Caça Su-35 russo disparou flares contra um drone MQ-9 dos EUA sobre a Síria e o danificou, dizem os militares dos EUA

31

WASHINGTON (AP) – Um caça russo voou a poucos metros de um drone dos EUA sobre a Síria e disparou flares contra ele, atingindo a aeronave americana e danificando-a, disseram os militares dos EUA na terça-feira, a última de uma série de interceptações agressivas da Rússia na região.

Um comandante sênior da Força Aérea disse que a ação no domingo foi uma tentativa dos russos de derrubar o drone MQ-9 Reaper do céu e ocorreu apenas uma semana depois que um caça russo voou perigosamente perto de um avião de vigilância dos EUA transportando uma tripulação na região, colocando em risco a vida dos quatro americanos a bordo.

“Um dos flares russos atingiu o MQ-9 dos EUA, danificando gravemente sua hélice”, disse o tenente-general Alex Grynkewich, chefe da Central das Forças Aéreas dos EUA, em um comunicado descrevendo o último incidente. “Pedimos às forças russas na Síria que ponham fim imediato a esse comportamento imprudente, não provocado e não profissional.”

Grynkewich disse que um dos membros da tripulação que operava o drone conseguiu mantê-lo no ar e o levou de volta à sua base.

O incidente de domingo é o mais recente de uma série de confrontos entre caças russos e aeronaves dos EUA sobrevoando a Síria. Os líderes dos EUA observaram o aumento e até agora descartaram qualquer conexão com a guerra em andamento da Rússia na Ucrânia, onde os EUA e aliados ocidentais estão apoiando ativamente a luta de Kiev contra Moscou.

O general do Exército Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto, disse que não tem certeza do que desencadeou o aumento. “Temos analistas tentando descobrir isso. Não sei se está conectado à Ucrânia ou não. No momento, não há nada que sugira que esteja”, disse ele a repórteres durante um briefing recente.

Outros sugeriram que isso decorre de uma crescente coordenação entre a Rússia, a Síria e o Irã e visa persuadir os EUA a deixar a Síria, abrindo assim a porta para mais atividades iranianas, principalmente no sul.

VÍDEO: Caça russo lança flares contra drone americano

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Tarses Cardoso

O piloto ficou com medo do drone disparar um hellfire ? kkkk

Vinicius Momesso

No anterior onde o piloto alijou combustível, na verdade ele estava com tanto medo que “fez pipi”…

deadeye

Recentemente caças Russos impediram que dois Rafales Franceses atacassem o ISIS, e recentemente fizeram o mesmo com outro Reaper dos EUA que tinha matado um líder do ISIS, a Rússia está com um xadrez 4d que ninguém entende…

sub urbano

então os americanos começaram a atacar seus proprios aliados agora? kkk conta outra

deadeye

Atacam seus “aliados” desde 2014 ao menos. Vou preparar o chapéu de alumínio

Vendéen

Olá Deadeye, Ao contrário dos EUA, os “encontros franco-russos” sempre foram civilizados e, portanto, muito profissionais. Desde a agressão russa, o comportamento civilizado (de pessoas normais) dos russos em relação aos franceses desapareceu. Por exemplo, os navios militares russos evoluem a muito menos de 2000m dos navios militares franceses, iluminando-os com seus radares de controle de fogo. Ter permissão para fazer isso (sistemas de armas ativos) em tempos de paz é considerado um ataque. Para tentar permanecer magnânimo: Este comportamento patético que muitas vezes caracteriza as ditaduras mafiosas talvez revele múltiplos distúrbios patológicos que são constantemente cuidadosamente mantidos pelo poder… Read more »

Sergio Machado

E esse comportamento aos franceses não seria pq os franceses fornecem armas aos ucranianos matarem soldados russos? Ou os russos forneceram armas aos rebeldes do Mali para matarem franceses?

Vendéen

Olá Sérgio Machado Você certamente está certo sobre as reações patológicas do estado da máfia russa. De fato, a França não ousa querer compartilhar as ilusões político-ideológicas do Sr. Putin e decidiu democraticamente ajudar a Ucrânia. Obviamente, eles (os russos e, portanto, o Sr. Putin) estão apenas limitados a se comportar como um chefão da máfia. Além disso, às vezes a ridícula abordagem comportamental dos militares russos também parece uma brincadeira infantil digna de jardim de infância. Em suma, por falta de melhor ainda, nenhuma mudança de comportamento desde a URSS lol. Para ficar na análise feita no seu comentário.… Read more »

wilhelm

É claro que os franceses andam com o narizinho abaixado quando confrontam uma potência militar a altura. A brutalidade e incivilidade eles deixam reservadas apenas para os africanos e outros povos que já estão bem acostumados com o colonialismo franco.

Maurício.

Depois eu digo que OTAN/EUA e Rússia são tudo farinha do mesmo saco e tem um pessoal que não gosta, fazem beicinho. Na Ucrânia, porque a OTAN não se mete com tropas? É a mesma coisa a Rússia, os EUA são invasores na Síria, por que a Rússia não manda pelos ares esses drones? Um tem medo do outro, e vai ser assim eternamente.

Leonardo

Falou tudo agora…

Quirino

Rapaz, ia comentar isso, disse tudo que eu ia dizer e mais um pouco.
Ambos os lados se borram um para o outro.

Last edited 9 meses atrás by Quirino
MGNVS

Concordo plenamente, Mauricio. Quanto a galera que faz beicinho, aqui na trilogia quem tenta fazer algum comentário imparcial logo é chamado de “isentão”, ou seja, aqui você obrigatoriamente tem que participar da “guerrinha de torcidas” senão é atacado pelos dois lados, tanto pelo lado dos fanboys que defendem cegamente os EUA/OTAN, quanto pelo lado dos Russófilos/China. EUA/OTAN, Russia, China, França, Reino Unido, Israel, todos eles defendem apenas os próprios interesses. Na minha opinião o Brasil, Africa do Sul e India não deviam se alinhar a nenhum desses lados. O Brasil deveria sim procurar autossuficiência na area de defesa igual a… Read more »

Sergio Machado

Pior que os russos tem o direito de se sentir a vontade de fornecer armas à Síria a fim de expulsar os invasores, inclusive que se apoderam recursos naturais do país ocupado.
Ainda creio q Moscou adota esse comportamento com a OTAN na Síria pra evidenciar a hipocrisia do jogo de poder.
Segue o baile.

Realista

Derrubou um drone no mar negro e agora estão tirando uma com os americanos na Síria ? KKKKKKKODSADASDKODASKODAS m

Felipe

Esses Russos irresponsáveis, deixem os americanos em paz para voar no espaço aéreo livre internacional. Não, pera…

Leonardo

Kkkkkkkk…

Mcruel

Tensões crescentes são indicativos importantes, muitas vezes desprezados, do caminho perigoso que pode levar a 3a guerra mundial. O palco está montado e os atores são conhecidos.

Agressor's

Muitos questionam sobre a terceira guerra mundial, mas a realidade é que tudo isso que presenciamos hoje pelo mundo já é a terceira guerra desenrolando-se e acontecendo. Depois da segunda guerra mundial vários países colonizados conseguiram conquistar sua independência e um desses países que se destacou foi a Índia, que não só se libertou do julgo britânico como conseguiu se consolidar como uma potência militar, “nuclear”, econômica e geopolítica. As potências dominantes mais uma vez se encaminham para um confronto de guerra pela disputa da hegemonia global, e após esse evento uma nova janela de oportunidade surgirá para conquistarmos esse… Read more »

L G1

Terceira G mundial hoje? O dia que começar a terceira G mundial nuclear a primeira coisa que acontecerá é ficarmos sem internet e acabar os comentários aqui. Hoje é uma G fria igual ocorreu de 1945 a 1991. Um confronto direto EUA OTAN versus Rússia China etc serão milhões de mortes em pouco tempo. 25#5#15

Fabio Jeffer

Mais uma vez, o que os EUA estão fazendo na Síria?

Agressor's

Levando a democracia…

adriano Madureira

Estão chorando de graça ! Roubam centenas de barris de petróleo por dia e ficam de chororô como se não tivessem grana no bolso…

Estão no lucro e reclamam de barriga cheia…

Nilton L Junior

Aproximação perfeita, mantem a proa inclinada, velocidade controlada, separação conforme aprendido e disparo de contra medidas para finalizar a passagem, nota 10.

Nilton L Junior

Voce esta nervoso, calma, a postagem não faz relação nenhuma com a surra que os ucras estão tomando no campo de batalha, aceita que a dor da frustração será melhor.

Tomcat4,5

E é pouco e bom pra baixar a bola dos “donos do mundo”!!!

Rafael Cordeiro

Pela imagem, era só o operador do MQ-9 dar uma “puxada” no manche e o drone seria engolido pela entrada de ar do motor do Su-35 e cada um ficaria com seu prejuízo. Seria aquela coisa: “esperou o contato, o contato veio, não foi nada e segue o jogo!”. Duvido muito que outras aproximações do mesmo modo iriam acontecer.

Santamariense

Exato…deveriam ter feito isso.

Frederico Boumann

Realmente, acredito que parariam com esse tipo de abordagem, e provavelmente o piloto evoluiria à óbito, pois com a explosão na entrada de ar, não daria tempo para ejetar do caça.

Rafael Cordeiro

Ossos do ofício… A atividade de piloto de caça é arriscada, ainda mais quando se está em zona de conflito.

Luiz Trindade

Essa imagem dele disparando flares ficou muito malfeita! Dando margem para desconfiar se realmente ele o fez… Enfim… Quem voa espionando, sabe que tem o risco de ser interceptado e derrubado. Volto a dizer, os norte-americanos são craques na guerra da informação… Se fosse ao contrário, iriam dizer?!? Claro que não neh gente!