Aeronave F-39 Gripen e KC-390 Millennium na ALA 2 (Anápolis/GO) em 22 de outubro de 2021

O site do jornalista Roberto Caiafa publicou ontem, em primeira mão, slides de apresentações do Estado Maior da Aeronáutica na Escola Superior de Defesa. As apresentações foram feitas para o Estágio de Adidos Militares e Diplomatas Civis estrangeiros creditados no País.

Reproduzimos abaixo dois slides das apresentações que mostram o cronograma mais recente de entregas dos caças F-39 Gripen e das aeronaves multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira.

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Super Tucano

Eu não estou confiando muito nesse cronograma do Gripen para os anos de 2026 e 2023.
Prevê passar de duas unidades em 2025 para onze em 2026. É isso mesmo?

Ferreras

Acho bem provável que fiquem entre 2 a 4 por ano até a conclusão.

Welington S.

Pode ser que até lá a SAAB do Brasil já esteja no gás tremendo na construção dos caças, mas particularmente, concordo com o mesmo… Acredito que até 5 aeronaves vai tranquilo. Dos dois, o cronograma mais triste sem sombra de dúvidas é a do KC-390.

Super Tucano

Nessa situação p cara vê como a Lockheed Martin é um gigante. Entrega mais de 100 F35 em um ano.

silvom

mas depende de quem está pagando, confiabilidade…

Super Tucano

Corrigindo, 2026 e 2027

Camargoer.

Caro ST. Lembre que a linha de produção da Embraer foi inaugurada este ano, Isso significa um aumento na capacidade de produção do F39E. Além disso, os últimos anos incluem a entrega dos F39F que serão produzidos na Suécia.

Super Tucano

Ok. Obrigado pela informação. Veremos em breve como será o cronograma real. Eu continuo duvidando.

Camargoer.

Olá ST. Você tem razão sobre a incerteza do futuro. Este cronograma pode ser esticado ou até adiantado, até porque a eventual assinatura do segundo lote pode afetar o cronograma, lembrando ainda do eventual aditivo de quatro aeronaves adicionais. Acho que é menos uma questão de acreditar ou duvidar e mais a própria incerteza do futuro. O passado é único, o futuro são muitos.

Gerson Carvalho

Todos os projetos e meios adquiridos pelas FA sejam os mais antigos ou os mais novos fora nas gestões de LILS

Santamariense

Você está enganado.

Jadson S. Cabral

Mas o problema não é a capacidade de produção não. A SAAB sozinha tem capacidade para entregar mais que o que está no slide. O problema é dinheiro mesmo. Aí atrasam a produção de propósito para ficar recebendo 1 oi duas unidades por ano para manter os empregos, vide situação do C-390. Solução que chega a ser ridícula, mas é uma solução

Sensato

Exatamente. É compreensível querermos que já estivessem todos entregues e que já tivéssemos vários outros lotes já contratados mas no mundo real é preciso ter dinheiro pra isso e é preciso manter a capacidade industrial e tecnológica viva ao longo do tempo, sob pena de perdermos o que se conquistou.

Camargoer.

Caro Jadson. No caso do F39, os recursos para a fabricação dos caças é bancado pelo banco que está financiando o programa. Os pagamentos que o Brasil faz para o banco não tem nada a ver com o cronograma de entrega. O fato de se renegociar prazos e valores do financiamento não altera o cronograma de produção. No casos do Kc390 é diferente, porque o contrato é diretamente entre a FAB e a Embraer, assim o capital de giro da empresa demanda dos pagamentos da FAB ou de algum linha de crédito do BNDES para capital de giro. No caso… Read more »

Santamariense

Negativo. Essa história do financiamento não é bem assim. O cronograma de entrega tem ligação direta com os pagamentos feitos pelo Brasil. Basta ver o quanto é destinado do orçamento da FAB para o F-39. Nesse ano, salvo engano, é de mais ou menos 1,5 bi de reais. Aquela história de que o pagamento iria começar após a entrega da última aeronave, não existe. A realidade é paga, recebe. Atrasa pagamento ou diminui, atrasa ou diminui as entregas.

Jefferson Ferreira

Exato! Tem que haver uma amortização para novas entregas!

SGT MAX WOLF FILHO

Onde vc viu essa informação? Cadê a referência bibliográfica?

Santamariense

Procura nas páginas do GF, onde há os orçamentos e suas execuções, discriminados corretamente. É só procurar.

Azor

Pelo contrato, o banco sueco de fomento financiará 100% do projeto, com oito anos de carência e 15 anos para pagamento. Todas as 36 aeronaves serão entregues antes de o financiamento começar a ser pago. Os primeiros aviões devem chegar em 2019.

Eduardo Alves Pereira

E as encomendas internacionais no caso do Kc 390?
No caso F39 a fabricante deu ao Brasil a exploração do mercado da America Latina.
Não foi isto?
Não tem pedidos?

Joao

Parece q a FAB percebeu que a atual administração não terá condições de bancar o q inventa e já empurrou a maioria das aeronaves pros 2 últimos anos.
Imaginem se não tivéssemos sido salvos do Rafale…

Henrique A

Se o Rafale estivesse sido escolhido hoje praticamente todas as unidades já teriam sido entregues. O Rafale estava em produção em 2014, o Gripen não.

Gian Naressi

Entrega 2 completos em 25 e vai montando as peças das outras unidades e quando chega 2026 a maioria das peças já estão prontas ou já tem aeronaves semimontadas e aí só faz a entrega.

Matheus

Então esse ano a FAB recebe mais 3 KC-390?

Sensato

Olha a linha de baixo do cronograma.

Santamariense

A FAB já recebeu o KC-390 de 2023, foi o FAB 2858.

Rafael Cordeiro

Não meu caro, esse era o cronograma original, o atual compreende uma aeronave por ano. E como a defesa nacional não é levada a sério por aqui, concordo com o comentário de um outro colega em relação as entregas do F39, duvido muito que se mantenha o cronograma apresentado atualmente, vide a quantidade de alterações que já foram realizadas nos dois cronogramas apresentados.

Bardini

22 aeronaves em 2 anos…
Óbviamente, vai atrasar.

Ivan herrera

Com certeza absoluta, década de 30 lá vamos nós.

Bardini

No atual ritmo, vamos acabar entrando na brig com os argentino por F-16 nórdico, pra usar como “provisório para sempre”….

Renato

O Brasil só vai acordar para a realidade o dia que levar um sacode sério..
Até lá, vai continuar deitado em berço esplêndido confiando apenas na sorte, infelizmente.

EduardoSP

Pois é, mas pela nossa natureza e geografia, quem vai dar um sacode sério em nós?

Renato

Prezado, não se iluda com essa suposição de que o tamanho, geografia, população etc, asseguram proteção.
Vide a China, maior em todos esses aspectos e ainda assim foi invadida e arrasada por um Japão da vida e nem faz tanto tempo assim..
Lá eles aprenderam essa lição as custas de sangue e muitas vidas perdidas.

Hoje com o avanço tecnológico uma aventura aqui por essas bandas seria um passeio fácil para qualquer potência.

Si vis pacem, para bellum ” -” Se queres a paz prepara-te para a guerra”

Ivan herrera

Não é de duvidar não, tá difícil a formação de um pequeno esquadrão com doze gripens.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim. Só no ano que vem.

Mas isso já era conhecido no cronograma anterior que foi divulgado aqui também, em maio do ano passado:

comment image

A única mudança foi em 2025 / 2026: eram três aeronaves num e caiu pra duas, e dez aeronaves noutro e subiu pra onze.

E as menções à negociação de mais 4 para o primeiro lote sumiram do slide, comparado com apresentação do ano passado.

De resto, tudo como dantes (decepcionantes) no quartel de Abrantes.

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Ivan herrera

Verdade, torcendo pra quem sabe com a liberação dos 52 bilhões para as três forças via PAC, as entregas se aceleram.

Santamariense

Meu caro, esse anúncio de 53 bi é para manter os programas em andamento. Se esse dinheiro sair de fato, não vai gerar aumento de nada….vai permitir a manutenção dos programas, nada mais!

Super Tucano

O pessoal tem umas “esperanças”.

George

Caro Fernando. Então podemos dizer que os 4 extras subiram no telhado?

Fernando "Nunão" De Martini

George,

Não dá pra dizer nada além do fato que não estão no slide.

O governo acabou de colocar 34 caças Gripen no PAC, mas não falou se são 34 a mais em relação aos 36, se são 34 a mais do que os já entregues, ou se é o total original menos dois…

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Super Tucano

Na real, o cronograma de entrega de agora é mais lento que o de maio. Veremos o que vai acontecer quando 2026 chegar…

Super Tucano

Aí tu já está esculachando…

Joao

Mas….. querem fazer mais um ITA no NE, longe do polo da indústria aeroespacial do Brasil, e aumentar o efetivo de recrutas nas FFAA… além de ideologizar a venda de Guaranis…..

vai vendo….

ANDRE GARCIA

Não se fala mais nem nos 4 Gripen adicionais do primeiro lote…

Camargoer.

Caro Andre. A FAB tem algumas alternativas. 1 um aditivo no primeiro contrato para acrescentar 4 aeronaves sem alterar o financiamento. 2. um aditivos para a quatro aeronaves associado a um aditivo no financiamento. 3. a assinatura de um segundo lote que incluiria as quatro aeronaves e outra vinte e tantas com um aditivo no contrato de financiamento ou 4. um novo contrato do segundo lote e um novo financiamento. Pelo que lembro, o MInDef está negociando o segundo lote.

Ivan herrera

Então por esse cronograma chega apenas mais um esse ano , o negócio tá a conta gotas.

dretor

O cronograma de entrega do KC ficou totalmente ridiculo, a estenção da entrega torna o seu impacto na força totalmente mitigado, como que nos somos riduculos com nossos programas vulgo “estrategivos”. Estamos repetindo os mesmo erro cometidos com o AMX, o que estamos fazendo com o guarani e agora com o kC

repetindo erro, repetindo erro,repetindo erro,repetindo erro,repetindo erro,repetindo erro,repetindo erro,repetindo erro, SEMPREEEEE, esse e o grande legado e aprendizado das nossas forças politicas e armadas, Repetir os erros

ANTONIO SANTOS

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Gian Naressi

O tempo entre a primeira entrega e a última entrega são de 15 anos. Isso quer dizer que a primeira aeronave já vai ter 15 anos e milhares de horas de vôo a mais quando chegar a última, além disso já deve vir com algumas atualizações tecnológicas. Quando a primeira aeronave se aposentar, a última ainda estará totalmente operacional.
Além disso tem slots livres de fabricação para outros países, o que é bom para o caixa e imagem da Embraer

Felipe M.

Como seria bom ter mais umas três a cinco colunas no cronograma atual do Gripen com 11 em cada…

Ivan herrera

Pelo que estamos acompanhando ao longo dos anos esse cronograma vai ser muito alterado ainda, como o colega acima citou, entregar 22 aeronaves em dois anos, acho muito difícil.

Renato

E mesmo na remota hipótese de se concretizar a FAB não terá formado os pilotos para esses 22 Gripen, se para os 6 entregues a FAB já teve dificuldades com formação, imagina para 22 caças em 2 anos…

Fernando "Nunão" De Martini

Que dificuldades, especificamente? Foi feito um programa e formaram na Suécia um núcleo inicial que servirá como instrutores para os próximos pilotos (núcleo que também está agora aprimorando sua própria instrução com Gripen E). Foi assim com Mirage III, foi assim com Mirage 2000, está sendo assim com Gripen. Agora, quando à entrega de 22 aeronaves no período 2026-27 (11 por ano) eu de fato acho difícil de realizar, num salto abrupto após anos anteriores em que as entregas serão de três caças. Mas isso não depende de ter pilotos formados na mesma quantidade, na remota (a meu ver) possibilidade… Read more »

Matheus Lucas

Olhando pro cronograma de entrega do kc-390 a fab da pra notar uma discrepância pois no momento temos operacionais 6 kc-390 e no cronograma cita que recebemos dois em 2022 o que não corresponde a realidade o que me deixou a dúvida vamos receber esta 7 aeronave este ano? provavelmente vai ser o PT-ZNG que na fab será o fab-2852.

Felipe M.

Agora falando dos cronogramas em si…repito. O MD deveria ter um núcleo de intermediação junto à Comissão de Orçamento da CD e do SF e voltado a questão política da coisa. Cronograma do Gripen se intensifica em 2026/2027. Cara, ano de eleição e de 1º ano de mandato. Ano de eleição, a cabeça da turma está toda no jogo eleitoral e isso sempre se refletiu nas leis orçamentárias, com a inclusão de despesas de diversas natureza que possam se transformar em votos. Projetos de Defesa não estão nesse grupo. 1º ano de mandato, a cabeça dos caras está na formação… Read more »

Caloro

O problema nesses reescalonamentos é que cada negociação dessa junto ao fornecedor, gerasse um impacto tremendo em termos financeiros (além dos aspectos operacionais, obviamente) e o fornecedor acaba entrando com uma “claim”, que ele demonstra os impactos que essa alteração lhe trouxe, tanto em questões de compras, MO, engenharia, estocagem…..etc

Wellington Góes

Pelo visto, também já furou esses cronogramas… Do projeto F-39, 2 dos 6 do ano passado foram esse ano e os desse anos ainda não foram entregues (sim, eu sei que mal passamos da metade do ano, mas….). Será que é, ainda, a desculpa de não haver pilotos habilitados?

Ivan herrera

Verdade, tá confuso esse calendário, vamos ver até o fim do ano quantos chegam, se é que vão chegar.

Felie

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

George

E desde quando houve associação entre pilotos habilitados com entregas de aeronaves? Está no contrato isso?

Wellington Góes

É só procurar um pouco mais sobre isso aqui mesmo no Poder Aéreo.

Marcelo TS

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Marcelo TS

Não entendo este mensagem de bloqueio do sistema . Eu só estava editando o que escrevi e na hora de reenviar o sistema dava erro.

Então ficamos com esse nick e bloquearemos o do mês passado!
Estamos de acordo? Ou você prefere usar o outro nick?

BK117

Vou pedir uma ajudinha dos colegas aqui no raciocínio. Esse cronograma do Gripen me parece estar errado. Ali diz que em 2022 vieram 6 e em 23 viriam 3. Até onde sei vieram 4 em 2022 e mais dois ate o momento esse ano. Era de se esperar que fosse um cronograma atualizado, visto a data de apresentação. Me lembra muito o slide da apresentação do então comandante Baptista, porém com leves alterações de quantidades nos anos finais e sem distinção dos Gripen F. Gripen_Cronograma.jpg (1400×787) (aeroflap.com.br) Eu confiaria mais no cronograma apresentado pelo atual comandante à Comissão do Senado,… Read more »

Santamariense

Eu ia escrever o mesmo em relação às entregas reais e o que está no cronograma. Em 2022 foram 4 Gripen e ali colocaram 6.
Sabe o que eu depreendo de tudo isso? Nem a FAB tem certeza de nada que vai acontecer! Na real, esse país é uma várzea!

teno

já era…….vai ser sucateamento mesmo enquanto isso A grana rola solta no congresso.. abraços de Babalú…!

Camargoer.

Caro Teno. Agora há pouco, o governo federal lançou um programa PAC para os próximos 4 anos, no qual esta descrito a compra de 34 caças F39, além de 9 Kc390 e 5 helicópteros do programa HX-BR.

Santamariense

Tu te contradiz conforme interessa. Antes, tu disse que o cronograma dos Gripen está garantido pelo financiamento do banco sueco. Agora, diz que o governo vai “comprar” 34 Gripen?!?! E de onde saíram esses 9 KC-390 em 4 anos, se o cronograma mostra 1 aeronave por ano nesse período?? Ora, por favor …

Wellington R. Soares

Caro Camargoer, todos sabemos para que serve o tal PAC e que esse dinheiro sai do nosso bolso.
Seria muito melhor cobrar menos impostos e deixar esses bilhões em nossos bolsos, a própria população em si iria movimentar a economia.
Agora veremos mais projetos megalomaníacos que nunca ficam prontos ou se alongam por vergonhosas décadas (trem bala, Abreu e Lima que vão retomar denovo rsrr..)
Dinheiro jogado no lixo, até porque não dói no bolso deles.

Camargoer.

Caro. No Brasil, o governo central tem o monopólio da emissão da moeda. Então, neste caso, todos os gastos do governo federal têm duas origens. 1. arrecadação ou 2. emissão de dívida (por títulos ou por emissão de moeda). Além disso, os gastos do governo podem ser feitos separados em três grupos. 1. salários dos servidores (que prestam um serviço para a sociedade, por exemplo professores, profissionais de saúde, policiais ou servidores da estrutura do governo). 2 custeio (energia elétrica dos prédios públicos, gasolina para as viaturas da polícia, medicamentos para os hospitais, manutenção dos prédios públicos) ou 3 investimento… Read more »

Felie

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Eduardo

Vergonhoso a empresa chega a perder.interesse em produzir uma linha militar que não seja voltada para a exportação pois o investimento em projetos, protótipos, linha de produção, ferramental e em pessoal eh bilionário e parece que o governo digo políticos estão nem aí pra isso, aí vem as sucatinhas para suprir as lacunas.

Henrique A

A salvação da Embraer é a aviação comercial e executiva e as exportações militares, se fosse depender das compras das FFAA ela teria ido pelo mesmo caminho da Engesa.

Lfurlan

Acho que poucos aqui entenderam o problema que ocorreu como programa gripen e a guerra na Ucrânia. O Brasil escolheu esse caça e esse programa, justamente pq a Suécia era uma país neutro e fora da otan, e tinha um produto não stelth, moderno, atualizado e de arquitetura aberta para futuros upgrades. Porém com a guerra na Ucrânia a Suécia entrou na OTAN, seu produto atual mesmo da versão CD vai ser integrado ais sistemas da OTAN, a nova versão EF tem quantidades pequenas fabricadas e a Suécia não se mostra interessada além das 60 unidades prometidas. E já tem… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que poucos aqui entenderam o problema que ocorreu como programa gripen e a guerra na Ucrânia.”

Pelo contrário, aqui esse assunto já foi discutido até a exaustão nos últimos dois meses.

Daniel Ricardo Alves

Não sei, cara . . . Acho improvável que os suecos abandonem do nada um programa em que eles se esforçaram tanto para criar. A indústria bélica da Suécia é bem desenvolvida, não acho que eles se contentem em serem meros reféns da boa vontade americana.

MIGUEL

O Brasil mais cedo ou mais tarde vai comprar o F35…

Daniel Ricardo Alves

Espero que a FAB já esteja procurando um caça de 5° ou 6° geração. Em 2030, os Gripens já estarão bem defasados. Vários países já operam caças da nova geração e já estão projetando os da próxima.

Rafael Oliveira

Pode esperar deitado.
A FAB usa F-5M até hoje.
O substituto do Gripen será escolhido na década de 50, com sorte.

MIGUEL

O Gripen vai ter uma versão stealth denominada de FS2020 ou FS2025, ainda em desenvolvimento pela SAAB.

Afonso Bebiano

Esses cronogramas do Gripen e do KC-390 estão tão alongados, que ainda dá tempo de divulgar outros cronogramas ainda piores, em revisões sucessivamente pessimistas das perspectivas.

Beto

Para que vão servir estes caças ??

Alexandre Galante

Substituir os caças atuais da FAB, que são dos anos 1970/80.

Camargoer.

Olá Beto. Estes novos aviões possuem capacidade de defesa aérea. Assim, eles serão usados para interceptação de aviões de médio e grande porte que invadirem o espaço aéreo brasileiro ou para os casos de sequestro de aviões. Isso já aconteceu antes, felizmente, poucas vezes, lembrando que a interceptação de aeronaves leves é feita pelos A29. Outra possibilidade seria apoiar missões de paz, sejam elas constituídas de tropas brasileiras (como aconteceu no Haiti). Espero que nunca seja necessário, mas elas poderiam ser usadas para patrulhar uma região de exclusão aérea determinada pela ONU em alguma região da América Latina, por exemplo.… Read more »

Jorgemateus77

O cronograma do KC-390 só mostra como é uma piada o setor de defesa brasileiro, e como o governo e a FAB sabotarm o programa.
1 KC-390 por ano até o início da década de 2030…. depois acham ruim que os países prefiram ir de C-130J e A400

Wellington R. Soares

Isso se chama Brasil meu amigo. Quer país de verdade vá pra Europa, EUA, Ásia rsrr…

Henrique A

No caso o problema é a falta de grana da FAB, não é uma limitação industrial da Embraer. Se a FAB depositasse mais grana a Embraer entregaria mais aeronaves por ano.

CLAUDIO REIS

Eu queria a ponta das asas dos nossos aviões idênticas aos dos aviões suecos

paul

no brasil tudo e de conta gotas ,os projetos são para 20 ou 30 anos, isso ai mais para fechar a boca dos militares, dinheiro não falta para os congressistas e o nossos juizes do supremo

MIGUEL

Nesse caso são 70 gripens + 28 KC390 + 2 A300MRTT , totalizando 100 unidades

Henrique A

Infelizmente na história da defesa do Brasil as modernizações sempre são na base de “surtos” nós não conseguimos manter bons níveis de investimento e modernização a longo prazo.

Paulo R

________

COMENTÁRIO APAGADO.

VOCÊ CONSEGUIU A PROEZA DE ESCREVER UMA DÚZIA DE COMENTÁRIOS SEGUIDOS INFRINGINDO PELO MENOS DUAS REGRAS DO BLOG CADA UM.

TODOS FORAM APAGADOS, MENOS ESTE, PARA FINS DIDÁTICOS.

LEIA E SIGA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Ney geraldo

Avião para transporte de autoridades é mais rápido e os melhores, trabalhamos para esse bando manter status -co,

Tuxedo

Tem que ser né, afinal eles só viajam com os aviões da FAB…

Tuxedo

Vergonha ter que diminuir a frota de 28 para 19 aviões C-390. Recursos nós temos, o problema é a má administração!!!

capao pintado

Se depender das tratativas politicas brasileiras, quando o ultimo gripem for entregue, o primeiro já será apenas um monumento enfeitando algum parque…

capao pintado

O programa AMX previa 79 aeronaves para a FAB. Cogitou-se uma versão naval para a marinha que nunca saiu do papel. Na realidade só foram entregues 53. O KC 390 previa 28 aeronaves hoje só serão .entregues 19 e esse numero ainda pode cair (estamos no brasil lembrem-se disso) O pro prio segundo lote do gripem previa 30 aeronaves, hoje já caiu para 20, enquanto isso o numero de ministerios sobe 50 por cento…

Camargoer.

Não há nenhum número definido para um segundo lote de F39. O que existe é um contrato para a aquisição de 36 unidades. Há algum tempo, a FAB foi autorizada a negociar 4 aeronaves adicionais, sem alteração no valor do contrato de financiamento, o que elevaria o número de aeronaves do primeiro lote de 36 para 40. Esta negociação não avançou. Agora, há uma negociação para 12~15 aeronaves adicionais com um aditivo de 25% no valor do contrato do primeiro lote, o que elevaria número de aeronaves do primeiro lote entre 49 e 51 aeronaves.

O resto é boato.

capao pintado

Por tudo o que presenciamos nos ultimos 40 anos, quando o assunto é defesa, não me surpreenderia se quando o ultimo avião for entregue, o primeiro que foi recebido já não esteja desativado servindo de monumento em algum parque…