A China e a Tailândia concluíram recentemente exercícios conjuntos de combate aéreo realizados na Tailândia com aeronaves avançadas de ambos os lados, com especialistas dizendo no domingo (23/7) que os exercícios aumentaram o combate e as capacidades operacionais conjuntas das forças de aviação de ambos os países com o compartilhamento de experiências valiosas entre si.

O exercício conjunto Falcon Strike 2023 entre as forças aéreas chinesa e tailandesa foi concluído com uma cerimônia no dia 20/7, informou a China Central Television (CCTV).

Durante os exercícios conjuntos que duraram 21 dias na Tailândia, os militares participantes de ambos os países realizaram treinamentos, incluindo apoio aéreo, assalto terrestre, defesa aérea conjunta e desdobramento em larga escala, o que efetivamente melhorou suas capacidades conjuntas operacionais e de combate, informou a CCTV.

Caças Gripen C/D da Força Aérea da Tailândia

Ambos os lados se comprometeram a treinar sob o padrão de combate real, proporções aumentadas de combate aéreo livre, combate noturno e combate sistemático como parte dos exercícios.

Unidades de mísseis terra-ar realizaram simulações de missões de defesa aérea com base nas condições aéreas em tempo real.

Uma unidade de operações especiais foi encarregada de saltar de paraquedas para a área designada com o objetivo realizar reconhecimento e guiar aviões de combate para ataques terrestres de precisão como parte do exercício.

Os elementos de combate de ambos os lados são relativamente completos neste exercício, disse Zhang Shengcan, um piloto da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLA) que participou dos exercícios, na reportagem.

KJ-500 AEW da PLAAF
JH-7A da PLAAF

J-11B da PLANAF

J-10C da PLAAF
J-10S

“As manobras táticas dos pilotos tailandeses foram ferozes e destemidas durante o combate aéreo, o que me impressionou profundamente”, disse Zhang.

O lado chinês obteve boa experiência e abordagens que poderiam agregar valor ao aumentar a eficiência do treinamento e a capacidade de combate, disse Zhang, em pé na frente de um caça J-10C.

Caças chineses, caças-bombardeiros, aeronaves de alerta antecipado, unidades de mísseis terra-ar uniram forças com vários tipos de aeronaves da Força Aérea Tailandesa, informou a CCTV.

De acordo com a reportagem,, o lado chinês enviou aviões de combate como o caça a jato J-10C, o caça-bombardeiro JH-7A e o avião de alerta antecipado KJ-500 da Força Aérea do PLA e o caça a jato J-11B na pintura da força aeronaval da Marinha PLA.

As aeronaves tailandesas que participaram do exercício incluem o Saab JAS 39 Gripen, o Alpha Jet e o Saab 340, aeronave de alerta antecipado, informou o Bangkok Post em 17 de julho.

Ambos os países enviaram algumas de suas principais aeronaves de combate em serviço ativo para participar dos exercícios, e o envolvimento de diferentes tipos de aeronaves indicou a formação de sistemas de combate abrangentes nos exercícios, disse um especialista militar baseado em Pequim que pediu anonimato ao Global Times.

Isso mostra um alto nível de intercâmbio, cooperação e confiança mútua entre a China e a Tailândia, disse o especialista.

A Tailândia usa aeronaves de origem ocidental e adota táticas de combate baseadas em um modelo ocidental, e podem ser boas adições ao programa de treinamento doméstico do PLA na China. Por outro lado, os pilotos tailandeses também têm a chance de ver as tecnologias e abordagens de combate chinesas, o que também pode gerar algumas ideias para eles, disseram observadores.

O Falcon Strike 2023 marcou o sexto exercício de combate aéreo conjunto China-Tailândia e, por meio desses exercícios conjuntos, ambos os lados melhoraram suas capacidades de combate e colaboração, o que é propício para melhorar a cooperação militar dos dois países e a salvaguarda da paz e estabilidade regional, relatou a CCTV.

Além do exercício de combate aéreo, a China e a Tailândia também devem realizar um exercício terrestre e naval de agosto a setembro na Tailândia, informou o Bangkok Post.

Interações frequentes e rotineiras mostram a cooperação militar cada vez mais profunda entre os dois países, disseram analistas.

FONTE: Global Times / FOTOS: 4Aviation

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GRAXAIN

Interessante observar na foto que o Gripen é ainda menor que o J-10. Pequeno notável!

Carlos Crispim

Pequeno feito para países pequenos.

Fernando Botelho

Pergunta para quem é mais conhecido sobre o futuro da PLAAF: Tem alguma idéia dela comprar/criar um AWACS a jato novo? Ou o plano é usar os KJ-2000 até o talo mesmo?

André Macedo

Já tem projeto faz um tempo, querem implementar o novo KJ-600 próximo ano.

Mcruel

Faltou o J-20 chinês .

Andrey

Do tailandês faltou o F-5,16 e 50.

Last edited 8 meses atrás by Andrey
Maurício.

Dizem que um dos pontos fracos dos caças russos é que eles não são AESA, acho que o Gripen da Tailândia também não tem, então em teoria o J-10C chinês nesse quesito é superior ao Gripen da Tailândia, seria um bom 1×1.

Jorgemateus77

Só na teoria ele é superior ? Haha

Kit Carson

Olhando bem, como o JH7 é bonitinho! Parece uma mistura de um clássico soviético com um ocidental moderno! Belíssimas fotos!

Carlos Crispim

tb achei

L G1

O Brasil deveria convidar a China , a Índia e África do Sul para participar da próxima cruzex.

Willber Rodrigues

Índia, não sei se eles atravessariam meio mundo pra fazer exercícios aqui.
África do Sul ficou, até pouco tempo atrás, com quase todos os seus Gripens no chão por causa de problemas na verba pra manutenção, não sei se eles teriam grana pra isso.
Já a China, acredito que viriam sim. Seria bom, tanto pra FAB quanto pra China, terem noção de outras doutrinas de combate.

L G1

A índia já enviou seus SU 30 MKI para lugares mais distante. Com certeza eles virão.

Carlos Crispim

Concordo plenamente, principalmente China.

Gabriel BR

Um dia ainda quero ver um exercício militar Brasil-China por essas bandas.

Cansado

É que aí a vergonha seria grande, melhor deixar quieto kkkkk

Rinaldo Nery

Se com os EUA nunca foi, por que seria com a China? Leu algo sobre a CORE, sobre a última CRUZEX? Sobre a ida do Pampa pra Red Flag? ¨Cansado¨ de ler bobagem.

Carlos Crispim

Sem querer discordar, mas alguma vez os EUA mandaram algum F-15 ou F-22?

L G1

Contra o F-15 , eu aposto no Gripen + Meteor+ E-99. O F-22 realmente é difícil.

JPonte

A ideia aventada aqui de exercícios para as 03 forças com as FFAA chinesas e fundamental ….
Poderiam e deveriam fazer com a Rússia , Índia , Vietna , EUA , França , Inglaterra e Suécia …. Com todos os países com capacidade técnica comprovará de combate e tecnologia militar para agregar e comprar para nós …
Só cresceríamos ….. cada um dos países acima tem algo ou muito a nos ensinar ..

Rinaldo Nery

EUA e França participam das CRUZEX.