Saint-Cloud, França – Como parte do contrato assinado pela Indonésia em fevereiro de 2022 para a aquisição de 42 Rafale, o segundo lote de 18 Rafale entrou em vigor no dia 10 de agosto. Isso segue a entrada em vigor em setembro de 2022 do primeiro lote de 6 Rafale, elevando o número total de aeronaves encomendadas para 24.

A aquisição do Rafale de última geração para o Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara (Força Aérea do Exército Nacional da Indonésia) inclui uma solução “pronta” completa, bem como um retorno industrial substancial para o setor aeronáutico indonésio. Também serão lançados projetos educacionais como parte da formação técnica do saber aeronáutico.

O “omnirole” Rafale é um recurso único que garantirá a soberania e a independência operacional da Indonésia e reforçará seu papel como uma grande potência regional.

“Esta nova etapa consolida o início de uma parceria de longo prazo com as autoridades indonésias, a quem agradeço mais uma vez pela confiança. Isso atesta o vínculo estratégico que une a Indonésia e a França e se refletirá na crescente presença da Dassault Aviation no país”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation.

Sobre a Dassault Aviation

Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis (incluindo 2.700 Falcons) entregues em mais de 90 países no último século, a Dassault Aviation acumulou experiência reconhecida mundialmente no projeto, desenvolvimento, venda e suporte de todos os tipos de aeronaves, desde o Rafale caça, à família Falcon de jatos executivos, drones militares e sistemas espaciais. Em 2022, a Dassault Aviation registrou receitas de € 6,9 bilhões. A empresa tem 12.700 funcionários.

FONTE: Dassault Aviation

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Antunes 1980

O Rafale é o melhor caça 4++ do mundo.

Dassault Aviation vendeu 92 caças Rafale para clientes estrangeiros só em 2022.

A Colômbia vai perder uma grande chance se escolher os F-16 usados.

Joanderson

Na minha opinião empata o Rafale e o su 35.

Funcionário da Petrobras

Já que estão opinando sem fundamentos técnicos, darei meu pitaco também.
Concordo com você: “Na minha opinião empata o Rafale e o su 35”, porem ambos são inferiores ao Gripen E.
Este sim é o melhor caça não “stélfi” do mundo.

JORGEMATEUS77

to enferrujado e não sei se foi ironia
Gripen melhor que o Rafale (Custo benefício sim)
Melhor caça ? Nunca
Só na mente de brasileiro emocionado com a “Transferência de Tecnologia”
Se o Brasil tivesse ido de Rafale já teríamos pelo menos 2 esquadrilhas (12 anvs) operacionais em um caça que já foi testado no teatro de operações, embora super moderno.
Mas não, “Rafale é de mais pro Brasil”; “F-35 é de mais para o Brasil”

Bruno Vinícius

Você realmente quer comparar o Rafale com um avião equipado com um radar que tem uma resolução SAR menor do que a do radar mecânico do F-15 de 20 anos atrás?

Bruno Vinícius

E se tem uma coisa que a guerra na Ucrânia está deixando extremamente claro é que as aeronaves russas estão MUITO atrasadas em relação a guerra eletrônica, CAS e SEAD/DEAD quando comparadas com suas contrapartes ocidentais.

Mirade1969

Negativo, pois não há comparação contra aeronaves ocidentais e se tivesse talvez ainda fosse melhor que as ocidentais. O que tem se provado mesmo com algumas perdas do Su-35 é o caça 4++ a ser batido pois ele se provou em batalha coisa que o Rafale e outros ainda não.

Leandro Costa

Realmente… ninguém se provou em batalha contra defesas aéreas fortes…

https://www.youtube.com/watch?v=2uh4yMAx2UA

Ou não.

Rodolfo

Não sei se dá pra confiar no estado atual da indústria eletrônica russa já que o acesso a semicondutores ocidentais necessários para radares, mísseis hipersônicos, bombas guiadas, UAVs ter secado. O su 35 pode ter até uma performance melhor, mas sem eletrônica moderna não tem como comparar com aviões ocidentais. The invasion of Ukraine by Russia has resulted in a significant reduction in tech imports from Europe. Russia has been forced to turn to alternative sources to obtain microchips for its military equipment, including domestic production, regular imports from China, and unorthodox methods such as front companies and third-party suppliers.… Read more »

Mirade1969

A Russia produz semicondutores isso é uma falácia, o que ela não produz são alguns semi conudotores e chips de alguns nanametros (não sou especialista nisso) mas é a verdade por isso algumas armas russas são compartivamente maiores que as ocidentais. A Russia é herdeira dos institutos de técnologia soviéticos por isso desenvolve sua própria tecnologia. Caso contrario ela não teria aviões, foguetes e naves espacias. Pensa um pouco não vá na onda de jornalismo rasteiro.

Groosp

A antena radar móvel do Gripen E e ser projetado para operar em condições precárias me discordar. O Rafale tem IRST? Li em algum lugar que não tem mais.

Por mim a FAB teria entrado no programa F-35 e comprado F-16 como tampão II mas agora já foi.

Groosp

*me faz discordar.

Vendéen

Olá Groosp,

Para evitar um bloqueio (muitos links) proponho 2 mensagens:
1) A versão F4 tem um novo IRST.
A função OSF-IRST desenvolvida pela Thales aumenta significativamente as capacidades do Rafale.
Se você quer saber um pouco mais sobre os sensores inteligentes e discretos presentes no Rafale.
https://www.dassault-aviation.com/fr/defense/rafale/a-wide-range-of-intelligent-and-discreet-sensors/

Vendéen
Vendéen
Marcelo

A Colômbia vai comprar F-16 por ordem do seu colonizador.

JBS

Comentário ridículo!

No one

È o amor e respeito dos companheiros, somos todos “hermanos” até você fazer escolhas diferentes. Livre arbítrio, autodeterminação, não é a vibe deles.

Nonato

Você é defensor da liberdade dos povos da América Latina?
Igual Fidel?

Diego Tarses Cardoso

De certo os Eua não quis que a Colômbia comprasse F-16 antes e mandou que ela comprasse Kfir, certo ?

glasquis7

A Colômbia vai comprar F 16 MLU por que é o que consegue comprar e operar. Na região nem sempre se compra o que se quer mas sim, o que dá pra levar.

Racionalmente falando, o F 16 MLU, mesmo não sendo um caça Top, apresenta um avanço em relação aos caças que opera atualmente e um caça muito vantajoso tanto pra se comprar quanto pra se operar.

glasquis7

O problema da região é ideológico, não orçamentário. Sempre foi.”

Não imagino de onde vc tira essa conclusão mas, orçamento é sim um grande problema pra região.

“Sempre as mesmas opções, com péssimo custo-benefício e em detrimento da Soberania Nacional.”

Não o vejo assim. Não são as mesmas opções para cada país e até onde sei, até hoje, Caças como o F5, Mirage e F16 apresentaram uma boa opção custo benefício.

“Mas para desfile serve…”

Para defesa e ataque também. No caso do F 16, até os americanos o tem como dorsal da sua frota de combate.

Nonato

Ainda bem que Cuba e Nicarágua estão em outro nível…
Povo independente e soberano…

Nonato

Ainda bem que a Venezuela agora é um país livre…

Gustavo

Melhor não sei, mas com ctz ta no mesmo grupo dos melhores…
Rafale, Gripen E, F-18 SH e SU-35.

Nelson Junior

Permita-me discordar e direi o porque:
 
O Rafale, foi um projeto feito pela Dassault Aviation, que se distanciou do Eurofigther Typhoon por divergências contratuais e interesses próprios, porém ambos projetos são muito semelhantes, mas na questão de motorização o Typhoon é muito superior, porém seu radar e sua aviônica estavam “defasados” em relação aos Rafales atuais.
Essa “defasagem” do Typhoon está sendo corrigida na atualização tranche 4, que certamento o colocara como melhor caça 4++ da atualidade.

A questão de ele não vender tanto quanto o Rafale é muito relacionado aos valores, que no caso do Typhoon são muito maiores.

Heli

Geralmente a Colômbia é como um protetorado dos EUA, vide o numero de bases aereas yankes lá, assim sendo, a lógica seria o F16

Willber Rodrigues

Como são as coisas…

Ainda me lembro da época em que ainda rolava o FX-2, e chamavam o Rafale de Le Jaca´´ e invendável´´…

Luís Henrique

Nessa época o Euro chegou ao patamar de 60% mais caro que o dólar americano.
1 euro = 1,60 dólares.
Então o caça francês sempre foi bom, mas era muito caro.
Hoje ficou com preço bem mais competitivo quando comparado com caças americanos.

Willber Rodrigues

Equipamento francês, via de regra, é caro, tanto pra manter, quanto pra operar. Pergunte pra FAB e seus antigos Mirage.
Mas se você quer o melhor, tem que tirar o escorpião do bolso pra isso, simples assim.
A vantagem do Rafale é que, conforme ele está vendendo uma quantidade considerável na última década, sua cadeia logística pra peças de reposição está garantida.

glasquis7

O Mirage é um dos caças mais bem sucedidos na história.

Cansado

Equipamento francês, via de regra, é caro, tanto pra manter, quanto pra operar.
rsrsrsrsrsrs
Aí a gente vai olhar a lista de operadores dos Mirage III, 5, F1 e 2000 e percebe que só tem país riquíssimo ali, verdadeiras potências econômicas de primeiro mundo kkkk
Essas “verdades absolutas”. Só é “barato e perfeito” o que vem do Grande Irmão do Norte.

JBS

Willber

Uma coisa parece certa, quem compra o Rafale, gosta e aumenta o pedido(vide India).

Rui

Egipto.

Maurício.

“chamavam o Rafale de Le Jaca´´ e invendável´´…”

Tinha um sujeito que dizia que o Rafale era um AMX francês, e até o vento era um problema pro Rafale, claro, fora essa ladainha de invendável…🤦🏻‍♂️😂 A época do FX-2 rendeu muita abobrinha, o Gripen era o tal do “gripado” e o SH era um “tijolo voador”…😂

Andrey

Lembro de um que comentava aqui que esculhambava com o Rafale,que nunca iria vender(hoje já são 8 operadores e encomendados) que caça americanos são os melhores e o chamava de jaca,pois a jaca vende e bem.

Vendéen

Alô Brasil,

Se o novo pedido para a Marinha Indiana for finalizado (negociação para 26 Rafale M) e se a Dassault tiver outros pedidos de Rafale, será forçada a aumentar seriamente sua taxa de produção.

Com os 12 Mirage 2000-5 adquiridos do Catar, os caças Dassault estarão muito presentes na Força Aérea da Indonésia.

Boa noite a todos

Henrique A

Quantos a Dassault fabrica por ano?

Vendéen

Olá Henrique A.

Por enquanto e as últimas novidades, a Dassault há cerca de 1 ano está em uma cadência de 3 aparelhos por mês.
Dito isso, a Dassault acha que pode aumentar essa cadência(?).
https://www.usinenouvelle.com/article/les-cadences-du-rafale-au-ralenti.N2118061

Bom dia para você

Luís Henrique

Essa matéria diz que a Dassault produziu 15 Rafale em 2022 e 14 em 2021.
Durante muitos anos a taxa de produção foi de 11 Rafale por ano…

Andromeda1016

Pesam severas críticas sobre o atual ministro da defesa de Indonésia pela compra dos Rafales, pois há suspeita de que a compra visa prover fundos irregulares para campanha presidencial do ministro no ano que vem. A compra dos rafales vai pano dar muita manga daqui a pouco.

Rui

É, os outros quando vendem, são todos sérios, se for um caça Europeu, principalmente Francês, foi corrumpido.

Andromeda1016

A fama deles é essa ….

Rodrigo

Ninguém compra gripinho, os vendedores sa Saab devem ser muito fracos só passaram conversa em brasileiro.

Luís Henrique

O Rafale entrou em serviço em 2001. Já participou de conflitos. O Gripen E deve entrar em serviço somente agora em 2023.
Entre 2001 e 2015 foram 14 anos de fracasso para o Rafale nas exportações. Nesse tempo o Gripen C foi exportador para alguns países e estava bem melhor que o Rafale em exportações.
O Gripen E é um caça mais novo que ainda está em desenvolvimento e ainda não entrou em serviço. Então da um desconto.

rodrigo

parece o xings fazendo manobras para defender algo… Não torço contra, e griphen era a melhor opção no momento, mas isso é preocupante…não vende nada

Luís Henrique

por acaso falei alguma mentira?
Rafale demorou 14 anos desde a entrada em serviço para conseguir o Primeiro contrato de exportação.
Gripen E ainda não entrou em serviço.

Rodrigo

Se não entrou em serviço cancela o projeto tá 15 anos atrasado.

Marcelo Baptista

Caramba, que foto bonita!!

Funcionário da Petrobras

Acho que não é foto não (computação gráfica).

Marcelo Baptista

Huuum, estranho, para mim apenas os símbolos são photoshop, mas to ruim de vista, então não posso garantir nada. heheh.

Leonardo

Qual seria a maior vantagem do Rafale em capacidade de combate para o Gripen E…??

Luís Henrique

É um caça mais pesado e mais potente, então as vantagens se resumem à uma capacidade de levar mais armas para uma missão semelhante ou de levar quantidade parecida de armas mas possuir uma perna mais longa.
Com a diferença de potência total, também tem alguma vantagem em combates do tipo dog fight.
Em termos de tecnologia e armamentos são bem parecidos.

Jadson S. Cabral

De cabeça eu consigo lembrar de maior alcance e capacidade de carga. Mas dizem que a eletrônica dele é mais avançada, que ele tem mais acocorardes bla bla bla… isso no entanto não dá pra afirmar, eu diria

Henrique A

Além dos pontos listados pelos comentaristas anteriores, os Rafale foram fabricados em maior quantidade e a cadência da produção é mais acelerada, isso diminui o prazo da entrega e facilita a cadeia logística de quem adquirir este caça se comparado ao Gripen.

Augusto

Não é bem assim. O Gripen E/F foi projetado para ter uma logística simples. Seus componentes são “off the shelf”, estão amplamente disponíveis no mercado, portanto acessíveis e fáceis de repor. As turbinas, com poucas alterações, são as mesmas do F/A-18E/F Super Hornet, do KF-21 Boramae, do HAL Tejas, Mk2, etc. O mesmo ocorre com os assentos ejetores, etc, etc, etc. Por outro lado, a maioria dos componentes do Rafale é de origem exclusivamente francesa e de produção muito mais restrita.

Diego Tarses Cardoso

E a Saab nada de vender Gripen ?

Luís Henrique

O Rafale entrou em serviço em 2001. Demorou 14 anos para o primeiro contrato de exportação, em 2015 para o Egito. Hoje é um sucesso de vendas para vários países. O Gripen E provavelmente vai entrar em serviço com a força aérea brasileira e sueca ainda em 2023 ou 2024. Então a SAAB tem até 2038 para o segundo cliente de exportação. rsrs Espero que novas vendas ocorram nos próximos anos, mas é natural que demore um pouco, afinal poucos querem comprar antes de verem as capacidades reais e em ação. O Brasil aceitou porque buscava maior independência e participação… Read more »

glasquis7

o Gripen E chegou muito tarde pra ser um 4.5 Vai estar 100% operacional quando as nações mais desenvolvidas sonham com 6.0 e as mais atrasadas (como a nossa região), estejam desejando o 5.0

Luís Henrique

Não tenho tanta certeza disso mais. Veja os EUA pretendem modernizar centenas de F-16 para o padrão V. Também pretendem produzir uma frota de F-15EX e a marinha americana continuará usando o Super Hornet por muitos anos. A outra super potência China, mesmo tendo o J-20, continua produzindo versões avançadas do J-10 e do J-16 e continuará com esses caças de 4+ ou 4++ por décadas. A outra super potência, a Rússia, só agora está concluindo o desenvolvimento do Su-57, mesmo assim não planejam encerrar a produção do Su-35, nem do Su-30 e do Su-34. Continuarão produzindo esses caças e… Read more »

glasquis7

Não tenho tanta certeza disso mais. Veja os EUA pretendem modernizar centenas de F-16…”

O F 16 tem mais de 45 anos de serviço. O Gripen E/F não.

E não pode considerar o E/F como sendo o mesmo que o CD apenas um Blck a mais pois não foi esse o peixe vendido pela SAAB.


Luís Henrique

E qual é o peixe vendido pela Lockheed sobre o F-16V?
Não importa se você o considera uma modernização de F-16 ou um F-16 novo, o caça não é furtivo e está sendo adquirido ainda.
Da mesma maneira não importa se o Gripen E é um caça totalmente novo ou uma profunda modernização do Gripen C, é um caça não furtivo e da mesma maneira que F-16V, Super Hornet, F-15EX, Rafale, Eurofighter, Jf-17, J-10, J-11, J-16, Su-30, Su-34, SU-35 também terá um ótimo valor militar, mesmo não sendo furtivo como todos esses outros caças também não são.

glasquis7

Acho que vc não entendeu. Quando no Brasil sua frota de 36 Gripen E/F atinja o 100% do seu envelope operacional, o Mundo já terá (como podemos constatar atualmente) virado a página, tendo no seu inventário caças de 5ta. geração.

Eu não coloquei em dúvidas as suas capacidades mas, A SAAB está lançando um caça 4.5 no momento em que os 5.0 já estão operacionais.

JORGEMATEUS77

A diferença é que essas FAAs já deram a cartada da 5ª geração há um tempo (no mínimo na década de 2010), enquanto o Brasil só pensará em aquisição de uma 5ª Geração na metade do século. Essa compra de um 4,5G pode parecer que diminuiu o gap do Br para superpotências, mas não, não diminuiu. Outro raciocínio errado que muita gente comete (não estou dizendo que vc é um deles),por exemplo, é querer falar dos B-52 para embasar aviões velhos (que nesse caso já voam há 60 anos) sendo que a ponta da lança da aviação de bombardeios na… Read more »

Luís Henrique

A França é uma potência militar de classe mundial e não possui caças de 5a geração. O Gripen E será muito similar ao Rafale em termos de tecnologia e poder militar. Somente agora a Alemanha comprará alguns F-35 mas o grosso da frota continuará sendo Eurofighter de 4a geração e a Alemanha é um dos países mais ricos do mundo e considerada uma potência militar de classe mundial. A Suécia também não comprou, nem pretende comprar caças de 5a geração e sua força aérea é muito respeitada no mundo todo. Nada impede o Brasil buscar um outro caça de 5a… Read more »

glasquis7

A França é uma potência militar de classe mundial e não possui caças de 5a geração.”

Mas possui caças 4.5 RAFALE no seu inventário desde 2001. O Brasil está ingressando agora, 22 anos depois nessa fase.

No one

Concordo, com o tanto caças de 4° usados e atualizados que darão baixa assim que as forças áreas mais desenvolvidas começarem a introduzir seus caças de próxima geração, o mercado se tornará inviável para o gripen. A migração para a quinta geração está em curso e já começamos a antever a 6ª. As principais forças aéreas estão focando esforços e recursos nesse processo. Atualizações da frota existente e quantidades homeopáticas de tapa-buracos fazem sentido. A RPC possuí uma indústria aeronáutica independente ( “independente” e não como sucursal de produtos de segunda categoria soviéticos) recente, as aeronaves de 4g ainda são… Read more »

Luís Henrique

Mas o argumento é somente contra o Gripen E ou qualquer caça não furtivo da geração 4+ ou 4++? A Suécia é um país pequeno e possui pouca influência quando comparado com países maiores como França, Reino Unido, Alemanha e muito menos quando comparado com Rússia e EUA e ainda tem novos players como a China que já é um gigante e agora a Índia, a Coreia do Sul, a Turquia, etc. Então sempre será difícil para a Suécia fechar contratos para o Gripen em virtude da concorrência gigantesca e mais poderosa. Mas o conceito de caça de 4a geração,… Read more »

No one

Você já se respondeu aí, não tem espaço nesse cenário para o Gripen . Quem tem a própria industria ainda investe em atualizações ( que porém são uma mínima fração comparadas aos números dos programas principais) até completar a transição geracional. São “gap fillers”. Quem não tem essas exigências, como manter/ fomentar a própria industria e frotas numerosas, mas tem grana, migra diretamente para a próxima geração. O estado da arte. Quem não têm grana e não tem indústria para fomentar, irá optar por caças de 4ª consolidados, possivelmente atualizados, com uma grande cadeia de sobressalentes garantida . Provavelmente seminovos… Read more »

Luís Henrique

O Gripen tem o seu apelo, ele é consideravelmente mais barato que Rafale, Eurofighter e F-15.
Ele também é o mais barato no custo de operação entre os caças top de linha da geração 4++.
Só que a Suécia não tem o mesmo poder comercial e político que outros países como França, Reino Unido, Estados Unidos, etc.

glasquis7

“Ele também é o mais barato no custo de operação entre os caças top de linha da geração 4++…” Isso é o que o fabricante diz. Daí a isso ser realidade são outros 500s. Já foi dito que seu custo de operação seria no mesmo patamar do F5 mas na verdade, até agora não se sabe mas, não acredito que operar um caça do qual se tem menos de 100 células no mundo (e que está sendo lançado agora), seja mais barato do que operar um caça que está no mercado há 40 anos e tem mais de 4.600 unidades… Read more »

glasquis7

“Mas o argumento é somente contra o Gripen E ou qualquer caça não furtivo da geração 4+ ou 4++?” O que vc entende quando lê “o Gripen E chegou muito tarde pra ser um 4.5 “??? Vc não está entendendo o que foi escrito. Lançar no mercado um Caça 4.5 em 2020 é muito tarde. Assim como é pra caças como Tejas, o J10,etc. É muito diferente ter um caça 4.5 há 40 anos e mantê-lo em serviço, investindo na sua capacidade de modernização num vetor com prestações já comprovados como seria o F 16, a Lançar um caça 4,5 totalmente… Read more »

Luis Costa

O Brasil não comprou um caça de quarta geração de grande porte e bimotor , como o Rafale, por questão orçamentária. Também não adquiriu um caça de quinta geração como o F-35 pela mesma razão. Optou por um caça mais barato e tecnicamente menos capaz.

Magalhaes

Belíssimo caça e está vendendo bem.