Míssil SCALP

Míssil SCALP

O governo francês anunciou ontem que tomou a decisão e já começou a fornecer aos militares ucranianos um número significativo de mísseis “SCALP-EG”, que são a variante francesa do míssil de cruzeiro lançado do ar “Storm Shadow” britânico.

Macron anunciou sua decisão na segunda-feira ao meio de comunicação francês TF1Info. As entregas de SCALP-EGs franceses apenas expandirão ainda mais o arsenal de ataque “stand-off” das forças armadas ucranianas.

Com um alcance declarado de mais de 155 milhas, esses mísseis fornecem às forças da Ucrânia munições adicionais que excedem o alcance e o poder de qualquer coisa fornecida anteriormente pelos Estados Unidos ou outros parceiros internacionais do país, pelo menos que saibamos.

Os mísseis, que contêm ogivas capazes de penetrar em alvos endurecidos, possuem características furtivas e utilizam perfis de voo de baixa altitude para reduzir a possibilidade de interceptação.

FONTE: The Drive/The War Zone

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique de Freitas

E Lisboa e Paris continuam se movendo para oeste em uma velocidade impressionante…acho que estão quase chegando as Filipinas.

Ferreira Gomes

Quem está chegando às Filipinas é a China.
O trabalho da Rússia é na Europa.

Alan Santos

E você fala com a boca cheia como se a Rússia fosse uma hiper mega super potência ..coitados dos russos sem os aliados …a China vai comer eles com molho shoyo .

Rui Chapéu

França só manda quando outros mandaram e estão fazendo sucesso e fazendo a propaganda…

Ai pra eles não ficarem de fora, mandam tudo atrasado.

Foi assim com todos equipamentos que eles enviaram pra Ucrania.

A Ucrania está sendo vitrine pra muitos equipamentos modernos, e quem não mandar pra eles, não vai ter o selo de provado em combate.

Diego

Exato!!! Como comentei lá no forte, Ucrania e um laboratório real pra teste de armas

Bosco

Toda guerra é! Não entendo a surpresa…

Diego

Surpresa??? Pelo contrario, só revisando aqui as informações das armas que quando foi lançadas e desenvolvidas tempos atrás disseram que seria invencíveis e sem análogos no mundo, esse tipo de coisa assim.

Maurício.

Muitos começaram a ajudar só depois das primeiras ajudas americanas e britânicas, a própria Alemanha, no início só queria doar capacetes e ainda proibia outros países de doarem armamento alemão, mas hoje até tanques já forneceram, a França não forneceu tanques, mas está fornecendo mísseis de cruzeiro, coisa que a Alemanha negou, no caso o míssil Taurus.

Marcelo

A França forneceu carros de combate AMX-10 snme.

Maurício.

Sim, mas o AMX-10 não é tanque, é um Cascavel bombado.

Bosco

A França já forneceu mísseis Milan, Mistral, Crotale, arma AT Apilas.

Rodolfo

Eu assisti uma discussão na tv francesa e um general explicou que hoje o exército francês tem menos de 200 Leclercs em capacidade de combate, por isso a França provavelmente não iria contribuir com tanques. A enorme quantidade de M1 Abrams no estoque americano e países que operam variantes do Leopard faz com que esses dois tanques sejam os mais disponíveis para transferência aos ucranianos.

Helio

Fazendo propaganda eu concordo, já fazendo sucesso…

Inimigo público

Acho que a França não é burra, sabem que essa guerra está perdida para a Ucrânia, para quê fritar dinheiro com interesses que não são os seus?

Rinaldo Nery

Quando a Ucrânia vai receber a Enterprise e a Millenium Falcon?

Filipe Prestes

Depois que o pilotos ucranianos finalizarem o treinamento na Starklller da Primeira Ordem

Ferreira Gomes

Quando o Fantasma de Kiev entra para o corpo de instrutores.

JORGEMATEUS77

mas aí será o gamechanger

Diego

Do jeito que está indo… Tem até o ano que vem pra receber, depois disso chega o (louco) e da 24 horas prós dois lados acabar com a bagunça.
Como diz: coisas loucas pra confundir os sábios!!!

Ivan

Acredito que não, pois não foi pedido. . Contudo, ouso dizer que eles, os ucranianos, desenvolveriam táticas inovadoras e interessantes para usar tais ferramentas. . É impressionante o que eles, os ucranianos, tem feito com recursos tão limitados e, inúmeras vezes, defasado (antigo mesmo). Algumas armas eram dadas como ultrapassadas…, mas, de forma pragmática e prática, eles simplesmente as colocam para combater com sucesso. . Olha só o “Flakpanzer” Gepard, é uma viatura blindada de combate antiaéreo (VBC AAe) que os exércitos da Alemanha, Bélgica e Holanda aposentaram por que imaginavam obsoletos. Um punhado de 3 (três) dúzias destes sistemas… Read more »

Ivan

Bem lembrado !!! 😉

Maurício.

Se já está sendo uma novela um F-16 usado, que até agora ninguém sabe de onde vai vim, imagina só o F-35! Nesse caso, só para quem tem muita, mas muita fé, ou, só vive em uma realidade paralela mesmo. Eurofighter também, muito difícil, a Alemanha fornece tanques, mas Eurofighter que é bom, nada, o mesmo para Inglaterra, Espanha e Itália, França também, doa míssil de cruzeiro Scalp, mas Rafale que é bom, nada!

Rinaldo Nery

Ironias à parte, espero que tomem decisões concretas na diplomacia e encerrem logo essa matança. Mas parece que não há interesse. Vender armas dá dinheiro…

C G

Mas é tão fácil resolver esse conflito, nem é preciso diplomacia, é só a Rússia voltar para dentro das próprias fronteiras e fim, nenhuma indústria ocidental lobbysta vendedora de armas venceria esse argumento!

Camargoer.

Olá Rinaldo. Concordo com você. Além do dinheiro que se ganha vendendo armas, ganha-se muito reconstruindo infraestrutura das cidades destruídas.

Bosco

Médicos e psicólogos ganham muito dinheiro com pessoas estupradas mas não são os responsáveis pelos estupros , que continua sendo dos estupradores.
Qualquer contorcionismo retórico que faça nos querer crer que médicos e psicólogos são os responsáveis pelos estupros porque lucram com estupros , poupando o estuprador , configura desonestidade intelectual, pra dizer o mínimo.

Felipe M.

cirúrgico!

Rinaldo Nery

Não concordo muito com essa comparação.

Ten Murphy

Mas se não tem fornecedor de armas não tem guerra, por outro lado se não tem médicos e psicólogos ainda tem estupradores. Comparação sem pé nem cabeça.

Bosco

Ten, Não precisa ter guerra entre a Ucrânia e a Rússia para a indústria militar /aeroespacial encher as burras de dólares. Nunca houve um dia na história da humanidade em que não houvesse guerra em algum lugar. Nunca houve um dia na história da humanidade que não houvesse ameaça de uma guerra ocorrer. *Alguns acreditam que é por conta do pecado original que faz com que o homem seja como o escorpião, não tem como mudar a sua natureza. O que faz a indústria militar vender armas não é o estado de guerra e sim a possibilidade dela eclodir e… Read more »

Ferreira Gomes

Pode mandar mais essa ‘gueimexengi’

sergio

Na verdade eles falaram que a interprise nao e interesse deles, eles pediram para que fosse fornecido ou as aves de rapina klingon ou as aves de guerra romulanas por causa da defesa anti aerea russa elas seriam mais eficazes ja que podem ficar camufladas.

Rinaldo Nery

Pensei que o Cap James Kirk tivesse recusado a missão. Chewbakka não quis ceder a Millennium Falcon.

sergio

Na verdade Rinaldo, segundo fontes do almirantado da frota, eles tavão de olho na interprise – F, mais a federação teme que ela seja usada para atacar território Russo, por isso foi negado a interprise, segundo um oficial da frota, a ucrânia ta pesando que a federação e a amazon deles rsrsrsrrs

Rinaldo Nery

Kkkkk. Boa!

Santamariense

Reinaldo, até tu com essas bobagens de Star Wars e Jornada nas Estrelas?? Que graça vcs viam naquelas besteiras de filmes?

Rinaldo Nery

Eu assistia Jornada nas Estrelas quando criança. Gosto sim, das histórias. Mas essa história de ceder tudo quanto é armamento pra Ucrânia pra alongar o conflito (e defendê-los, claro) me parece mais insano que esforços diplomáticos CONCRETOS pra encerrar o conflito. Ninguém (além do mercado de armas) tá ganhando com isso.

Santamariense

Rinaldo*

Bosco

Já que onde passa um boi passa uma boiada, logo , logo , o JASSM também dá as caras na Ucrânia. Os EUA tem hoje cerca de 2000 unidades (entre o JASSM e o JASSM-ER).
Uns 50 não fariam falta.

Bosco

E a USN tem um bom estoque (cerca de 1000) do SLAM-ER.

Ivan

Mestre Bosco, Certamente você conhece a lenda cozinhando o sapo. A resenha é a seguinte: . “Se você deixar cair um sapo em uma panela de água fervente, é claro que ele tentará freneticamente sair o mais rápido possível. Mas se você colocá-lo suavemente em uma panela de água fria ou morna e ligar o fogo, ele flutuará lá bem placidamente. À medida que a água gradualmente aquece, o sapo afundará em um estupor tranquilo, exatamente como um de nós em um banho quente, e em pouco tempo, com um sorriso no rosto, se deixará ferver até a morte.” .… Read more »

Bosco

Rss
Foi preciso.
Forte abraço

Bento

Bosco
Boa noite!
Desculpe por não ser o tema desta reportagem, mas na anterior, sobre munição de fragmentação, deixei passar uma dúvida minha: Qual o nível de falha da munição norte-americana atual, ou seja, de munições que não explodem nas condições previstas.
Acredito que tenha melhorado em relação às antigas.
Obrigado e desculpe pelo “off topic”.

Bosco

Bento, As submunições mais antigas tinham taxas de falhas tão grandes quanto 10%. As mais atuais, em tese, reduziram para menos de 1% com dispositivos que permite a detonação por tempo (algumas horas após caírem) ou um sistema que desarma a espoleta tornando a munição inativa, caso ela não exploda no impacto , que é o esperado, ou os dois sistemas (explosão e desativação) em momentos diferentes. Se não explodir em “x” horas ele desativa em x+y horas. Isso tudo para justificarem continuarem utilizando já que os americanos se auto impuseram a condição de adotar armas de fragmentação com menos… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Bosco
Bento

Muito Obrigado!

Bosco

Bento,
Achei esse artigo que é interessante sobre o tema “munição cluster”.
https://www.popularmechanics.com/military/weapons/a44465526/why-is-the-us-sending-ukraine-cluster-munitions/

Henrique A

Até porque essas submunições mais modernas tem espoletas eletrônicas e não mecânicas, então elas necessariamente se desativam quando a bateria acaba.

André G.

Seria parecido com o que sentimos depois de ficarmos um bom tempo em uma banheira de hidromassagem com água bem quentinha?

Ferreira Gomes

Mas e o HIMARS?
E o Storm Changer?
Eu respondo.
Não vão adiantar muito.
A sorte da Ucrânia já está selada.

Bosco

Ferreirinha,
A mamãe viu que você ainda tá acordadinho mexendo no computador?
Ela vai bigá…

Ferreira Gomes

Estou assistindo ao desenho do Astronauta Pereira.
É muito engraçado.

Cassiofrc

Queria saber o que você ganha com essas provocações baratas?
Sempre poluindo os comentários.

Santamariense

Exato….é aquele sujeito inominável (que paradoxalmente usa muitos nomes), que já foi suspenso, mas os editores não banem em definitivo.

EDITADO:
NÃO COMENTE SOBRE O QUE VOCÊ DESCONHECE.

Santamariense

Se não é aquele sujeito, a maneira de escrever é idêntica. E vcs, editores, censuram quem reclama da postura do sujeito, mas ele continua escrevendo. É Isso que eu falei.

RPiletti

Pergunta ao Putin quanto custou aos cofres russos as explosões que estes estalinhos provocaram nos depósitos de munições… aí tu terá tua resposta.

Alan Santos

Claro que tá , UE e OTAN a caminho , agora fico imaginando a “sorte” da Rússia e do Putino mafioso…

Allan Lemos

Os engenheiros russos agradecem outro míssil para eles estudarem.

Bosco

Allan, A tecnologia básica dos mísseis cruise da OTAN é de conhecimento público. Não há nenhuma grande sacada que os russos podem achar estudando o míssil que aumente a taxa de interceptação. No máximo, os ajudariam a desenvolverem uma cobertura RAM semelhante, para os mísseis deles, mas isso leva tempo. Mísseis cruise furtivos são um osso duro de roer e mesmo que hipoteticamente a França ataque o RU e vice versa com seus respectivos storms shadows e scalps , esses países fabricantes não terão taxas de interceptação muito maiores. A melhor defesa é ter um Pantsir em alerta máximo cobrindo… Read more »

Ciclope

No caso da defesa anti-aérea, posso aferir e calibrar a altitude de busca dos radares e dos mísseis anti-aereos. Só pelo estudo do material anti- radar da fuselagem, posso descobrir qual a melhor frequência de radar e infravermelho detecta melhor esse missil.

Bosco

Ciclope,
Ajuda…1%.
Não vai fazer diferença na prática porque o material RAM otimizado para a banda C, X e K combinado com as dimensões reduzidas do míssil dificultam o trancamento e o voo em baixa altitude evita a detecção por radares de vigilância operando em bandas em que a furtividade é menos efetiva.
É mais ou menos igual o Exocet nas Malvinas que vitimou navios britânicos , que tinham Exocets em seus navios.

Bosco

Hoje o grande problema que foi percebido não é a defesa contra mísseis balísticos ou hipersônicos , que já é bem equacionado, mas contra enxames de pequenos drones e mísseis de cruzeiro subsônicos furtivos. Esse problema é tão grave que forçou uma mudança de doutrina por parte do US Army em relação à sua defesa antiaérea e hoje eles estão correndo atrás do prejuízo de terem relegado sua defesa SHORAD para segundo plano. Uma arma ACM (anti míssil cruise) quebra galho adotada foi o Iron Dome mas resolveram desenvolver um sistema próprio só para a defesa contra mísseis cruise denominado… Read more »

Ciclope

Defesa contra mísseis hiperssonicos foi equacionada? Mostre um vídeo dos destroços, um vídeo do abate de um míssil, ou uma imagem da tela de radar mostrando o abate.
Se o míssil hiperssonicos fosse tão fácil assim de abater, o próprio EUA não estariam gastando bilhoesnem três programas de desenvolvimento desses mísseis.
Não apenas testaram a tecnologia, como a aprovaram como arma extremamente difícil de abater, tanto é que não cancelaram nenhum desses programas.

Bosco

Ciclope, Antes, tome seu chazinho de camomila e se recomponha. Fique calmo….não há motivos para nervosismo…. você está seguro…relaxe… conte até três… -1 . -2 . . -3 . . . Pronto! Viu como é fácil? Agora vamos conversar como gente civilizada. Primeiro, quando digo “equacionada” é no sentido de que já se sabe os meios necessários para interceptar mísseis balísticos e hipersônicos. Eu nem me referi aos 7 Kinzhal que foram interceptados pelos Patriots. Longe disso. E não o fiz para não ferir mentes sensíveis como a sua. Em segundo lugar, diferente dos russos, os americanos querem mísseis hipersônicos… Read more »

Ferreira Gomes

A defesa contra os Kinzhal foi realmente equacionado.
Colocaram as baterias de barreira para conter os mísseis.
Só que tudo explodiu.

Bosco

 “Mostre um vídeo dos destroços” Destroços de mísseis são uma ocorrência comum nas seguintes situações: 1- Quando eles caem por defeito 2- quando eles caem porque são interceptados 3- quando eles atingem o alvo Então, “vídeo” de destroços do míssil Kinzhal não serve de prova do “porquê” ele ficou destroçado. O que sugere que o míssil foi abatido ou caiu por defeito é uma quantidade razoável de destroços de grandes dimensões e muitas das vezes, a presença de uma ogiva intacta. Mas isso é mais comum em relação aos mísseis cruise subsônicos e dífícil de ocorrer com mísseis super e… Read more »

Bento

Bosco, será que vale a pena discutir com quem nega as leis da física?
Agora, se for por diversão, tipo colecionar as “pérolas de sabedoria” de quem justifica invasões por serem desnazificantes, vai em frente, tem meu apoio!

Cerberosph

O Bosc@ respeitando as leis da física kkkkkk o ____________ falando de física kkkkkkkkkkkk

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM ATAQUES PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Inimigo público

Esse textão todo e não refutou uma única palavra do outro. Segue o jogo da saga do leitor de catálogos de baladeiras.

Ferreira Gomes

Essa ofensiva já causou cerca de 26.000 baixas entres os ucranianos, a perda de 1.400 tanques e blindados e 1.600 outros veículos.
E literalmente sem sair do lugar.
Se ela acabar hoje, será considerada a pior operação militar da História.
Sob os auspícios da OTAN.
O clima da Cúpula na Lituânia reflete bem isso.

Santamariense

Sujeito, soma todas as “perdas” ucranianas que você já colocou aqui desde o início da guerra. Depois, compara com as frotas ucranianas existentes antes da guerra e com os acréscimos recebidos….aí, tu vê se uma conta bate com a outra….é o pior é que tu continua fazendo trolagem, provocando, mentindo….e os editores permitem.

EDITADO:
NÃO COMENTE SOBRE O QUE VOCÊ DESCONHECE.

Last edited 9 meses atrás by Santamariense
Santamariense

Sei que vcs já tomaram atitudes contra esse indivíduo, mas de um jeito ou outro ele continua comentando aqui. E ele só faz provocação, ironia e trollagem. Deve haver uma maneira de coibir isso de forma definitiva.

Komander

Russos vão estudar e criar semelhantes com motor de batedeira e cameras tekpix. Confia!

Ciclope

Se e o mesmo míssil essencialmente, com o mesmo alcance, sistema de orientação e carga bélica, só muda o fornecedor, não sendo uma grande mudança.

Bosco

Porque aumenta a quantidade e logicamente, a quantidade de alvos críticos atingidos.

Nilton L Junior

Como diz o ditado quem não chora não mama, o comediante chorou e vai ganhar scalp com pó; não confundir com o pó na mesa do comediante; o neo sultão falou alto e levou 40 F-16, isso é o que sabemos.
Esses misseis são conhecido da defesa Russa, a Ucrania teria que ter uma quantidade significativa para fazer a diferença no campo de batalha.
E ninguém fala em suspender o conflito.

Ferreira Gomes

A adaptação russa às armas americanas é fantástica.
Conseguiram desabilitar os HIMARS.
Ninguém mais fala neles.
Idem com os Storm Shadow.
Lá no início marcaram o ‘3 machados’.
Já há mais de 100 vídeos deles sendo destruídos.
Esse Scalp é idêntico ao Storm Shadow.
Nada de novo no front.

Bosco

Nilton
A Rússia já lançou cerca de 3000 mísseis de longo alcance (Kinzhal, Iskander K, Iskander M, Kalibr, Kh55, Kh-101, Oniks, 5V55 (S300), Kh-22, Tochka, Shahed 136) e não deu muito resultado até agora talvez pela falta de precisão, confiabilidade e vulnerabilidade às defesas AA ucranianas.
Talvez uma quantidade bem menor de mísseis de alta precisão e menos vulneráveis faça diferença a favor da Ucrânia.

Ferreira Gomes

Não adiantou muito?
A defesa anti-aérea ucraniana foi pulverizada.
A Rússia ataca onde e quando bem entende.
Pode ser de noite, de dia, em Lvov, Kiev ou Kramatorsk.
Os Jacarés russos estão limpando os blindados ucranianos impunemente.
As baixas ucranianas acedem a centenas de milhares.
E vc diz que não adiantam muito!

Jagder#44

Calma ______
A guerra continua, só que a rússia não é mais potência mundial.

COMENTÁRIO EDITADO. OS EDITORES JÁ SOLICITARAM DIVERSAS PARA NÃO ROTULAR OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilton L Junior

Bosco
Aceita que dói menos, a Rússia tem feito estrago com esses 3000 mísseis, inclusive com ótimos resultados, pergunta para Budanov e Zaluzhny.

Nilo

Autoridades dos EUA e Reino Unido sugerem que Ucrânia poderia ser mais grata ao Ocidente: ‘Não somos a Amazon’, diz ministro britânico Ben Wallace.
Criança mal criada, chorona, o papai e a mamãe estão começando a ficar zangados rsrsrs

Bosco

Um presidente brasileiro uma vez disse uma frase interessante: “Quem tem fome tem pressa”.
Acho que isso se aplica ao caso ucraniano.
Na SGM quando Londres e outras cidades britânicas era bombardeadas eles estavam achando que os EUA era a Amazon.

Nilo

Reino Unido veio quitar sua dívida externa com os Estados Unidos. O compromisso acordado em 1945 61 anos depois. Um país rico uma grande potência na época. Ucrânia, falida industrial, economicamente, uma perda de milhões de sua população, perda territorial, entre tantas outras. Tudo em troca, se sobrar metade do território, de vir a ser uma base americana. As negócios entre russos e americanos já da sinais que se iniciaram, e nesta mesa de reunião o Zé não participa mesmo como observador. Está levando seu país a ruina e destruição. Zé é como caranguejo anda para trás ou de lado,… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Nilo
Bosco

Cada indivíduo tem uma escala de valores. Eu prefiro ficar devendo 61 anos do que ter minha casa invadida, destruída e ver minha família assassinada.

Inimigo público

Invasão provocada pelo próprio dono da casa, diga-se de passagem.

Marcus Pedrinha Pádua

A frase é do Betinho. Mas expressa adequadamente a situação da Ucrânia…

Bosco

Valeu!

Nilton L Junior

Quem esta rindo a toa é os Turcos que levaram 40 F-16 fora o que pode ainda ser incluído no pacote.

João Fernando

Dúvidas…mas pq os Ucranianos conseguem adaptar essas armas modernas sem lenga lenga, e aqui tem um chororo danado de integração de armas nos nossos vetores? Tenho algumas dúvidas, de que caças ocidentais estejam operando fora do teatro, fazendo os lançamentos, ou aqui estamos errados…quem chuta?

Henrique A

Porque eles estão em guerra e algumas inadequações podem ser ignoradas, mas realmente não se pode subestimar a inércia da burocracia.
FFAA em tempo de paz são instituições altamente burocráticas com processos altamente morosos; pergunte pra qualquer um que já tentou o certificado de CAC junto ao EB.

Komander

Fico pensando aqui será que o gasto de ficar adaptando essas armas aleatorias(fabricantes e países diferentes) nos meios atuais não é alto.

Um dia é missel frances, outro alemão, outro americano.

Ferreira Gomes

EDITADO:

PREZADO “FERREIRA GOMES”, “RAUL ARAUJO” E AFINS.

POR FAVOR DECIDA-SE POR UM NOME DE USUÁRIO, DO CONTRÁRIO PODERÁ TER OS SEUS COMENTÁRIOS AUTOMATICAMENTE BLOQUEADOS.

Last edited 9 meses atrás by Franz A. Neeracher
JORGEMATEUS77

Esse daí será o “game changer” lançado pelo “fantasma de Kiev”

Antunes 1980

Estes mísseis serão integrados a quais vetores?

Sem essa ajuda do ocidente, dificilmente a Ucrânia conseguirá manter o ímpeto ofensivo.

Chance de um acordo de paz se aproxima cada vez mais.

Segundo algumas fontes russas e ocidentais, Putin e Biden negociam um acordo sem a presença do Zelensky. Estilo acordo de Paris na guerra do Vietnã.

Rinaldo Nery

Espero que dê certo e o conflito acabe.

Rui Mendes

Isso é completamente impossível, pois os EUA não estão sozinhos no apoio da Ucrânia, tem o UK e a UE, como uns dos principais fornecedores de ajuda aos Ucranianos também e se um dos envolvidos directamente na guerra estiver presente, como a Rússia, a Ucrânia também não aceitará não estar.
Isso terá que ser negociado com Russos e Ucranianos de cada lado, com um grande país, que não esteja envolvido na guerra directamente, talvez, China, EUA e UE.

Rui Mendes

Calma, porque partiu de Berlim ou Lisboa mesmo, onde os Russos chegaram em 15 dias. 😂🤣

Bispo

Se 90% dos países industrializado(setor militar) estão enviando “toneladas” de armas e informações táticas(cibernética, etc) para a Ucrânia e já batemos 500 dias de guerra… quem está vencendo ???