Ministério da Defesa argentino assina acordo com a Noruega para compra de quatro P-3 Orion

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O Ministério da Defesa da República Argentina assinou um acordo para a aquisição de aeronaves de patrulha marítima P-3 Orion com autoridades do governo norueguês. A assinatura do documento contou com a presença do chefe da pasta da Defesa nacional, Jorge Taiana, e de Magnus Hansvold, chefe do Departamento D3 da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa (NDMA).

Com esta aquisição, a Marinha Argentina poderá recuperar a capacidade de vigilância e patrulha de longo alcance que havia perdido após a frota de P-3B ter ficado fora de serviço há vários anos. As negociações com a Noruega remontam ao início de 2023, quando, face à iminente retirada planejada da Força Aérea Real Norueguesa, foi manifestado o interesse do Comando da Aviação Naval em adquirir um número aproximado de quatro P-3 Orions.

Conforme detalhado pelo Ministro da Defesa, o acordo assinado contempla a aquisição de quatro P-3 Orion, bem como um pacote de peças de reposição. A previsão é que as primeiras aeronaves cheguem antes do final do ano, enquanto as demais unidades chegarão durante 2024 . Taiana mencionou que a incorporação dos Orion é importante para o país porque eles passarão a cumprir duas funções: 1) Vigilância e controle do nosso mar territorial, especialmente da Zona Econômica Exclusiva; 2) Para ser utilizado na área de Busca e Salvamento atribuída à Argentina.

“… A compra destas aeronaves é uma parte importante da política que desenvolvemos para uma melhor vigilância e controlo do nosso mar . Esta iniciativa consistiu também na criação do Comando Marítimo Conjunto, na sua instalação no edifício Libertad, na utilização dos quatro navios de patrulha oceânica que tinham sido adquiridos pelo governo anterior… e estamos em processo avançado de aquisição de helicópteros específicos para eles…” detalhou a ministra Taiana.

O chefe da pasta afirmou ainda que “…precisávamos de um avião de longo alcance baseado em Trelew. Com isto damos um passo muito importante na cobertura e defesa da nossa soberania, dos nossos recursos e de sermos nós que garantimos o controle dos espaços marítimos.

Durante a conferência de imprensa, o Ministro referiu que existe atualmente uma tripulação da Aviação Naval treinando nos EUA num simulador. A esse respeito, a Armada Argentina divulgou que as quatro aeronaves norueguesas se encontram, no momento, nos Estados Unidos. E por isso tanto pilotos quanto mecânicos estão participando de adestramentos em simulador naquele país, assim logo estarão em condições de realizar o traslado à Argentina.

Ainda segundo a Armada, um dos aviões é da versão P-3N, para busca e salvamento e apoio logístico móvel, e das restantes da versão P-3C, de exploração e reconhecimento. A Armada Argentina também divulgou mais detalhes sobre outros itens incluídos na compra: são todos os sistemas de manutenção, acessórios e peças de reposição, assim como bancadas de teste e componentes que serão transportados desde a Noruega até a Base Aeronaval Almirante Zar, em Trelew, província de Chubut.

Além do P-3 Orion norueguês, a Armada Argentina mantém a expectativa de que em março de 2024 sejam concluídos os grandes trabalhos de inspeção que estão sendo realizados pela Fábrica de Aeronaves Argentina “Brigadeiro San Martín” no P-3B Orion 6-P-56.

FONTE: Zona Militar e Armada Argentina

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Jagderband#44

As úttimas versões do P3 de equiparam ao C295 MPA?

Esteves
Neto

Acredito que os P3 americanos para os Argies tem mais haver com a pesca chinesa aqui no Atlântico que qualquer valor bélico.

Neto

Sei que é Norueguês, penso que é parte da triangulação americana.

Esteves

Botei o nome da cidade no Google. Veio a localização e a distância até as Malvinas. Malvinas Argentinas, aliás.

Don

O nome oficial é “Ilhas Falkland” meu caro, é um arquipélago britânico ultramarino,

Esteves

Há quem diga diferente.

Jadson S. Cabral

Pena que apenas dizer não seja o suficiente

Salomon

Sim,tem mesmo. Mas é só jogar uns amendoins que logo pensam em outra coisa.

Douglas Rodrigues

3 ou 4 P3 Orion’s vão fazer o que nas Falklands?
Acredito que os argies não seriam tão ousados, sequer se os caças que a tanto tempo “tentam comprar” (agora mais próximos dos F-16 noruegueses), pousarem ali na Argentina…

Maurício.

Ué, ninguém vai perguntar “com que dinheiro”?🤔

Esteves

Eles tem.

Maurício.

Eles tem? Não é o que um pessoal diz, principalmente se a aeronave é de origem chinesa ou russa…

Last edited 6 meses atrás by Maurício.
Esteves

Pessoal? Aqui na rua tem um pessoal…não dizem nada com nada.

Maurício.

Esteves, confesso que tive que rir com esse seu comentário, tu é uma viagem…Rsrsrs.

Matheus R

Ou dizer que a FAB perdeu uma grande oportunidade…

Jadson S. Cabral

Tbm acho, levando em consideração o estado dos nossos e de que não existe dinheiro e nem interesse aparente na substituição por, quem sabe, uma plataforma nacional.
Acho que só de zoa a gente deveria ter comprado, pra deixar os argentinos sem.

Gilmar Leal

Bom dia
Em termos de tecnologia embarcada como se pode comparar esse P3 argentinos em relação aos nossos?

Camargoer.

Olá Gilmar. Eu não sei. Teríamos que recuperar alguma informação se e quanto estes P3 foram modernizados. Vai ser difícil checar isso.

Rinaldo Nery

Os nossos são os mais atualizados no mundo.

Camargoer.

Valeu RInaldo. Pronto Gilmar. Respondido.

Abner

Em matéria de P3 Orion do Brasil, existe no horizonte um substituto para ele ?

P8 ou algo nacional?

Rinaldo Nery

Problema da Marinha. A FAB não deve gastar dinheiro com isso.

Abner

Valeu pela resposta amigo, achei que fosse a FAB que cuidava disso.

Porém existe algum substituto para o P3 ?

Fabio Mayer

A FAB não operaria P3 Orion e Bandeirulhas se não tivesse a competência legal para a função. É a Lei que define se ela deve ou não se preocupar com este assunto.

Wilson

Concordo. Já passou da hora da FAB entregar os ORION e BANDEIRULHAS para a Marinha.

dretor

Opa ai sim já podem vir no Brasil e comprar umas asas novas já que somos o único país do mundo que produz asa de P3

Glasquis7

O Canadá também produz.