Um programa de treinamento dos EUA contribuiu para a morte de um piloto ucraniano. É preciso fazer melhor

72

Um MiG-29 da Força Aérea Ucraniana durante uma turnê pelos EUA em 1992

Um fracasso do esforço de Cooperação em Segurança da Defesa dos EUA foi de alguma forma varrido para debaixo do tapete ou esquecido

Por Jeffrey H. Fischer*

No início deste mês, um piloto ucraniano de MiG-29 foi morto em combate após receber treinamento de voo dos EUA. Alguns familiarizados com sua história de fundo se apresentaram, esperando que sua voz possa inspirar mudanças em um sistema de Cooperação de Defesa dos EUA que precisa desesperadamente disso.

Os EUA são o maior fornecedor mundial de cooperação em defesa. Seus programas de treinamento são enormes, com centenas de vagas para estudantes estrangeiros. Por causa desse tamanho e escopo, o sistema opera como esperado: pesado, entrincheirado e inflexível, prejudicado por políticas complicadas e conflitos interagências.

Também contribuiu para a recente morte de um piloto ucraniano do MiG-29.

Vladyslav na Escola de Aviação dos EUA

Conheça o capitão Vladyslav ‘Nomad’ Savieliev. Ele era um piloto ucraniano lutando contra a invasão ilegal da Rússia. Ele era casado e tinha uma filha linda. Aqueles que o conheciam diziam que ele era um cara legal. Ele foi morto recentemente pilotando um MiG-29 para sua nação. Como ele morreu não é o problema; a história de fundo é.

Vladyslav estava pilotando MiG-29s por um tempo, conduzindo missões de combate de vida ou morte na Crimeia, Luhansk e Donbass. Segundo fontes, ele voou a apenas 30 pés (9 metros) acima do solo a velocidade de mais de 600 nós, lançando seu armamento enquanto defendia seu jato contra algumas das defesas aéreas mais avançadas do mundo.

Em 2021, ele foi selecionado para o Programa de Liderança em Aviação (ALP) da Cooperação em Segurança dos EUA. Para a maioria dos pilotos estrangeiros, um treinamento de idiomas e uma escola de voo financiados pelos Estados Unidos seria um sonho tornado realidade. Para Vladyslav, foi frustrante. Ele preferia estar na Ucrânia, lutando por sua nação.

Após a escola de idiomas da ALP e outros treinamentos, Vladyslav chegou à Base Aérea de Columbus. De acordo com o currículo, ele frequentou o Treinamento de Piloto de Graduação, aprendendo o T-6 Texan movido a hélice. O T-6 Texan é uma boa plataforma de treinamento e é uma ótima opção para a maioria dos candidatos ALP. Mas Vladyslav estava longe de ser a “maioria” dos candidatos.

Vladyslav acumulou muito mais horas de voo do que seus colegas, e essas horas foram intensas de voo de combate, não de treinamento.

Como disse um de seus instrutores de voo da Força Aérea dos EUA: “De todos os alunos estrangeiros que treinei, nunca vi um que tivesse mais horas de combate do que eu e contra ameaças aéreas russas avançadas. Ameaças que apenas pilotos de caça americanos experientes treinam para enfrentar. Vladyslav usava suas asas e patches do MiG-29 Fulcrum com honra. Ele mereceu.

T-6A Texan II

Diminuindo as habilidades do MiG-29

Os instrutores de Vladyslav afirmaram que suas habilidades estavam bem à frente de outros alunos. As horas que passou no T-6 foram uma perda de tempo. Por exemplo, seu currículo incluía voos de baixo nível no T-6 a 210 nós, uma tarefa árdua para novos pilotos. Em combate esquivando-se das defesas russas, Vladyslav voou em baixa altitude a quase três vezes essa velocidade.

Como disse um instrutor, “voei com ele em uma surtida de treinamento de baixo nível. O que eu deveria ensinar a ele? O cara era mais avançado do que qualquer estudante estrangeiro que eu já tinha visto. Voar no T-6 estava diminuindo suas habilidades de voo no MiG-29, não melhorando-as.”

Digno de nota, as aeronaves de treinamento a jato T-38 bimotores estão localizadas na Columbus Air Force Base com T-6 Texans, usadas para Introdução aos Fundamentos de Caça (IFF). O IFF é um curso de oito semanas que ensina “pilotos recém-formados selecionados para pilotar caças como alas”.

Esse curso poderia não atingir a velocidade de Vladyslav, mas muito melhor do que o de nove meses para a qual ele foi designado. Oficiais da Força Aérea Ucraniana afirmam que este curso subsequente não foi possível para Vladyslav.

Durante todo o treinamento, Vladyslav ficou continuamente frustrado. Tudo o que ele queria era voltar. Vladyslav pediu à Força Aérea dos EUA e às Forças Armadas da Ucrânia que encurtassem seu curso e o mandassem para casa. Autoridades ucranianas confirmam que ambas negaram o pedido.

De volta à Ucrânia

Vladyslav se formou em 24 de março de 2023. Com seu diploma na mão e o distintivo US Basic Pilot Wings no peito, Vladyslav fez as malas com sua família e finalmente voltou para a Ucrânia.

Infelizmente, suas habilidades perfeitamente aprimoradas de combate pilotando um MiG-29 já tinham se perdido há muito tempo, e a “nova norma” de Vladyslav era voar em tempo de paz em um treinador movido a hélice.

Em 2 de junho, o Ministério da Defesa ucraniano divulgou um comunicado dizendo que Vladyslav ‘Nomad’ Savieliev foi morto em um incidente de aviação de combate.

Dada a data da formatura, a hora de voltar para a Ucrânia e a data em que foi morto, Vladyslav pode não ter recebido o treinamento de atualização necessário. Os pedidos sobre esta questão às Forças Armadas ucranianas ficaram sem resposta.

Supondo que ele não tenha recebido treinamento suficiente, a Força Aérea Ucraniana também tem alguma culpa por sua morte. É importante lembrar, no entanto, que a Ucrânia está em guerra. Cada minuto de operações de voo de caça é precioso. Pelas postagens de um amigo nas redes sociais, parece que Vladyslav “correu” de volta ao combate, sugerindo que seu desejo de lutar o mais rápido possível foi atendido.

O que a USAF poderia ter feito diferente?

Infelizmente, essa é a história de Vladyslav. Mas o que a Força Aérea dos Estados Unidos poderia ter feito diferente? Sob as construções atuais, muito pouco. Os selecionados para o Programa de Liderança em Aviação voam apenas em um programa padrão, eliminando a percepção de favoritismo entre os participantes estrangeiros.

Para ser justo, o ALP é um excelente programa. As nações percebem o valor intrínseco de enviar seus alunos para os EUA. Amizades são feitas, há uma familiarização com os costumes e a cultura dos EUA e um vínculo de cooperação é fomentado.

Então, por que o caso de Vladyslav é diferente? Simples: o ALP é uma construção de tempos de paz, enquanto a Ucrânia está em guerra.

O tempo e os recursos do país são limitados, e os ucranianos enfrentam um medo sempre presente de que sua nação seja apagada da terra. A Força Aérea dos EUA deveria ter identificado a singularidade dessa situação. A liderança local poderia ter mudado Vladyslav para um currículo híbrido com T-38s. Claramente, isso não é padrão, mas, novamente, uma nação sitiada também.

Ironicamente, as mudanças no ALP provavelmente seriam tão raras quanto um recém-formado morto em combate semanas após a conclusão do programa.

Acelerar Mudanças

As mudanças no currículo podem ter resistido à burocracia maciça, mas aqui está o problema. O atual chefe de gabinete dos EUA, general Charles ‘CQ’ Brown, empurrou agressivamente a narrativa para “Acelerar a mudança ou perder”. A situação de Vladyslav poderia ter sido uma história de sucesso fenomenal. Tragicamente, está do outro lado do espectro.

No nível de segurança nacional dos EUA, há uma preocupação maior. Enquanto os militares dos EUA fazem a transição para os caças de quinta geração para lidar com ameaças aéreas russas e chinesas avançadas, um piloto de MiG-29 de quarta geração estava nos EUA com conhecimento íntimo dessas ameaças.

Além disso, ele estava voando e sobrevivendo a eles em uma aeronave mais antiga. Ele e seus colegas desenvolveram táticas, técnicas e procedimentos para ter sucesso nos céus contestados da Ucrânia. O conhecimento de Vladyslav teria sido inestimável.

Nada disso trará Vladyslav de volta, nem aliviará a dor de sua família e amigos. Como disse um de seus instrutores: “Acho que alguns de nós aqui acreditam que os EUA são parcialmente responsáveis pela morte de Vladyslav”.

Recentemente, o Gen. CQ Brown foi nomeado para o cargo de Joint Chairman. Egoisticamente, prefiro vê-lo permanecer na Força Aérea e abordar essa questão, continuando a impulsionar sua iniciativa “Acelerar Mudanças”. Agora que ele provavelmente será o próximo Chairman, talvez possa fazer tudo ao seu alcance para cuidar da família de Vladyslav, potencialmente asilo, residência ou cidadania.

Vladyslav pode não ter sido piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, mas ele e sua família merecem os serviços, cuidados e conforto. Claramente, uma política complicada em tempos de paz não favoreceu Vladyslav.


O Coronel (Ret) Jeffrey H. Fischer (www.jeffreyhfischer.com) é um aviador militar de 30 anos e oficial de guerra eletrônica com sete turnos de combate no Iraque, Afeganistão e nos Bálcãs. Ele voou tanto no EC-130H Compass Call da força aérea quanto no EA-6B Prowler durante uma operação conjunta com a Marinha dos EUA, obtendo um tempo de combate considerável em ambas as aeronaves.

FONTE: The Defense Post

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro Martins

Não há possibilidade de sobrevivência para qualquer coisa que a Ucrânia coloque no ar.
Além de ter muitos e muitos meios modernos de combate aéreo, a Rússia tem os melhores sistemas de guerra eletrônica e de defesa anti-aérea do Mundo.
Querer desafiar isso, ainda mais a Ucrânia, é como se fosse um suicídio.

Leandro Costa

Oi Kings, trocando de nick de novo para escapar do martelo da moderação?

Troca o disco. Está falando essas mesmas coisas desde antes da invasão. Mas pensa no seguinte: A Força Aérea Ucraniana ainda existe e a VKS/VVS não tem o domínio aéreo mesmo depois de um ano de combates, coisa que todos nós achamos que iria ser atingido rapidamente.

Maurício.

“Não há possibilidade de sobrevivência para qualquer coisa que a Ucrânia coloque no ar.”

Discordo, eu acho que um F-16 como o da Noruega, armado com AIM-120 e IRIS-T, para combate aéreo e bombas JDAM Paveway 2 para ataque, podem dar muita dor de cabeça. Claro, desde que não mandem AIM-7 e AIM-9L igual do Iraque, se vão mandar, que mandem algo de seja mais atual.

Pedro

Um ano de guerra e a Rússia não conseguiu a supremacia aérea na Ucrânia. Acho que não preciso falar mais nada.

Mirade1969

Mas isso se deve a força de misseis anti aéreos de origem soviética, pois a força aérea esta bem capenga pois não pode evitar a aviação russa e nem lutar contra ela mesmo com a ajuda da Otan, se for instalado caças ocidentais que levam tempo e recursos que a Ucrania não tem vai demorar e não vai ter muito efeito pois ela não tem muitas reservas.

Adriano

O curioso nisso tudo é que quando os russos afirmam que abatem aviões ucranianos há recusa ocidental em aceitar, na verdade se recusam a admitir, e logo começam a questionar do porque não tem imagens dos destroços. Neste caso também não há imagens dos destroços do Mig-29. Mas, isso não esconde a perda do avião e do precioso piloto, que só foi admitida para expor o sistema de treinamento deficiente promovido pelos EUA. Na Guerra do Golfo de 91, dos 39/41 aeronaves iraquianas abatidas a maioria por F-15 nem 10% tiveram confirmação de destroços. Mas, neste atual conflito há essa… Read more »

Allan Lemos

Mais um para a conta do comediante, que paga os equipamentos da OTAN com o sangue de seus compatriotas.

“Slava Ukraina”? Digam isso para a viúva e para a filha do rapaz.

Last edited 10 meses atrás by Allan Lemos
Leandro Costa

Allan, se você está aqui comentando e sempre crticando nossas FFAA alegando que elas deveriam se concentrar em suas atividades fim, de que temos que nos armar, que temos que pensar em como Defender o Brasil e o tornar mais forte, agora faz uma crítica à um Presidente Ucraniano que se recusou à fugir quando seu país foi invadido, em uma matéria sobre um piloto Ucraniano morto em combate defendendo seu país. Se o Brasil for invadido, você espera que o Presidente em exercício, seja qual for, fuja com o rabo entre as pernas e entregue o país ao invasor… Read more »

MARS

Essa gente tem mente criminosa e déficit de moral. Não perca seu tempo tentando argumentar!!!

Allan Lemos

Bom, na minha opinião, nem o Brasil e nem a Ucrânia são países pelos quais vale a apena se sacrificar. E tenho certeza absoluta que com os políticos e oficiais de alta patente que temos, a chance do Brasil ter qualquer disposição para lutar contra um possível invasor é zero. Esses caras seriam os primeiros a se render. Isso para não mencionar a patética cultura pacifista enraizada na sociedade. No mais, vamos parar de romantizar a guerra. Vá para um cemitério cheio de corpos de soldados ucranianos e veja se há alguma “glória” em ser morto em combate defendendo seu… Read more »

Leandro Costa

“Isso para não mencionar a patética cultura pacifista enraizada na sociedade.” “Vá para um cemitério cheio de corpos de soldados ucranianos e veja se há alguma “glória” em ser morto em combate defendendo seu país.” Você está sendo contraditório. Está usando os mesmos argumentos que os ‘pacifistas’ usam. Ora, se é para não se render ao ‘pacifismo’ e ir para o combate, vão ocorrer mortes e os cemitérios vão ficar cheios do mesmo jeito. Mas falou bem. Na sua opinião. Aparentemente na opinião do piloto morto em ação que estava ansioso por retornar ao combate pelo seu país, a Ucrânia… Read more »

Allan Lemos

Não há contradição, a minha afirmação é fundamentada no primeiro parágrafo do comentário. Os pacifistas são contra a guerra porque têm medo, eu, particularmente, sou contra essa guerra porque aquilo pelo qual se luta não vale a pena. Lamento não achar nada glorioso ou honrado em arriscar a vida em prol de uma republiqueta moribunda. Os caras decidiram lutar pelo país deles Não mesmo. O governo ucraniano proibiu os parte da população de deixar o país enquanto a outra esteve e ainda está livre para escapar da guerra. Ou seja, claramente para ele, a vida de uns tem menos valor… Read more »

Leandro Costa

Você não está fazendo sentido algum, além de estar bem mal informado. Pacifismo não tem nada a ver com sentir medo. TODO MUNDO que entra em combate ou pensa na possibilidade de entrar em combate tem medo. É parte do ser humano. O que leva muitos à serem pacifistas é se oporem à Guerra, seja como princípio, seja religioso ou pessoal, ou por não acreditarem que Guerras em geral sejam uma forma válida de resolução de controvérsias. Isso não tem nada a ver com coragem pessoal, medo e coisas assim. Inclusive existem exemplos históricos de pessoas que eram pacifistas, foram… Read more »

Santamariense

“Lamento não achar nada glorioso ou honrado em arriscar a vida em prol de uma republiqueta moribunda.”

A Ucrânia é o país dos caras!! Eles tem lutar por ela!!

Quanto ao Brasil, que tu diz tb não ser merecedor de que lutem por ele, então o que tu faz aqui com teus comentários, sempre dizendo que precisamos investir, modernizar, adquirir meios modernos?? Pra que, se não tem motivo de lutar pelo Bradil???

Primeiro tu te decide e depois que tiver uma linha de pensamento linear, daí comenta.

Allan Lemos

Eu nāo tenho culpa se você nāo consegue entender uma linha de raciocínio menos simplória do que a sua.

É meu desejo um Brasil militarmente forte? Claro.

Da mesma forma que é meu desejo ter o Haaland jogando no meu time. Isso nāo significa que eu quero que ele seja contratado, já que isso levaria qualquer clube no Brasil a falência.

Você pode desejar o que quiser, mas suas açōes precisam ser fundamentadas na realidase factual do mundo, nāo na sua fantasia subjetiva.

Santamariense

Não tergiversa. Você se contradisse e não quer admitir. E se tu não considera admissível alguém lutar por seu país, não há o que argumentar. Se tu acredita que teu país é os políticos, não há também o que argumentar. É tu ainda chama meu dlpensamento de simplório. Hehehehe….debato contigo o que tu quiseres, quando quiseres. Quanto à Ucrânia e seu presidente, tu e vários outros o façam de comediante. O que isso tem a ver com a ação dele na resistência contra a invasão russa? Tu querias que ele fizesse o que? Ora, por favor…vocês parecem viver em outra… Read more »

Junior

Tentando dialogar com o Kings? Perda de tempo.

Leandro Costa

O Allan sempre foi o Allan. Não é o Kings. O esquizofrênico eu já identifiquei acima.

AMX

Se na sua opinião, e na opinião dos ‘pacifistas’ o Brasil não vale à pena ser salvo, então não deveria te incomodar que políticos e oficiais de alta patente não tenham disposição para lutar, visto que pelo que você expôs eles devem compartilhar da sua opinião”.

Excelente!!

Alecs

O Allan Lemos, Mauro Martins, Fabrício Lustosa…São todos o Xings respondendo para ele mesmo e poluindo o blog. Triste isso…

Allan Lemos

Eita, que quem tem pensamento crítico agora foi reduzido à nicks do Xings kkkkk

Leandro Costa

Alecs, até a forma deles escreverem sempre foi diferente.

Satyricon

Leandro, você pode até estar certo, e serem pessoas diferentes.Pouco importa.
O importante é que o Kings vai perder o emprego em breve.

Rinaldo Nery

Ninguém invade ninguém da noite pro dia. Nem a Rússia o fez. A crise vinha se arrastando há anos, e o comediante sabia onde isso ia parar. Faltou competência diplomática e inteligência pra ele, e pra muitos países europeus. Deu no que deu. E o “velho senil” e sua política externa desastrosa ajudaram. Fosse o Trump não teria nem invasão nem guerra.

Leandro Costa

Eu concordo que faltou diplomacia de todos os lados, e não foi por falta de aviso. Acho até que tenha sido mais é falta de sensibilidade mesmo em saber até onde se poderia ir. Por mais que se possa criticar o Biden e sua idade avançada (mesmo quando novo, não regulava muito bem), para crédito dele, o governo dele avisou as intenções Russas, quando então a diplomacia de todo Mundo entrou em ação, só que tardiamente. Na verdade eu boto mais essa na conta do Obama, mesmo que o problema venha desde antes, com a Ossétia do Sul e intervenção… Read more »

Fernando Vieira

Se fosse o Trump presidente não teria mais guerra. Nem Ucrânia.

Faver

Também acho isso

Maurício.

“Ninguém sabe o que o Putin quer para que se possa fazer pressão sobre um lado ou outro do conflito.”

Concordo, mas se fosse eu escrevendo isso, provavelmente me acusariam de putinz***….rsrsrs. Leandro, tu é um dos poucos, talvez o único, pró-EUA que eu concordo, mas só as vezes, que fique bem claro!😂

Leandro Costa

Ih rapaz! Vai chover hoje então!

E eu não sou exatamente pró-EUA, mas não esperava menos de um Putinzete histérico como você, claro! Hahahahahaha

Tô brincando 😛

Maurício.

🤭

Kommander

Cuidado, Cel. Daqui a pouco vem alguém te chamar de Kings.

Rinaldo Nery

Ah, com certeza. Mas não tenho lado nessa história. Quero que a matança termine.

Santamariense

O que o fato do presidente ucraniano ter sido comediante interfere na sua conduta como presidente? Pelo teu raciocínio, tu deveria se referir ao presidente russo como espião.

Rinaldo Nery

Flanker, ele não teve a competência pra evitar o conflito. Fato.

Faver

Achei o seu comentário muito lúcido Rinaldo. Parabéns.
No mais está dificil ler a guerra de torcidas por aqui. Qualquer um é kings ou ou kings de sinal trocado.

Rinaldo Nery

Pois é. Não tenho lado. Devemos analisar os fatos. Não acho o Putin o bandido que querem pintar. Como postei noutra matéria, eles são eslavos. Queremos reduzir o conflito à nossa cabeça latina ocidental. Tem MUITA história antes desse conflito. Século XIX.

Leandro Costa

Acho interessante isso. Até porque diversos pilotos Russos pilotando aviões como Su-25, Su-34, Su-35 morreram em combate após anos de treinamento na Rússia, claro. Quem emprega armamento em combate pode morrer. É combate. O outro lado vai atirar de volta. Aliás, quem treina em paz para combate pode morrer também. É simples assim. E não importa se é Su-35, F-16, F-22, F-35, Su-57 ou Su-75 (se algum dia esso de fato passe a existir). O que vocês parecem não ter percebido que essa não-matéria foi mais uma peça de reportagem apelando para o sentimental para que os EUA cortem a… Read more »

Allan Lemos

A OTAN está em uma posição bastante confortável.

O errado aqui é o comediante fantoche da OTAN sacrificando os seus compatriotas.

Marcos Silva

Quando o sujeito usa o termo “fantoche” já sabemos sua procedência…

Pedro

Os russos tem algum envolvimento na guerra nessa sua versão ou nem isso?

Antunes 1980

Pode ter certeza, se a mídia ocidental diz que foi apenas um piloto que passou por essa situação; com certeza a quantidade de pilotos perdidos foi no mínimo 5 vezes maior.

Depois de lutar bravamente, a Ucrânia chegou no seu limite.

Se esta ofensiva fracassar, a chance da Rússia conquistar mais territórios e forçar uma rendição da Ucrânia, é factível.

Last edited 10 meses atrás by Antunes 1980
Regis

Se vier a ser confirmado o que você diz Antunes, a responsabilidade dos EUA pela morte dos pilotos da Ucrânia será ainda maior.

E a imagem da USAF ficará manchada, pois muitos irão declarar que “a eficiência dos pilotos americanos só funciona em Hollywood”. Até circula no youtube o notícia de que um INVENCÍVEL F-15 teria sido abatido por um MiG-25 na Guerra do Iraque.

Luiz

Pelo que to vendo nos canais do Telegram os russos eu suponho estão numa vantagem de R 5 x U 1 nessa contra ofensiva.

carvalho2008

Atenção torcida Azul e Torcida laranjas, o que a materia aborda é rica em analise, e gostaria de uma opinão Mestre Nery….a dimensão da critica aborda um piloto já treinado e veterano com: Memoria muscular calibrada e afiada na ação; Memoria sinaptica e sensorial tambem no apogeu, pelas grandes exigencias das missões de combate real ; Taticas próprias ucranianas de combate já assimiladas e de exito que nao foram aproveitadas como intercambio; Minha pergunta ao Cel é se de fato esta memoria muscular e sensorial pode degradar rapido se não exercitado tal como o narrado, onde foi alocado e forçado… Read more »

Leandro Costa

Carvalho, pelo que leio sempre pelo menos em literatura americana e ocidental em geral, é que a eficiência do piloto em qualquer aeronave é perecível. Ele tem que fazer um número mínimo de horas por plataforma para se manter corrente com suas habilidades. Isso varia de piloto à piloto, claro, mas basicamente sim. Se o cara passa meses sem voar aquele avião específico, e se bobear em um determinado perfil de vôo, ele acaba perdendo aquela habilidade, mesmo que saiba o que fazer, o tempo de resposta é maior, menos afinado e em combate isso pode ser fatal. Isso é… Read more »

Rinaldo Nery

Basta alguns vôos p readaptar (alguns significa em torno de dois a três). Fiquei um ano e dois meses sem voar e estou fazendo o curso do Eclipse 500, em Orlando, FL. Não tive problemas no simulador, até agora. Estou voando com um cmte aposentado da American (65 anos), e também não apresenta problemas.

Leandro Costa

Obrigado Cel. E aliás, boa sorte no curso. O Eclipse é uma máquina bonita. Espero que voe tão bem quanto agrada aos olhos hehehe

Diego

Ja voou no Phenom 300? Cockpit dele e lindo pelas fotos, opinião de quem esteve em um pra confirmar

Rinaldo Nery

Não voei. Tenho amigo que voa.

Rinaldo Nery

Não creio.

Fabio Araujo

Usar técnicas desenvolvidas para caças ocidentais em caças soviéticos pode não ser uma boa, se ele era um piloto experiente em combate o que deve ter acontecido é que ele já estava sendo preparado para no futuro usar caças ocidentais, não creio que a morte dele tenha algo haver com o treinamento padrão ocidental, mas sim é uma morte em combate como acontece numa guerra.

JSilva

Como não tem a ver?
Você pega um piloto que já estava combatendo contra caças de 4g e coloca-o pra fazer um curso de iniciante, num avião a hélice, e depois manda-o de volta para seu esquadrão para voar numa guerra… Me parece plausível que ele tenha perdido a prática… Esse piloto deveria, no mínimo, ter um programa acelerado no T-6 e passado direto para o T-38.
Ou então que o deixassem voltar somente após ter terminado o curso no T-38.

Nilton L Junior

Morreu defendo seu pais assim como qualquer outro piloto de caça, ele não será último enquanto durar esse conflito, os atlanticista sabem que precisam sair dessa guerra com o rabo empinado o problema é que os Russos querem que saia de rabo baixado.

Aéreo

O cerne da matéria e que poucos se atentaram é o seguinte. Se o piloto já era qualificado para voar o MIG-29, deveria estar realizando treinamento para melhorar as suas qualidades táticas no emprego do MIG-29 e não treinamento para melhorar suas qualidades de voo em um T-6 Texan. A questão na Ucrânia é que os meios aéreos de ambos os lados estão defasados em relação a letalidade da defesa aérea de ambos os lados, daí a quinta geração de aviões de combate que a Ucrânia não tem e a Rússia tem apenas no papel. Sem caças furtivos, sem doutrinas… Read more »

JT8D

Essa guerra é de uma estupidez gigantesca. Todos sabemos que ela nunca deveria ter começado, e que começou por conta do encorajamento que os EUA/Europa deram ao Zelensky para desafiar as ameaças russas. Se a Russia estava errada ou não, não vem ao caso, o fato é que a Ucrania nunca poderia ter entrado nesse conflito sozinha. Ou a OTAN entrava abertamente nesta guerra ao lado da Ucrania (e seria a terceira guerra mundial) ou a Ucrania deveria ter se acertado diplomaticamente com os russos, simplesmente porque não havia outra alternativa. Não faço ideia de como isso vai acabar, só… Read more »

Last edited 10 meses atrás by JT8D
Cláudio Severino da Silva

Ucrania deveria ter se acertado diplomaticamente com os russos, simplesmente porque não havia outra alternativa.

Não podemos esquecer que a Ucrânia deu todo seu arsenal nuclear à Russia, com a promessa de não invasão e perdeu território. Na realidade, Putin quer ressuscitar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

M4|4v1t4

Tem tanta coisa que os paises que também compoem a OTAN poderiam fazer pela Ucrânia antes da OTAN se envolver diretamente em um conflito com a Rússia que, o que você está falando não faz o menor sentido. Quantos esquadrões de AWACS “a OTAN” forneceu para a Ucrânia?Quantos esquadrões de F-15C/D/E”a OTAN” forneceu?Quantos esquadrões de helicópteros de ataque “a OTAN” forneceu?Quantos milheiros de tomahawk “a OTAN” forneceu?Quantos submarinos de ataque “a OTAN” forneceu?Para cada sistema de defesa terra-ar russo existem pelo menos uns 50 HARM e uns 2 ALARM; Se a Ucrânia for armada com 2 esquadrões AWACS e 3… Read more »

Last edited 10 meses atrás by M4|4v1t4
Nilo

OTAN protegendo a Rússia,
Afirmação sem sentido.
Os próprios militares americanos afirmam que não querem uma guerra com a Rússia, onde não entendeu o uso de bomba nuclear tática por parte da Rússia em caso de perda de Criméia.
Lembrando Zelensky não é de confiança do governo americano, como não foi o governos aliados do Afganistao, Vietnam do Sul

Last edited 10 meses atrás by Nilo
Maurício.

Na minha opinião, o que um piloto de Mig-29 vai fazer ou aprender pilotando um T-6? Pelo amor de Deus, o sujeito já tinha passado por tudo isso na Ucrânia, já era um piloto de Mig-29, um caça de alto desempenho. Na minha opinião, foi simplesmente uma perda de tempo!

Maurício.

Eu sempre vejo um pessoal falando do Zelensky, chamam ele de comediante, na minha opinião, ele até que é um cara valente, ele ainda continua na Ucrânia, não deitou o cabelo como o presidente do Afeganistão, não tentou fugir como o Gaddafi ou se escondeu em um buraco como o Saddam. Na minha opinião, o único erro dele foi tirar fotos para revista com sua esposa em plena guerra e talvez acreditar que algum país poderia lhe ajudar com tropas. Se ele é um capacho da OTAN, não importa muito, já que o anterior era um capacho russo.

Rinaldo Nery

Não vi nenhuma relação entre o curso e a morte. Há que se detalhar as condições quando foi abatido.

Pedro

Exatamente.

Nonato

Esse texto é estranho.
Tenta colocar a culpa da morte de um piloto de guerra nos Estados Unidos.
Se ele era piloto tão experiente, desaprendeu?
Lutar contra o segundo maior exército do mundo, com todos os radares e misseis à disposição não é tarefa fácil.

Nilo

O texto é excelente trás a tona um tema bom de ser discutido como afirma mestre Carvalho 2008.

Jorgemateus77

Texto um tanto quanto suspeito
Fala que as circustancias da morte dele ñ importa, e sim q ele deixou família…
É claro q importa
Talvez a instrução no ocidente tenha sido deficiente, mas as circunstâncias da operação dele N eram boas. Voando contra caças de 4ª geração com A.A pra td lado e a baixa altura… infelizmente um dos destinos mais prováveis aconteceu

Que Deus o proteja e q essa guerra acabe logo. Q acabe a ganância do Putin e a falsidade da OTAN

Jefferson Ferreira

Se você treina de bicicleta deve combater de bicicleta, se treina com moto deve treinar com moto… É opinião de um leigo, nunca subi e pilotei um caça na vida, a não ser em simuladores, mas se for como quando você troca de carro para outro você sente a diferença, é resposta em aceleração, relação das marchas, torque, direção, etc… Mas experiência conta muito, e se ele é tão experiente quanto a matéria sugere acredito que esse treinamento não tenha sido o fator decisivo, mas pode ter colaborado com o acontecido… mas uma coisa que eu, leigo, e que 99%… Read more »

Sergio Machado

Cara, surreal. Possibilidade concreta que muito piloto da USAF tinha muito a aprender com esse Ucraniano. Era uma mera questão de adaptabilidade até pq o Mig 29 é uma p… máquina, mas tiraram o cara pra cadete. Bem coisa da arrogância americana. Sem noção.

JT8D

Com esse tipo de “aliado” a Ucrania tá na roça …
É tipo, “vai lá e cutuca aquele urso alí e pode contar comigo, que eu te dou um treinamento de estilingue”

Last edited 10 meses atrás by JT8D
Carlos Henrique Lucena

O texto traduzido parece ter sido escrito pelo ChatGPT rsrs

Last edited 10 meses atrás by Carlos Henrique Lucena
Jodreski

Acho tendencioso afirmar que o curso dado nos EUA contribuiu para a morte do piloto Ucraniano. Na guerra por motivos que desconhecemos para vc morrer ou viver depende de estar no local errado na hora errada. Alguns se apegam a religião outros acreditam no acaso ou destino, enfim cada um com sua crença. Vamos supor que tenha sido um míssil ar-ar que tenha derrubado o Mig-29 do Ucraniano, esse mesmo mesmo poderia ter falhado e o piloto ainda estaria vivo e essa reportagem jamais teria sido escrita. Que Vladyslav descanse em paz e que a família dele consiga superar essa… Read more »

Paulo Roberto

Não adianta,não existe imprensa imparcial.Texto nitidamente pró EUA e Otan.Só uma dúvida,é texto do próprio site,ou compilado de algum site estrangeiro pró EUA e Otan??

Fernando "Nunão" De Martini

Paulo, você leu o texto inteiro?
A indicação do autor está no início e a fonte original está no final. É um texto de análise e opinião, com críticas ao sistema de treinamento oferecido pelos Estados Unidos para pilotos estrangeiros, e o objetivo de sua postagem aqui é ser debatido com alguma profundidade. Assim, espera-se que ao menos seja lido com um mínimo de atenção por quem queira opinar sobre o mesmo.