RIAD, Arábia Saudita — 29 de novembro de 2023 – A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) e a flynas, a principal companhia aérea de baixo custo do Oriente Médio e do mundo, anunciaram hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para explorar o futuro das operações de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) na Arábia Saudita. Os parceiros estudarão a possibilidade de iniciar operações em Riad e Jeddah em 2026.

“Esta parceria simboliza não apenas um marco importante na nossa visão compartilhada de um transporte aéreo sustentável, mas também um compromisso em criar uma mobilidade mais eficiente, ecológica e acessível”, afirma Johann Bordais, CEO da Eve. “Estamos entusiasmados em iniciar esta jornada pioneira ao lado da flynas, unindo esforços para promover o futuro da mobilidade aérea na Arábia Saudita.”

Bander Almohanna, CEO e Diretor Administrativo da flynas, ressalta: “Estamos satisfeitos em explorar soluções sustentáveis com a Eve Air Mobility, uma empresa pioneira neste campo, alinhada à estratégia da flynas de adotar iniciativas com impacto sustentável para o meio ambiente, sociedade e economia, em linha com os objetivos nacionais de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2060”.

O acordo irá colaborar com a indústria da aviação na Arábia Saudita ao construir e dar suporte ao futuro ecossistema local de voos elétricos. Além disso, a parceria auxiliará no alcance dos objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030 (ONU) e das metas ambiciosas estabelecidas para o setor da aviação.

A flynas opera mais de 1.500 voos semanais para mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Esse esforço colaborativo entre a Eve e a flynas, bem como a introdução de voos de eVTOL na Arábia Saudita, disponibilizará aos passageiros uma opção adicional de transporte urbano, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso das empresas em moldar o futuro da aviação elétrica e fornecer transporte eficiente, seguro e sustentável para a região.

Siga a Eve no X (Twitter), Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube: @EveAirMobility

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

Sobre a flynas

A flynas, transportadora aérea saudita e líder entre as companhias aéreas low cost no mundo e no Oriente Médio, possui 60 aeronaves e opera mais de 1.500 voos semanais para 70 destinos nacionais e internacionais.

Desde o seu lançamento em 2007, a flynas já transportou mais de 60 milhões de passageiros. Recentemente, em 2023, a empresa foi classificada pela Skytrax como a quarta melhor companhia aérea low cost, além de ser premiada como a melhor companhia aérea low cost no Oriente Médio pelo sexto ano consecutivo: 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023. Além disso, a flynas recebeu em 2023 o prêmio de Melhor Companhia Aérea low cost do Oriente Médio do World Travel Awards pelo nono ano consecutivo (de 2015 a 2023) e foi classificada na categoria de 4 estrelas entre as companhias aéreas de low cost, a categoria mais alta de companhias aéreas low cost no mundo, segundo a avaliação da APEX.

DIVULGAÇÃO: Eve Air Mobility

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A C

O mito de que qualquer individuo pode ser um piloto nao eh realista. Por isso a EMB/EVE tem sido uma das empresas pioneiras no conceito sistema de gerenciamento dos ceus (sky management control system). Isso, porque as aeronaves EVE serao completamente autonomas – no futuro poderah haver opcoes para pilotagem manual. Tudo isso leva tempo e projetos inovadores como esse precisam de um certo grau de maturidade para ser plenamente implementado. E ao que tudo indica o 1o prototipo em escala real jah deve estar sendo contruido apos testes de propulsao e tunel do vento concluidos no inicio deste ano.… Read more »

Last edited 4 meses atrás by A C
FernandoEMB

Informação incorreta… as aeronaves EVtol serão tripuladas. No futuro a ideia é que sejam autônomas.

A C

Obrigado pela informacao.

“It is important to note that we are not going straight to fully autonomous operations. As Eve begins operations, pilots will be on board and will also benefit from the application of these technologies through a safer and simplified vehicle operation until we reach a fully certified autonomous flight system for Urban Air Mobility.” (Julio Bolzani, Head of Autonomous Systems at Embraer)

Teria o MinDef interesse no potencial militar do projeto?
Apesar da autonomia inicial ser de apenas 100Km, deverah ser 90% mais silencioso e custo de operacao 6x menos do que um Heli equivalente.

Last edited 4 meses atrás by A C
Marcos Borges

Alguém pode confirmar se o protótipo do Everton da EVE já alçou vôo? O cronograma parece bem apertado, será que a empresa vai conseguir colocar o seu produto no mercado a tempo?

FernandoEMB

Ainda não.
Mas está se aproximando a data do primeiro voo.