Biden dá ‘luz verde’ para europeus treinarem pilotos ucranianos em caças F-16

77

Os EUA permitirão que os países europeus treinem ucranianos em caças F-16, confirmou um alto funcionário do governo Biden no domingo, uma vantagem potencial para os esforços da Ucrânia para combater a superioridade aérea da Rússia .

“O presidente deu sinal verde e vamos permitir, apoiar, facilitar e de fato fornecer as ferramentas necessárias para que os ucranianos comecem a ser treinados nos F-16, assim que os europeus estiverem preparados”, disse o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan. disse a Jake Tapper da CNN em “State of the Union”.

A decisão cimenta uma grande reviravolta para o presidente Joe Biden, que disse no início deste ano que não acreditava que a Ucrânia precisasse dos F-16. Um dos principais problemas que as forças terrestres de Kiev enfrentaram no início de sua contra-ofensiva é o poder aéreo russo retendo-as. A Rússia ainda mantém a superioridade aérea, o que dificulta o avanço das forças terrestres.

Em maio, Biden informou aos líderes do G7 que os EUA apoiariam um esforço conjunto com aliados e parceiros para treinar pilotos ucranianos em aeronaves de quarta geração, incluindo F-16, embora não estivesse claro na época quando esse treinamento começaria.

O jato fabricado nos EUA tem capacidade de reabastecimento ar-ar e é compatível com a maioria das armas da OTAN já fornecidas à Ucrânia. Apesar de ter entrado em produção pela primeira vez na década de 1980, ele passou por várias atualizações, tornando-o mais avançado e versátil do que qualquer jato da Ucrânia atualmente em sua frota, e um rival feroz para a maioria das aeronaves russas, com exceção dos modelos mais novos que Moscou hesitou. para implantar na Ucrânia.

Sullivan observou no domingo que os aliados europeus disseram que precisam de várias semanas para preparar as habilidades de treinamento e que os EUA cumprirão qualquer cronograma estabelecido.

“Os Estados Unidos não serão o obstáculo para garantir que esse treinamento do F-16 possa começar”, disse ele.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Jeffer

Não vai adiantar nada, serão durtubados assim como foram os Mig-29 e Su-27 Ucranianos

Chris

Nao me leve a mal nao… Mas estamos falando da poderosa Russia…

Isso ai era pra durar 1 semana… Nunca em toda minha vida vi uma tamanha humilhacao !

Imagine uma OTAN com forca maxima em cima deles !

Maurício.

“Imagine uma OTAN com forca maxima em cima deles !”

OTAN? Nessa guerra a OTAN com suas tropas e com “força máxima” vai ficar só na imaginação mesmo…rsrsrs. E outra, imaginações e suposições não vencem guerras!

Alecs

“imaginações e suposições não vencem guerras!” Concordo. Por isso os covardes do Kremlin só esbravejam sandices quando algum apoio, envio de armas e inteligência e repassada aos ucranianos. Finlândia entrou na OTAN e só fizeram beicinho. Quando a Suécia entrar irão soltar algumas lágrimas e pronto. Agora, quando a guerra terminar e a Ucrânia entrar quero ver os covardes do Kremlin e seus torcedores espernearem e darem faniquito. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Maurício.

Pode entrar o país que for para a OTAN, eles vão continuar só chutando cachorro morto, e isso é um fato, tu gostando ou não, simples assim. De resto, vendo lenços…rsrsrs.

Nei

E o que a Rússia faz? Só chuta cachorro morto da mesma forma.
Mas quem está perdendo na balança é Rússia.
Otan se fortalecendo e a Rússia gastando o que não pode nesse atoleiro que se meteram.

Maurício.

Sim, a Rússia também só chuta cachorro morto, exatamente como faz a OTAN, eu tô dizendo isso desde o início da guerra. Quanto a tal balança, não faz diferença, afinal, potências não se enfrentam diretamente, e se um dia acontecer, será uma destruição mútua assegurada. Quanto a Rússia “gastando o que não pode”, escuto essa ladainha desde fevereiro, não esqueça que de acordo com uns entendidos, a Rússia teria munições só até março, do ano passado e que entraria em falência…

Fernando

Perdendo? É a Russia quem esta perdendo 20% de seu territorio???

Jagder#44

Não esqueca que o ocidente sustentou o esforço de guerra soviético na época.

Camargoer.

Ola Jag. Os EUA forneceram armas, munições e suprimentos para a URSS durante a II Guerra, assim como também abasteceu a Inglaterra e depois equipou o exército francês. Há um caso engraçado no qual o exército francẽs liderado por DeGaulle ao se aproximar de Paris foi saudado com sendo dos EUA porque usavam tanques Sherman e uniformes dos EUA, causando surpresa aos moradores quando descobriam que eram soldados franceses. Os EUA forneceram milhares de caminhões para os soviéticos, que garantiram a logística do exército vermelho em seu avanço em direção á Berlin, mas os tanques e a artilharia eram produzidos… Read more »

Maurício.

Quanto a ajuda aos franceses, os franceses ajudaram os americanos na sua independência, os americanos só estavam retribuindo um favor…🤭

Fernando "Nunão" De Martini

Retribuindo de novo, pois já haviam ajudado na Primeira Guerra Mundial.

Maurício.

Assim gira o mundo, retribuição em cima de retribuição, claro, desde que os interesses estejam alinhados…

Camargoer.

Caro. A ajuda dada pelos EUA esteve dentro de uma estratégia de escoar a sua produção industrial. O próprio Plano Marshal eram créditos para os países europeus importarem produtos produzidos nos EUA, mantendo a economia próxima ao pleno emprego mesmo havendo uma enorme desmobilização dos seus exércitos. A ajuda dada pelos EUA á URSS e á Inglaterra é anterior á sua entrada na guerra, que ocorreu após o ataque japonês e pela declaração de guera dos alemães. Não há qualquer relação entre a ajuda dos EUA na II Guerra com a I Guerra ou com a Guerra de Independência dos… Read more »

Maurício.

“Não há qualquer relação entre a ajuda dos EUA na II Guerra com a I Guerra ou com a Guerra de Independência dos EUA.”

Camargoer, eu mencionei a ajuda francesa na independência dos EUA porque tem um pessoal que sempre vem com essa ladainha de que os EUA ajudaram a URSS na segunda guerra. Aí quando alguém menciona que a França ajudou os EUA eles não gostam ou se fazem de desentendidos, ou seja, até as ajudas são relativas!

Camargoer.

Entendi. Os EUA também forneceram o equipamento para a FEB (inclusive uniformes de inverno) e aviões para a FAB e no pós-guerra seguiram abastecendo as forças armadas brasileiras com excedentes. Antes da II Guerra, os principais centros industriais eram os EUA, a URSS, a Europa e o Japão. Com exceção dos EUA e parcialmente a Inglaterra, os demais centros foram imensamente afetados pela guerra. Tanto, que os EUA passam a responder por 60% da produção industrial no fim da II Guerra. Sobre a entrada dos EUA na I Guerra, isso só aconteceu em 1917, após a Russia assinar um armistício… Read more »

Mirade1969

Com quase duzentos anos de atraso….kkkkkk best friend ….

Mirade1969

Ademais foram soviéticos que pilotaram todas estas armas não houve um aliado pegando em armas no front leste só os soviéticos contra alemães, italianos, fascistas franceses, espanhóis e tudo que raça de fascistas do mundo contra os soviéticos.

Fernando "Nunão" De Martini

Nunca ouviu falar do Normandie Niemen?

Mirade1969

Eles eram aliados e foi pago a peso de ouro, mas não esqueça que a URSS lutou sozinha contra o maior exercito do mundo e venceu. Não foi como no dia D que ja pegou uma Alemanha lutando em duas frentes e perdendo uma guerra, os soviéticos viraram o jogo e venceram e sofreram grandes perdas.

Leandro Costa

É bom lembrar que os soviéticos foram traídos pelos seus alidos, os alemães. Também é bom lembrar que o seu exemplo do Dia-D não foi bom. Afinal de contas a frente de combate no Dia-D em si foi contra posições preparadas para defesa, e ainda assim durante a batalha da Normandia, a concentração de fogo alemã era bem mais concentrada do que na maior parte dos campos de batalha no front leste, justamente devido à características geográficas. O mesmo ocorreu no front Italiano. Da mesma forma que os Soviéticos nunca realmente lutaram sozinhos após os primeiros meses de Barbarossa. Houve… Read more »

Neto

Bom, a Inglaterra também foi traída em seu tratado com os alemães durante a segunda guerra.

Last edited 9 meses atrás by Neto
Leandro Costa

Felizmente, para os Ingleses, eles não entraram em combate ao lado dos alemães. Mas para a vergonha dos Ingleses, e principalmente para a tchurma do apaziguamento, eles venderam a Tchecoslováquia.

André Macedo

Só lembrando que pacto de não agressão não é aliança, não havia acordo sobre entrarem uma guerra conjunta, apenas que não iriam se atacar… Todos ali queriam evitar uma guerra, assim como os ingleses “permitiram” a anexação dos Sudetos…

Leandro Costa

Mas no final das contas, eles entrarem em uma guerra conjunta. Contra a Polônia. No pacto Ribbentrop-Molotov eles simplesmente dividiram o leste europeu entre si, inclusive a Polônia. As ações inclusive foram bem orquestradas, com a URSS invadindo após a invasão alemã, justamente quando os poloneses tentavam reorganizar suas forças no leste, eliminando qualquer possibilidade de maior resistência por parte dos Poloneses.

Inimigo público

Acho que chamar um simples pacto de não agressão de aliança é um tanto complicado.

Camargoer.

Olá Leandro. O tratado de não agressão entre a URSS e a Alemanha deve ser visto em seu contexto. No fim da I Guerra, o Russia Czarista colapsou. As tropas que lutavam contra a Alemanha se recusaram a combater e a população civil estava passando por enormes dificuldades materiais. O Kaiser aproveitou a situação de caos social e financiou o retorno de Lenin, que deflagrou uma revolução que culminou com a queda do Czar e o armistício com a Alemanha. A Russia cedeu enormes quantidades de território para a Alemanha. No fim da I Guerra, os EUA e a Inglaterra… Read more »

Leandro Costa

Camargo, isso não faz sentido. Stalin continuou os expurgos mesmo após a queda da Polônia, tendo terminado seus ‘últimos expurgos’ apenas em 1940, agora ainda mais satisfeito que seu flanco estava seguro. Ele não sabia que seus exércitos estavam acéfalos, até porque na perspectiva dele, suas forças estavam sob comando de oficiais mais confiáveis. Ele acreditava, de fato, que tendo praticamente metade do Leste Europeu sob seu controle e continuando relações comerciais muito boas com os Alemães, a sobrevivência Soviética estaria garantida. A idéia de Stalin era deixar as democracias liberais Ocidentais e os Alemães se destruírem e ficarem fracos… Read more »

Leandro Costa

Ah é? Desde quando? Refresque nossa memória, se puder lembrar.

Leandro Costa

Chris, que fique claro que a resposta foi para um comentário apago de alguém que aparentemente foi deletado, e não para você.

Nei

Indiretamente, já incomoda. Se ela for, dai que seu nome será “não lembro” mesmo.

Walsh

Só se forem “durtubados” mesmo… Hahahaha…

Leandro Costa

Vão ter que operar como uma guerrilha aérea, em ações pontuais combinadas com forças em solo, em que possam fazer algum impacto local, sem deixar que os Russos suspeitem onde possam atuar da próxima vez. Mas é um início e ainda vai demorar um tempo até que estejam em operação pela Força Aérea Ucraniana. E mesmo assim perdas ocorrerão, como em qualquer conflito.

André Macedo

O problema é esconder esses caças…

Heinz

Seria muito melhor operarem o gripen, porque é um caça mais parrudo, e pode operar em rodovias sem nenhhum problema, e a versão c/d está na mesma paridade tecnológica que versões mais recentes do F-16. Mas é aquilo né, não é só o caça, é o apoio do país, vide EUA.

Leandro Costa

Eu concordo que o Gripen seria muito mais apropriado, mas ao mesmo tempo está indisponível no momento.

Seja a aeronave que for, isso pode causar a Rússia à periódicamente usar seus mísseis para tentar atingir as pistas de onde o F-16 pode operar, criando ainda mais uma pressão nos Russos porque vão ter que atacar as pistas regularmente.

Alecs

Acredito que isso possa acontecer no futuro quando os Gripens E estiverem concluído FOC na Força Aérea Sueca.

Mirade1969

Tá bem a Russia não é uma potencia e não monitora os aeroportos da ucrania, não tem satélites e uma rede de informações que dizem onde estão baseados estes aviões, a menos que estejam em abrigos se for locolizado vai ser um alvo. Não da para se esconder de uma potencia.

Leandro Costa

Ok. Você sabe quantos satélites de reconhecimento Russos passam por cima de todas as bases aéreas da Ucrânia? Sabe se eles mantém uma vigilância de 24hrs? Sabe me informar qual a resolução e a amplitude da imagem gerada por eles? Sabe se eles tem IR? Sabe qual o alcance dos radares Russos para dentro da Ucrânia? Qual o circuito dos AWACS, proximidade com as linhas de frente e alcance dos radares aéreos deles? Eu sei que você não sabe. Mas os Ucranianos sabem. E te digo mais, radares ainda obedecem às leis da física. Existe um horizonte radar e limites… Read more »

Fernando

Tipo o Brasil? kkkkkkkkkkk

Leandro Costa

Mais ou menos. Caso o Brasil tivesse sido uma superpotencia global na qual pudéssemos ter surfando na onda do que já havia sido feito então sim. O problema da Rússia é que a competição dela está em outro nível.

Já a América do Sul… Bem é aquele lugar né… Sempre indo… E indo… E indo… E ficando na mesma…

RenanZ

Até que foi rápido
🤦🏼‍♂️

Faver

Quando falam que vão iniciar o treinamento é porque já estão em treinamento. A pergunta no ar é onde estão os mig 29 e su 27 poloneses e europeus que iam ser doados a Ucrãnia? Foram ou não?

Santamariense

Que eu saiba, nenhum país europeu operou ou opera o Su-27 ou alguma de suas variantes.

Ivan

Bielorrússia e Ucrânia são países europeus, que faziam parte da URSS e, provavelmente por isso, operavam e operam caças Sukhoi Su-27, sendo que Minsk opera versões mais modernas como Su-30.
.
Mas SIM.
Outros países europeus, ex integrantes do Pacto de Varsóvia, porém NÃO soviéticos, ficaram de fora da operação dos Flankers (qualquer versão).
Talvez porque não fosse necessários em termos militares (estariam próximos à “linha de frente” prevista); ou, talvez porque não ofereciam confiabilidade politica suficiente.
.
Saudações,
Ivan, o Antigo.

Fernando "Nunão" De Martini

Tavez o comentário anterior falando de Su-27 da Polônia tenha misturado as bolas com outro Sukhoi, este sim voado por poloneses, o Su-22.

Santamariense

Ivan, eu deixei Ucrânia e Bielorrússia de fora porque são ex-repúblicas soviéticas e também porque o comentário ao qual respondi falava em doações de Su-27 para a Ucrânia, portanto ela própria não conta e a Bielorrússia é aliada da Rússia.

Não lembro

COMENTARISTA BLOQUEADO POR USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Nei

Cinza está virando as áreas no mapa da guerra. Diversos vilarejos voltando as mãos do legítimos donos.

Luiz Carlos - Pará de Minas

Faleceu no sábado passado em Belo Horizonte, o coronel Av Carlos Alberto aos 70 anos de idade.
Natural de Pará de Minas MG, comandou o pama LS entre 85 a 88,
Grande profissional , receptivo e carismático com todos .
Em suas funções, sempre prestigiou sua terra natal , quando na reserva, fundou a TBA ( tecnologia brasileira de aeronáutica)
Aqui no aeroclube de Pará de Minas.
Segue em paz padrinho.

Alecs

Em minha opinião, em breve veremos F-16 fornecido pelos USA também. Acredito que serão os estocados e que precisam de tempo para serem revisados e modernizados. Assim os primeiros a serem usados serão os F-16 europeus que estão sendo retirados gradualmente e por isso mais fáceis de serem repassados em curto prazo. O choro dos torcedores do Putinstão é livre! kkkkkkkkkkkkkkk

Rafael Coimbra

O problema todos nós já sabemos… meses para os pilotos estarem aptos a voar o caça com a mínima eficiência… e a espera para receber o F-16. O maior problema será depois de treinar, estar apto e receber os caças… manter os mesmos. O F-16 demanda uma grande estrutura para se manter e essa será a maior dificuldade da Ucrânia. Talvez o Gripen C seria uma opção mais realista.

Camargoer.

Caro. Não existem F39C/D disponíveis para a Ucrânia. Talvez a Ucrânia pudesse comprar um esquadrão de F39E da Suécia….. levaria uns dois anos para ficarem prontos.

André Sávio Craveiro Bueno

Exato. E com a Guerra na Ucrânia e a recente entrada sueca na OTAN, todos os meios disponíveis são úteis para os suecos. Bem, existem os F-39 C/D húngaros e tchecos. Mas esses ainda voarão nesses países por algum tempo. Além dos sul-africanos. Ouso, inclusive, dizer que os suecos poderão absorver estas aeronaves, desde que outros países não as desejem. Se houver orçamento, claro. Sim, eu me lembro da aquisição sueca de 60 F-39E. Em tempo: os F-16 ou qualquer outra arma não são game changers. Mas, sim, são novidades que colocam mais pressão no esforço de guerra russo. E… Read more »

Last edited 9 meses atrás by André Sávio Craveiro Bueno
JSilva

Com a entrada da Suécia na Otan e a obrigação de gastar 2% do PIB com defesa (acho que estão em 1,3%, atualmente), devem vir pelo menos mais 2 lotes de Gripen E/F para a Suécia, sem contar os demais países da Otan que não possam ir de F-35.

Last edited 9 meses atrás by JSilva
BVR

Ok então. Partamos do princípio que os pilotos ucranianos foram treinados e as aeronaves já estão prontas para serem operadas. Posso estar equivocado, e talvez esteja mesmo, mas se elas decolarem de alguma base/aeródromo na sua região nordeste, os russos provavelmente iriam pulverizar a localidade assim que tivessem oportunidade. Outra coisa, sendo essa possibilidade real (estar ao alcance do braço russo) esses F-16 poderiam sair de algum lugar não necessariamente ucraniano ? E esta vai pro Nery (ou quem se habilitar) : O awacs russo poderia identificar o local de decolagem dos F-16 ? Ou vc acha que os russos… Read more »

Leandro Costa

Não, os F-16 não poderiam sair de qualquer lugar que não seja de dentro da Ucrania. Existem possibilidades. Eu não sei qual o alcance do AWACS Russo, mas em teoria podem se não localizar diretamente de onde estão decolando, podem pelo menos dar uma boa pista de onde estão saindo e diminuir o número de bases suspeitas. O que pode ser feito é dispersar as aeronaves. Fazerem elas decolarem de locais diferentes e se reunirem sobre algum ponto de encontro para rumarem em direção ao alvo. Com certeza os Russos vão tentar neutralizar as pistas de onde esses aviões estão… Read more »

Rinaldo Nery

O alcance do AWACS russo deve ser próximo de 300NM. Sim, podem descobrir de onde os F-16, ou qualquer aeronave, sairão.

glasquis7

O alcance do AWACS russo deve ser próximo de 300NM.”

Com isso não há onde esconder pistas dentro do território ucraniano. Precisarão de algum sistema eletrônico de ocultação. O problema será camuflar pistas tendo satélites recolhendo informação constantemente.

BVR

Então pelo jeito cel. Nery, não existe onde “ocultar” essas aeronaves sem que os olhos e braços dos russos não alcancem.

BVR

Será que a chegada, e emprego, dos F-16 pode significar não um game changer para os ucranianos; mas sim para a abordagem russa na guerra aérea. Ou seja, bater mais e mais pesado sobre todo o território ucraniano, e não apenas no nordeste ucraniano ?

Leandro Costa

Ah, sabendo de onde estão partindo, vão bater sim. E isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque vão ter que gastar mais munição cara e pode gerar um alívio de ataques com esse tipo em outras instalações. E ruim porque vai ser duro de manter mesmo. Vão ter que defender muito bem as pistas de onde esses caças vão decolar.

Não vejo F-16 como game changer, mas acho que pode ajudar em ações pontuais.

glasquis7

O F 16 é sensível à ingestão de Frog. Acho que não podem decolar de qualquer pista, precisa de certos cuidados.

Leandro Costa

Glasquis, FOD vai ser sempre uma preocupação com operação de F-16. Não tem como ser diferente, infelizmente. Mas já teve gente que treinou operação de F-16 em rodovia.

Se dá para fazer na realidade Ucraniana, aí não faço ideia. Mas imagino que eles vão ser que pensar em alguma forma de fazer uma dispersão bastante esperta, senão vai ficar óbvio que vão se tornar alvos incríveis no solo.

BVR

Leandro Costa, valeu pela interação.👍🏽✌🏾
Sim, bem lembrado, realmente eles utilizariam o artifício de dispersarem os F-16 afim de reduzir as possibilidades de perdas em eventual ataque russo sobre uma posição que contenha aeronaves.
Saudações

Rinaldo Nery

Como sempre posto, vai alongar mais o conflito, mais gente vai morrer e sofrer, o número de refugiados vai aumentar, a infraestrutura ucraniana vai ser mais danificada, vai continuar influenciando a economia mundial (para pior), e os vendedores de armas ganharão mais dinheiro. E nego e branco aqui torcendo se o míssil tal ou avião tal é melhor.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Exatamente. Concordo como você. Por isso insisti sempre que é preciso um imediato cessar fogo e que as partes comecem a negociar. Dai, eles que encontrem os termos de paz que sejam mutuamente aceitos. O importante é interromper o conflito.

Rinaldo Nery

E quem tem força política pra isso não o faz. Preferem ceder F-16, Leopard, SCALP, Patriot etc.

Camargoer.

Exato. Eu sei que as situações são bem diferentes, mas é difícil esquecer da fraqueza dos líderes mundiais em 1914 que fracassaram em evitar o início da guerra. Neste momento, percebo a mesma incapacidade no mundo de interromper este conflito. Há um livro excelente sobre os eventos que antecederam a I Guerra chamado “Os sonâmbulos”. Vale a pena, principalmente hoje.

Groosp

Negociar com a Rússia? Ela descumpriu todos os acordos. O que te faz pensar que ela cumprirá os acordos dessa vez?

Fernando

E principalmente agora, com a Russia abandonando o acordo de escoamento de graos da Ucrania… Vai ficar ainda mais dificil pra todo mundo.

Camargoer.

Olá Fernando. Acho que esta discussão é muito boa. O preço dos grãos são determinados internacionalmente na bolsa de Chicago. assim substancial parte dos preços decorrem mais das especulação do que dos custos reais e da disponibilidade de grãos. A Ucrãnia produz 12% do trigo mundial e abastece principalmente a Europa. O ponto é que a produção de trigo em 2022 foi metade da produção de 2021 e talvez a produção deste ano seja ainda menor. Assim, o maior impacto vem da guerra em si e não necessariamente da dificuldade que a Ucrânia possa ter em escoar a produção. Pelo… Read more »

Fernando

Camargoer, entendo e concordo com o seu raciocinio. Sabemos que os motivos que inflacionam preços de comodities muitas vezes nao tem nada a ver com a operação em si, mas com outras variaveis (quase sempre com fundo politico) que afetam o preço no mercado.

BVR

Olá cel. Nery ! Concordo que a cada novo anúncio da parte da nato-Ucrania gerará uma reação da Rússia, e que nas entrelinhas o resultado será aquilo que o senhor pontuou nas linhas acima. Mas meus comentários foram no sentido entender como essa arma (F-16) poderia ser utilizada num cenário onde a Rússia parece deter a hegemonia sobre as ações aéreas. Não tiveram outro intuito que não fosse entender implicações efetivas da possível chegada das aeronaves; bem como os possíveis movimentos de reação dos russos nesse sentido. Enfim, as notícias chegam e ocorrem as repercussões. E, realmente, muitas delas podem… Read more »

Felipe

F-16 terão o mesmo papel dos tanques Challenger e (agora) os Leopard 2….que é ficar bem longe da linha de frente.

Maurício.

Eu já li por aí que a ordem é manter os Challengers longe do front, talvez para não aparecer imagens deles como as dos Leopards, se é verdade, só o tempo vai dizer.

Nilton L Junior

O Resultado vai ser: 1) Treinados no F-16 mas voando com o que sobrou do que ja possuía, 2) Treinados no F-16 mas escondidos para não ser derrubados ou 3) manda F-15 porque F-16 não resolveu nada.