Eve eVTOL

Kyoto, Japão, 18 de junho de 2023 – A Nidec Corporation (TSE: 6594; OTC US: NJDCY), do Japão, e a Embraer (B3: EMBR3, NYSE: ERJ) anunciaram hoje um acordo para criar uma nova empresa chamada Nidec Aerospace, para desenvolver Sistemas Elétricos de Propulsão para o setor aeroespacial. A transação combina sinergias complementares e expertises em áreas distintas das engenharias das duas empresas para liderar uma nova era da mobilidade aérea.

Apresentada na 54ª edição do Paris Air Show, a nova empresa busca alavancar novas oportunidades por meio da oferta de uma linha agnóstica de produtos e serviços em todo o mundo, iniciando pela crescente indústria de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

Nidec Corporation, líder global em fabricação de motores, será apoiada pelos 50 anos de experiência da Embraer no setor aeroespacial para desenvolver, certificar, produzir e comercializar uma nova geração de Sistemas Elétricos de Propulsão, com base em tecnologias comprovadas para motorizar os mais eficientes e sustentáveis modelos de aeronaves. A nova empresa desenvolverá e fabricará sistemas para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês) e futuramente para outros modelos de mobilidade aérea.

A Nidec Aerospace será uma sociedade na qual a Nidec terá 51% de participação e a Embraer, os demais 49%. A matriz da empresa será localizada na sede da Nidec Motor Corporation (NMC) em Saint Louis, Missouri (EUA), e contará com o suporte das unidades industriais das duas companhias no Brasil e no México.

“Inovação tecnológica terá contribuição essencial para o compromisso da Organização Mundial da Aviação Civil (ICAO) de neutralizar emissões de carbono em 2050. A parceria é uma extensão natural dos respectivos investimentos contínuos das duas empresas em tecnologias verdes em diversas indústrias para acelerar a neutralidade de carbono,” disse Michael Briggs, Vice-presidente sênior da Nidec e Presidente da unidade de negócios de Motion & Energy. “Estamos orgulhosos da parceria com a Embraer e confiantes que a Nidec Aerospace possa liderar o processo de eletrificação de aeronaves, com nossa visão compartilhada, conhecimentos complementares e extensa capacidade técnica e de manufatura.”

Nidec e Embraer tem uma longa história de colaboração tecnológica e de negócios com outros parceiros pelo mundo e ambas têm continuamente explorado uma ampla gama de conceitos sustentáveis, prospectado tecnologias e mercados de alto potencial de crescimento para entregar valor aos seus respectivos stakeholders.

“Inovação é nosso direcionador de crescimento futuro e pilar chave de nosso plano estratégico. É por isso que estou extremamente entusiasmado em formar essa parceria com a Nidec para desenvolver soluções agnósticas para o setor aeroespacial,” disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “A demanda por sistemas elétricos de propulsão está crescendo exponencialmente nesta área e estamos confiantes que a Embraer e a Nidec podem acelerar o desenvolvimento de produtos avançados para potencializar o futuro da aviação sustentável.”

O primeiro cliente da Nidec Aerospace a encomendar o Sistema Elétrico de Propulsão é a Eve Air Mobility (NYSE: EVEX, EVEXW), uma empresa independente bem-posicionada para competir no mercado de Mobilidade Aérea Urbana por entregar um efetivo e sustentável modelo de transporte urbano.

A parceria permanece sujeita às aprovações antitruste e outras possíveis aprovações regulatórias, e conhecidas condições de conclusão, bem como aprovação dos conselhos de administração. A expectativa é que a conclusão da transação ocorra no segundo semestre de 2023.

Sobre a Nidec Corporation e a Nidec Motor Corporation

A Nidec Corporation é a principal fabricante global de motores elétricos. Com sede em Kyoto, no Japão, a Nidec Corporation oferece motores que variam de tamanho micro a de grande porte, bem como produtos e serviços de aplicação em TI, automação, eletrodomésticos, automóveis, sistemas comerciais e industriais, meio ambiente, energia e muitos outros negócios. A Nidec é composta por aproximadamente 340 empresas do grupo que empregam mais de 100.000 pessoas em todo o mundo.

Com sede em St. Louis, Missouri, a Nidec Motor Corporation (NMC) é a fabricante líder de motores e controles comerciais, industriais e de eletrodomésticos. A linha de produtos NMC apresenta uma linha completa de motores de alta eficiência, grandes e pequenos, que atendem aos mercados industrial, residencial e comercial em aplicações que vão desde agricultura, tratamento de água, mineração, petróleo e gás e geração de energia para motores de piscinas e spas, condensadores de ar-condicionado, torres de resfriamento de telhado e refrigeração comercial. A NMC também fabrica motores, controles e interruptores para os mercados automotivo e comercial.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando EMB

Excelente. E o programa avança. Além disso a BAE Systems fornecerá o sistema de armazenamento de energia e a DUC Propellers fornecerá rotores e hélices.

LucianoSR71

O amigo tem alguma ideia de quando será o 1º voo do protótipo?

FernandoEMB

Sim… mas é a Embraer / EVE que tem que divulgar.

LucianoSR71

Nojento, rs.

Leandro Costa

Hahahahahahah!

Carlos Campos

além de versão armada

Carlos Campos

Queria que tivessem escolhido a WEG

Palpiteiro

E eu que gerasse empregos no Brasil. Uma ótima notícia para Saint Louis.