Hoje, 1º de outubro de 2023, é Domingo Aéreo no Campo de Marte / PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo). E como manda a tradição nuns 50% das vezes, não importa em que mês o evento é marcado para tentar fugir da chuva, ela dá um jeito de cair!




No momento, o Poder Aéreo está protegido no hangar de manutenção dos F-5 e aproveitando para publicar a primeira parte desta matéria, denominada “AC” (antes da chuva), focada na parte externa, que deu pra fotografar entre 9:30 e 10 da manhã.



Mais tarde publicaremos a parte “DC” (que poderia ser “depois da chuva”, mas pelo jeito será “durante a chuva”), com as aeronaves F-5  em inspeção e também em desativação no hangar de manutenção dos caças.




Na parte externa, algumas aeronaves da FAB em exposição estática, além de exemplares de forças policiais e viaturas. A organização deixou alguns aviões e helicópteros desativados disponíveis para visitação, como F-5, Buffalo e o venerável UH-1H “Sapão”, e aproveitamos para trazer várias imagens deste último, a pedido de um comentarista do Poder Aéreo.

A última imagem, abaixo, já é da fase “durante a chuva” do evento, que chegou a ter duas passagens baixas de F-5M logo após a abertura, às 9h da manhã, antes do tempo fechar de vez.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Melo

Eu entendo toda a estrutura que foi montada e a logística, porém realizar um evento desses que em dia de chuva pra mim é falta de organização e planejamento. Era só ter visto a meteorologia e tranferir para outro domingo. Esperei o ano inteiro para ir, pois não sabia da existência do evento até ver o do ano passado pela internet. Desperdício é empregar essa estrutura e logística para realizar um evento que poucos irão participar e acredito que não será possível por em prática nem metade da agenda prevista. Teremos que esperar mais um ano infelizmente.

Franz A. Neeracher

Amigo, não é assim tão fácil como muitos pensam.

Organizar um evento deste porte leva muito tempo….não se pode faltando uns 2 ou 3 dias para o evento olhar a meteorologia e se tiver previsão de chuvas “ah, vamos mudar para o outro domingo….e se neste tb chover a gente adia mais uma semana”.

E pelas fotos vc pode ver que apesar do mau tempo, o público compareceu!

Ou o evento é realizado ou cancelado.

Last edited 6 meses atrás by Franz A. Neeracher
Vanessa

Você tem toda razão , como se fosse tão simples “ vamos adiar para o outro domingo uhuu…”
O problema do outro se resolve tão facilmente né … que comentário desnecessário 🤦‍♀️

Leonardo Melo

Como havia dito, entendo que por conta da logística e estrutura montada… porém o que está em jogo é o sucesso do evento em atingir o maior público e atender a agenda proposta , e nesse caso não irá cumprir nem um nem outro portanto realizar o evento mesmo assim é falta de planejamento. Se fosse um evento pago tenho certeza que a pressão dos pagantes forçariam a mudança de data ou cancelamento, porque a experiencia foi afetada. Pois bem, como foi pago com dinheiro público, como todos sabem tudo tem seu custo, sigamos em frente…

Rinaldo Nery

Não dá p mudar a data planejada. Simples assim.

Camargoer.

Pois é. Corrida de F1, jogo de futebol e feriado independente da previsão do tempo. Agora, se a FAB tivesse F35, teria que avaliar a incidência de raios. riso

Sensato

Irmão. Por gentileza, fecha a torneirinha e para de falar besteira sobre coisas que aparentemente não entende nada.

Carlos Eduardo

Discordo. Levam 01 ano p organizarem e nao tem a previsao dp tempo ??? Para. Concordo com o Leonardo. Fui militar da FAB e sei como funciona.

Daniel

Ou seja, foi militar e não sabe de nada… Primeiro que quem decide a data não é a unidade. A unidade sugere… Quem define é o Comando da Aeronáutica, principalmente pelo calendário da esquadrilha da fumaça. Segundo, essa data é definida já em junho pra outubro. Existem várias solicitações de várias atrações que são programadas exatamente para a data e fora todas outras tratativas administrativas que levam tempo e não podem ser alteradas…. Ano passado foi sol, esse ano choveu e ano que vem ngm sabe. E vai acontecer a mesma coisa… A data vai ser definida em junho e… Read more »

Marcos Aurélio

Meu amigo, existe uma sequência de eventos já agendados. Ontem estavam na EEAR, hoje no PAMASP. Final de semana que vem já estarão na BACG. Então fica impossível se adequar aos imprevistos. Infelizmente vc deu azar. Isso não é igual a trocar uma lâmpada.

Josenildo

Quando poderemos ver o gripe aqui no pama?

Funcionário da Petrobras

Nunão.
Dentro do hangar quer dizer que:
Haverá manutenção nível parque no PAMA/SP?
e/ou
Pousaram e decolarão na pista do Campo de Marte?

Funcionário da Petrobras

Não que eu esteja procupado, é que a minha segunda pergunta foi no sentido de que, se lá não for o parque apoiador, e se houver Gripen nos hangares do PAMA/SP (como você aventou), pousos e decolagens ocorreriam no Campo de Marte.

Ze barão

Você tem toda razão é o meu pensamento que eu tenho era só mudar para outro domingo vendo a previsão do tempo. Pois não fui ao evento por causa da chuva prevendo que algumas coisas não seria possível.

Marcelo Andrade

E tem outros eventos nos próximos finais de semana em OM da FAB, mudar assim não é tão fácil!!

Carolina Almeida

Esse evento é muito bonito , vale super a pena visitar e ver tudo. Pude já participar por dois anos e é sensacional, toda a apresentação deles , tudo que é apresentado , demonstração , shows.
Pena que não é muito divulgado. E hoje infelizmente de novo a chuva resolveu cair, igual é falado na matéria.
Parabéns pelos que preparam ou estão lá trabalhando , aos que se dedicaram , enfim a toda a equipe.

Marcelo Amaro

A vários anos que não é mais um grande espetáculo,como os incríveis domingos aéreos dos anos 90….
Saudades!!!!

Wesllei de Moraes

Um evento para a população, mas sem a presença da população.

Alexandre Lopes

Quem disse que não teve a presença do público 😂😂

Camargoer.

Gente molhada não conta. Riso

Tatiane

Estava maravilhoso foi top demais

Marcelo Andrade

E isso que aparece na foto é o que? Hologramas?

Marcelo Andrade

kkkkkkk, po!

Marcelo Andrade

Se enche o pessoal reclama que ficou 4 horas no engarrafamento! Se chove, não tem ninguém !! Tá complicado satisfazer o mimimi!!!

Kosme

A chuva gosta mesmo desse evento… pois não dá pra acreditar, tem o ano todo pra chover…, mais é só falar em DA em SP, que a chuva vem justo no dia. Já pode mudar o nome pra ; ” domingo aéreo na chuva “.

Daniel

Eu já tô chamado de “chuvingo aéreo”.…..kkkk

Camargoer.

Boa. Lembrei de Ubachuva e Caraguatachuva. Em tupi. a palavra para Chuva é “amana”. Podemos sugerir mudar a sigla de PAMA-SP para P’amana-SP

O cara da TI

Acho que qualquer pessoa de bom senso consultaria os índices pluviométricos mensais da cidade de São Paulo antes do planejamento de um evento dessa natureza. Sites especializados como este: https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/sao-paulo/sao-paulo-655/ apontam que de Abril a Agosto você tem uma janela enorme para um Domingo Aéreo com um provável tempo seco. Nenhuma outra data dentro dessa janela seria conveniente para a FAB? Estranho… Eu, sinceramente, cansei de tomar chuva e recomendaria que os visitantes estivessem com a vacina antitetânica em dia. Vai que alguém se corte entrando no Búfalo ou encostando em um F-5. Que perigo!

O cara da TI

Sim! Foi em 20 de Agosto de 2017, mas vamos combinar foi no final de Agosto! Pô, faz mais cedo!

DanielJr

01 de janeiro.

Adn .

Evento foi maravilhoso mal posso esperar pro proximo ano com chuva ou sem chuva estarei presente de novo

Last edited 6 meses atrás by Adn .
Marcelo Andrade

Parabéns Adn pelo comentário!! Perfeição nem em Oshkosh, mas você foi e prestigiou um evento em que tem muita gente nos bastidores trabalhou ou tirou serviço. Chuva é chato pra caramba, ainda mais com crianças, mas tentaram fazer um bom evento, diferente de quem não foi, nunca vai e ainda por cima só gosta de criticar! Aliás, como todas as matérias relativas às Forças de Defesa!

marcus mendes

Alguns sites especializados na área militar, informam que o governo vai comprar somente 50 caças Gripen. Muito pouco para um país com dimensão continental.

Marcelo Andrade

primeira leva. Vai ter mais lotes.

Cristina Ribeiro

O povo reclama de tudo afff
Primeira vez que estive pessoalmente neste evento e me emocionei.
Parabéns a todos os envolvidos.

Funcionário da Petrobras

Pensei em ir, por volta das 11:00 até o meio-dia para ver de perto as passagens do A1 e F-5. Desisti devido a chuva.
Observei as passagem pela sacada do meu apartamento, que fica virada para o Campo de Marte (coisa de mais ou menos 1 km).
Agradeço aos envolvidos, mas o alto Comando da FAB poderia ter enviado o Gripen.
Espero que ano que vem repensem.

Rodrigo LD

Obrigado por lembrar do meu pedido. Agradeço pelas fotos do UH-1H, aeronave lendária e inesquecível. Qual será o destino dessas aeronaves? Doação? Leilão?

Rodrigo LD

Gostaria de uma dica dos leitores, editores e foristas: sou entusiasta do UH-1H porém existem pouquíssimos modelos dessa versão (die-cast), quase todos sendo das versões B e C. Recentemente foi lançada uma versão muito bem detalhada em escala 1/48 da fabricante AF1 (Air Force 1), porém só encontrei em sites americanos por US$ 99. Alguém sabe dizer se já viu esse modelo no Brasil ou saberia dar dicas para comprar em sites no exterior? Muito obrigado.
https://www.aviationmegastore.com/en/models/bell-uh1h-huey-us-army-the-outlaws175th-aviation-company-air-force-1-models-af1-0151a-194210.html

Sebastião lembrete de Souza

Meus caros colegas que gostam de eventos que envolve aviões, helicópteros e outros, infelizmente o tempo não ajudou , já perdi outros por causa da chuva mas , paciência né? Tem outros eventos em outras cidades e, quem sabe nós podemos ir , só assim não vamos ficar a espera de mais um ano, vai que na data marcada chove de novo.