pior é russo importar isso.

Carlos Campos

drones como Shahed qualquer um fabrica, não tem nada de tecnologico nele, a questão é que para as empresas ocidentais, ele não serve para entubar no rab. dos contribuintes, tipo um MQ4

L G1

O preço de um Shahed é 10.000 dólares cada um. Um míssil antiaereo custa 1.000.000 de dólares cada dependendo do modelo. Um ataque com 100 Shahed que é muito barato, sobrecarrega qualquer defesa antiaérea e depois vem o ataque de mísseis. O custo benefício do Shahed é muito bom. Bom e barato e funciona. O Brasil Mac jee vai começar a produzir um drone kamikaze.

Eduardo Neves

Concordo plenamente, isso é que o povo entende, a diferença e importância de uma arma tática em um ataque estratégico …

Bosco

As armas mais utilizadas contra o Shahed são metralhadoras e canhões.

Bosco

O Ocidente/OTAN não adota uma doutrina de fustigação contra alvos civis , que é o nicho ocupado pelo Shahed.

Antonio Carlos Pereira

Sugiro que vc se atualize sobre a variedade de mísseis supersonicos e hipersonicos produzidos atualmente pelo Irã. Vai se surpreender, já que desconhece tal informação 🤨

Rodrigo

Produção de maquete neh…sejamos realista..o drone motor de bicicleta 2500 km..haja gasolina aditivada

Santamariense

Míssil hipersônico eles tem o Fattah II, que aind está em desenvolvimento. Até agora, eles só apresentaram uma maquete.

RRN

Incrível como maioria das pessoas aqui realmente acreditam que o Irã tem toda essa capacidade bélica.
Acredito mais na Correia do Norte que pelo menos mostra seus mísseis saindo do chão.

Gustavo

Mais você tem que ver a força de míssil e foguetes do irã, possivelmente eles já tem armas nucleares. São sim uma potência militar.

Mirade1969

Não é assim que pensa os EUA e Israel, se vc sabe melhor que os especialistas destas duas nações devia dar uma consultoria para eles verem o quanto estão errados em acreditar que o Irã é um inimigo perigoso. Tenta lá;

Comte. Nogueira

Eu tbem queria ter acesso aos relatórios de inteligência destas duas nações, para saber os especialistas pensam.
Como vc conseguiu?

Last edited 5 meses atrás by Comte. Nogueira
Allan Lemos

O Irã é uma potência militar do nível de Israel, perde em algumas áreas e vence em outras.

Você fala do Iraque, de qual deles você está falando? Pré ou pós Guerra do Golfo? Porque se for aquele, simplesmente tinha o melhor sistema de AA em toda região, foi necessário um esforço grande da coalizão para para neutralizar tudo, inclusive tendo que apelar para os Nighthawk. E por causa da Guerra Irã-Iraque, o exército era super bem equipado e preparado. Sem dúvidas era uma potência militar regional.

Quem dera o Brasil tivesse hoje 50% da capacidade militar do Irã.

Bispo

se os drones são medianos …porque será que os blindados OTAN vivem “subindo aos céus” …rs

Santamariense

Peraí….subindo aos céus mais que as torres dos MBT’s russos??

Bispo

Rapaz a disputa está ferrenha , talvez o “paquiderme” americano, M1 pelo peso..rs ..”voe” menos.

p.s- mais no afundar no charco, nesse inverno..ganha disparado …rs.

Santamariense

Pode ser. Mas, ainda não aconteceu.

EduardoSP

Segundo um especialista do Youtube?
Você precisa melhorar suas referências…

Carlos Campos

é inferior, por isso mesmo, usa guerra assimpetrica e pelegos para atacar Israel.

Eduardo Neves

Israel não, os EUA, Israel sempre se socorre no tio San, sempre foi assim, então não são potência militar nenhuma, são bem armados e muito bem treinados mas sem os EUA não tem capacidade de sustentar um conflito de alta intensidade e longo .

Argos

Na primeira invasão árabe ao recém-criado Estado de Israel não houve apoio dos EUA. Os equipamentos israelenses eram, em sua maioria, franceses.

Eduardo Neves

Falando besteira, não estamos em 2003, o jeito de fazer guerra mudou e o Irã não é o Iraque, é muito maior, mais complexo, mais populoso, mais montanhoso, tem míssil balístico, mísseis de cruzeiro, drones dos mais diversos ( provados em combate) bases subterrâneas, dezenas de mini submarinos, o conflito ucraniano mostrou que os drones reduziram a discrepância do poder aéreo, o ataque iraniano as bases dos EUA no Iraque mostrou que o Irã tem uma grande capacidade de ataque estratégico de médio alcance uma vez que acertou as bases americanas no Iraque, o próprio Hamaz mostrou que um poderosa… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Talvez tenha negociado por conta da opinião pública em relação aos reféns em poder dos terroristas. O que haverá após a libertação destes? Precisamos aguardar para saber.

Eduardo Neves

Fizeram várias concessões para o Hamaz a troco de quê????

Camargoer.

Olá André. Venho defendendo o cessar-fogo desde o início do conflito. É o único caminho aceitável.

Groosp

Nunca entendi como conseguimos vender Tucanos pra eles.

Dagor Dagorath

O Tucano e o ST estão recheados de componentes ocidentais que fatalmente seriam negados ao Irã.

FERNANDO

Política.

deadeye

Não vendemos, os EUA vetou a exportação em 2013, ante de que o motor é um PW.

koppa

Na verdade a Embraer vendou umas duas dúzias de Tucano ao Irã no final dos anos 80, mesmo estando sob embargo americano. Aliás curiosamente a venda sequer foi para a IRIAF, mas para a Guarda Revolucionária, que hoje é considerada organização terrorista pelos EUA.

Groosp

Vendemos sim. Para o corpo aéreo da Guarda Revolucionária Iraniana.

Camargoer.

O Irã tem 25 T27 operacionais

ver página 21.

https://www.flightglobal.com/download?ac=75345

L G1

Muito bom. Mas parece que está com muitos erros e desatualizada. Fala que o Brasil tem 46 A-1 e mais 8 A-1T. Hoje é muito difícil achar fontes atualizadas. Mas muito bom.

Camargoer.

Olá LG. Estas publicações sempre estarão desatualizadas. Creio que esta publicação é de 2021.

Já tem a edição 2023.

https://www.flightglobal.com/download?ac=90688

Carlos Campos

será que é pq tem equipamentos americanos?

Bosco

Um Su-35 dá pra trocar por quantos Shahed 136?

Jagder#44

Uns 5.

Rodrigo

Isso se for entregue

Bispo

nem precisa , há relatos que o Irã esta ajudando a Rússia a construir uma mega fabrica de drones.

Rodrigo

Sim maior que a mega factory da Tesla.

Alexandre

Saudades de quando você era capaz de contribuir de forma lúcida e competente com os debates!

Joanderson

Queria saber onde está os caças da segunda maior força aérea do mundo na Ucrânia.
A Rússia tem tanto avião para nada o exército ta lutando sozinho.

Luís Henrique

Vale lembrar algo que muitos esquecem ou nem imaginam, a Ucrânia possuía, antes da guerra, a maior e mais poderosa força de defesa antiaérea de toda Europa.

Com cerca de 200 a 250 lançadores de S-300, além de dezenas de sistemas Buk e Pechora. Depois da invasão recebeu vários outros sistemas antiaereos do Ocidente.
Então não é um passeio no parque voar em céus ucranianos, nem agora é nem no início do conflito.

Joanderson

Ei sei disso amigo, mas tipo a Rússia eta o pais que eu esoerava peitar a otan no modo convencional,e na hr da guerra fica empacada na Ucrânia por dois anos.

Allan Lemos

Sim, porque é superfácil um país lutar sozinho contra outros 30.

Santamariense

Por mais que tu repita essa papagaiada de “30 países”, isso não é, nem vai se tornar, uma verdade…

Santamariense

Todos que negativaram é porque também tem essa visão distorcida da realidade….heheheheheh…continuem assim….

Luís Henrique

Os EUA, a maior potência militar do mundo, já ficaram empacados em países bem pior armados que o Irã. Um exemplo bem recente é o Afeganistão que possui 0 caças, 0 sistemas antiaéreos de médio ou longo alcance, a impressionante marca de 12 MBT com modelos T-55 e T-62 e Não possui Marinha. E a maior potência militar do planeta voltou pra casa com o rabo entre as pernas e perdeu Milhares de blindados e dezenas de aeronaves, pois abandonaram tudo para fugir. E ai? A Rússia enfrentou na época da invasão, o maior exército da Europa com cerca de… Read more »

Eduardo Neves

Israel não consegue destruir o Hamaz em um território do tamanho de uma caixa de fósforo… é assim mesmo.

Bosco

Todo o Estado Brasileiro não consegue entrar na Rocinha que tem 20 vezes menos população e é 300 vezes menor que a Faixa de Gaza.

Alexandre

Se você entender que no Estado brasileiro, inclusive nas forças armadas e nas forças de segurança estão justamente os sócios mais poderosos do Crime, fica fácil saber porque não se “entra” na Rocinha. Apesar que mais difícil é ” entrar” na Barra da Tijuca e tantos outro bairros e lugares,condomínios de luxos, fazendas onde os verdadeiros CRIMINOSOS residem.

Last edited 5 meses atrás by Alexandre
Bosco

E você compactua com esses criminosos? Denuncie-os!

Alexandre

Você compactua? Ou os ignora? Ou você também sabe? Se sabe , já denunciou? Me explique sua resposta?

Matheus Augusto

Consegue sim, só que o sistema não quer

Santamariense

Os russos enfrentam militares ucranianos, forças militares tradicionais. Israel enfrenta um bando de terroristas misturados e escondidos por trás da população civil e entre instalações civis. Se o Hamas é tão p*ka das galáxias assim, constitua um exército formal e vai para o combate aberto, ora!

L G1

Convencional contra a OTAN hoje nenhum país consegue enfrentar em uma G. Nem China e nem Rússia 30 dias de batalha e a OTAN já vence. E pôr isso que existe as armas nucleares. A Rússia não vai perder uma G contra a OTAN porquê tem a MAD nuclear . Enquanto não existir defesas eficientes contra armas nucleares.

Bosco

Mas o que parece é que a Rússia não desenvolveu doutrina voltada para SEAD, o que configura um amadorismo imenso.

Luís Henrique

Depende da fonte.
Segundo os russos desde o início da guerra, eles destruíram 442 sistemas de defesa antiaérea dos ucranianos.

Isso demonstra duas coisas:

1) o gigantismo dos sistemas de defesa antiaérea ucranianos, tanto os pré existentes como os recebidos pela Otan;

2) a Rússia possui capacidade SEAD

Agora para os que acreditam que a Ucrânia era uma força militar ridícula, como Boa parte da mídia ocidental divulgou, aí a Rússia est lutando contra uma porcaria e não conseguiu vencer, então a Rússia seria outra porcaria.

Camargoer.

Caro J. No início da Guerra na Ucrãnia, ficamos todos um pouco confusos sobre quais eram os objetivos de Moscou. Havia gente que dizia que o objetivo era ocupar 100% da Ucrãnia, outros que o objetivo era forçar um acordo entre a Russia e a Ucrânia, e alguns que o objeto era apenas ocupar a região da fronteira, criando uma região que viria a ser um futuro estado tampão. Na época, tive a impressão que o objeto era o acordo. Contudo, quando os EUA passaram a impor as sanções e a fornecer, junto com os demais países europeus, armamento para… Read more »

Guilherme Emerson Sousa Leite

Em quase todas as democracias em estado de guerra não existem eleições presidenciais. Portanto, isso não preocupará os apoiadores da Ucrânia, inclusive fortalecerá o presidente Zelensky caso não tenha fortes protestos nesse sentido, uma vez que a população ucraniana demonstrará estar comprometida com o mesmo objetivo(defesa da invasão russa). Outro ponto é a soberbada perda de equipamentos do lado russo, que, aliada ao fato de ser o país mais sancionado do mundo, não deixa Putin ter espaço para as manobras que o Sr. descreve acima., Veja, o que o EUA gasta de ajuda a Ucrânia é irrisório equiparado ao seu… Read more »

Camargoer.

Caro. Os EUA tiveram uma eleição presidencial em plena II Guerra. quando Rooselvelt foi venceu sua quarta reeleição em novembro de 1944.

Santamariense

Os EUA estavam sofrendo uma invasão, com o inimigo dentro do seu território? Não compare laranjas com bananas.

José de Souza

Assim como o Reino Unido em 1945, Churchill foi derrotado, apesar de toda a sua liderança.

Camargoer.

Olá José. Exato. Eu preferi não colocar Churchill porque a Alemanha assinou a rendição em 08 de maio e a eleição parlamentar, que derrubou Churchill ocorreu em 05 de julho, ainda que a Inglaterra ainda estivesse em guerra contra o Japão, que se rendeu em 15 de agosto.

Portanto, vocẽ tem razão. A Inglaterra fez eleições enquanto estava em guerra.

Curiosidade, na conferência de Postdam em 17 de julho reuniu Stalin, Truman e Atlee, já que Churchill retornou para a Inglaterra durante a conferência

Coisas de democracia.

Santamariense

E eleições na rússia?

Rodrigo

Existe isso?…. lembra as eleições do filme o ditador.

Santamariense

Pois é…mas, em tópicos como esse aqui, os russófilos ficam malucos.

Last edited 5 meses atrás by Santamariense
Satyricon

Pelo atual cenário do oriente médio, muito em breve haverá a possibilidade de um embate real entre os 35’s (Su x F).

Será interessante.

André Luís

Chora israel, o putenfinha!
E chora OTANzinha, que PERDEU a guerra contra a Rússia.

Bosco

A capacidade de vocês reinventarem narrativas é muito interessante.

Rinaldo Nery

Lembrando que esse modelo de helicóptero foi abatido às dezenas na Ucrânia.

Jagder#44

13 Mi 28 e 58 Ka 52.
Fonte: Oryx.

Last edited 5 meses atrás by Jagder#44
Luís Henrique

Eu li 13 Mi-28 e 38 Ka-52.

Talvez por isso os iranianos optaram pelo Mi-28. rss

L G1

O Brasil há alguns anos atrás enviou pilotos de teste de helicóptero para avaliar o MI-28 para uma possível compra de helicópteros de ataque. Foram avaliados outros helicópteros de outros países. Quanto ao MI-28 foi concluído que estava no mesmo nível dos outros , más com boa blindagem, ” parecia que estava dentro de um tanque MBT”.

Bosco

LG1,
blindagem de aeronave serve para tiro de metralhadora de longe.
É incompatível o mais pesado que o ar voar com blindagem pesada.
A única exceção é o besouro . rsss

Alexandre

Diga isso ao A-10

Bosco

A redundância dos sistemas do A-10 é o maior responsável pela sua sobrevivência.

Alexandre

Isso não anula o fato de ser um vetor muito,mas muito blindado!

Luís Henrique

O Mi-28 NM possui tamanho equivalente ao AH-64 Apache, porém possui peso vazio de 8.000 kg contra 5.000 kg do Apache. Por isso ele tem motores bem mais potentes, para conseguir velocidade máxima e de cruzeiro semelhante ao Apache. A cabine usa blindagem altamente resistente. Os vidros frontais suportam calibre 12,7 mm Janelas laterais e janelas de porta suportam 7,62 mm O casco do helicóptero suporta projéteis de fragmentação e explosivos de até 20 mm. As lâminas continuam em operação mesmo se forem atingidas por projéteis de 30 mm. É, sem dúvidas, o helicóptero de ataque com a maior blindagem… Read more »

Bosco

É! Pode ser! Eu não confio muito.
*A máxima para a sobrevivência das aeronaves de combate é:
1- Não ser atingido
2- Se for atingido não cair
3- Se cair não permitir que a tripulação morra.

L G1

Mais blindado que outros helicópteros de sua categoria. Rsrs

Groosp

Estão sendo modernizado com mísseis LMUR de maior alcance (14km), nova mira eletro-ótica e DIRCM, entre outras coisas.

Mirade1969

Todo helicóptero é vulnerável, porque voa a baixas velocidades e baixa altura, mas tá destruindo muitos blindados e tanques ucranianos este sim é o trabalho dele. Se fosse o Apache seria a mesma coisa.

Rodrigo

Gosto da ginástica para defender algo.

Alexandre

Uma média de 0,0772727273 helicóptero perdido por dia durante o conflito até agora! Não é ginastica é matemática!

Santamariense

Essa teu cálculo é a maior ginástica de todas…kkkkkkkkk

Alexandre

São 13+38( helicópteros perdidos, mencionados acima) divididos por 660 dias de conflito ( pouco mais ou pouco menos) . Matemática. Mas talvez você possa apresentar dados mais precisos que corroboram a idéia de que os russos estão sofrendo perdas enormes de helicópteros!

Camargoer.

Olá Alexandre. Ainda que o número de helicópteros seja exato (não foram entre 50~53 aparelhos, mas exatamente 52), o número de dias tem um erro associado, sendo aproximadamente 660 dias. Isso significa que poderiam ser 659 ou 661… Assim, a razão 52/660 deve ser registrada com 3 algarismos, como vocẽ registrou o número de dias. Então seria 0,0772. Se houvesse uma incerteza no número de helicópteros, então a média deveria ser registrada com dois algarismo. 0,077, porque neste caso a incerteza no número de aparelhos (registrado com 2 algarismos) é maior que a incerteza no número de dias (registrado com… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Camargoer.
Alexandre

Caro, agradeço enormemente sua observação! Dê fato esse tipo de erro pode e deve ser evitado! Mais uma vez fico grato pela correção ☺️

Camargoer

#tamojunto. Essa coisa de números de algarismos sempre dá confusão. A gente passa a vida treinando e de vez em quando ainda fica com dúvida.

Um abração.

Alexandre

Mais uma vez, muito obrigado!

Santamariense

Eu estou me referindo ao uso de cálculos estapafúrdios para querer justificar as perdas. Tudo que voa cai, mesmo que alguns caiam mais que outros. Quanto aos números, tu quer ser exato e ter um cálculo minimamente relevante? Descubra em quantos dias dessa guerra houve operações aéreas, em quantos dias houveram participação de helicópteros, em quantos houveram voos desses 2 modelos citados, onde eles caíram e se foi por fogo de AAé, por outras aeronaves, por falhas mecânicas, por erro humano ou por mau tempo. Isso são cálculos que mostram resultados úteis e palpáveis. De resto, tu pode usar quantos… Read more »

Alexandre

Os números apenas refletem uma dada realidade. Por exemplo, no conflito do Vietnã que teve mais ou menos 5110 dias de participação estadunidense, teve algo em torno de 5080 helicópteros norteamericanos perdidos. Logo basta fazer o cálculo para se ter um comparativo que justamente vai ajudar a compreender que as perdas desse tipo de vetor é natural em uma guerra, seja russo ou qualquer outro país. E a relevância dos números é claro e objetivo: o conflito na Ucrânia é de alta intensidade e atrito. O número relativamente pequeno de perdas desse tipo de vetor requer uma análise mais aprofundada,… Read more »

Bosco

Helicópteros americanos “perdidos” não quer dizer que foram “derrubados por ação inimiga” . Se for colocar números coloque-os de forma a serem relevantes ao entendimento na discussão e não para direcionar o interlocutor a acreditar nas suas premissas. Outro dado relevante é relativo à grande quantidade de helicópteros utilizados nos mais de 10 anos da Guerra do Vietnã, que chega a quase 12000 . Outro dado ainda mais relevante diz respeito à quantidade de missões e horas voadas em combate que esses helicópteros voaram. Somando alguns milhões de missões e de horas de voo. Um Huey que efetuou 200 ou… Read more »

Alexandre

Como eu disse , números tem sua importância e você acaba de demonstrar a veracidade de minha premissa! Obrigado!! Quanto a direcionar interlocutores e capacidade de entendimento , você poderia deixar que cada um desenvolva suas próprias potencialidades. E talvez acreditar que cabe a você determinar o que e como alguém pode ou deve dizer ou pensar seja exatamente um indicativo de sua fragilidade intelectual

Camargoer.

Olá Alexandre. Todos os índices são úteis e limitados. A média de perdas por dia é um bom número, mas limitado. Ficaria melhor compara-lo com a média de perdas em outros conflitos. Seria útil e ainda incompleto. Outro número que poderia ser útil é a razão entre o número de helicópteros perdidos pelo número de helicópteros empregados Ainda seria limitado Poderia ser feito uma razão entre a taxa de perda de um país (Rússia) pelo seu adiversário (Ucrãnia) ou de outro país em conflito. Pode ser útil mas continuará limitado. Não existe índice perfeito. Existem índices úteis que são, geralmente,… Read more »

Alexandre

Olá caro Camargoer, compreendo perfeitamente as limitações dos índices, assim como entendo que os mesmos podem trazer indicações necessárias para equalizar retóricas depreciativas e atavicas! Nunca é só!!!!! Índices podem ser um ponto de partida , nunca um ponto de chegada!

Camargoer.

Exato. Índices são indicativos úteis, mas limitados. È um erro ignorá-los assim como é um erro tentar levá-los a ferro-e-fogo.

Bosco

Santamariense, O cálculo relevante em relação à perdas de aeronaves de combate por fogo inimigo é a relação de perdas por surtida. Na Guerra do Vietnã a USAF perdeu 1 aeronave para cada 2500 surtidas (missões). Só como comparação, na Guerra da Coreia a taxa era de 1 aeronave para cada 500 surtidas. Na SGM os americanos perderam 1 aeronave a cada 100 surtidas. Os EUA perdeu muitas aeronaves para o fogo inimigo porque tinha muitas aeronaves e as utilizou até o osso. Ao todo foram quase 6.000.000 surtidas só da USAF durante os mais de 10 anos da guerra.… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Bosco
Rinaldo Nery

Não creio. “Morri mas destruí um blindado”. Que lógica…

Satyricon

” mas tá destruindo muitos blindados e tanques”

Você quis dizer “estavam”

Porque, segundo consta, desde o ataque ao aeródromo de Berdiansk com Atacams, em 17/10/23, os Ka-52 não são reportados nas frentes de combate.
Aparentemente, depois que perderem 2/3 da frota, foram retirados do conflito.

Tava achando que somente a frota russa do Mar Negro estava ” correndo do pau”?

Luís Henrique

Não estão fora do conflito, estão sendo usados de outra maneira, sem avançar na linha de frente, atacando de mais longe.

Vinicius Momesso

Como deve ser. A doutrina ocidental prega que todo helicóptero de combate deve atuar como uma “plataforma aérea de lançamento de mísseis” e não como um MBT.
No Afeganistão por exemplo, os EUA realizavam ataques com seus Apache, dentro de um perímetro seguro e não con “razantes” a lá Rambo.

Satyricon

Desculpe-me Luis mas, com a presença dos Atacams, nenhum aeródromo na Ucrânia ocupada é seguro para os Ka-52 russos.

L G1

E os EUA e Inglaterra forneceram milhares de mísseis stinger e outros para a Ucrânia. E no começo os Russos lançavam ataques na brutalidade muito perto das armas antiaérea dá Ucrânia, tem vários vídeos na internet. Mas agora os Russos estão lançando ataques a longa distância e às perdas de helicóptero reduziram muito.

Bosco

Se adotar uma doutrina adequada o risco de ser abatido é reduzido.
Se operar como um Stuka ou um Thunderbolt aí ele está perdido.

Art

A realidade imita a ficção, Top Gun maverick o “Irã” (em nenhum momento é falado que é Irã é o Irã) tem essas aeronaves. kkkk

Nilton L Junior

Vai pra outro patamar as Força Área dos Persas, salvo engano também vai poder exportar material bélico pois as sanções vão ser suspensa por conta do prazo.

Fabio Araujo

Esses SU-35 vai recolocar a forçar aérea iraniana em pé de igualdade com as forças aéreas mais poderosas da região

EduardoSP

Arábia Saudita : 72 Eurofighters, 211 F-15 Strike Eagles, 81 Panavia Tornados.

Qatar Emiri Air Force: 36 Dassault Rafale, 22 F-15 Strike Eagles (+14 a entregar), 4 Eurofighters (20 a entregar).

UAE Air Force: 59 Dassault Mirage 2000, 80 Dassault Rafale (a entregar), 56 Lockheed F-16 block 60.

Kuwait Air Force: 27 Boeing F-18C, 28 Boeing F-18E/F.

Maurício.

Se a força aérea da Arábia Saudita for tão “competente” quanto o exército, aí a coisa complica, muitos literalmente só estão lá porque são amigos do rei, é o mesmo caso dos generais da Rússia na Ucrânia, costuma dar m*.

EduardoSP

Sim, mas também não sabemos se os generais dos Aiatolás são competentes também ou se só chegaram aonde estão por rezarem na mesma mesquita que os chefes.

Camargoer.

Caro Edu. O EB, a partir de 1931 até o início da II Guerra privilegiava o acesso de oficiais brancos e católicos á escola de oficiais, barrando negros, mulatos, judeus, islâmicos além daqueles considerados subversivos e comunistas.

file:///home/emerson/Downloads/Dialnet-DiscriminacaoEIntolerancia-5026841.pdf

Santamariense

Sério que tu vai usar uma “informação” de décadas e décadas atrás para querer reforçar tua narrativa? E hoje, isso ainda existe no EB? O que o colega escreveu sobre o Irã acontece hoje…não é coisa de 80 anos atrás!

Fabio Araujo

A guerra Irã-Iraque terminou 35 anos atrás então boa parte dos oficiais generais iranianos são de uma geração que pegou o final da guerra e devem ter experiência de combate. Em relação aos sauditas creio que depois de tantas falhas no Iêmen devem ter aprendido alguma coisa.

Carlos Campos

Região, Azerbaijão, Armenia, Iraque, Síria, Paquistão, Afeganistçao, para aí pq se comparar com as Monarquias Árabes aí fica feio

Fabio

Essa cooperação entre Rússia e Iran é importante pra dissuadir os americanos no oriente médio, o Iran deveria fazer parte do programa cheque mate, caça leve de quinta geração que será um ótimo caçador dos f 35 e os f 22 , também sou a favor que a Rússia implante armas táticas nucleares no Iran sob seu comando pra dissuadir diretamente Israel que foi um estado inventado pelos americanos pra ser seu braço naquela região.

Rodrigo

O xeque mate é maquete ainda…daqui a uns 15 a versão desfile tá pronta.

Carlos Campos

caçar F22 kkkkkk eles vão aposentar o F22 e o SU75 não vai estar pronto

Rinaldo Nery

“Israel que foi um estado inventado pelos americanos “. Nossa… Precisa estudar um pouco de história… Começo a concordar com Alexandre de Moraes: a Internet deu voz aos imbecis.

Bosco

É cada coisa que esses garotos aprendem nas escolas paulofreirianas da vida…
Pelo menos esse rapaz aí não utilizou o termo “estadunidenses” .

Last edited 5 meses atrás by Bosco
Comte. Nogueira

Qual é gentílico correto dos EUA?

Last edited 5 meses atrás by Comte. Nogueira
Santamariense
Bosco

Eu como sou a favor do direito do indivíduo se autodefinir aplico esse mesmo direito à nacionalidade (gentílicos):
https://www.ef.com/wwen/english-resources/english-grammar/nationalities/

José de Souza

Melhor você também estudar mais e melhor, as “escolas paulofreirianas” usam o Método Paulo Freire para… alfabetização. Somente isso, método reconhecido e aplicado mundo afora, que ao invés de alfabetizar pelo obsoleto “be-á-bá” usa palavras e referências do quotidiano, seja de crianças ou de adultos. Até o MOBRAL usava! Essa “ignorância” que você vê, vem das escolas municipais e estaduais, guiadas há décadas por estados e municípios com os mesmos agentes políticos e, aí sim, sua política de “quanto pior melhor” extremamente ideologizada. Só o Ceará, nos últimos anos, conseguiu sair um pouco desse ciclo. E “estadunidense” é um termo… Read more »

Santamariense

Estadunidense e norte-americano estão corretos.

Camargoer.

OIá José. Paulo Freire desenvolveu um método para alfabetização de adultos em um período no qual o 50% da população brasileira era analfabeta. A ideia é usar os fonemas (ba, ma, be, tu…) para construir palavras do meio no qual o adulto está inserido. Se é um camponês ou agricultor, então se usa o vocabulário dele, rótulos de embalagens de sementes, defensivos agrícolas, notícias de revistas rurais. Se for um trabalhador urbano, então pode-se usar embalagens de produtos do dia-a-dia, notícias de jornais ou revistas locais, textos relacionados com o trabalho (jardinagem, limpeza, etc). Como o estudante já tem um… Read more »

Bosco

Não vi na Pedagogia do Oprimido nenhuma referência a qualquer método de alfabetização.

Bosco

Já que você foi alfabetizado me explique o que PF quis dizer com isso: Sendo os homens seres em “situação”, se encontram enraizados em condições tempo-espaço que os marcam e a que eles igualmente marcam. Sua tendência é refletir sobre sua própria situacionalidade, na medida em que, desapoiados por ela, agem sobre ela. Esta reflexão implica, por isto mesmo, em algo mais que estar em situacionalidade, que é a sua posição fundamental. Os homens são porque estão em situação. E serão tanto mais quanto não só pensem criticamente sobre sua forma de estar, mas criticamente atuem sobre a situação em… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Bosco
Bosco

Eu entenderei se não conseguir me explicar o que ele quis dizer, afinal, não creio que você tenha pelo menos PhD nível “Super Nova” outorgado pela Academia de Ciências Galácticas cuja sede fica em Alfa Centauro.

Alecs

Agora já sei quem foi o professor da Dilma! Kkkkkkkkk

Alecs

Sério que foi Paulo Freire que disse isso? Não foi a Dilma? Kkkkkkkk

Alexandre

Pelo visto você nunca leu Paulo Freire e pelo visto tem gente que é mais americano que os próprios estadunidenses ! infelizmente a mediocridade e desonestidade intelectual passou a imperar nos últimos anos e não graças a Freire mas sim tipos como Olavo de Carvalho e seus admiradores e reprodutores de excrescências pseudos intelectuais!

Last edited 5 meses atrás by Alexandre
Bosco

Defina o que é “pseudos intelectuais”. Já li Paulo Freire. É um imbecil Seu livro mais “relevante” é uma ode à hipocrisia . Sem falar que é uma obra intelectualóide de 5ª categoria mas que de acordo com você alcançõu o píncaro da ciência estabelecida que é dona de toda verdade (como se houvesse verdade absoluta nas questões abordadas por Paulo Freire ou Paulo Otávio ou Sócrates). Comparar Olavo de Carvalho com Paulo Freire? Tenha dó! Me lembro bem de uma parte onde PF na sua obra maior (que não versa sobre método de alfabetização de adultos) flerta com o… Read more »

Alexandre

Pelo visto se leu não entendeu! E de fato pelo teor de sua crítica fica evidenciado a pouca profundidade de análise de sua parte. E de fato nunca quis comparar Freire com um arremedo de líder de ceita cujos seguidores se esforçam até hoje pra superar seu líder e mestre no que diz respeito a mediocridade, arrogância e ignorância!

Last edited 5 meses atrás by Alexandre
Bosco

Olavo de Carvalho? Meu líder e mestre????
rssss
Líder de seita?
rsssss

Você ajudou a eleger um sujeito que sequer sabe cantar o Hino Nacional mas sabe de cor a “Internacional” mas sou eu quem é mais americano que os americanos?
Ah, tá!

Alexandre

Patético

Santamariense

Eu tenho aversão ao OC … e PF é um pseudo-intelectual. Pelo teu comentário, se vê que tu apenas faz, e te comporta, exatamente igual àqueles que tanto critica e despreza.

Alexandre

Talvez você tenha razão! Incorrer no erro que se crítica é uma falha que devo corrigir! Quanto a Freire ele de fato nunca foi e nem pretendia ser um intelectual! Ele apenas foi um protagonista cultural que se tornou um dos mais estudado e admirado nas academias do mundo inteiro! A contribuição não só da obra, mas muito mais através de suas práticas é de uma grandeza que incomoda muitas pessoas!

Last edited 5 meses atrás by Alexandre
Bosco

Ninguém se incomodo com o fato do PF ter sido um alfabetizador independente de ser verdade ou não esse reconhecimento internacional que dizem ele ter. O que incomoda alguns é ele fazer apologia do cxmunismx, colocar Che, Mao e Fidel (assassinos homofóbicos) como santos a serem imitados , acreditar que existam “seres iluminados” destinados a governar a vida das pessoas, ter uma visão míope sobre o mundo e banalizar a visão de oprimidos e opressores, considerar que a educação deve ser utilizada primariamente para a doutrinação comunista e formar revolucionários… Ele é junto com outros “educadores e filósofos” o grande… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Bosco
Bosco

Não é por ser “educador/alfabetizador” que o PF “incomoda muitas pessoas”.
* E você deve saber disso mas “joga” com as palavras de modo a subverter a realidade para adequá-la aos seus critérios, querendo fazer parecer que os incomodados pela obra benéfica e humanitária do sujeito só podem ser monstros sem coração.
Não no meu turno!!!!

Alexandre

O turno é seu? Agora sim fica claro e evidente seu papel de censor!!!!! parabéns!!!!!! Quem é a caricatura? Pela sua fala é necessário você descobrir que o mundo não é espelho! Tanto ódio te cega!!!!
Agora , da minha parte , não existe o menor desejo de seguir em frente com esse diálogo.

Last edited 5 meses atrás by Alexandre
Alecs

Perfeito. PF não passa de um grande enganador. Sua obra medíocre é justamente direcionada para corromper e doutrinar as classes menos favorecidas.

Alexandre

Se as classes menos favorecidas, que são a maioria do povo brasileiro, são menos favorecidas justamente por serem oprimidas ,sub julgadas e exploradas pela minoria detentora do poder e de todos os privilégios ,pela sua lógica Paulo Freire ao corromper e doutrinar os menos favorecidos, o faz no sentido de promover justamente a ruptura e a revolta contra o opressor e explorador! O que a de mediocridade em uma ação libertadora? Não há motivo para excluir esse comentário.

Last edited 5 meses atrás by Alexandre
Bosco

teste

Last edited 5 meses atrás by Bosco
Bruno Moura

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Last edited 5 meses atrás by Bruno Moura
Bosco

Fábio,
Toda fronteira naquela região que antes pertencia ao Império Otomano foi determinada basicamente pelo Reino Unido e depois pela ONU no caso de Israel.
Se Israel é artificial essa regra deveria valer para muitos outros países da região.

*Acho interessante que muitos que são contra a existência de Israel, que teve seu Estado formalizado pela ONU, alegam que Taiwan não tem direito de existir como Estado soberano porque não é reconhecida pela ONU como um estado independente.
Esse é o famoso “duplipensar”. George Orwell acertou de novo.

L G1

Verdade mestre Bosco. A recriação do estado de Israel vem do século 19. Movimento a volta para Sião. Os EUA não tem nada a ver com isso até a até a URSS Rússia apoiou.

Camargoer.

A ONU determinou a fundação do Estado de Israel e do Estado da Palestina com apoio de muitos países, inclusive do Brasil e dos EUA.

Rodrigo Maçolla

Isso é a Russia cumprindo os acordos…

Bispo

Penso que a nível geopolítico, para a Rússia e a China um Irã forte(armado até os dentes) é interessante.

EUA tem outra zona quente para tentar controlar…a questão é …deixarão(Israel inclusa) surgir um Irã com a “bomba”.

francisco

A tão “poderosa” e admirada Russia não consegue vencer a Ucrânia. A “superpotência” e amada China tem medo de invadir a Taiwan e o “poderosíssimo” Irã, com seus super-poderosos misseis, apesar de sonhar em destruir Israel, nunca se atreveu a enfrenta-los de frente, recorrendo a grupos terroristas.
Como Paulo Francis dizia, comunista só tem bafo.

Maurício.

Esqueceu de dizer que os EUA/Otan tem medo de enfrentar a Rússia na Ucrânia, da mesma maneira que a Rússia tem medo de enfrentar os EUA na Síria, tudo um bando de arregão, só enfrentam e chutam cachorro morto!

Alexandre

Paulo Francis era e ainda é um grande representante de um pensamento mediocre e subalterno, era mais um que pesava ser mais americano que os próprios estadunidenses!

Last edited 5 meses atrás by Alexandre
Gainete

Coitado do Irã 🤭😂

Angelo

Esses Mil Mi-28 são horrorosos, mas armados até os dentes…..rsrsrsrs

RRN

É a única opção que o Irã tem.
Talvez digo o mesmo da Rússia que praticamente destruiu seu mercado de exportação de armas.