Mali e Burkina Faso enviam aviões A-29 Super Tucano para o Níger em resposta a uma potencial intervenção militar

69
A-29 Super Tucano do Mali

A-29 Super Tucano do Mali

Dois países transformam compromissos em ações ao enviar aviões de guerra, afirma a televisão estatal do Níger

O Mali e o Burkina Faso enviaram aviões de guerra na sexta-feira para o Níger, numa demonstração de solidariedade contra uma possível intervenção militar da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Um relatório transmitido pela televisão estatal do Níger destacou os esforços conjuntos do Mali e do Burkina Faso em apoio ao Níger e ao desdobramento de aviões de guerra dentro das fronteiras do Níger.

“Mali e Burkina Faso transformaram os seus compromissos em ações concretas ao enviar aviões de guerra para responder a qualquer ataque ao Níger”, afirmou, observando que os aviões eram caças Super Tucano.

Durante uma reunião sexta-feira do chefe do Estado-Maior da CEDEAO no Gana, a data da iminente intervenção militar no Níger não foi divulgada, mas o bloco declarou que as suas forças militares estavam prontas para intervir assim que as ordens fossem dadas.

O Burkina Faso e o Mali, ambos sob liderança militar, divulgaram anteriormente uma declaração de apoio ao Níger contra a planeada operação militar da CEDEAO para alterar o curso do golpe no Níger.

Advertiu que qualquer intervenção seria vista como uma declaração de guerra contra o Burkina Faso e o Mali.

O general Abdourahamane Tchiani, antigo comandante da guarda presidencial do Níger, declarou-se chefe de um governo de transição no mês passado, depois de o presidente Mohamed Bazoum ter sido deposto num golpe militar.

VÍDEO: Aeronaves A-29 Super Tucano de Burkina Faso e Mali chegam ao Níger

FONTE: Anadolu Agency

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eliton

a Nigéria também opera os A-29. Se eles quiserem intervir, talvez teremos o primeiro Dogfight de Super Tucano.

Clésio Luiz

Níger e Nigéria são países diferentes. Eu também já cometi esse erro de confundir os dois.

eliton

Burkina Saso, Mali estão do lado do Niger. Nigeria esta do outro lado.

JSilva

Acho que ele quis dizer que seriam os A-29 do Mali e Burkina Faso vs os A-29 da Nigéria, que integra o CEDEAO.

737-800RJ

Se não me engano Burkina Faso e Mali já fizeram parte da CEDEAO, mas foram expulsos por conta de golpes de Estado recentes…

Gabriel BR

Exato

sub urbano

Sim, tbm foram suspensos da União Africana que é uma aliança mais ampla. Antes apenas o Sudão estava suspenso, se nao me engano. O problema de sancionarem tantos países é esse, surgiu uma aliança natural entre os países marginalizados.

Vendéen

O Níger tem apenas 2 Su-25 (voucher de voo?).
Por outro lado, se não me engano, Mali e Burkina com estes 6 A-29 Super Tucanos enviaram todos os seus aviões de combate (para serem verificados?)
Em caso de conflito, este potencial de combate parece-me muito baixo comparado com o potencial de certos países como a Nigéria, por exemplo.

Gabriel BR

O problema é que a Argélia poderia vir a apoiar o Níger …

Vendéen

Olá Gabriel BR,

Não sei se a Argélia tenciona apoiar esse funcionamento estatal. E, portanto, o desejo de apoiar militarmente um país em que os militares têm tal abordagem comportamental (Ter militares com propensão a realizar um golpe de Estado lol).

Mas porque não

DanielJr

A questão não é apoiar alguém que talvez dê golpe de Estado, e sim apoiar alguém que não lhe traga problemas. Nem sempre, quase nunca, direitos humanos e outras moralidades são consideradas antes.

Vendéen

Boa noite DanielJr,

Sim, como antes do golpe.
Não podemos esquecer que a Argélia condenou veementemente este golpe de Estado.
Embora o papel pesado do exército argelino seja evidente, não creio que os militares com uma propensão para fazer um golpe de Estado sejam um bom exemplo de funcionamento constitucional para este vizinho do Níger. 
Mas não se preocupe tudo é possível lol.

João Santos

Para expulsar os franceses a Algéria vai apoiar o Níger..

Zé bombinha

Mali tem recebido alguns meios russos.. poucos mas tem recebido.. 1 SU25.. alguns mil mi 35.. mil mi 8.. além de 4/5 L39C..e o BAYRAKTAR TB2.. não é muito nem da a vitória.. mas já dá mais trabalho.

Gabriel BR

Se a França chegar junto eles não vão ter o que fazer…

gordo

A França vai chegar, depende em muito do urânio extraído ali e não vai perder a “colônia”. A questão é que estamos vendo uma certa reacomodação do que hoje estão nomeando como Sul global. Gostem ou não é um sinal claro da perda de força dos EUA/UE e porque não OTAN. O avanço chinês e diria que o indiano também estão proporcionando uma janela para essa revolta no continente africano e discursos que pregam um aumento do comércio sem o uso do dólar. Já faz uns 20 anos que a China avança sobre a África e América latina construindo pontes… Read more »

Chris

Dois pontos… Eu acho que a China ainda esta a milhares de quilometros de ter a mesma influencia dos EUA… A nao ser, nas ditaduras sob sancoes americanas !

E… Nao se preocupe com o rombo arcamentario americano… Basta eles imprimirem uma moeda de 1 trilhao de dolares (Previsto ate em lei) e o problema esta resolvido (Inflacao? Imagino que esse dinheiro iria para o mundo todo)…

Creio que seja por isso que o mercado financeiro nao demonstra nenhum preocupacao. Os EUA continuam atraindo os mesmos investimentos de sempre !

gordo

Tão simples assim, imprimem uma nota de um trilhão e está tudo resolvido?. Bom, então é melhor que imprimam o quanto antes.

João Fonseca

É assim que os americanos colocam os tolos no bolso: imprimem papel colorido e com ele compram minérios, equipamentos, alimentos e até cérebros do mundo todo. São espertos.

Chris

Como nao obrigam ninguem a nada… Eu acho que o resto do mundo que nao soube fazer a licao de casa !

Chris

So teria que ser de platina e cunhada pelo Secretario do Tesouro dos EUA… Pela lei americana de 1997 !

Fernando Vieira

Da última vez que fizeram isso essa nota foi parar na mão do Fidel Castro…

Matheus Augusto

Será que Macron vai querer por as boots na chon ?

Gabriel BR

E ele tem alternativa?!

Sturmgewehrstgde

A França ainda não esqueceu as guerras de independência de suas colônias do norte da África. Tomou um pau, e se não fosse o apoio dos americanos teria sofrido sua maior humilhação.
Hoje corre o risco de acontecer a mesma coisa se quiser intervir.
Sejamos realista, as forças armadas francesas não são tudo isso que eles imaginam.
Tem muita propaganda e pouca efetividade e não é de hoje, basta lembrar da WWII, quando a França se rendeu em menos de 60 dias.
O Macron deve estar de cabelo em pé.

Maximus

França sempre apanhou de todo mundo

Alexandre

Como sempre!!🤣🤣🤣🤣

Marco Antônio

França quase em todas as guerras perderam feio, a imagem de Charles Degoud entrando ” triunfalmente” em Paris sem fazer nada foi emblemática

Alexandre

🤣🤣🤣🤣🤣

FELIPE LUIS GLOD RODRIGUES

Comparar hj com o exército nazista de 65 anos atrás é um erro, França tem tecnologia o que esses países da África nem sonham.

Marcos

A ultima guerra que os franceses vencera foi a revolução francesa. Nela eles lutavam contra eles mesmos

Fernando "Nunão" De Martini

Isso é ironia retórica, né?

rodrigo.hemerly@uol.com.br

No atual cenário da região central da África, seria possível surgir a terceira guerra africana como aconteceu na virada do século devido as complicações no Congo?

Rafael

O tempo passa e nessa região do globo as notícias parecem se repetir desde os anos 80…
Acho que os meus dedos são insuficientes para contar quantos golpes já aconteceram nesses países citados.

Matheus

Existe uma chance real de vermos um dogfight de Super Tucanos nesse conflito.

Felipe

A Russia vai dar uns upgrades nesses A-29 Tucano com misseis R-73, R-77 e Kh-31P

Orivaldo

Eu sei que é sexta mas vai com calma na bebida

Leandro Costa

Eu sei que não devemos encorajar esse tipo de resposta, mas eu ri demais. Aliás, ri muito mais do que ao ler o post original do Felipe. Haja viagem!

Orivaldo

Só foi um alerta ao nobre companheiro

DanielJr

Imagina um Kh 31P no pilone central do A29? kkkkkkkk

Vai ficar mais desproporcional que mirage com o Míssil nuclear ou o Sukhoi com o Brahmos.

Talvez tenham que colocar pneus maiores no A29 para aumentar a distÂncia do solo, para caber o bichão no vão embaixo da aeronave.

Carlos

Lá estão os _________________ a agir para provocar má imagem dos aviões da Embraer e explico, causam um golpe de estado num país africano, manda os moços de recado, Mali e Burkina Faso, defender os golpistas e enviam 12 A-29 para dar conta do recado, mas esquecem-se que só a Nigéria entre muitos outros tem 22 aviões M346 que é superior ao A-29 como tal vai ser um tiro aos patos e os patos vão ser os aviões brasileiros. Claro que tentei fazer piada mas fico triste ver bom material nas mãos de acéfalos COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO… Read more »

Carlos

Questiono se eu disse alguma mentira, se não é o país de Putin que está por trás dos golpes de estado no Mali, Burkina Faso, no Sudão e agora no Níger? E também questiono se o atual presidente não passa o pano em tudo o que de ruim Putin faz?

Valdi

Em tudo que vc disse só faltou mencionar que tudo de ruim não é o Putin mas sim EUA pq quem tá indo no quintal de quem, quem tá caçando assunto com a Rússia é os americanos, quem fez e faz desgraça pro mundo são os americanos, mente , destorcer a vdd pra roubar pretrole de país invadidos e deixando a miséria em tais local, usando fantoche (Ucrânia).pq ele ( eua) não coloca a cara com os russo, já se pergunto? Putin pra jogar uma bomba nuclear no EUA só quer um motivo.

Ferreira

Putin é o teu super herói não é kkkķk

Carlos

Sei que vai apagar porque vai considerar que estou a atacar editor, mas não estou e apenas quero dizer que verdades são e serão sempre verdades mesmo que se faça humor com as mesmas, agora pode apagar todos os meus comentários

DanielJr

Comentário sem lógica. A Embraer vendeu aviões de guerra, armas. Agora eles estão em guerra e vão usá-las, é normal. Talvez até a embraer consiga vender mais peças de reposição, algumas células de segunda mão para restabelecer a frota.

Veja se, mundo afora, alguém fica triste por usar seus produtos. Dassault, General Dinamics, Colt, Beretta, Oto Melara, Leonardo……

Só ficam tristes em posts de facebook, por trás estão é tentando vender mais coisas, é o ganha pão deles, sendo uma ocasião triste ou não.

Carlos Campos

A29 vs A29 quem ganha?

sub urbano

A Nigeria pode sofrer consequencias nesse conflito, já que o norte dela é muçulmano e tem a atuação do Boko Haram, que é justamente a região proxima ao que seria o teatro de operações desse conflito. Outro país de maioria cristã mas com grande minoria islamica, de potencial economico incipente (população grande, geografia estrategica) só que do outro lado do continente, é a Etiópia, que passou por uma intervenção militar similar nos anos 2000, apoiada pelo União Africana, na Somalia, contra o Al Shabbab, que declarou uma jihad contra os cristaos parecida com a do Boko Haram na Nigeria. O… Read more »

adriano Madureira

Pergunta : poderia ser a primeira guerra oficial do supertucano ?

Pois eu estou levando em consideração a não inclusão da aeronave em conflitos anti-guerrilha ,que geralmente são dirigidos contra insurgentes ou grupos terroristas…

Rafa

O portal está com mais propaganda que site pornô. MDS

Neto

No celular é horrível mesmo. No browser tá de boa.

L G1

Tem que ter propaganda para manter a trilogia e permitir os comentários democracia todos os dias. Segue o jogo.

L G1

Verdade. Verdade. Na Coreia do Norte, Afeganistao, etc. Também existe trilogia sem propaganda para manter o canal. Mas lá cuidado. Cuidado. Esse seu comentário acima é pena de morte. Aqui você pode falar qualquer besteira. E lógico respeitando as outras pessoas.

Memento

Adblock e UBlock estão aí pra isso.

fewoz

Haha, é importante para apoiar o trabalho dos editores e manter a Trilogia funcionando, pessoal. Eu colaboro clicando quando vejo anúncios interessantes.

Vendéen

Anedota:
O Mali e o Burkina Faso tinham recebido estes A-29 do tempo do pedido de uma cooperação (urgente!) com a França na guerra contra o terrorismo dos movimentos jihadistas. E, forçosamente, esses aviões tinham sido largamente financiados pelos EUA lol.

A propósito, no Mali e no Burkina Faso, além de serem utilizados como instrumento de proteção dos militares golpistas, esses A-29 são realmente utilizados na luta contra os terroristas jihadistas?

Paulo

Boa sorte.

antonio carlos s. silva

COMENTÁRIO APAGADO.

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para propaganda ou interesses pessoais;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bill

Os Nigerinos têm direito de decidir pela futura governação do seu país.Não são presidentes de outros países que devem determinar.Da mesma maneira que mesmo o Mugabe criando problemas no Zimbábue, esses amigos dele diziam que quem deve resolver os problemas do Zimbábue é o próprio povo do Zimbábue e o porque razão estão mudando?

adriano Madureira

Bill, a denominação correta é nigerenses…

João Santos

Apenas para concluir os americanos compraram urânio Russo no primeiro semestre de 2023. Quase US800 milhões, os alemães entraram na do “”Joe Bidê “” tão na roça com o custo de vida e embargos

Vendéen

Olá Brasil, Propositalmente para desacreditar, atualmente as narrativas anti-francesas hostis são muito numerosas e na construção de seu conteúdo de oportunidade são muitas vezes cômicos. Composição do conteúdo: -as analogias/semelhanças/comparações históricas muito simplistas que devem demonstrar que estes conteúdos representam um argumento de autoridade. lol -Há também sempre a propositalmente para desacreditar o lote de alegações arbitrárias que vai bem com conteúdo totalmente tendencioso e às vezes digno do jardim de infância. Se não por diversão, aqui estão alguns delírios anti-francês (2 mensagens e links) para satisfazer as pessoas permeáveis (ou não) a todos esses truques. 1) https:///factuel.afp.com/doc.afp.com.33QV4TU Bom domingo… Read more »

Vendéen

Delírios anti-franceses para satisfazer pessoas permeáveis ​​(ou não) a todas estas coisas.
https://factual.afp.com/doc.afp.com.33RD9V2

Tutor

Isso deve dar uma guerra muito das sem vergonha kkkkkkkk Só cachorro morto brigando.
E para a população de lá em geral, vale aquele velho ditado: “nada está tão ruim que não possa piorar”.

L G1

Verdade. ” Não cava mais não, porquê o buraco afunda ainda mais”.

Bruno Vinícius

Não por demérito algum do Super Tucano, mas num eventual conflito contra a Nigéria, não tenho expectativas de que eles sobrevivam muito tempo. A Força Aérea da Nigéria, ainda que não seja uma força impressionante, possuí caças muito mais capazes no combate ar-ar.

Rogério Lira

estão somente africanizando a guerra otan X Rússia… putin está mandando armamento e comida, o presidente ucraniano não tem a mesma representatividade na África… meu amigo negao, disse, parafraseando um líder negro… A carne negra é a mais barata numa guerra…

Cabeça

Isso sim vai ser Umá batalha de verdade!
Sempre falei que deveríamos voltar a guerra com super tucano.😂😂