O Pentágono disse que os ataques aéreos contra instalações usadas pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica e seus representantes foram uma retaliação aos recentes ataques de foguetes e drones contra as forças americanas

Os Estados Unidos realizaram dois ataques aéreos contra instalações usadas pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e seus representantes no leste da Síria na manhã de sexta-feira, em retaliação a uma enxurrada de ataques recentes com foguetes e drones contra as forças americanas no Iraque e na Síria.

Os ataques dos jatos F-16 da Força Aérea dos EUA, contra um depósito de armas e um depósito de munições, pretendiam enviar um forte sinal ao Irã para conter os ataques que o governo Biden atribuiu aos representantes de Teerã na Síria e no Iraque, sem aumentar o conflito no Oriente Médio, disseram autoridades dos EUA. Os alvos, embora limitados em número, representam uma escalada nas instalações de ataque utilizadas pelas próprias forças do Irã na região, e não apenas pelas milícias no Iraque e na Síria que Teerã ajuda a armar, treinar e equipar.

“Esses ataques precisos de autodefesa são uma resposta a uma série de ataques contínuos e em sua maioria malsucedidos contra pessoal dos EUA no Iraque e na Síria por grupos de milícias apoiados pelo Irã”, disse o secretário de Defesa Lloyd J. Austin III em um comunicado.

“Os Estados Unidos não procuram conflito e não têm intenção nem desejo de se envolver em novas hostilidades, mas estes ataques apoiados pelo Irã contra as forças dos EUA são inaceitáveis e devem parar”, disse Austin.

Desde o ataque surpresa do Hamas contra Israel em 7 de Outubro, o Presidente Biden e os seus assessores têm procurado conter a guerra entre Israel e o Hamas e evitar que esta se transforme num conflito regional com o Irã e os seus representantes no Líbano, na Síria e no Iraque.

Para esse efeito, os Estados Unidos enviaram dois porta-aviões para o Mediterrâneo Oriental, perto de Israel, e dezenas de aviões de combate adicionais para a região do Golfo Pérsico, para dissuadir o Irã e os seus representantes no Líbano, na Síria e no Iraque de se envolverem numa guerra regional. O Pentágono também enviou baterias antimísseis Patriot adicionais e outras defesas aéreas para vários países do Golfo para proteger as tropas e bases dos EUA na região.

Mas com os ataques quase diários contra as forças dos EUA nos últimos 10 dias – o número do Pentágono subiu para pelo menos 19 na quinta-feira – a pressão tem aumentado sobre os Estados Unidos para responderem militarmente.

“Esses ataques de autodefesa estritamente adaptados tinham como objetivo exclusivo proteger e defender o pessoal dos EUA no Iraque e na Síria”, disse Austin. “Eles são separados e distintos do conflito em curso entre Israel e o Hamas e não constituem uma mudança na nossa abordagem ao conflito Israel-Hamas.”

Ele acrescentou: “Se os ataques dos representantes do Irã contra as forças dos EUA continuarem, não hesitaremos em tomar outras medidas necessárias para proteger o nosso povo”.

Um alto funcionário do Departamento de Defesa disse a repórteres em um briefing na noite de quinta-feira que os ataques aéreos não foram coordenados com os militares de Israel.

Funcionários do Pentágono ofereceram poucos detalhes sobre os ataques em si, os danos que causaram e que tipo de resposta poderiam obter do Irã e dos seus aliados. Eles deram o seguinte relato:

Duas aeronaves de ataque F-16 da Força Aérea baseadas na região lançaram bombas guiadas com precisão sobre um depósito de armas e um depósito de munições perto de Abu Kamal, na Síria. Embora foguetes ou drones não tenham sido lançados do local, as autoridades disseram que as munições armazenadas nas instalações foram usadas nos recentes ataques contra as forças dos EUA.

Autoridades do Pentágono disseram que havia pessoas no local durante o dia de quinta-feira, mas não ficou claro se algum iraniano ou pessoal da milícia ficou ferido ou morto nos ataques.

Tal como no passado, os Estados Unidos optaram por atacar alvos apoiados pelo Irã baseados no leste da Síria, e não no sul do Iraque, onde os grupos operam com ampla latitude. Funcionários da administração instaram as autoridades iraquianas a reprimir os grupos naquela área, com pouco sucesso. Ainda assim, a realização de ataques aéreos americanos poderá ter um efeito desestabilizador sobre o governo iraquiano, que trabalha em estreita colaboração com o governo dos EUA.

“Os EUA enviaram uma mensagem esta noite”, disse Mick Mulroy, ex-oficial de defesa e C.I.A. oficial, disse em um comunicado na noite de quinta-feira. “Responderemos diretamente contra o Irã, e especificamente contra o I.R.G.C., se continuarem a atacar as nossas posições militares e pessoal no Iraque e na Síria.”

Biden, questionado na quarta-feira sobre os ataques de drones contra militares dos EUA no Iraque e na Síria nos últimos dias, disse que alertou o Irã “que se eles continuarem a se mover contra essas tropas, nós responderemos”.

Os ataques retaliatórios dos EUA antes do amanhecer de sexta-feira ocorreram poucas horas depois de o Pentágono anunciar que 19 militares dos EUA baseados no Iraque e na Síria sofreram lesões cerebrais traumáticas após ataques de foguetes e drones de militantes apoiados pelo Irã na semana passada.

O Departamento de Defesa havia dito anteriormente que 21 militares sofreram ferimentos leves, mas retornaram ao serviço após os ataques de 17 e 18 de outubro na Base Aérea de Al Asad, no oeste do Iraque, e na guarnição de al-Tanf, no sul da Síria.

O brigadeiro general Patrick S. Ryder, porta-voz do Pentágono, disse na quinta-feira que 15 dos 17 militares feridos em al-Tanf e todos os quatro soldados feridos em Al Asad foram posteriormente diagnosticados com lesões cerebrais traumáticas.

“Como vimos no passado, há situações em que, vários dias após um ataque, um membro pode relatar zumbidos nos ouvidos, dores de cabeça”, disse o general Ryder, que disse não ter havido outros diagnósticos de lesão cerebral traumática desde então.

Há 2.500 soldados dos EUA no Iraque e 900 na Síria, ajudando principalmente os aliados locais a realizar missões de contraterrorismo contra o Estado Islâmico.

Os ataques aéreos de sexta-feira seguem um padrão estabelecido no início da administração Biden de retaliação contra grupos ligados ao Irã por ataques às forças dos EUA no Iraque e na Síria.

Pouco depois de assumir o cargo, o presidente ordenou o bombardeamento de edifícios no leste da Síria pertencentes ao que o Pentágono disse serem milícias apoiadas pelo Irão, responsáveis por um ataque com foguetes a um aeroporto do Iraque em 15 de Fevereiro de 2021. Esse ataque matou um empreiteiro filipino da coligação militar liderada pelos EUA e feriu outras seis pessoas, incluindo cinco americanos.

Em Junho de 2021, os Estados Unidos realizaram ataques aéreos no Iraque e na Síria contra duas milícias apoiadas pelo Irão que, segundo o Pentágono, conduziram ataques de drones contra pessoal americano no Iraque.

Em Agosto de 2022, os Estados Unidos atacaram grupos militantes ligados ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica no nordeste da Síria, matando pelo menos dois combatentes. Esses ataques seguiram-se a ataques de foguetes das forças apoiadas pelo Irã, um dos quais feriu três militares dos EUA.

Em Março deste ano, as agências de inteligência dos EUA concluíram que um drone autodestrutivo de “origem iraniana” matou um empreiteiro dos EUA e feriu outro empreiteiro e cinco militares dos EUA num ataque a uma instalação de manutenção numa base da coligação no nordeste da Síria.

Biden retaliou ordenando ao Pentágono que realizasse ataques aéreos contra instalações no leste da Síria utilizadas por grupos afiliados ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, mas não pelas próprias forças iranianas.

Questionado por repórteres na quinta-feira sobre quando o governo retaliaria pela última onda de ataques contra as tropas americanas, o general Ryder disse que os Estados Unidos sempre se reservam o direito de autodefesa. “Se e quando decidirmos responder”, disse o general Ryder, “faremos isso na hora e no local de nossa escolha”.

Essa hora chegou na manhã de sexta-feira, no leste da Síria.

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington R. Soares

Se ultrapassarem a linha 12798 iremos responder com todas as nossas forças !

27/10, Putin.

Zoe

Olha…o medo é o Putin lançar nukes.
Fora isto, ele não conseguira manter um Front contra Ucrania e outro contra os EUA, e ele sabe que não.

Rui Chapéu

ele não tá conseguindo nem manter o front contra a ucrania !

Fernando

É… só esta conseguindo manter ocupado quase 20% da Ucrania!

Maurício.

Putin e Medvedev só falam em nukes da boca para fora, são uns fanfarrões. Tá certo que não dá para dúvidar de nada, mas é muito difícil eles realmente apelarem para as nukes, fora a vergonha de ter que apelar contra um país feito a Ucrânia.

Heinz

Porque eles lançariam nukes? Ha iminência de um cerco a Moscou por parte dos Ucranianos? Eles atacaram o território russo de forma primária e destruíram várias cidades? Eles lançaram mísseis nucleares contra a Rússia?

Rafael Coimbra

Todos sabemos… pouco aceitam que os Estados Unidos ainda preservam a força de esmagar um país, virar p o lado esmagar outro e assim por diante… Obviamente tudo isso tem consequências. Tem países que levam meses, anos se preparando para invadir um espaço aéreo inimigo, lançar bombas, etc… OS EUA fazem parecer fácil, essa ainda é a maior diferença para outras potências.

Fábio CDC

Muita prática, expertise, tecnologia, treinamento, disponibilidade de meios, capacidades logísticas extraordinárias, motivação, vantagens psicológicas, Inteligência e muito mais funcionando muito bem e ao mesmo tempo.
.
Não tem como dar errado.

Rogério Loureiro Dhiério

Quando o amigo menciona prática, transcende a questão de apenas “treinamento”.

Vai no segundo item mencionado, “exertise”, alcançado com alinhamento de treinamento e prática.

Nesse quesito, são mestres.

E ninguém admite ou tem coragem pra falar a verdade. Más os caras invadem mesmo.

Até no que é ruim os caras são melhores.

Deixam russos e a penca toda a desejar, parecerem amadores, café com leite.

Alexandre

Incrível,mas se você olhar bem de pertinho, ao longo das últimas décadas só tem dado errado pro EUA!

Sensato

Politicamente, não militarmente.

Joao

Depende da finalidade do conflito.
Só for “se meter na política interna”, tá difícil mesmo. Vietnã e Afeganistão foram analisados de forma errônea e o esforço militar foi em vão, pela conduta política.
O Iraque tá nessa confusão até hj…
Mas quando é “guerra por guerra”, como na primeira guerra do Golfo, acho difícil alguém encarar.

Rogério Loureiro Dhiério

Todas as forças dele estão baseadas meramente em artefatos nucleares.

Fora isso, ele tem o que para dizer que tem força?

Drones iranianos?

Bosco

Interessante essa primeira foto que mostra uma configuração inusitada do F-16 com 3 Amraams e 1 Sidewinder e um pod HTS sem que haja um HARM instalado.

Kommander

Ficou bonita a foto, gosto da pintura dos jatos da USAF, bem imponente!

Magalhaes

Os F-16 pintados com Have Glass V ficaram bem bonitos.

Last edited 6 meses atrás by Magalhaes
Demolidor

Não gosto do F-16 acho ele um avião bem feio, prefiro os aviões Europeus como o Mirage 2000, Gripen e etc.

Felipe Barbieri

A historia já pousou sua pesada bota sob o oriente médio e um conflito maior agora passa a ser uma realidade tangível e palpável.

A estabilidade do oriente médio e adjacencias nunca esteve tão distante, Síria, Iraque, Iémen, Afeganistão, Líbia, Somália, Sudão entre outros viraram estados fragmentados com todo o tipo de lunático intervindo e fazendo todos os tipos de absurdos.

Camargoer.

Olá Felipe. Parafraseando Trotsky. Daqui a pouco um enxame de abelhas poderá ataca-lo.. riso

Phacsantos

Se estourar uma guerra geral lá no Oriente Médio a FAB não vai dar conta de repatriar tantos “brasileiros” que moram naquelas bandas…sem falar os turistas de Dubai…

Rogério Loureiro Dhiério

Ou correm a pé para as fronteiras ou, pega em armas e lutem.

Joao

Acho q ninguém tem.
Mas há uma possibilidade de aumento de aeronaves em casos assim.
É a utilização de aviões privados, com tripulação da FAB. O problema é que existe a solução, mas os governos não tem se preocupado muito com as leis q amparam a Mobilização, pcp no que tange Meios.

Alexandre

Por coincidência todos eles foram atacados,destruídos,sabotados,vilipendiados pelo Ocidente, principalmente pelo maior defensor da democracia!!!!!!!!

Demolidor

Os EUA e Israel estão trabalhando forte para desestabilizar a região, provavelmente estão querendo aumentar os lucros com vendas de armas.

Last edited 5 meses atrás by Demolidor
Zorann

Invadindo o espaço aéreo de um estado soberano.

É a máquina de guerra americana levando a destruição a todos os lugares onde estão seus interesses.

Nonato

_________
_________

Russia que por sinal patrocinou varios golpes de estado recentes na África
A omissão dos Estados Unidos tem permitido muita bagunça no mundo
O Irã por exemplo levando o caos ao oriente médio.
Os Estados Unidos já deveriam ter resolvido isso há tempos
Ter cortado o mal pela raiz teria até evitado o ataque do Hamas e a resposta de Israel.
Cuba e Venezuela são outro exemplo

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO MAIS DE UMA VEZ POR CAUSA DISSO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurício.

“Russia que por sinal patrocinou varios golpes de estado recentes na África.”

Ué, não teve a tal primavera árabe? Pois é, agora é a vez da primavera africana…

Zoe

Tons of pure democracy!

Bosco

Os EUA parece que reconhecem essa soberania já que atacam forças iranianas instalados no país e não o país diretamente. Não reconhecesse e os EUA estariam, dentre outros alvos, a capital.

Rogério Loureiro Dhiério

Más o Irã tem capacidade de atacar alguma frente americana com reais danos?
Acho que esses ataques americanos são perca de tempo, dinheiro e sono.

Os Farsis lançaram uns “missil” por ali, não fez nem cócegas.
Pra que mandar F-16, F sei lá o que jogar bomba cara e preciosa por ali?

Eu só gastaria combustível mandando uns par de F-15/F16/F-22 sobrevoarem Teerã com a certeza de que nada aconteceria.
Já teria dado conta do recado.

Acho apenas que os EUA temem o Irã de forma exagerada demais.

Basta um grupo tarefa que resolve tudo se for realmente necessário.

Joao

Os EUA têm responsabilidade com seus aliados.
Dentre eles, a Arábia Saudita, que é inimiga do Irã há séculos.
O crescimento de grupos “alimentados” pelo Irã compromete a segurança destes aliados.

Santamariense

PerDa*

Maurício.

Os EUA só vão reconhecer de fato a soberania da Síria o dia que retirarem o último soldado do solo sírio, principalmente de suas refinarias. Até isso acontecer, eles também são invasores.

Bosco

Tá bom então. Vou mandar um e-mail para o Biden atacar Damasco da próxima vez que ele for atacado a partir da Síria.
Tá bom assim?
*Vamos combinar uma coisa, você acha natural que o Putin invada a Ucrânia e eu acho natural que os EUA invada a Síria. Você na sua bolha e eu na minha.

Maurício.

Claro, claro, eu acho super natural o Putin invadir a Ucrânia… Agora, segundo a sua lógica, se o Putin não atacar Kiev ele vai estar respeitando a Ucrânia, de resto pode tudo, só não vale a capital…😂

Alexandre

Nesse caso os EUA apenas não reconhece nem respeita a soberania da Síria!!!!

Bosco

Mas parece que não são os únicos.

Zorann

Então quer dizer que se os EUA forem contra os venezuelanos que emigraram para o Brasil, eles podem naturalmente ataca-los em nosso território sem nossa permissão? Entendi

Bosco

Você entendou assim?
Nossa! A isso eu chamo de “leitura criativa”

Fernando

Leitura criativa eu acho considerar os russos invasores, mas os israelenses não. Muito criativo! Ou seria seletivo?

Santamariense

“Invadindo o espaço aéreo de um estado soberano.”

“Parece” que a rússia fez isso na Ucrânia e, além do espaço aéreo, “parece” que invadiu por terra também … e, salvo engano, a Ucrânia também é um país soberano.

Rogério Loureiro Dhiério

Lá vamos nós na eterna discussão.

Iraque
Líbia
Síria….blá blá blá…

Tb achavam que eram ou ainda acham que são estados soberanos.

Santamariense

Concordo! Eu só quis mostrar que, aquilo que ele acusa (com razão) os EUA de fazer, a rússia também faz.

Allan Lemos

Só que antes disso os EUA já tinham invadido o Afeganistão, o Iraque, a Síria. Esse argumento de whataboutism é aquela lógica do ovo e da galinha. É ingenuidade achar que um ou o outro está no ponto alto moral.

Santamariense

Eu não falei que os EUA estão certos. Só mostrei o outro lado. O comentarista a quem respondi defende a rússia e ataca os EUA por fazer aquilo que a Rússia também faz.

Fernando

Nada diferente do que fizeram os israelenses. Ou os americanos, outras tantas vezes.

Nonato

Baseados na Turquia?
Onde eles têm outra bsse de F 16? Se for no Qatar tiveram que voar muito, cruzando Arabia saudita?

sagaz

Catar… um país “aliado” que abriga o líder do Hamas, dentre outros.

Rogério Loureiro Dhiério

Querido.
Se bobear os donos do mundo tem base dentro do Irã e o Chá de lá nem sabe.

kkkk Vai ver esses F-16 saíram de dentro das montanhas iranianas.

Maurício.

“os donos do mundo”

Agora conta a do papagaio…😂

Allan Lemos

De fato, o foram até pelo menos o fim da primeira década deste século, é inegável, depois da queda da USSR, realmente não havia quem os contestassem.

Mas como eu já disse algumas vezes, o reinado deles durou pouco por causa de diversas más escolhas no âmbito doméstico e externo.

Rogério Loureiro Dhierio

Até contaria. Mas você atravessou com sua super piada e a do papagaio perdeu a graça.

Orivaldo

Esse sinal para o Irã é mais fraco que o meu da Tim. Estão lançando misseis faz semanas e me vem com 2 míseros ataques aéreos. Os caras não aprenderam nada no Iraque, Afeganistão, Síria etc etc

Rinaldo Nery

A Síria é, literalmente, a “casa da mãe Joana”. Deixou de ser um estado. Entra quem quer, bombardeia quem quer, onde quer… Coitada da população civil. Ditadura do Assad, ISIS, curdos, Irã, russos, norte americanos, Israel… Complicado.

Rogério Loureiro Dhiério

Se o Iraque é o berço da Mesopotâmia e da humanidade, a Síria nos tempos atuais está mais para o berço da “Zorra Tota” pra não dizer outra coisa.
Foi dali em diante que o Oriente Médio corre o risco de se tornar a Síria em larga escala.

Exatamente nas mesmas descrições que vc mencionou.

Vou resumir.

O Oriente Médio todo parece caminhar para se tonara a casa da mãe Joana.

Cansado

A tal primavera árabe, pra eles, virou um inverno devastador e interminável.

Camargoer.

Olá Rinaldo, Além da Síria, creio que a região da ex-Líbia e o Afeganistão se tornaram regiões desestruturadas.

Rinaldo Nery

Também. O Afeganistão menos, porque o Talibã assumiu o controle. Retornaram à Idade Média…

Jagderband#44

F16: há 45 anos atormentando a vida dos inimigos do ocidente.

Maurício.

Coloca aí também, que “há 45 anos” ele opera em forças aéreas de ditaduras que o ocidente diz combater.

Nonato

Quais?
Venezuela?

Maurício.

Coloca aí também, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Egito, Bahrein, Jordânia, Omã, Paquistão… Tem mais um monte te países que a tal democracia e liberdade passam bem longe, quer mais?

Demolidor

Grande parte dos operadores do F-16 não são ocidentais são ditaduras do Oriente médio.

Bosco

Essa história que os EUA defende democracias é fajuta. Sabemos que quem ataca países para defender a democracia é a Rússia

Maurício.

Outro que se mordeu porque eu constatei um fato…rsrsrs

Demolidor

Os EUA também apoia diversas ditaduras sanguinárias e grupos terroristas pelo mundo, eles são um desequilíbrio a ordem mundial igual, Rússia, Irã , Israel , Coreia do Norte e etc.

Jagder#44

Não tenho interesse na tua posição política.
Meu comentário é relativo ao avião, produzido em um país ocidental.
Sorry São Leo.

Maurício.

Não dei opinião política nenhuma, apenas constatei um fato, se tu ficou mordido com isso, não posso fazer nada! 🤷🏻‍♂️

Jagder#44

O fato é que o F16 tá ai. Firme e forte, você gostando ou não.

Maurício.

Meus Deus, quanto mimimi… Eu falei alguma coisa contra o F-16? Eu apenas constatei um fato, simples assim. Tu veio com aquele papo furado de “inimigos do ocidente”, aí eu te disse que o F-16 também opera em países onde a democracia e a liberdade passam longe, ou seja, aquilo que o tal “ocidente” diz combater. Pena que não dá para desenhar, mas acho que nem assim tu entenderia… Já que tu falou de São Leo, tu deve estar meio confuso pelo sol de SC, não está entendendo as coisas muito bem, e mais uma vez, não tenho nada contra… Read more »

Jagder#44

Ok Maurício.
Um ótimo domingo!

Maurício.

Opa, uma feliz segunda que se aproxima! 👍🏻

Rogério Loureiro Dhiério

É o verdadeiro Cavalo de Guerra.

Pode inventar F sei lá da quantas, invisível, infalível, poderoso, blá blá blá….

Más chega na hora, vem o Vespão e resolve a parada.

Tipo campeonato de subir montanha na lama.

Vem todo tipo de carro, más só o fusquinha chega no topo saca?

Jagder#44

É o que sempre falo: Cavalo de Guerra!

Macgaren

Inimigos das democracia

Jefferson Ferreira

E pode ter certeza que vai ter f16 voando mais tempo que o f35

Magalhaes

Comentei acima. Usando a Have Glass V fica demais. Ficou 10000% mais bonito que aquela pintura original.

Henrique

Há 2.500 soldados dos EUA no Iraque e 900 na Síria, ajudando principalmente os aliados locais a realizar missões de contraterrorismo contra o Estado Islâmico. É para rir? EUA “ajudando aliados” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Satyricon

Há pouco mais de uma década, seguindo o colapso do governo sírio, o Isis varreu o interior da Síria tomando cidades como Raqqa e Alepo, entre outras. Espetáculos de decapitação, degola e queima de indivíduos vivos faziam parte do hall de horrores desse grupo, e o mundo assistia horrorizado.
Então, o Isis cometeu o erro de invadir o Iraque, tomando a cidade de Mosul, desfilando
pelas ruas com humves e Abrams capturados. Isso desencadeou a resposta americana que, eventualmente, levou ao fim do kalifado.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55379503

Memória curta hein?

Demolidor

Estes “aliados” que eles apoiam também são grupos terroristas.

Santamariense

Falando apenas em beleza, os Gripen da FAB nessa cor ficariam muito bonitos.

GRAXAIN

O F-16 é um baita avião! Vai ficar por aí mais uns 50 anos…

Jadson S. Cabral

Isso sim é uma camuflagem eficiente se o argumento é para esconder a aeronave no solo, já que as pistas e pátios são escuros

Fagundes

Uma ideia de matéria para o blog seria comparar o Gripen ng,o F-16 block-70 e o sukhoi check-mate.Renderia umas discussões interessantes no fórum.Se existi algum caça chinês na categoria eu não sei, más se tiver bom colocar na discussão também.

Camargoer.

Olá Fagundes. Faz sentido comparar o F39 com o F16, mas o caça russo ainda é um protótipo em desenvolvimento. Teria que esperar um pouco mais para entender seu desempenho

Orivaldo

O custo de voo por hora desse caça é maior que do Gripen ?

Camargoer.

Olá O. A partir do valor do contrato de manutenção das turbinas dos Gripen da África do Sul, a gente sabe que só isso representa cerca de US$ 5 mil por hora de voo. Então o valor do F39 deve ficar entre US$ 10~15 mil, que é mais ou menos o mesmo valor do F16, seja qual for a versão. Os dois aviões consomem mais ou menos o mesmo e demandam mais ou menos o mesmo tipo de manutenção, ao contrário do F35 que requer outro tipo. A vantagem do F39 é que ele foi projetado para ter uma manutenção… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Só uma observação: o contrato da África do Sul é para motores de geração anterior, levando em conta o estado em que se encontram após a Força Aérea da África do Sul negligenciar a manutenção por anos, voando as aeronaves em rodízio até boa parte chegar na hora de inspeções de maior complexidade. O valor pode servir de parâmetro para compor custo de hora de voo doss Gripens E/F da FAB mas não dá pra levar a ferro e fogo. O valor de manutenção dos motores da FAB pode ser maior por conta da geração mais nova dos motores (eventualmente… Read more »

Camargoer.

Concordo. Fiz uma estimativa aproximada, chegando a um valor anual por motor (ou aeronave) de US$ 5 mil por hora. Para estimar o valor da hora de voo, teria coloquei entre US$ 10~15 mil, simplesmente considerando que o valor da manutenção do motor deve ser entre 1/2~1/3 do custo de manutenção por aeronave. Este valor é mais ou menos o custo de operação do F16, dentro desta margem de incerteza. Talvez o F39 seja mais caro.. talvez mais barato… talvez o custo de operação na Suécia seja mais caro que no Brasil, talvez o custo no Brasil seja mais caro… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Não seja modesto rsrsrs
Desde a última década, pelo menos hehehe

Camargoer.

Olá Nunão. Você sabe que a arrogância é um privilégio que se conquista mas que nunca é auto-outorgado.

Demolidor

Os EUA vivem procurando confusão.

Marcelo M

O EUA ainda usando o F16 na linha de frente. Será que a disponibilidade de F35 é ainda baixa na região, seria um problema de integração de armas ou uma tentativa dos EUA de evitarem a exposição do F35 em zona de monitoramento do Irã e Rússia?

Fernando "Nunão" De Martini

A resposta é que ainda tem muito F-16 em serviço em muitos esquadrões da USAF e continuará tendo por muitos anos.

Marcelo M

Sim, isso é verdade. Mas não tem muita missão de combate real a executar. Então a lógica seria que, nesses raros casos, fossem usada a tecnologia mais moderna. Não?

Fernando "Nunão" De Martini

Creio que a própria matéria, que é sobre um ataque realizado por caças F-16, responde à sua pergunta

BraZil

Bom dia a todos. Como hollywood deturpa nossa visão dos fatos. Muitos pensam que os Americanos atacam na vida real como nos filmes. Provavelmente esse ataque na Síria e outros do tipo, foram estudados por meses, para que fossem feitos com o mínimo de dano ao Irã e evitando ao máximo ferir militares iranianos.Não se iludam, os americanos estão cada vez mais “cuidadosos”. Na vida real é preciso muita negociação para usar o espaço aéreo de tal país, manter tropas estacionadas etc negociações das quais muitas vezes os Americanos se envergonhariam se viessem a público; muitas doletas para manter bases… Read more »