Em meio à preparação da Ucrânia para receber dúzias de caças F-16, três pilotos ucranianos morreram numa colisão aérea entre dois jatos treinadores L-39.

A informação, noticiada no portal Aljazeera e em diversos jornais e agências de notícias, foi revelada hoje pela Força Aérea Ucraniana no aplicativo de mensagens Telegram.

A mensagem expressou condolências às famílias das vítimas, acrescentando que uma investigação foi iniciada para apurar as causas do acidente, e que esta foi “uma perda dolorosa e irreparável para todos nós.”

A colisão ocorreu sobre Zhytomyr, a oeste da capital Kiev. Um dos pilotos mortos, segundo o informe da Força Aérea Ucraniana, era conhecido pelo código rádio “Juice”, famoso por ter concedido várias entrevistas à mídia internacional.

A perda, segundo o Aljazeera, representa um revés para a Ucrânia, que está para realizar um grande esforço focado no rápido treinamento de pilotos para voar caças F-16, doados pelo Ocidente.

(Foto em caráter meramente ilustrativo, via C4 Defense)

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Antonio

Lamentável a perda dos pilotos e ainda em um momento crítico para a defesa aérea da Ucrânia, que necessita de cada um deles para defender o país.

Sergio Machado

Juice era conhecido e sua morte repercutiria, não podendo ser “enterrada”.
Pergunta: Se tivesse sido abatido em combate a bordo de um Mig 29, a Ucrânia tornaria público?
Esse relato de morte em treinamento é padrão. Possibilidade concreta que foi abatido.
Também não há pq relatar dando moral ao inimigo. Aguardemos.

Vinicius Momesso

Os treinamentos não estavam sendo realizados fora da Ucrânia? Zhytomyr?
Daqui a pouco qual sera a cidade? Zaporozhye?

BraZil

Bom dia a todos. Concordo com a possibilidade de abate em combate sim. Não sabemos de verdade o que ocorre nos bastidores desse conflito. Muita coisa só virá á tona daqui a décadas…

Felipe

Varias mídias também informaram o porquê do piloto mais experiente de MiG-29 ucraniano estar pilotando um treinador L-39…é possível que estava num Mig-29 mesmo.

adriano Madureira

_________

COMENTÁRIO APAGADO.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO.
CONTRIBUA PARA O BOM NÍVEL DOS DEBATES AO INVÉS DE INCENTIVAR BRIGAS DE TORCIDA. MANTENHA O BLOG LIMPO.

LEIA AS REGRAS:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Que infantilidade …

737-800RJ

Agora a Rússia chega em Kiev! Confia!

Paulo

Kkkkkkkk

Underground

Caro Adriano Madureira,
Você está do lado errado da história. É como você viesse aqui defender o genocídio de um povo.

Nonato

Ele deveria ir se juntar ao exército russo.
Defender sua ideologia.
Os russos não querem lutar.
Ele deveria ir.

Orivaldo

Por muito menos meus comentários são apagados

Claudio Moreno

Virou “Suco”…
Sgtº Moreno
(CM)

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO.
CONTRIBUA PARA O BOM NÍVEL DOS DEBATES AO INVÉS DE FAZER COMENTÁRIOS QUE PROVOQUEM APENAS BRIGAS DE TORCIDA. MANTENHA O BLOG LIMPO.

LEIA AS REGRAS:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Orivaldo

Firme Patriota !!

Rui Mendes

Amanhã esse piloto Juice vai ter acidente de Helicóptero, pois pelos vistos ele têm 7 vidas, ontem ou antes de ontem, aqui em um destes blogs, ele tinha morrido em um acidente com caças Mig 29, hoje foi com L-29, muita credibilidade …

Maurício.

Deve ter muito piloto de caça mercenário por aí, resta saber se querem enfrentar os Su-35 e Mig-29 dos russos, o que é diferente de pilotar um caça no meio do nada, apenas “tacando” bombas em conflitos assimétricos, onde a principal ameaça são sujeitos de AK, e aviões turboélices, na África tem muito disso.

Nilton L Junior

Uma perda significativa para os ucras, ser piloto exige muita prática para voar com segurança e mesmo assim não esta livre de acidente.
Imagina a pressão que os pilotos ucras devem estar passando nesse momento.

Sergio Machado

Cara… esse conflito é surreal e cada vez fica mais claro a insensatez do governo Ucraniano em enfrentar a Rússia. Vi a entrevista de um general brasileiro em um podcast, no qual ele afirma ser o único instrutor na OTAN, pertencente ao Exército de um país não pertencente à aliança. Ele foi taxativo em algumas coisas: a OTAN sabia que o ingresso da Ucrânia terminaria em guerra; os países da aliança são doutrinados para serem anti-Moscou; a guerra acaba no exato momento que a Ucrânia desistir de entrar na OTAN; e por fim, deu a entender q a OTAN preparou… Read more »

Rinaldo Nery

E é isso mesmo.

Douglas

Os dois lados prepararam um cenário e nenhum dos dois deixou uma porta de saída que não seja o fim em derrota para o outro lado. Típico de conflitos na qual um dos lados luta por procuração .

Nilton L Junior

Camarada Machado creio que tem muitas nuances a serem desvendado desse conflito, eu empiricamente acho que essa atitude da Rússia tem relação com a atitude do governo Biden em colocar o fim da parceria Alemanha e Russia na compra de petróleo e gás.
Os EUA estão passando por um processo de desindustrialização e uma Alemanha com grande capacidade econômica acabaria, como estava acontecendo influenciando o bloco UE o que provavelmente incomodaria os interesse americano na Europa.
Como diz o camarada Carlo Felipe G Von Clausewitz que a guerra é continuidade da política.

Andrey

Muito bom e esse general,tem tb o Assombroso e outros militares realistas sobre essa guerra,falaram o que muitos não querem ouvir.

Satyricon

Seu argumento é perfeitamente válido, se ainda vivêssemos na época do império romano. Mas esse determinismo geografico, em pleno século XXI, não é razoável, pois vai contra o direito internacional, e a mínima noção de humanidade que temos hoje. Pelo seu ponto, o que define se um povo será invadido e escravizado é sua posição no globo. Pura e simples. Qualquer país que faça fronteira com a Rússia, já está definido, é justo e certo ser invadido e sua população escravizada pelos russos, simplesmente porque a Rússia assim o quer. E afinal, toda e qualquer superpotência nuclear pode dispôr de… Read more »

Pedro

Assista ao podcast que ele citou. O argumento não é dele, é do general Ridauto

Pedro

General Ridauto?

Muito interessante o podcast. Ele cita as perspectivas dos dois lados e sem torcida.

Vale a pena ver. São 6 horas de podcast, mas existem os cortes de trechos. Ele conta muitas curiosidades militares. Uma aula

Groosp

Insensatez do governo Ucraniano em enfrentar a Rússia? A Rússia invadiu! A Ucrânia ia fazer o quê? Se render? Dane-se a autodeterminação. A Ucrânia não entrou na OTAN. Se tivesse entrado, não teria guerra. A Rússia invadiu a Geórgia e a Ucrânia. Os países bálticos são independentes porque estão na OTAN. A guerra acaba quando a Rússia se retirar do território da Ucrânia.

Vinicius Momesso

Eu sei que não tem nada a ver com o tema, mais por que e

Luiz Trindade

Eu vejo essa morte com ceticismo. Quem sabe se o Juice, piloto ucraniano de MIG-29 que abateu caças russos com o mesmo não estaria criticando a aquisição dos F-16 ocidentais?!? A morte não seria conveniente? Sabe lá… Mas as minhas condolências aos familiares dos pilotos falecidos!

Fabio Araujo

Já não deve ter tantos e perder instrutores é pior que a perda do aviões de treinamento! Que descanem em paz🙏!

Neural

Foi abatidos pelos SAM russos e eram MIGs 29 em missão de bombardeio com JDAM na região de Zaporizha.Ciaram em território controlado pela Ucrânia então não dá para confirmar os destroços

Felipe

É possível, a mídia ocidental nunca iria divulgar uma noticia dessa.

Hcosta

O maior dos cegos é aquele que não quer ver…

Existem imagens dos destroços e mesmo assim não acredita?

Mas nem é esse o maior problema. Se a Rússia afirmar que mataram 20 generais da OTAN com esse abate, não duvido que engolem essa mentira sem pensar duas vezes.

Num lado tem provas, do outro nenhuma mas para os senhores os que não apresentam provas são os “verdadeiros” só porque sim…

Felipe

Onde estão as imagens dos destroços?

RSmith

May they Rest in Peace…