PENTÁGONO – Pilotos ucranianos iniciaram o treinamento de F-16 no Arizona com a Guarda Aérea Nacional do Arizona, deixando Kiev um passo mais perto de adquirir os caças fabricados nos EUA que a Ucrânia diz precisar para ajudar a defender seu território soberano e seus cidadãos das tropas russas.

A Embaixadora dos EUA na Ucrânia, Bridget Brink, anunciou o treinamento no X, dizendo: “Esta é uma parte essencial da construção da defesa aérea da Ucrânia. Os Estados Unidos têm orgulho de trabalhar com parceiros europeus para apoiar a Ucrânia contra a agressão brutal da Rússia.”

Um porta-voz da Guarda Nacional disse à VOA na quinta-feira que a 162ª Ala da Guarda Aérea Nacional do Arizona em Tucson começou a treinar um pequeno número de pilotos ucranianos esta semana “nos fundamentos do F-16”, com o treinamento previsto para durar vários meses. Normalmente, os cursos de treinamento do F-16 duram cerca de oito meses, segundo o Pentágono.

O treinamento na Base Aérea da Guarda Nacional de Morris segue o treinamento de inglês na Base Aérea de Lackland, no Texas, no mês passado. É necessária proficiência em inglês para voar F-16.

Durante uma entrevista coletiva em Bruxelas no início deste mês, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que os caças F-16 poderiam chegar à Ucrânia na próxima primavera.

O vice-chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, General David Allvin, disse que a aeronave F-16 será importante para a Ucrânia no longo prazo, já que a Força Aérea Ucraniana será capaz de integrar totalmente os novos caças às suas forças armadas.

A notícia surgiu no momento em que os Estados Unidos anunciaram que iriam fornecer até 150 milhões de dólares em ajuda militar adicional à Ucrânia.
O pacote inclui mais foguetes GMLRS para sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade, munições para o Sistema Nacional Avançado de Mísseis Superfície-Ar, mísseis antitanque TOW, mísseis AIM-9 Sidewinder e munições de 155 mm.

A disponibilidade de munições de 155 mm levantou preocupações nos últimos dias, já que os parceiros dos EUA, Ucrânia e Israel, precisam deles para travar as suas guerras – um contra a invasão da Rússia, o outro contra o grupo militante palestino Hamas, que matou centenas de israelenses e sequestrou mais de 200 outros. em um ataque em 7 de outubro.

Washington disse que é capaz de apoiar as necessidades militares de Tel Aviv e Kiev.

FONTE: Voice of America News

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann

Mais ucranianos morrerão.

Estes americanos somente interessados em tentar enfraquecer a Rússia. Vão escalar o conflito.

A Rússia precisa aumentar o tom.

Bachini

Mas é facil o conflito acabar, somente a Russia voltar para suas fronteras…

Zorann

As fronteiras estão sendo redefinidas a cada momento. Vamos ver o quanto vai sobrar da Ucrania, se é que vai sobrar algo.

deadeye

Outro achando que a Rússia está saindo “ilesa”

Plinio Jr

Vamos para dois anos ouvindo este papo de ” O que vai sobrar da Ucrânia” e eles estão batendo pesado nos russos .

Chris

Meu amigo… Ainda nao ficou obvio pra voce que o Putin quer é territorio ?

Ninguem fez nada em relacao a Crimeia… Agora foi isso ai ! Se nao fizerem nada… Amanha vao querer o pais todo… Se nao fizerem nada… O proximo sera a Georgia… Alias foi assim que a 2a guerra mundial comecou !

Pq acha que na Ucrania todos apoiam o Presidente ? Nao seja tao inocente !

Demolidor

Estas regiões da Criméia na Ucrânia são habitadas por descendentes de Russos trazidos pelo Stalin por isso o interesse do Putin nestas regiões e os habitantes locais também são contrários ao governo do Zelensk, ele está atrás de território aproveitando que os moradores querem a independência do governo da Ucrânia.

bruno

Sobrar? Esse papo já tem dois anos. Acorda amigo.

Rui Mendes

Redefinir fronteiras!!!!!
Lindo, agora roubo de terra, tem novo nome.
Ainda por cima, existe quem apoie e goste disso.
Pode ser que um dia, alguém vos roube a vossa casa e da vossa família, vos expulse das vossas raízes e em vez de ajuda, recebas o mesmo desprezo e gozo, que agora estais a dar ao povo Ucraniano.

Pedro

Coitada…a Rússia é vítima

Zorann

E é mesmo! Está apenas se defendendo da expansão da OTAN

Felipe Barbieri

Concordo com você Zorann, como a Ucrânia ousa achar que pode sair do Lebensraum russo ? É direito da Rússia criar seu cinturão de proteção e esmagar a todos que tentem imperir isso, mas ai eu te pergunto Zorann, quem mais tem direito de ter seu próprio Lebensraum ? Japão? EUA? Israel? China? Alemanha? NÓS??? Será que nós talvez não deveríamos criar uma doutrina nacional, nos armar até as cáries e intervir militarmente em nossos vizinhos como Venezuela se alinharam com China e Rússia? afinal de contas a América do Sul seria nosso espaço vital assim como Gaza seria espaço… Read more »

Rinaldo Nery

Maduro quer tomar parte da Guiana. Vai fazer um “plebiscito”. “Espaço vital”. Com petróleo!

Felipe Barbieri

O Maduro quer a Guiana, a Argentina quer as Malvinas, eu quero uma ilha particular, a Rússia quer a Ucrânia e a Bolívia quer sua saída para o mar … Mas nesse natal nenhum de nós vai ganhar o presente que deseja, snif snif snif … Segue o Bailão.

Amaury

Bom dia, rs, muito boa essa colocação!

Demolidor

A Argentina quer as Malvinas o Brasil deseja uma parte da Antártica na futura partilha da Antártica todos os países desejam expansão territorial, mas o Maduro não vai atacar a Guiana, ele não tem condições para isso o governo dele é incompetente não conseguiu nem resistir a sanções econômicas simples do Trump que geraram fome no país, imagina manter uma guerra

Leonardo Bastos

E Putin é Hitler, né?!…. Acordou um belo dia e, do nada, decidiu invadir a Ucrânia!! #SQN…

Felipe Barbieri

Me da um bom pretesto para justificar a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Obs : a Ucrânia é um país soberano e dizer que ela não poderia pleitear a entrada na OTAN ou se alinhar ao ocidente é suprimir de antemão a soberania do país e negar a seu povo sua livre existência.

Leonardo Bastos

O mesmo motivo que justificou a Crise dos Mísseis de Cuba…

Rui Mendes

Nada a ver, a Ucrânia, para já tinha lhe sido negado entrar na NATO, mas vamos no faz de conta que ia entrar, ninguém ia lá por bases navais e aéreas, só por pertencer á NATO, muito menos o que se passou em Cuba, mísseis com capacidade nuclear, postos por um inimigo declarado dos EUA e em território de outro inimigo e mesmo assim, os EUA nessa crise bateram de frente foi com os Soviéticos, não com os Cubanos.

Demolidor

Não foi somente por causa da Ucrânia querer entrar no OTAN que os dois países entraram em guerra os habitantes da região de Lugansk que são descendentes de Russos estavam em guerra civil com o governo do Zelensk e queriam se separam da Ucrânia o Putin aproveitou isso e atacou, a Rússia tem apoio dos moradores daquela região da Ucrânia.

Last edited 5 meses atrás by Demolidor
Zorann

Não precisa de justificativa pra nada. Você vive em outro mundo. São interesses.

Tudo começou com o desejo real da Ucrânia entrar para a OTAN e vai terminar com a população e o país completamente destruídos. Você é soberano se conseguir garantir sua soberania. Simples assim

Como os EUA fizeram com o Iraque, como Israel está fazendo em Gaza, como os EUA fazem neste momento na Síria.

Chris

Se o problema fosse OTAN… A Russia tentaria depor o governo da Ucrania… Nao tomar territorios e fazer a Ucrania se voltar ainda mais para o ocidente, ganhando ate apoio total de sua populacao.

Em que mundo vc vive ? heheh

Rui Mendes

Só tem um probleminha, o Iraque atacou um vizinho, para ficar com o petróleo desse vizinho e Israel foi atacado em primeiro, apesar de em criticar a resposta sobre sobre o Hamas, mas afectando todos os Palestinianos. Mais, existem leis internacionais, que têm que ser cumpridas, não é preciso um país soberano, ter capacidade militar para o garantir, aliás existem países que não tem forças armadas e outros que têm, mas nada podem contra as maiores potências, senão era bom, a UE não tem gás e petróleo, fácil, anexa países que o tem e não o conseguem defender. Isso só… Read more »

Rui Mendes

Claro que não, foi planeado, mal mas planeado.

Zorann

Cara, você está fazendo uma confusão enorme. Ninguém está falando de direito de ninguém. São só interesses. Não existe ninguém bonzinho. A Rússia quer se defender da OTAN, não permitindo que a Ucrânia torne-se membro desta aliança. E está usando o seu poderio militar para isto. Não havia nem necessidade da guerra, mas a OTAN não levou a sério a posição russa. A Ucrânia, por culpa da OTAN, já perdeu mais de 1/3 de seu território, que jamais será recuperado. E pode perder mais. Pode deixar de existir: sua população jovem não existe mais, economia quebrada, dependendo de ajuda militar… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

A Ucrânia, por culpa da OTAN, já perdeu mais de 1/3 de seu território”

Faz vários meses que recuperou boa parte do que a Rússia invadiu e a perda, atualmente, está abaixo de 20%, ou 1/5.

1/3 seria 33% do território.

Nonato

Não é 20 % de 30 %.
É 80% de 50%…
Ou algo do tipo.
Rs.

Zorann

Errei na porcentagem. rs

Rui Mendes

Se fosse só na percentagem.
Se um país, vítima de uma invasão, está numa guerra de alta intensidade, só a linha da frente, é mais de vinte vezes o tamanho de todo o território de Gaza, e que a sua economia não estivesse quebrada.
Bem como já não tem jovens, isso é tipo o presidente da Bielo-Rússia “a Rússia tem 140 milhões de habitantes e a Ucrânia 20 milhões” e eu que pensava que eram 44 milhões de habitantes na Ucrânia, pois eram esses que tinha no início da guerra, os que tiveram que fugir, quando houver paz, voltam.

deadeye

Então a Ucrânia não tem soberania para tomar decisões soberanas, só pq o ex-motorista de Taxi e agente meia boca da KGB não gosta?

Felipe Barbieri

Isso mesmo, essa é a proposta do magnífico Zorann, e eu acho muito valida e você deveria apoiar também, eu mesmo vou fazer uso do meu espaço vital, assim que meu vizinho chegar hoje a tarde eu vou dar lhe uma paulada nele e dizer que a agressão é para evitar que violem o meu espaço vital e para garantir o uso da garagem dele para que eu possa guardar minha lancha, lancha essa que eu vou “expropriar” de alguem pois é algo fundamental para eu salvaguardar meus diretos e minha segurança.

Nada mais belo e moral, certo?

Zorann

Muito boa a comparação. Rindo muito. Estou precisando mesmo de mais uma garagem, kkkkkk

KKce

Interessante, quando será a invasão da Finlândia que tem mais de mil km de fronteira e já entrou pra aliança há poucos meses? Quando será a invasão da Suécia que só espera a aprovação do parlamento turco para aderir à OTAN?

A expansão da OTAN esse tempo todo só mostra como ninguém por lá quer estar sob influência russa.

Satyricon

KKce, não faz assim que vc desmoraliza os caras, kkkkkk

Leonardo Bastos

O tempo dirá…

Rui Mendes

A OTAN tem todo o direito de acolher qualquer país independente, que parta desse mesmo país, o pedido e desejo de pertencer à OTAN.
Era o que mais faltava agora, ser um ditador Russo, que mandava na vontade do povo dos países vizinhos e das chefias da NATO.

Rui Mendes

A Rússia não o escalou, começou-o e queria acabar com ele, com a Ucrânia e com os Ucranianos, rapidinho, graças aos seus principais países amigos, os Ucranianos estão a morrer na luta, mas eles caso a Rússia tivesse conseguido o que queria, teriam morrido muito mais e tinham perdido o seu chão, a sua pátria, e o seu país, assim eles estão a morrer, claro, estão a lutar intensamente á dois anos, para conservar a sua bandeira, a esvoaçar na sua pátria, e para poder dizer aos milhões de Ucranianos, que tiveram que fugir da sua terra, que podem voltar,… Read more »

Rinaldo Nery

Agora vai!

Rogério Loureiro Dhiério

Vai no tom irônico ou vai mesmo?

kkkkk

Kommander

Novo game changer!!

Maurício.

Eu acho engraçado que o Rinaldo volta e meia dá esse tipo de zoada com os ucrânianos mas ninguém chama ele de ___________ou algo do gênero, talvez seja uma espécie de respeito pelo fato do Rinaldo ser um ex-FAB. 🤔😂

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO PROPAGUE RÓTULOS. NÃO ROTULE OS DEMAIS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 6 meses atrás by Maurício.
Rinaldo Nery

Quem disse q zoei? Conclusão sua.

Maurício.

Sei…Rsrsrs

Carlos Pietro

Vai mesmo! Ucrânia vive! Fora invasores Russos.

Satyricon

E assim caminha esse conflito.
As capacidades bélicas russas numa espiral descendente, pois não há substituição (e quando há, é por equipamentos sovieticos), e as ucranianas num espiral ascendente, pois estão em constante substituição por equipamentos ocidentais, muito mais modernos e letais.

Será interessante finalmente ver o embate entre F16 x Su-35/30.

Parafuso por parafuso

QSL

Kommander

“As capacidades bélicas russas numa espiral descendente, pois não há substituição (e quando há, é por equipamentos sovieticos)”

É só você se informar melhor que para de falar baboseira, aqui no blog mesmo existem matérias sobre a substituição de equipamentos russos, o material perdido está sendo substituído por equipamentos novos, versões modernidades. Sério, só você procurar um pouquinho que acha.

deadeye

Na verdade o que tem é o contrário. Tem é imagens dos Russos tirando T-55 e T-62 do estoque, e querendo reabrir a produção do T-80 finalizada a 35 anos kkk

Matheus Augusto

Pra Ucrânia é só voo de galinha.
No pós guerra não terão condições nem interesse em manter a maior parte desse arsenal que estão recebendo, boa parte deve ser devolvida. No caso da Rússia realmente vão sair muito mal das pernas desse conflito, mas a Ucrânia não vai estar muito melhor.

OTAN: Stonks !

Hcosta

Mas vão continuar a ter a Rússia como vizinho. Duvido que devolvam alguma coisa…

O mais provável é continuar a substituir o equipamento Soviético por outros mais modernos.

Zorann

Ucrânia em espiral ascendente? Ela está avançando pra trás, a ofensiva já virou recuo. Entendi.

Satyricon

Pare de sonhar. Desde o começo do conflito que a Rússia vem afirmando que a força aérea ucraniana acabou … E no entanto eles continuam voando e lutando. Muito em breve terão os F-16 para bater as forças russas. E de onde saíram os primeiros 34, tem muito mais (milhares até). No começo eu até fiquei muito na dúvida do porque a força aérea Russa não estar participando mais ativamente do conflito, mas recentemente ficou tudo MUITO claro. É medo de ser abatido pelas próprias forças russas (fogo amigo) como vem acontecendo continuamente nas últimas semanas. Faz todo sentido! Quando… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Satyricon
Leonardo Bastos

“As capacidades bélicas russas numa espiral descendente, pois não há substituição…”. Man, what are you smoking…?? kkkk

Mirade1969

ótima analise, sabe tudo mesmo…….kkkk

Joanderson

A Rússia tem que inflamar o conflito no oriente médio, quando a otan ver israel sucumbindo td aparato do bloco vai ser dirigido para la, e a Ucrânia vai ficar sozinha.

Hcosta

Israel resistiu a uma invasão simultânea de vários países, com grande superioridade em números de pessoal e equipamento.

Vão agora sucumbir perante um atentado terrorista?

Ou acha que o governo Sírio e o Hezbollah vão ter a coragem e a capacidade para enfrentar Israel e aliados num conflito de grandes dimensões?

Joanderson

Tou falando Irã.

Hcosta

https://www.youtube.com/watch?v=hgZBgC5t8TI

Sim, provavelmente teremos ações desestabilizadoras dos dois países e dos seus aliados ou subordinados mas não acho provável uma guerra direta ou em larga escala entre os dois.

Zorann

Exatamente. Dividir as atenções.

sagaz

Infalmar o conflito no Oriente médio!? O tal conflito que implicou em atos terroristas contra famílias dormindo e crianças? O conflito baseado no “fim do povo judeu”? Não era Putin o caçador de nazistas?

KKce

Tão caçador que na “caçada” contou com ajuda de grupo mercenário pé de chinelo cujo um dos líderes era um neonazi, inclusive virou churrasco junto com o Prighozin haha

Last edited 5 meses atrás by KKce
Satyricon

Esse é mais um tiro do Enxadrista que, muito em breve, vai sair pela culatra.

Com o ataque à Ucrânia, sobrou para a ex-aliada russa, a Armênia.
Com esse ataque, vai sobrar pra outra aliada russa: a Síria.

Putler vai continuar seu rebolado, jogando seus aliados na fogueira.

Até ficar sem nenhum

Leandro Costa

E está acontecendo um esvaziamento de meios militares Russos na Síria, sendo contrabandeados de volta à Rússia. Realmente só fui saber disso hoje.

Maurício.

Se tem um sistema de armas que realmente pode fazer muito estrago nas forças armadas russas nessa altura do campeonato, esse sistema se chama F-16. Com AIM-120, se os pilotos russos de Mig-29 e Su-27/35 comerem mosca, podem ser abatidos, se os russos ainda não usam aeronaves AEW, com a chegada dos F-16, o uso será obrigatório.

Hcosta

Também depende das versões do F-16 (radar) e dos mísseis…

Se for a conta gotas e os antigos em primeiro lugar, como tem acontecido com outros sistemas, pode correr mal para a Ucrânia…

Mesmo que as versões mais antigas do F-16 sejam uma melhoria em relação ao que operam…

https://www.youtube.com/watch?v=tPTT3ID2pPo

Maurício.

Sim, depende da versão, claro, não vão mandar um F-16 capado em armas como o do Iraque, que só opera o Aim-7 que aí vai dar ruim, tem que ser o Aim-120.

Rui Mendes

O que ainda não entendeste???
Os F-16 Holandeses e Dinamarqueses são mlu, com standard igual aos Portugueses, mlu M6, igual ao block 50-52, se vires os F-16 Portugueses podem levar AMRAAM C5 e C7 e o mais recente Sidewinder o X.
Mísseis de cruzeiro e bombas de precisão recentes.

Felipe Barbieri

Os EUA e seus aliados tem lenha pra queimar nesse conflito e essa guerra de desgaste é muito favorável a Washington, a Rússia não é um cachorro morto, mas sabem que a cada dia o custo da guerra vai ser maior. Vejo a Ucrânia recebendo armas mais modernas e isso obriga os russos a fazer um contraponto e isso custa dinheiro e tempo para poder repor com eficiência o material perdido. OFF : sabendo que a prioridade da Rússia é a manutenção do seu próprio material militar, e sabendo da situação da economia venezuelana eu pergunto, a quantas anda a… Read more »

Leonardo Bastos

Será divertido…

Maurício.

Tem um pessoal que fala em inflamar região “X”, inflamar país “Y”. Peguem o Iraque, a Líbia e a Síria, comparem esses países antes e depois da tal inflamação que certos países levaram até eles, claro, tudo em nome da democracia, liberdade e ajuda humanitária… E o pior, é aquela inflamação que já virou crônica!
Vish, comentei na matéria errada.🤦🏻‍♂️

Last edited 5 meses atrás by Maurício.
naval 762

Carnaval está chegando querido torcedor tupiniquim, comece a decorar a marchinha russa da guerra na Ucrânia, antes que descubram que Putin morreu do coração.
Rússia, vai, com jeito vai
Senão um dia Moscou cai
Rússia, vai, com jeito vai
Senão um dia Moscou cai
Se o Putin te convidar
Pra tomar banho na Crimeia
Pra piquenique em Kiev
Ou pra fazer um programa na RT
Rússia, vai, com jeito vai
Senão um dia Moscou cai
Rússia, vai, com jeito vai
Senão um dia Moscou cai

Rafael

Agora acabou pra Rússia. #sqn

João Ricardo

Grupo “militante” Hamas? Só pode estar de sacanagem né?

Fernando "Nunão" De Martini

É assim que escreveram na matéria original em inglês:

“The availability of 155 mm rounds has raised concerns in recent days as U.S. partners Ukraine and Israel both need them to fight their wars – one against Russia’s invasion, the other against Palestinian militant group Hamas, which killed hundreds of Israelis and kidnapped more than 200 others in an attack on October 7.“

A mesma fonte varia o termo usando “terrorist” em outras notícias.

Demolidor

Não vai mudar o curso da guerra, as versões mais antigas do F-16 não são capazes para sozinhas darem superioridade aérea para a Ucrânia, estes F-16 vão apenas substituir perdas de guerra, o F-16 não é capaz de reverter a total superioridade da Rússia nesta guerra sem sentido.