Agora a parte “DC” (durante a chuva) da matéria sobre o Domingo Aéreo 2023 no Campo de Marte / PAMA-SP. Que também pode ser DH (dentro do hangar).


Nas fotos, entre recém-chegados e prestes a sair, 4 caças F-5EM e 1 F-5FM em diferentes estágios de manutenção, além de 1 exemplar em desativação (última foto).




Como a chuva deu uma trégua agora ao meio dia, hora de voltar a olhar o céu (para as passagens de um jato A-1 e, depois, as manobras de um avião acrobático civil).

ATUALIZAÇÃO: Domingo Aéreo 2023 PAMA-SP DC (depois da chuva)

Por volta de 13:45, já com a chuva ampliando seu período de trégua e com até alguns buracos azuis entre as nuvens, o caça F-5 voltou para mais passagens sobre a pista, certamente alegrando o público que aguardou a chuva passar. Já longe do PAMA-SP, o Poder Aéreo curtiu as manobras do conforto da varanda, à distância, e compartilha as imagens com os leitores:

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

“Como a chuva deu uma trégua agora ao meio dia, hora de voltar a olhar o céu.”

Sorte de vocês e de quem está na região do PAMA, pois na ZS, tá tendo até trovão nesse momento…

Wagner Figueiredo

Sempre isso!!! Vou há mais de 10 anos e só uma única vez não choveu!!! Tá na hora de mudar a data😓

Willber Rodrigues

🤣🤣🤣🤣🤣🤣
É tipo quando anunciam algum fenômeno astronômico raro que seria visível a olho nú na região de SP.
Pode ter certeza que choverá na mesma data.

Sensato

Ou pra quem não é de açúcar ou ainda viciado no mimimi tipo uma galerinha aqui

Marcela Cristina Passalacqua

Ninguém derrete na chuva, mas ficamos com a roupa molhada e estaremos longe de casa, passaremos frio, e se estivermos com criança, elas podem se resfriar. Depois que inventaram o termo mimimi, o problema alheio é insignificante.

Camargoer.

Olá Marcela. O risco é acidez da chuva. Nem há tanto tempo assim, por causa do enxofre do diesel, as cidades tinham muito óxido de enxofre na atmosfera. Quando chovia, formava a chuva ácida. Em Roma e em Atenas, por exemplo, o mármore dos monumentos e ruínas estavam sendo destruídos pela chuva ácida. Em alguns lugares, foi preciso cobrir as peças de mármore com uma cera para proteger da chuva ácida. Na grande São Paulo, além da chuva ácida, há um problema grave de fungos. Em função da umidade alta por causa da proximidade com a Serra do Mar e… Read more »

Wagner Figueiredo

Kkkkkkk..pessoal azarado..tipo eu que gosto do espetaculo😅😅

Roberto Santos

Esse ano não deu os 100.000 deu 1.000.000.00 Um milhão

Carvalho2008

Eu estava la Nunao…peguei aquele pe dagua danado….sai de la as 11:40hr…

Last edited 6 meses atrás by carvalho2008
Santamariense

Interessante que o 4861, um dos que está em manutenção, ainda ostenta no topo da deriva a marcação do esquadrão Pacau, portanto ele está no PAMA/SP desde que o esquadrão foi extinto.

Santamariense

Sim, foi por isso que eu falei. E também, se tivesse operado em outro esquadrão nesse ínterim, a marcação de cauda teria sido mudada, com certeza. É uma das primeiras coisas que fazem.

Magaren

Emocionante ver essas maquinas maravilhosas e que fazerm qualquer adversário tremer.

Uma pena a FAB está trocando.

Welington S.

Emocionante ver essas maquinas maravilhosas e que fazerm qualquer adversário tremer.”

Quais adversários?

Uma pena a FAB está trocando.”

Falando assim parece até que você não se importa com a vida dos pilotos… o F-5 já está extremamente cansado, exausto. Mais de 50 anos de uso amigo. Não dá mais para a FAB mantê-los como se fossem novos. Eu dou é Graças a Deus pela substituição dos F-5s com a vinda dos Gripens. O F-5 foi um baita caça por muitos e muitos anos na FAB mas agora tá na hora de olharmos para o futuro. Deixe os F-5s descasarem.

Marcelo

Em qualquer país mais ou menos sério esses aviões ja teria virado sucata a muito tempo.
Mais como o Brasil não é para amadores esses aviões vai continuar voando por no minimo mais 10 anos em parceria com os Gripen recebidos a conta gotas !!!

Marcelo Andrade

Sim, tipo os B-52 da USAF

Santamariense

Nunão, o F-5EM 4828, exposto no lado externo, não está passando manutenção também? Ou está em processo de desativação?

Santamariense

Valeu!

Rafael Aires

Moro aqui no Tatuapé e teve um F5 passando bem baixo, deixando a gente surdo. Moro no 25 andar e “quase” deu pra ver o piloto rs. Show.

Sensato

Estive em um evento na Base Aérea de Santa Cruz, quando inauguraram um P47 espetado para exposição. Na ocasião, passaram 2 F5 a uns 50 metros de altitude no máximo. Como vieram rápido e por trás do hangar do Hindenburg, não deu muito tempo pra se prevenir. É realmente um som muito alto! Rsrsrs

Matheus

Estive lá e tive o maior prazer de conversar com o Prof. Maurício do IAE, me contou em qual pé estão os projetos do VLM e 14-X e conversamos sobre as últimas notícias sobre a AVIBRAS, SIATT e McJee.

Sensato

Legal! O que quiser/puder compartilhar, será interessante.

Santamariense

Nesse local existia uma antena VHF. Essa estrutura, que eu lembre, só existe nos F-5 brasileiros do 1⁰ lote e nos chilenos. Hoje, não tem mais utilidade. Interessante que um dos exemplares do 1⁰ lote (4849) já foi visto operando sem essa barbatana, com configuração igual aos do 2⁰ lote.

Santamariense

Exato. Por isso, eu coloquei “que eu lembre”.

Santamariense

Hehehe…boa.

Santamariense

Aqui nessa imagem, aparece como sendo VHF. Mas, no Brasil e em outros operadores pode ser que fosse de ADF.

https://www.reddit.com/r/WarplanePorn/comments/jwngx0/northrop_f5e_tiger_ii_cutaway_2500x1654/?rdt=39109

marcus mendes

Alguns sites especializados na área militar, informam que o governo vai comprar somente 50 caças Gripen. Muito pouco para um país com dimensão continental.

Camargoer.

Olá Marcus. Cuidado com a interpretação do texto. Já tem gente lendo mais do que está escrito. A FAB comprou 36 aeronaves no primeiro lote. Isso tudo mundo entendeu. Há algu tempo, o governo autorizou a FAB assinar um aditivo de 4 aeronaves. Ainda que tenha sido autorizado, a FAB não assinou o aditivo. Isso significa que a FAB continua com um contrato de 36 aeronaves. Agora, o governo está negociando um aditivo de 14 aeronaves, ao invés de 4. Caso esta negociação avance, será assinado um aditivo de 14 aeronaves ao mesmo contrato de 36. Assim, o primeiro lote… Read more »

Marcelo Mendonça

Exato…

Roberto Santos

Comparecimento de público 1 milhão, segundo alguns entusiastas, mais gente que no Galo da madrugada no carnaval

Funcionário da Petrobras

Um milhão?
Tem certeza disso?

Santamariense

Ele está sendo irônico, pois parece ter implicância com o evento, sei lá por qual motivo.

Funcionário da Petrobras

Desculpe não sacar a ironia do colega.
Moro a 3 quadras do Campo de Marte, e pelo movimento das ruas próximas chuto terem ido umas 20 mil pessoas durante o dia todo.
O que atrapalhou com certeza foi mesmo a chuva, pois até mesmo os poucos entendidos (como eu) sabem que em dias fechados a chance de não haver apresentação aérea é alta. Eu mesmo não fui, fiquei observando as passagems pela sacada no meu ap.
Nos poucos anos de Domingo Aéreo de sol, ano passado por exemplo, o público sem dúvida ultrapassou 100 mil pessoas.

Sensato

Ainnnn, mas choveu, estragou meu make e sujou meu tênis branco….

Ironia off

Marcela Cristina Passalacqua

Sábado a noite, quando começou a chover fiquei com medo de continuar a chuva no domingo. Desde o começo de setembro me programei para levar meus filhos no domingo aéreo, para ver os aviões e a esquadrilha da fumaça. Enfim chegou o dia de podermos levá-los, pois antes não conseguiríamos devido a imaturidade deles. Como eles são autistas, tudo aqui em casa é planejado e antecipado para que eles não se desorganizem. Mostramos fotos, vídeos, enfim preparamos toda a nossa programação. Quando eu era pequena meu pai nos levava também a esse evento, e isso tem um valor afetivo enorme… Read more »

Sensato

Mudar a frequência do evento me parece uma sugestão interessante.

carvalho2008

Mestres do Aereo, uma pergunta específica que vale um milhão….as grelhas de entrada de ar auxiliar já na raiz di o inicio do motor dos F-5, em que regimes ela é ativada? é automatica dependendo da altitude? existem imagens delas abertas e tambem fechadas, tanto em voo quanto em terra….como é isto?

carvalho2008

comment image&hash=5e2cb2fa1831347f8ac47a736dd5ec37

carvalho2008

comment image

carvalho2008

blz…..mestre…entrei numa discussão no blog brtanico Secretprojects, onde um colega está modelando um caça Stealth do tamanho do F-20…e obvio, falta espaço para as coisas…sugeri deslocar o motor na posição dorsal externa escondido pelas empenagens inclinadas….mas existe o problema de perda de fluxo em altas curvas acentuadas ….dai havia sugerido grelhas inferiores que subam até a raiz do duto da turbina no dorso, que se abrem ou fecham pelo gerenciamento do FBW mas completam a fluxo em situações criticas….nã fica lindo….mas libera todo os dutos de ar interno e ate onde ficava o motor, para mais combustivel, baias, etc…. alguem… Read more »

Afonso

Muita gente lamentando a chuva, entendo, mas não posso deixar de fazer meu depoimento, senta que lá vem estória. Fui com a minha filha de 09 anos e um amiguinho de 08, os três com capas de chuva, bonés, blusas e muito amor por aviões. Chegamos às 10 horas, depois da primeira chuva da manhã. Acompanhamos o avião particular de manobras, eles fizeram outras apresentações durante todo o dia, se esforçaram, com loopings e outras acrobacias. Fez diferença para a molecada. Assistimos já colocando a capa, pois começava a garoar. Em poucos minutos começou o pé d’agua forte, fomos ao… Read more »

icaro

Acho que meus netos que ainda não nasceram, verão f-5 desmontados no domingo aéreo de 2048

Afonso

Que sorte a deles Icaro, garanto que ficarão felizes em ter esse momento contigo.

Bueno

Nunão, na matéria O Plano de Desativação dos F-5,   Você relatou que viu as células das aeronaves  FAB4850, FAB4808, FAB4861 , FAB4845 no PAMA-SP em Outubro de 2022
nesta sua atual visita,  pelas fotos estas aeronaves continuam lá.

FAB4545 foi transformado em monumento.
FAB4850 que na epoca estava parcialmente montado ,1 anos depois desmontado.
FAB4808 revisão de 1200h , continua na revisão depois 1 ano,
FAB4861 revisão de 600h , continua na revisão depois 1 ano

Da para fazer uma atualização da Matéria  com mais informações , para nossa alegria! 

Bueno

FAB4845 foi transformado em monumento.. Foto da outra Materia AC, (Andando na Chuva)

Adriano da Silva Castilhos

Falando em F-5 virando monumentos, dias atrás reparei que existe uma célula de F-5 exposta no museu do Cata-vento na região do Parque Dom Pedro, na cidade de São Paulo, alguém saberia a matrícula de tal fuselagem?

Santamariense

Do ano passado para cá, percebemos que o 48, o 75 e o 77 saíram de suas revisões, de volta para os esquadrões. O 61, que no ano passado estava sendo desmontado, agora está em fase final de ensaios de solo, indo depois para a pintura e voos de experiência. O 50 estava iniciando sua desmontagem no anos passado e nesse ano ainda continua em desmontagem para revisão de 1200 horas. O 08 já estava em manutenção de 1200 horas no ano passado e continua ainda nesse ano. O 41 não sei se já estava no PAMA no ano passado,… Read more »

Bueno

penso que pode ser isto que vc falou e ou alterações para a instalação do Link-BR2 nas células que estão melhores e tem mais horas de Voo disponível ( chute meu )

Last edited 6 meses atrás by Bueno
Santamariense

Eu acho que o BR2 vai ser instalado em todos os F-5 disponíveis.

Bueno

TOP!

Funcionário da Petrobras

Essa bandeira do Brasil das fotos fora do padrão é de matar.
Isso queima o filme da FAB.

Rinaldo Nery

É o tamanho do círculo azul?

Santamariense

Acho que é só vontade de criticar. Mas, existe legislação federal que regulamenta os tamanhos e proporções entre as figuras e formas da bandeira nacional.

https://ipemsp.wordpress.com/2019/11/18/dia-da-bandeira-e-suas-medidas/

Marcelo Andrade

Cara, acho que a FAB tem a maior expertise em F-5E no planeta (talvez perde para a Suíça que tb já desmontou e montou os deles várias vezes) . Eles já dissecaram o Bicudo e trs pra frente e vice versa!!

Francisco Soares

Que aviões brancos são esses, à hélice, que aparecem em algumas fotos?