A Força Aérea do Exército Popular de Libertação (PLAAF) enviou suas melhores aeronaves para realizar demonstrações de voo no Changchun Air Show 2023, que vai até o dia 30 de julho.

Além do cargueiro Y-20 e caças J-10 e J-11, a PLAAF enviou uma esquadrilha de caças furtivos Chengdu J-20 que fizeram voos em formação.

Estima-se que mais de 200 caças J-20 já estejam operando na PLAAF e uma aeronave está sendo testada com o novo motor WS-15 mais potente, que elevará substancialmente sua performance. Clique nas imagens para ampliar.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sub urbano

O mais bonito dos 5ª geração.

Joanderson

O mais bonito ai vc pegou pesado.

Nilton L Junior

Voto de acordo com o relator.

Renato

Na verdade todos os 5G parecem seguir um shape meio parecido..
Acredito que por conta da tecnologia atual, não dá pra sair muito fora desse formato.
Agora o tamanho desse bicho impressiona, e também acho bem bonito.

João Moita Jr

E…
Quando sai o do Brasil???

GrooSP

Agora que notei que todos são bem feios kkkkkk. Meu voto vai para o Su-57.

Flight_Falcon

Rapaz, pior que os de 5ª geração não possuem a beleza dos demais de outrora, o que podemos dizer é no máximo “menos feio”, pq até agora, nenhum tem uma beleza extraordinária que alguns tinham outrora.

Francisco Vieira

Ele falou o mais bonito e não o melhor. Beleza é subjetivo.

Gustavo

pode ser o melhor, mas não o mais bonito.

Santamariense

Não quero ver a que vc considera a mulher mais bonita…Deus me livre…

Antunes 1980

Design extremamente interessante, porém a mídia especializada mantém várias dúvidas quanto a sua furtividade, capacidade dos motores e nível dos armamentos.

Luis H

manobrabilidade parcialmente sacrificada para priorizar alcance e rcs frontal para negação de AWACS de caças de longo alcance, de acordo com os interesses da maior organização criminosa da história humana.

Emmanuel

Estima-se que mais de 200 caças J-20 já estejam operando na PLAAF(…).”
Confirmada esta notícia, já tem mais J-20 ativo que F-22.

Isso só mostra o quanto a China avançou nesse quesito de jato stealth. Fora o Shenyang J-31 que em breve também fará parte do portfólio chinês.

André Macedo

E sem gambiarra temporária no motor novo.

Rodolfo

Sim, hoje é o único país fora os EUA que consegue projetar e produzir um caça de 5a geração sem depender de outro país, mesmo que não tenha a supermanobrabilidade do F22 ou situational awareness do F35. E já é certo que estão na fase de projeto da 6a geração. A Europa vai ter que recuperar o atraso em relação aos EUA e China com seus futuros caças stealth de 6a geração na próxima década.

Joanderson

A Rússia também projetou e construiu um caça de 5 geração.

Ciclope

O pessoal esquece e subestima.

Rodolfo

O RCS do Su57 já foi analisado por alguns experts e é pelo menos 1000 vezes maior que o do F35 e também significativamente maior que o J20.
Eu acho que esse avião é mais propaganda russa… fora que ter apenas duas dezenas de aviões produzidos até o momento e a Índia ter pulado fora do programa bem suspeitos sobre a capacidade real do avião.
Como já disse o falecido ex presidente José Alencar depois de visitar a Sukhoi durante o FX1… daquela fábrica nem o parafuso.

Rodolfo

Sukhoi’s own patent claims Su-57 having a design RCS between 0.1 and 1 m2. For a known aircraft [Su-27], the EPR value is about 10–15 m 2. The technical result, the achievement of which the invention is directed, is to reduce the magnitude of the aircraft radar visibility to an average value of the order of 0.1 – 1 m 2 . That’s comparable to a clean Super Hornet and it shouldn’t be a surprise when Su-57 follows many of the same RCS-reduction measures such as using radar blockers to hide the engine face instead of an actual serpentine duct.… Read more »

sub urbano

De novo esse texto? kkk Pior é insistirem no supe hornet block III que só existe na prancheta. O SU35S, o EagleII e o Rafale já tem RCS de menos de 2m2. O RCS do F-22 é menor q o do SU57 e J-20? Sim. O motivo são os motores. A Russia ja desenvolve um motor com bocal facetado, a China provavelmente tbm.

Rodolfo

Difícil acreditar que o RCS do Su35 é menor que 2m2 se o average do SU57 é entre 0.1 e 1m2.

Santamariense

Cadê esses motores? O chinês teve umas imagens por aí, mas e o russo? E ambos estão operacionais?

Leonardo
Komander

Concordo, em teoria seria um dos primeiros projetos genuinamente não usa só tecnologias soviéticas, mas não é 1/3 do que venderam.
Tanto que as parcerias que consegue perde rapidamente quando o parceiro vê o projeto de perto.

Maurício Oliveira

É sério que algum expert já analisou o Su-57? Deve ter sido o Chat GPT…

jorgemateus77

Na vdd é
Pro FX-1 …. ñ compraremos nem parafusos… que dirá aviões de qualquer empresa

Rodolfo

Verdade… ainda bem pois poderíamos ter ido de Mirage 2000-5 no começo dos anos 2000… hoje a FAB já estaria procurando outro vetor.

Leandro Assis

“O RCS do Su57 já foi analisado por alguns experts e é pelo menos 1000 vezes maior que o do F35 e também significativamente maior que o J20”. Aí que está o “xis” da questão! Concordo que VISUALMENTE o Su-57 APARENTA ser inferior aos demais de quinta geração no quesito furtividade, mas é exatamente isso o que podemos dizer, visualmente já que esses tais experts não tiveram um em mãos pra avaliá-lo, não passa de especulação. Embora tenham recursos mais escassos, não podemos subestimar a capacidade da experiente e veterana fabricante russa. AVISO DOS EDITORES: NÃO ESCREVA EM MAIÚSCULAS. LEIA… Read more »

Jadson S. Cabral

Aquilo, com aqueles motores gigantes projetados para fora deve ter um RCS maior que um Gripen. Fica difícil chamar de 5 geração um projeto tão complicado que os parceiros saíram quando viram que não era tudo isso, vide Índia.

Alecs

Sim, mas quantos mesmo estão em serviço FOC?

Jmgboston

Ha quantos em vôo?

Jones Raidt

O mais bonito e o melhor SU-57. 5a geração 100% Rússia.

BraZil

Não sei se é o melhor, Ma é o mais bonito e veterano em combate. Mesmo sem combate aéreo e em ambiente aéreo pouco contestado, mas participou de combates. Ou seja: selo operacional mesmo e já há vários voando, inclusive na Síria. O SU 57 é lindo. também acho o Black Sword e o JV bonitos.

BraZil

“J 20 corrigindo” rsrs

Alecs

Verdade. Ótimo comentário!

Alecs

Torcedor ideológico detectado! kkkkkkkkk Quantos F-35 já foram produzidos? O F-22 parou, se não me engano, em 187 aeronaves contruidas, mas por falta de oponente a altura. Então, comparar a produção de um caça chinês que começou sua produção décadas após o fechamento da linha de produção do F-22 não é correto. Vamos comparar os números com o caça de 5ª geração que está em produção. Nesse caso o F-35. Então volto a te perguntar, quantos F-35 foram produzidos e estão em operação em diversas forças armadas de vários países?

Last edited 8 meses atrás by Alecs
Emmanuel

“Torcedor ideológico detectado.”
??????

Acho que você está me confundindo com você.

O J-20 tem que ser comparado com o F-22. São caças do mesmo porte.

Para fazer comparações com o F-35 você deve usar o J-31, que ainda está em desenvolvimento.

J-20 e F-35 são aviões diferentes. Qualquer pessoa com o mínimo de entendimento vai perceber isso.

Vendéen

Olá Brasil e bom fim de semana a todos, Este avião pode trazer vantagens formidáveis ​​para os chineses porque este avião não será utilizado apenas para a defesa do território. Se o avião cumprir suas promessas (?), o J-20 permitirá que os chineses tenham um avião projetável por tempo suficiente para realizar missões ofensivas fora de suas fronteiras. Essa habilidade é um perigo muito sério para Taiwan e para os EUA porque, se não me engano, o J-20 tem capacidade para transportar mísseis de longo alcance que podem atingir certos vetores importantes do apoio aéreo dos EUA posicionados em segundo… Read more »

Rinaldo Nery

Reabastecedors, não petroleiros. Petroleiros, na língua portuguesa, são navios.

Vendéen

Olá Rinaldo Nery,

Desculpe por esta imperfeição às vezes a tradução nem sempre é perfeita.
Obrigado pela sua precisão.

Tenha um bom domingo

Rodolfo

A função principal do J20 será de não permitir aos EUA e seus aliados (Japão) ter superioridade aérea na primeira cadeia de ilhas na costa da China (que inclui Taiwan), a sua capacidade combustível é maior que dos rivais ocidentais o que da costa Chinesa garante um raio de ação maior. Agora com o WS15 que tem entre 36 e 40 mil pounds of thrust com afterburner, o desempenho (não estou falando de stealth ou manobrabilidade) vai rivalizar do F22.

Vendéen

Olá Rodolfo,

Concordo totalmente com você.
Além disso, o importante para os chineses é ter pilotos bem treinados para poder competir com o F-22.
Temos que torcer para nunca descobrirmos lol.

Tenha um bom domingo

Gabriel BR

O mais poderoso caça em operação no mundo.

Alecs

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Agora conta a do papagaio!

Tutor

Beleza é uma coisa subjetiva. Eu, particularmente, acho esse avião muito feio.

Cansado

Isso sim é um caça de respeito.
O nosso mini-caça, o minúsculo Gripen, mirrado e vazio, não mete medo em ninguém.
Esses suíços são piadistas, nos empurrar essa mini-jaca.

Leandro Costa

Percebe-se que está mesmo Cansado ao fazer um comentário sem pé nem cabeça.

Descansa, dá uma relaxada, se distrai, e depois tente novamente.

Sergio

” Isso sim é um caça de respeito.
O nosso mini-caça, o minúsculo Gripen, mirrado e vazio, não mete medo em ninguém.
Esses suíços são piadistas, nos empurrar essa mini-jaca. ”

Baseado em que você diz isso????

Last edited 8 meses atrás by Sergio
adriano Madureira

Não sabia que a suiça fabricava caças…

Fernando "Nunão" De Martini

Ele faz de propósito, não é de hoje. Sugiro ignorar.

Lucas Emanuel

Nunão, Off-topic interessante : Saiu um relatório do TCU, que analisou os contratos de suporte logístico dos programas HX-BR, C-130, KC-390, FX-2, AM-X e F-5. E lá tem bastante informação, que aqui no Brasil, não vejo por aí. Achei parecido com algumas informações trazidas pelos relatórios do GAO nos Estados Unidos. Lá tem informações como as horas de vôos, por ano e tipo, voadas e planejadas, e informações como essa: “Com dados disponíveis atualmente pela elaboração da Lora, obtém-se o valor da hora de voo de CLS (contratações de suporte logístico) para o Gripen, que é de SEK 33.107,89 para… Read more »

Rinaldo Nery

Suiços? Além de postar bobagem, erra no fabricante. Valha-me Deus…

BraZil

É. Esses Suíços…

Santamariense

Suíços???

Jose Carvalho

Já que estamos falando principalmente da beleza (ou ausência da mesma) no vetor, permitam-me elaborar um pouco mais o assunto. A aeronave tem uma vista de perfil mais ágil que a maioria dos caças de 5ªG que aparentam quase todos serem barrigudinhos. Alongado e fino, assim como o SU-57, visto pela sombra, por baixo, parece que as asas são ligeiramente menores que o necessário e a graciosidade da agilidade que o perfil demonstra acaba por não corresponder, com uma sombra “gordinha” para a área alar. A barriga chapada do avião me parece uma grande área reflexiva, um descuido apenas aparente,… Read more »

Nei

Realmente um belo caça.