Ação foi realizada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) em conjunto com a Polícia Federal (PF)

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã desta quarta-feira (26/07), nas proximidades de Gavião Peixoto (SP), uma aeronave de modelo Beechcraft Baron 58, que ingressou no espaço aéreo brasileiro oriunda do Paraguai transportando mais de 500 quilos de cloridrato de cocaína. Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 foram empregadas na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

Ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. A partir de então, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) e a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Após descumprimento das ordens dos pilotos da FAB, foi necessário que a defesa aérea comandasse o tiro de advertência. Nesse momento, a aeronave fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Gavião Peixoto (SP). Depois disso, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). Dois tripulantes que estavam a bordo se evadiram antes da chegada dos policiais.

Ação permanente

A ação dessa quarta-feira faz parte da Operação Ostium e da Operação Ágata, do Ministério da Defesa, interligadas ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O objetivo é coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, no qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública.

FONTE: FAB (Fotos PF e Arquivo FAB)

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício Veiga

Parabéns!!! Job well done …

Rodrigo Maçolla

500 kilos vale uma grana violenta essa carga, Mas quando maluco viu e ouviu o tiro de advertência deve ter borrado as calças ou trancado o “fiofó” …. Bela apreensão mais faltou capturar os “tripulantes meliantes”

JSilva

Ainda falta alinhar melhor com a Polícia Federal. os agentes precisam estar no local antes do pouso. Perderam a carga mas os pilotos, em breve, estarão de volta para outro transporte.

Allan Lemos

Do que isso adianta? Com o nosso sistema judiciário “garantista”, mesmo que sejam presos, eles saem da cadeia rapidinho. Outro dia mesmo os deuses do Olimpo devolveram os bens de um traficante. Ai não tem PF que dê jeito.

Jagderband#44

Exato!
Se os pilotos fossem presos, entrariam com um recurso no STF, alegando “truculência” da FAB ao fazer o disparo de advertência, e seriam soltos.
Capaz da cocaína ser devolvida ainda, não duvido de mais nada nesse país.

Camargoer.

Caro. O tráfico de drogas é um crime inafiançavel. Se o suspeito é preso em flagrante por tráfico, é obrigatório uma audiência de custódia em 24 horas para definir se o suspeito ira responder em liberdade. O advogado de defesa tem leque de opções para conseguir que o suspeito responda em liberdade. por exemplo ser réu primário ou imprecisão no BO. Por exemplo, se o policial registrar que foram 2 kg mas a perícia determinar que seja metade ou menos que isso, o advogado já tem uma vantagem. Outro ponto é existir outras testemunhas além do policial que efetuou a… Read more »

AMX

Legal, essa é a teoria.
Na prática é: traficante/bandido tava de fuzil e sem camiseta?
Coitado, foi constrangido. Solta ele.

Qualquer um sabe que é assim.

JSilva

Tem que se cumprir a lei, o judiciário é garantista porque a lei é assim. E quem faz a lei não é o judiciário, e sim o legislativo.

Que prendam os traficantes dentro da lei, e que sejam julgados dentro da lei. É o que temos e por ruim que seja, é melhor do que não haver garantia nenhuma.

No mais, a polícia tem que fazer o seu trabalho.

Rinaldo Nery

Ingênuo. Acredita que o traficante é solto por conta da “lei mal escrita”…

JSilva

“lei mal escrita” foi interpretação sua, para mim há propósito.
Então quer dizer que essa “brecha”, deixada na lei, não é a via que os advogados, utilizados pelo tráfico, utilizam para soltá-los?
Cada um com sua ingenuidade.

Last edited 9 meses atrás by JSilva
Rinaldo Nery

“Brecha” tem outro nome…

Camargoer.

Olá JS. Pois é. As pessoas reclamam da garantia dos direitos até o dia que precisa dela. Em uma democracia baseada no Estado de Direito, é obrigação da Justiça garantir os direitos. Juiz que viola a lei ignorando os direitos do reu é também um criminoso.

Rinaldo Nery

A bola de cristal não funcionou, informando o local do pouso… Como vão saber onde o traficante vai jogar o avião após o TAV? Se souber conta pro COMAE.

Santamariense

Rinaldo, tu já estavas na 2ª ELO quando a mesma participou da operação contra as FARC, em apoio ao EB, no rio Traíra?

Rinaldo Nery

Não, eu estava na AFA.

Rinaldo Nery

Como instrutor.