As Forças Aeroespaciais da Rússia já perderam oito aviões de combate este ano, sendo que o último acidente foi com um caça Sukhoi Su-30. A mais recente perda ocorreu nesta semana e tragicamente vitimou seus dois pilotos. O acidente se deu na região de Kalingrado exatamente da data comemorativa da Força Aérea (12 de agosto).

Acredita-se que a Força Aérea teria cerca de 110 Su-30 até o começo da invasão em grande escala à Ucrânia.

Subscribe
Notify of
guest

132 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabricio Lustosa

É uma guerra de alta intensidade, evidentemente perdas são esperadas. Inclusive quando os f16 quando e se chegarem vão ser abatidos em pouco tempo, para a desilusão de alguns.

Sergio

É uma guerra de alta intensidade, evidentemente perdas são esperadas. ”
Cuidado com sua palavras Camarada, você pode ir preso……é uma operação militar especial, Хорошего Воскресенья!

deadeye

Sim, porém até esse ano a Ucrânia perdeu apenas 7 caças de acordo com informação pública. Então as coisas não estão boas para o “Segundo melhor exército na Ucrânia” – O Russo

Fabricio Lustosa

“…a Ucrânia perdeu apenas 7 caças de acordo com informação pública” isso impossibilita qualquer debate, numa boa.

Allan Lemos

Como 30 países + 1 treinado pela OTAN ainda não conseguiram expulsar o “segundo melhor exército na Ucrânia”?

Tem algo errado ai rsrsrs.

Sergio

Como 30 países + 1 treinado pela OTAN ainda não conseguiram expulsar o “segundo melhor exército na Ucrânia”? “

Quando você ver F-35, Rafale, Typhoon, F-22, B-1, B-2 voando na Ucrânia e atacando a russia, ai vc poderá dizer 30 países + 1…….o correto é você dizer, 30 países dando apoio a 1.

Allan Lemos

Ué, precisa de F-35 e Typhoon para derrotar o “segundo melhor exército na Ucrânia”?

Nossa, imagine se tivessem que expulsar o primeiro.

Sergio

Acho que você não entendeu ou esta se fazendo que não entendeu…então vamos lá……..seu primeiro comentário: ” Como 30 países + 1 treinado pela OTAN ainda não conseguiram expulsar o “segundo melhor exército na Ucrânia”? “ Então simplificando é o seguinte…quando você ver algum caça, navio ou tanque com a bandeira de algum pais da Otan atacando a russia, então você poderá dizer que são 30 países + 1 treinado pela otan certo? ( foi o que você escreveu) Até agora, o correto é você dizer 30 países dando apoio limitado + 1….e quando digo apoio limitado, é porque não forneceram… Read more »

Allan Lemos

Storm Shadow, Patriot, Javelin, Himars, Challengers 2, Abrams, munição cluster, treinamento de ponta, informações de inteligência.

Isso ai é apoio limitado?

Sério, eu me mato de rir com a narrativa da torcida pró-Ucrânia.

Todo dia um “game changer” novo e a Rússia continua em território ucraniano(quer dizer território russo).

Isso porque o exército russo é o “segundo melhor”, imagine se fosse o primeiro.

Sergio

Assim não dá para debater, toda hora você foge do assunto….pelo menos entendeu a diferença entre ” 30 países+1″ e “30 países dando apóio+1”. E só para te deixar em paz , se fosse 30 países + 1 contra a Rússia como você tanto teima, já teria acontecido a terceira guerra mundial.

Allan Lemos

A Ucrânia recebe treinamento padrão OTAN, armas fabricadas pela OTAN e informações de inteligência adquiridas pelas fontes da OTAN. “Ah mas não tem a bandeira da OTAN” Haja desonestidade intelectual viu rsrsrs. E esse nem era o ponto inicial, se a Rússia é o “segundo melhor exército na Ucrânia”, por quê então o primeiro ainda não o expulsou? Ainda mais considerando que ele está recebendo “apoio limitado” da OTAN? Foi você que, perdendo o debate, precisou apelar para semântica. Sim, 30 + a Ucrânia, depois de um ano e meio e bilhões investidos em armamento, ainda não conseguiram expulsar a… Read more »

Bosco

Eu já disse mas nessa caso não canso de repetir. A Ucrânia ainda não expulsou a Rússia porque o território russo permanece intocável e aí, a Rússia em sendo vizinha , tem como manter suas posições, só que agora, na defensiva e sem ter seu esforço de guerra enfraquecido do ponto de vista militar.
De atacante inabalável e indestrutível passa a ter atitude defensiva e acuada que tem que se sustentar com narrativas , mais do que com competência militar e com ataques grotescos contra a população civil ucraniana.

Luís Henrique

Acho muito difícil uma derrota russa, para não dizer quase impossível. Ano que vem a Ucrânia vai sentar na mesa de negociações e será obrigada a ceder partes de seu antigo território. A Rússia tem uma BID gigantesca, em março a Rostec divulgou que contratou +30 mil funcionários. Em julho a Rostec divulgou que dobraram a produção de Su-30, Su-34 e Su-35. E ainda disseram que caso o governo precise, eles podem ampliar ainda mais. Recentemente li que a Rússia possui 350 MiG-31, a maioria na reserva estocados. E que o plano era modernizar 114 até 2024 para o padrão… Read more »

Nuno Taboca

Oi? Paridade poder de compra a Rússia tá em quinto? Kkkkkk

Que mentira deslavada. Posta sua fonte aqui. Kkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkk

Vey, na moral, onde vivem esses defensores do putin?

Inimigo público

E por acaso ter estratégia defensiva define o que é ou não um país bem capacitado militarmente? Sério mesmo onde tu achou esse teu catálogo de baladeiras? Foi no COF de Olavão né?

Ivan

Mestre Bosco, . “A Ucrânia ainda não expulsou a Rússia porque o território russo permanece intocável…” . Sim, mas esta é apenas uma parte da equação. . Entendo, assim como você, que a Rússia está invadindo a Ucrânia e que o país – que foi covardemente invadido – está se defendendo com suas próprias forças, apoiadas com armas, munição, assistência humanitária e inteligência fornecidas por umas 3 dezenas de países ocidentais. . Entendo, também, que estes países ocidentais estão apoiando materialmente (& INTEL) a Ucrânia por várias razões, como por exemplo: É o certo a fazer (incrivelmente isso é importante);… Read more »

André G.

Eles imaginavam que forçariam a Rússia a desistir fornecendo mais equipamentos? Talvez sim.

Sergio

Tem um conselho para você, deveria entrar para a seita, a seita que dói menos. “

Você tem um conselho para mim….eu tenho vários para você, só não vou dizer, porque você ira ficar mais alterado do que esta hahahaha. Beijos na Buchecha garoto, qualquer dia vou lá no youtube visitar o seu canal preferido hahahahaha.

RPiletti

Apoio ilimitado seriam tropas em solo e aeronaves no ar nos moldes da Coreia… até isto ocorrer o apoio segue limitado. Qual porta-voz da OTAN se expressou indicando que algum armamento seria “game changer”? Gostaria que esta informação fosse indicada…
Enquanto isto, segue a gastança para ambos os lados e Kiev continua longe…

Allan Lemos

Você tem que perguntar isso para a torcida pró-Ucrânia, colega, inclusive o pessoal da mídia. São eles que falam isso.

Os Himars iriam ser os game changers, depois os Challenger, depois o Storm Shadow.

E a Rússia continua lá…

No one

Mais game changer que isso? Reduzir a outrora segunda potência do planeta ao nível de um dos maís pobres e frágeis países da Europa do leste… Queres mais o quê ? Rsrs Isso sem colocar um dedo no território ucraniano. Nem sequer a capital ou um governo fantoche conseguiu estabelecer, ainda luta a nível convencional em pé de igualdade com um país que nem séria uma nação na visão dos russos, tudo isso no obstante o o apoio econômico e material dos seus “aliados”. Em um eventual e improvável match entre Whindersson Nunes e Mohamed Ali, você com certeza apostaria… Read more »

Pablo

So nao entendi, como a “super potência” russa nao conseguiu ganhar da Ucrânia depois de um ano e meio, quando disseram que demoraria apenas algumas semanas.

No one

Eu te explico, eles já têm a resposta programada, o roteiro escrito pelo Kremlin para afugentar qualquer dúvida.

” Nós já derrotamos a Ucrânia, agora estamos lutando contra a OTAN” rsrsrs

Os ucranianos também já derrotaram a Rússia, agora estão lutando contra a Nova Ordem Mundial, liderada por China, Irã, Coréia do Norte, Bielorussia…rsrsrs

Enfim, tudo é melhor que a triste realidade.

A Ucrânia era uma potência militar, todo mundo aqui no blog comentava a respeito e dizia ” ah, como gostaria que as FA brasileiras pegassem as forças armadas ucranianas como exemplo” rsrs

Pablo

Lutando contra a OTAN? Quando a OTAN entrou em combate contra a Russia?
Nova ordem .mundial?? Kkkkkkk
Espero que esteja de brincadeira com tanta bobagem

Santamariense

“Isso ai é apoio limitado?”

É óbvio que é!! Só não é pra ti, para embasar tua narrativa.

Quantos Abrams de versões iniciais? Quantos Challenger? Quantos Leopard?

Allan Lemos

Ué, e precisa de Abrams de última geração para destruir aquelas velharias do T-55?

E eu que achava que a Rússia era o “segundo melhor exército na Ucrânia”, agora já tem equipamentos que nem os Abrams versões iniciais dão conta.

Esses russos ardilosos rsrsrs

adriano Madureira

Será que irão enviar mais “game changers” para a ucrânia?!

porque até agora,”the game is not changing”…



Santamariense

Te decide: Tem 30 países na Ucrânia ou não tem?

Allan Lemos

Não sei, os ucranianos criaram uma plantação de Storm Shadows ou descobriram uma mina de Himars?

Se não, então tem sim.

Santamariense

Tem 30 países dentro da Ucrânia? Onde estão as aeronaves e tropas desses países dentro da Ucrânia??

BraZil

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa

Andrey

Raciocine um pouco,se isso acontecer não estaremos vivos para saber o resultado dos rafales,typhoons,F 35,22,15,18,b52,b 1 e 2.

Sergio Machado

Será que uma guerra aberta entre Rússia e OTAN seria travada nos céus? Pergunto porque, diferentemente de defesas aéreas, artilharia, tropas, tanques e etc, as pistas, as bases , pistas, angares as próprias aeronaves seriam os alvos primários. Será que aeronaves como F35 e F22 remanescentes teriam condições de operar em pistas improvisadas, com pouca infraestrutura e pessoal? E os delta europeus, teriam? Lembrando que a Russia possui 11 fusos horários, o maior país do mundo e com aeronaves mais “ grossas” a fim de operar em pistas improvisadas.
Sem o emoção, tecnicamente é uma boa discussão.

Luís Henrique

O pessoal pensa muito em caças. Quero saber como o exército alemão de 63 mil soldados se sairia contra 1 milhão e cento e cinquenta mil soldados russos? Como os 300 leopard alemães se sairiam contra os milhares de MBT russos? Como os 82 mil soldados do exército britânico se sairiam contra 1,15 mi de soldados russos ? Como os 125 Challenger 3 se sairiam contra os milhares de MBT russos ? Como as poucas dezenas de peças de artilharia e sistemas de foguetes de saturação se sairiam contra as milhares de peças de artilharia e milhares de lançadores de… Read more »

Sergio Machado

Numa guerra aberta, aviões, pistas, centros de comando e controle, navios de superfície – principalmente porta -aviões- seriam os alvos primários russos. Provavelmente com saraivada de mísseis de todos os tipos, diria que – no mínimo- num raio de 2 000 km da fronteira russa seria alvejado com algum dano, em todo ou em parte, empurrando a remanescente Força Aérea da OTAN para ataques isolados, partindo de pistas improvisadas, tal qual a remanescente VKS. Partindo da premissa de um ataque inicial russo, tal qual as primeiras horas do conflito atual, o que sobraria seria suficiente para suprimir a densa defesa… Read more »

Junior

Porque isso não ocorreu contra a Ucrânia até o momento? Mais de Um ano e meio de invasão? Está tudo sendo guardado para lutar contra a Otan? ?????

Santamariense

Só que tu esqueceu de citar os EUA nessa equação…

No one

Todas as vezes tentam minimizar a importância do poder aéreo, assim como fazem com a marinha da RPC no cenário marítimo. O motivo é simples, a disparidade é estarrecedora então tentam ignorar ou minimizar o impacto deste aspecto. Existe um dado incontestável, a VVS falhou em alcançar a superioridade aérea . O número de surtidas é completamente inadequado. Só para efeito de comparação, a Allied Force (Kosovo 1999) alcançou quase 500 surtidas diárias até o final do conflito. A VVS conduz ,quando muito, em torno de 20-30 missões diárias. Sobre os MBT, qualquer pessoa minimamente curiosa , sabe as dificuldades… Read more »

No one

Qual o problema, a maior potência nuclear do mundo não consegue ir além dos 100 km da sua fronteira mesmo com o apóio da NOM?
RPC, Coréia do Norte, Irã, Bielorussia, Síria… Os separatistas,
A Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) e os outros parceiros servem para que ? Ué , algo de errado não está certo…

Leonardo

Kkkkkkkkk….

Santamariense

Tu continua com essa narrativa distorcida? Vou repetir: quantos B-21, B-52, B-1, F-22, F-35, F-15, F-16, F-18, A-10, Typhoon, Rafale, Mirage 2000 estão operando na Ucrânia? Quantos soldados de países da OTAN estão lutando na Ucrânia?? Ora, por favor…

Santamariense

Corrigindo: B-2*

Allan Lemos

Por favor digo eu, primeiro vocês falam que o exército russo é de quinta categoria.

Eu aponto o fato de que se é tão ruim, a Ucrânia e a OTAN já deveriam tê-lo expulsado.

Ai vocês mudam a narrativa para “ah mas a OTAN não botou o F-22 na Ucrânia”.

A qualidade do exército russo deve ser de Schrödinger, existe e não existe ao mesmo tempo.

Leandro Costa

Allan, se o Exército Russo fosse tão absurdamente bom assim, teriam invadido a Ucrânia com um plano realístico, com tropas bem treinadas, bem equipadas, com comandantes e tropas sabendo seus objetivos e preparados para contingências. Afinal de contas, eles que escolheram a data da invasão, então a gente assume que tiveram todo o tempo do Mundo para treinar. Mas foram parados por um Exército que praticamente só começou à treinar depois de 2014, e que hoje só existe devido à conscrição. Podem ser treinados por países Ocidentais, mas há uma diferença tremenda entre treinar interoperabilidade de diversos meios por anos… Read more »

Komander

Russia já suaria para inglaterra e frança, da para pegar um top 10 ai.

Como sempre digo, EUA x Russia seria igual EUA x Japão na segunda guerra.

Leandro Costa

Provável. Só espero que o desfecho não seja igual.

Luís Henrique

Meu amigo se a França e a Inglaterra tivessem se Unido e invadido a Ucrânia, a guerra ja teria acabado com uma derrota humilhante da França e da Inglaterra.

Komander

Unidos? Indivdualmente botariam a russia para correr.

SAS tem muito mais meios e capacidades que a Ucrania que a Russia está suando, alias estão lá ajudando eles e fornecendo treinamentos e equipamentos e tem grande contribuição nesse fracasso russo.

Diante do amadorismo russo atual e ainda sem Wagner group, chances são baixissimas de qualquer sucesso russo contra um exercicito profissional, bem treinado e equipado.

Luís Henrique

Só no seu sonho. Eu não me referi à Rússia eu disse que a Ucrânia venceria França e Inglaterra, caso ela tivesse o apoio da Otan como esta tendo contra a Rússia.
Os exércitos britânico e francês podem ser profissionais, podem usar equipamentos modernos, mas são muito pequenos para uma guerra desse tamanho. Ou teriam o apoio popular e partiriram para uma guerra total com mobilização da população civil ou perderiam a guerra em poucos meses.

Inimigo público

Kkkkkk deram conta nem da Alemanha nazista, que dirá a Rússia hoje.

Allan Lemos

Caro, creio que você não precisa de um espantalho desses para argumentar, onde exatamente eu falei que o exército russo era “absurdamente bom”. A única coisa que eu fiz foi apontar o fato de que essa história do exército russo ser ruim simplesmente não se sustenta. Premissa 1: “O exército russo é ruim” Conclusão 1: “O exército russo pode ser derrotado com facilidade já que é ruim. Premissa 2: “A Rússia ocupa o território ucraniano mesmo após a Ucrânia ter recebido uma enorme assistência material e estratégica da OTAN por mais de um ano.” Conclusão 2: “A Ucrânia está tendo… Read more »

Allan Lemos

Mas foram parados por um Exército que praticamente só começou à treinar depois de 2014,

Não só a OTAN(CIA) vem suprindo o governo ucraniano com inteligência desde a revolução, como o exército russo também é formado por civis, que segundo relatos recebem treinamento precário.

se a OTAN estivesse efetivamente no terreno

Existe um exército treinado pela OTAN, com armas da OTAN e que recebe inteligência da OTAN.

A OTAN já está no terreno. É o que a gente chama de “primazia da realidade”.

Leandro Costa

** facepalm **

Jbs

Excelente comentário!

Luís Henrique

A Ucrânia tinha entre 200 e 250 mil soldados ativos antes da invasão. A Ucrânia tinha o maior exército da Europa. Compare por exemplo com o exército alemão com 63 mil soldados ou o exército britânico com 82 mil soldados. Além disso a Ucrânia tinha talvez a mais forte defesa antiaérea da Europa com dezenas de sistemas antiaereos S-300 e Buk. Também tinham uma grande quantidade de MBT, blindados e artilharia. O que a Ucrania não tinha eram caças modernos e uma marinha poderosa, mas o exército era o maior da Europa. Após a invasão da Rússia a Ucrânia aumentou… Read more »

Leandro Costa

Se fosse uma super potência militar, teria tido planejamento suficiente para saber exatamente como paralizar a Ucrânia no dia da invasão. Todos os sistemas antiaéreos Ucranianos, as capacidades dos mísseis, dos aviões, dos blindados e como utilizá-los melhor, a Rússia já sabia disso tudo, mas não soube imobilizá-los. Por que? Como os Russos ainda não conseguiram neutralizar as defesas antiaéreas Ucranianas, agora que boa parte delas é de origem Ocidental, e os sistemas Russos foram justamente desenvolvidos para combatê-los? Por que a Rússia não atingiu seus objetivos, seja lá quais eram de verdade, antes que a Ucrânia conseguisse se mobilizar… Read more »

Allan Lemos

Colega, tu deverias escrever um livro, “A Arte da Guerra 2.0” by Leandro Costa. Se um país não conseguir imobilizar completamente o outro no dia da invasão, esse país não poderá ser considerado uma superpotência militar. Olha as regras que os caras inventam para sustentar uma narrativa sem sentido rsrsrs. Os EUA não conseguiram derrotar um grupo de terroristas de sandália e AK-47 em 10 anos mas a Rússia precisa derrotar um exército profissional, treinado e equipado pela OTAN em tempo recorde caso contrário os especialistas militares de teclado não a reconhecerão como “super potência militar”. Os comentários da trilogia… Read more »

Leandro Costa

Allan, sério mesmo cara. Dê uma chance para o seu cérebro. Estude história. Raramente uma invasão foi tão feita nas coxas assim. Acho que o que chega mais perto disso foi Guadalcanal, e olha que os caras sabiam que não estavam prontos, mas tinham que invadir. Não, pensando bem acho que Barbarossa foi mais nas coxas. Estude a diferença de guerra irregular com guerra regular. Se os Russos tivessem tido sucesso militar no campo convencional, é bem provável que agora estivessem enfrentando uma guerra irregular, e olha que nesse campo as experiências Russas não são tão ruins, se desconsiderar o… Read more »

Ivan

Prezado Leandro Costa, . Concordo com boa parte dos seus argumentos, mas, tem sempre um mas (né?), entendo que os Russos invadiram COM um objetivo estratégico principal definido, além de mais alguns outros igualmente definidos. Porém, agora vem o porém, eles (os russos) NÃO divulgaram abertamente seus objetivos e claramente NÃO os atingiram. . Escrevi acima com o verbo no passado porque toda aquela fase cretina de “Operação Militar Especial” já foi para o saco, ou seja, os russos já foram derrotados naqueles que seriam seus objetivos estratégicos iniciais não declarados, porém óbvios. Senão vejamos: Derrubar o governo eleito de… Read more »

Leandro Costa

Caro Ivan. Concordo plenamente com você. Acredito que os Russos estejam se segurando justamente para tentarem um desgaste político para que possam ter algum poder de barganha em uma negociação sobre o fim da Guerra. Provavelmente foi um estrago de décadas de desconfiança com o governo Putin e quem quer que vá sucedê-lo se for da mesma clique. De fato, só uma mudança radical na política Russa pode reestabelecer certos laços. Ainda mais quando o Mudo está em plena mudança de matriz energética, que antes era um desejo iniciado por ambientalistas, mas que agora vai ter um belo respaldo geopolítico.… Read more »

Santamariense

Tu temnwue se decidir, antes de mais nada, se tem 30 países lutando dentro da Ucrânia contra a rússia. O resto é tergiversação sua.

deadeye

E como a suposta “Segunda Maior Potência do mundo”, não tomou Kiev, que fica a 70km do seu ponto principal de ataque?

Allan Lemos

Porque uma coalizão de 30 países está ajudando a Ucrânia, filhote.

Santamariense

Cara, te decide!! Uma hora, os “30 países” não são páreo para a rússia, pois a mesma continua na Ucrânia. Agora, a rússia não tomou Kiev porque “30 países” estão ajudando a Ucrânia. “Santa indecisão, Batman…”

Ivan

Kkkkk…

sergio 02

A ucrânia só perdeu 7 esse ano, por que eles simplesmente não saem, apenas para missões extremamente pontuais, por que quando saem, acontece como esses 7 são todos abatidos.

Mirade1969

A Ucrania não está perdendo caças pois não consegue voar muito com eles.

Hcosta

Os ataques nas pontes que o digam…

Mirade1969

Poucos e não estão tão efetivos assim. Se ela tentar alguma coisa mais profunda é abatido.

Hcosta

Sim e o mesmo é válido para a Rússia.

E nestes ataques com Storm Shadow não é apenas um caça que simplesmente larga o míssil. São vários para o ataque e para escolta.

E estes ataques não são assim tão raros como o seu comentário parece querer implicar…

Augusto

E um absurdo, dadas as disparidades dos meios aéreos dos dois países os ucranianos ainda conseguirem fazer ataques desse tipo.

Sergio

Um Su-30SM2 custa cerca de 1/3 F-15EX… “

Então vamos brindar por não ter sido 8 F-15EX ne não? hahahaaha. E será que para formar um piloto russo também custa 1/3? senão vai sair caro hahahaha.

Hcosta

Siga o roteiro: 1º tem de dizer que é uma linha vermelha e ameaçar um aumento na intensidade do conflito. 2º quando é noticiado o envio, dizer que não vai ter nenhuma importância 3º quando chegam à Ucrânia, dizer que foram atacados durante o transporte 4º quando é usado, dizer que foram todos abatidos 5º quando surgem as notícias dos seus ataques, no dia seguinte, noticiar um ataque que destruiu todos os locais de armazenamento e os generais da OTAN 6º repetir o 4º e 5º até ninguém se lembrar de questionar a propaganda Russa ou até aparecer um outro… Read more »

Fabricio Lustosa

É sério esse argumento seu de propaganda? Vai querer adentrar nessa seara mesmo? Vc acompanha a trilogia deve ter, se, convenientemente, não leu, ao menos visto um artigo recente no Forte https://www.forte.jor.br/2023/08/09/aliados-ocidentais-recebem-atualizacoes-cada-vez-mais-preocupantes-sobre-a-contraofensiva-da-ucrania-este-e-o-momento-mais-dificil-da-guerra/ Políticos, diplomatas e militares dos EUA, principal patrocinador do governo do boneco, dizendo ser improvável qualquer progresso no campo de batalha, ““Nossos briefings são preocupantes”, “Os russos têm várias linhas defensivas e eles [as forças ucranianas] realmente não passaram pela primeira linha”, e por aí vai. É patética essa torcida pró-governo do boneco, pró-OTAN, pelo modo como operam, chega a ser infantil. Isso que vc está fazendo alardeando a… Read more »

Hcosta

Então mude de narrativa…

Ou vai voltar a falar das crucificações de crianças, dos laboratórios, das armas nucleares, dos generais da OTAN, libertar a população, nazis, tráfico de órgãos, etc…

A Ucrânia não me desiludiu, ate ultrapassou as minhas expectativas, principalmente a liderança política. O que me desilude são alguns países que ainda não entenderam que estão em guerra.

Mas diga aí como a Rússia vai ganhar esta guerra, alcançar os objetivos propostos e como vai sair mais forte…
Talvez ainda não tenha recebido o roteiro disso…

Fabricio Lustosa

Cara, o show de horrores da grande mídia ocidental nesse mais de um ano de conflito faz qualquer narrativa russa parecer brincadeira de criança. Por favor né? Foram tantos absurdos, tantas mentiras que é cansativo ficar lembrando. A realidade está aí: “PIB da Rússia cresce 4,9% no 2º trimestre de 2023, na comparação anual. O resultado representa uma aceleração em relação ao avanço de 1,9% no primeiro trimestre; setores imobiliário e de construção estão aquecidos” (https://www.infomoney.com.br/economia/pib-da-russia-cresce-49-no-2o-trimestre-de-2023-na-comparacao-anual/). Lembra que a economia russa “iria voltar para a idade média!”. Parece que não né? Putin “apesar do câncer” (meu deus mais essa) está… Read more »

Hcosta

Sim e agora acrescenta, para aquelas que eu mencionei, a teoria de que a Polônia vai anexar partes da Ucrânia. A Rússia invade a Ucrânia e a consequente morte de centenas de milhares é para evitar uma invasão por parte da Polônia… É mais do mesmo. A realidade demonstra que a Rússia é dirigida por um regime imperialista e autocrático e o contra argumento do senhor é que um outro país “eventualmente” fará o mesmo… Não acha que há aí alguma contradição? E obviamente que um armistício, neste momento, será algo de positivo para a Rússia, até mesmo considerado uma… Read more »

Fabricio Lustosa

Perfeito.

Fabricio Lustosa

Na campo de batalha real os mitos do hardware e treinamento da OTAN acabam na primeira linha defensiva russa… Sem mais.

No one

Rsrsrs com o ritmo de produção atual?

A UAC entregou 27 aeronaves de combate novas em 2022, entre elas quatro Su-30SM2s, dez Su-34Ms, sete Su-35Ss e seis Su-57s( nenhum alcançou a FOC ainda )… Para comparação, a Lockheed Martin entregou cerca de 170 caças F-35 em 2022 e planeja manter esse ritmo de produção; no caso do Eurofighter , 400 foram entregues desde o lançamento inicial de 2003-2013.

Augusto

Números, maldito sejam os números, destroem qualquer narrativa.

No one

Kkkkk, boa!

RPiletti

Os dois pilotos serão repostos por pilotos mk2?

Santamariense

Isso que vc está fazendo se chama vacina. Usando de futurologia para defender o péssimo desempenho do vetor russo.

Komander

ass. Mae dinah

eliton

¯\_(ツ)_/¯, faz parte.

Orivaldo

Parabéns Rússia, ultrapassou a Índia

Satyricon

Estarrecedor o ponto a que chegaram os russos.
E vai piorar

Maurício.

“tragicamente vitimou seus dois pilotos.”

Por que será que ainda morrem pilotos de caças quando se tem assentos ejetáveis? Será que a principal causa é o fato dos pilotos tentarem recuperar a aeronave até o último segundo? Claro, existem vários fatores, como a perda de consciência do piloto e até falha no assento, mas a tentativa de salvar a aeronave deve ser a principal causa da morte em aeronaves de caça.

Leandro Costa

Eu concordo. Eu imagino que seja exatamente isso. Pelo que li até hoje, sempre há um instinto em salvar a aeronave. Às vezes o próprio piloto não sabe da extensão de danos ou problemas e continua tentando salvar a aeronave. Isso varia de piloto para piloto, claro, mas acho mesmo que é o fator que contribui mais.

Rinaldo Nery

Há também o receio em virar POW.

Leandro Costa

Verdade. Isso está sempre presente em relatos.

Leandro Costa

Estamos falando de fatores em geral, não sobre o caso específico. Leia o post original do Maurício.

Leandro Costa

Tá bom, Kiko. Pode ficar com a sua bola quadrada. Nem queria emprestado mesmo.

Santamariense

Kkkkkkkkkkkkk…..excelente, Leandro! O pessoal não sabe ler….fato!

Nacionalista

Beleza __________, estamos combinados

COMENTÁRIO EDITADO.

NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Flávio César Viegas Pereira

Quando existe antiaéreo , eficiente, de ambos os lados vão haver perdas grandes. Os Estados Unidos perderam mais de 10.000 aeronaves durante a guerra do vietna . A união sovietica e a china faziam o papel que a otan esta fazendo hoje pela ucrania.

Bosco

Só para constar, das quase 10 mil aeronaves americanas perdidas no Vietnã cerca de 3000 foi por atividade inimiga (AA). O restante foi por acidente.

Flávio César Viegas Pereira

Você acha que 3000 é pouco ,kkk, em uma guerra de larga escala vai se perder tanto pela ação do inimigo , quanto por erro humano e falhas mecânicas . É um fato da vida .

Sergio

Você acha que 3000 é pouco ,kkk, “

Eu li cada palavra que o Bosco escreveu, e não achei ele dizendo que 3000 é pouco. Em que parte do que ele escreveu ele afirma isso? você poderia apontar?

Pragmatismo

Desses “acidentes” algum não são acidentes.

Orivaldo

Vc está comparando uma Guerra dos anos 60/70 co um oceano de distância e com muito mais ataqu

Joao

É muito importante essa observação.
Era necessário um Esquadrão de B-29 na IIGM para cumprir a missão que 4 F-100 Super Sabre (aeronave de 2ª classe no inventário da USAF) cumpria no Vietnã.
Hj, o q 4 F-100 cumpriram, no máximo é cumprida por uma aeronave, pq pode ser até q um míssel esteja cumprindo.
Ou seja, são realidades extremamente diferentes.

Fabio Araujo

O SU-30 ainda esta em produção? Se sim quantos foram entregues desde o começo da guerra? Se não estão sendo feitos quantos SU-35 foram entregues?

Mr.Guara

Sim, ha ainda pedidos a serem entregues a Myanmar, Argelia (não achei se tudo foi entregue) e a Aviação Naval Russa também tem pedidos em aberto.

Kommander

Não sei se foi só eu, mas ultimamente notei um aumento considerável de acidentes/quedas envolvendo aeronaves militares, tanto ocidentais, quanto russas ou chinesas.

diogocld

A impressão que tenho é que a tensão militar militar que está no ar faz com que haja mais treinos, manobras conjuntas e operações o que levaria a mais horas de vôo, o que causaria uma maior exigência dos meio e, consequentemente, mais acidentes. Não tenho dados para embasar, é só uma sensação.

koppa

Desempenho decepcionante da VKS nessa operação especial, que agora tem de enfrentar uma Ucrânia cujos sistemas de defesa aéreos incluem Buk, S-300, Patriot, NASAMS, IRIS-T, Crotale, o que ainda existir no estoque de sistemas soviéticos e mais umas centenas de MANPADS.

Nilton L Junior

No relatório diário de perdas dos MdF da RF e FAU publicado 13/08/2023 desde o inicio da operação militar especial, a Ucrania perdeu 458 aeronaves e 245 helicópteros, ja os Russos 315 aeronaves e 313 helicópteros.

Joao

Para a forma como a guerra moderna ocorre, são números grandes.

Hcosta

E tendo pouco mais 120 aviões de combate operacionais no início da guerra…

Nilton L Junior

Eu desconfio desses números, que tem perdas isso é comprovado agora quanto ao número de abates divulgados por Rússia e Ucrânia tem de ser visto com reserva.

Bruno Vinícius

Como exatamente a Ucrânia perdeu 2-4x o número de aeronaves que possuí?

Nilton L Junior

Camarada quem disse foi o MdF da RF.

Jagder#44

Cara, troca essa figura reeediiiicooolaaa no teu avatar!

Antunes 1980

No Vietnã foram perdidas só 10.000 aeronaves de todos os tipos.

Por isso a Rússia evita colocar um grande contigente aéreo.

Sabe que com uma defesa área bem montada, semelhante a norte vietnamita; suas perdas na Ucrânia também seriam insustentáveis.

Joao

Num me leve a mal… mas não tem nada de uma coisa com outra…. São guerras completamente diferentes nos meios empregados, nas tecnologias existentes, no terreno etc etc A Russia pode não ter $$ pra empregar tudo o q tem, já q tem de manter outras frentes em condições. O q não justifica muito. Só explica. A Russia deveria impor o máximo de força necessária para a solução de seu objetivo, mantendo a integridade em outras frentes, pela dissuasão nuclear. Creio q a Tempestade do Deserto é um bom exemplo de emprego do Poder Aéreo, com uma Campanha Aérea Estratégica… Read more »

adriano Madureira

quanto custa um Su-30?

Antunes 1980

40 milhões de dólares

Santamariense

De quando é esse valor? Com motores incluídos? Versão full ou capada? Com radar AESA ou PESA? Com treinamento, pacote de manutenção, ferramentais, bancadas, etc? Ou só a aeronave e o cliente pega só ela e leva embora?

Leandro Costa

A Rússia já finalmente conseguiu produzir seu radar AESA? Isso para mim é novidade. Havia uma certa controvérsia sobre isso até pouco tempo atrás.

Santamariense

Não produziu, que eu saiba. E isso pesa negativamente para a aeronave. E mesmo com radar PESA, o valor de 40 milhões é muito baixo….irreal. Talvez eu tenha me expressado mal no meu comentário anterior.

Leandro Costa

Não, bicho. Era uma dúvida real minha mesmo. Também acho o valor baixo, mesmo sabendo que é barato de adquirir. Me pergunto se isso de alguma forma não é meio entubado pela própria Rússia para baixar o valor e o tornar mais competitivo no mercado externo. Mas na minha opinião sempre foi o barato que sai caro. E nem falo pela eterna promessa Russa de instalar um AESA nos Su-30/35, mas é que eu fico imaginando aqueles motores enormes em full AB e o quanto de combustível eles não gastam hehehehehe Ainda acho aviões sensacionais, com potencial de crescimento fantástico,… Read more »

Santamariense

Ah, entendi. Eu acredito que AESA ainda não tem. Eu concordo com tudo que você escreveu. A questão do consumo daqueles motores enormes, mesmo que as versões atuais sejam menos gastadoras que as iniciais, ainda continuam sendo bebedores formidáveis.

pangloss

Pode custar o que for, mas não vale nada.

Paulo

Bom, esse foi bem longe da Ucrânia, pêsames às famílias dos pilotos.

BARAK

Se entendi bem o texto, não foi o 8º SU-30 a cair, mas sim 8ª aeronave de combate a cair, o próprio texto cita as demais acidentadas.

soldado imperial

A força aérea russa daqui a pouco vai ter que pedir ou comprar os mirages , xavantes , impalas etc da Fab que estão no museu dos Afonsos……A força aerea russa tem aviões mas estão mais pra maquetes estáticas do que pra algo que voe realmente. Podia aproveitar a vinda aqui na america do sul e comprar os mig 29 peruanos, os mirages argentinos, os mirages Elkans chilenos….faz o pacote e barateia o frete kkkkk

Bryan

Leio muito sobre o que a Rússia perde, mas nunca o que a Ucrânia perde.

Obs.: Sem polarização e sem preferência. Vamos falar de números.

George

Mas a Ucrânia ainda tem força aérea para perder alguma cosia? Já não tinha perdido tudo logo no começo?

rfeng

De onde saiu esse número

Fábio

É o ferro velho russo mostrando as caras.